Cidade alemã Gummersbach muda de Windows para Linux Suse

57 Comentários

Apesar da história da cidade de Munique ainda não ter sido bem explicada (relativamente à mudança de Windows para Linux ter sido considerado um desastre), a verdade é que há mais cidades alemãs a seguirem o exemplo e a migrar de Windows para Linux.

Gummersbach, uma cidade da Alemanha com cerca de 50 mil habitantes acabou de terminar, com sucesso, o processo de migração do Windows XP (que já não tem suporte) para Linux Suse.

Suse_Linux


Em Agosto, os responsáveis pela cidade enviaram um comunicado ao sitePro Linux, um site de notícias alemão Linux, anunciando a conclusão do projecto de migração e detalhando a política de implementação.

O processo de migração iniciou-se em 2007, quando já havia uma clara visão em substituir o software proprietário por open source. . A migração “salvou” a cidade de uma soma de cinco dígitos, e espera-se uma redução adicional de custos com TI,  licenças proprietárias e também custos inferiores com hardware.

De acordo com o site Joinup, foram migrados 300 Desktops de Windows para Linux, mais concretamente para a distribuição Linux Suse. Como ambiente de trabalho passou a ser usado o Mate. Actualmente há apenas 25 computadores com software proprietário.

suse_mate

Os funcionários da cidade de Gummersbach passaram a usar o LibreOffice como ferramenta de produtividade, Open-Xchange para e-mail e outras ferramentas open source. Alguns departamentos estão a também a usar o Wollmux ,uma ferramenta de código aberto para gestão de formulários e modelos de documentos desenvolvidos pela cidade alemã de Munique.

Via Joinup

Mais Informação:

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de poisé
    poisé

    Vamos ver quanto tempo aguenta até mudarem de volta para Windows.

    1. Avatar de Glink
      Glink

      pois tá claro, quantos mais voltaram para o Windows? que eu saiba nenhum voltou ainda.

      1. Avatar de Hugo (também)
        Hugo (também)

        lol comédia, é só leres o artigo! Vá como sou amigo deixo-te aqui o link: https://pplware.sitedev.pt/linux/munique-mudanca-para-linux-afinal-foi-um-desastre/

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Acho que também devias ter lido mais sobre o assunto. O actual presidente da camara queria voltar para o Windows (muito provavelmente há uns interesses de capital por trás), mas os restantes membros da camâra municipal já vieram protejer o projecto. A Microsoft, pelo menos desta vez, não vai voltar para lá.

          1. Avatar de Nome
      2. Avatar de NT
        NT

        Acho que não é bem a cidade de munique, mas o “Presidente da Junta” que propôs isso e que também a Microsoft ‘se mostrou muito “suportiva” a essa mudança’. O pior é que toda a gente (media, blogs etc.) traduziu do almanhês e transformou a proposta/ideia em algo que fosse para ser feito…

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Só um comentário a cerca do que deve ir ser mais falado, que deverá ir ser a dizer que só não fazem isto em Portugal.

    Se quem anda a atender os clientes em Portugal é geralmente pessoal sem qualificações para tal, que demoram anos a efectuar uma operação simples, penso que se alterassem o sistema que existe actualmente iria então ser o desastre…

    1. Avatar de Bernardo
      Bernardo

      LOL infelizmente, mais certo que isso é impossivel. 😐 além de sem qualificações é pessoal incompetente em quase todo o lado

  3. Avatar de Só um gajo
    Só um gajo

    A questão aqui é: SUSE ou openSUSE?
    Se é openSUSE pode ser um tiro no pé, uma vez que tem pacotes instáveis que podem causar problamas graves. Eu utilizo o openSUSE com o GNOME, o sistema é sólido, fluido e relativamente leve. No entanto, e para não variar nada, já não é a 1ª vez que morre do nada porque um programa se lembrou de bloquear e ao reiniciar o gdm ele fica corrompido.
    Se for SUSE na versão empresarial, e paga, pode ser uma boa mudança se houver a mente aberta para a abraçar, senão mais vale ficar na cena da Microsoft.

    1. Avatar de Glink
      Glink

      Neste tipo de operações normalmente é Suse, não é só nas licenças(ao contrario do que se pensa) que se poupa.

      1. Avatar de Só um gajo
        Só um gajo

        Eu sei que não é só nas licenças que se poupa. Pode poupar-se no suporte e noutros itens menores. Apesar de haver suporte para Linux empresarial muito bem pago…

  4. Avatar de André Sá
    André Sá

    povo inteligente

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    “…à mudança de Windows para Linux ter sido considerado um desastre…” -> outra vez a bater no cego?!

    Começo a perguntar-me se haverá algum lucro em espalhar FUD’s aqui também.

    Aparentemente essa história está mais que resolvida e foi publicado no proprio site da cidade!!!

    Ah, mas isso também me parece ter sido esclarecido nos comentários dessa mesma noticia. Não entendo a razão de se fazer má publicidade e continuar-se a espalhar um boato que está provado ser falso.

    A cidade de Munich – através de um comunicado OFICIAL deixou bem claro que não pretendem mudar para windows novamente, que pouparam imenso dinheiro e que A MIGRAÇÃO FOI UM SUCESSO.

    ( http://www.techrepublic.com/article/no-munich-isnt-about-to-ditch-free-software-and-move-back-to-windows/ )

    Espero que o comentário não seja bloqueado…

    1. Avatar de Tiago Carrondo
      Tiago Carrondo

      Muito obrigado, Fernando

      Eu ia salientar a mesma coisa

      🙂

  6. Avatar de irlm
    irlm

    Saiu nova versão openSUSE 13.2 RC1.

  7. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    “Cidade alemã Gummersbach muda de Windows para Linux Suse”
    O título do poste está imcompleto, falta mencionar até quando.

    “passaram a usar o LibreOffice como ferramenta de produtividade”
    E será que assim se tornaram mais produtivos?

    1. Avatar de Nome
      Nome

      Já não estão dependentes da Microsoft.

  8. Avatar de Malic X
    Malic X

    Algumas dezenas de milhões depois voltam ao Windows, obviamente.

    Os “boches” estão cheios de dinheiro e podem criar palermices destas. Palhaçada.

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      santa ignorancia 🙂

    2. Avatar de Bahh
      Bahh

      Claro que não voltam.
      Ainda para mais com os escânda-los da NSA e outros serviços de inteligência a intrometer o bedelho em tudo, é mais uma razão para as cidades e governos mudarem para sistemas operativos livres, assim como para hardware preferêncialmente fabricado nos seus países.

      O poupar dinheiro é perfeitamente possível, se usarem apenas os editores de texto para as coisas mais banais, e o resto for nos formulários… Não deve ser muito complicado!
      Os sistemas com software proprietário deve ser aquele dos autocads e programas de complexidade semelhante provavelmente… para os quais não existe realmente substituição em software de código aberto, e por substituição digo: com o mesmo nível de qualidade a que eles estão habituados… embora provavelmente com o tempo possa surgir.

    3. Avatar de VC
      VC

      Para mim é indiferente se mudam para linux ou não. É obvio os benefícios que essa mudança trás, para não nas potencialidades todas que é possível fazer com linux que o windows só, quem sabe, num futuro próximo. Exemplo: ficaram maravilhados com os desktops virtuais q o novo windows terá, no entanto isso já é possivel em linux à mais de 10 anos para não falar nas consolas tt1/2.. que tens disponíveis controlando todo o sistema sem necessidade do X, etc, etc gratuito, tudinho…

  9. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Santa ignorância . . .

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      Se possivel apaguem este post que estava a tentar responder ao @MalicX

  10. Avatar de Jorge Rosa

    Isso sim, é serviço público e a opção certa. Agora esperemos que os milhares ou milhões poupados tenham como alvo a cidade e respectivos cidadãos e não o bolso dos partidos políticos… Triste é já terem pago licenças à MS pelo XP, mas enfim… Mais vale tarde do que nunca.

  11. Avatar de João Pires
    João Pires

    Ja em munique foi o fiasco que foi, linux nao serve pa nada…pessoas usam windows , linux nem pa jogar serve

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Depende para o que usas e para as tuas necessidades.
      Eu uso o windows porque jogo, navego e vejo series.
      Existem varias versões do linux disponivel hoje em dia.
      E também existem linux para outros fins, ao seja, o utilizador tem uma vasta gama de S.O´s por onde escolher!!

      1. Avatar de João Lua Chávena
        João Lua Chávena

        Navegar e ver séries é possível em qualquer distribuição de Linux.

        Jogos podem estar limitados ao OpenGL, mas a razão porque muitos se ficam pelo DirectX é por mais de 80% (valor em decréscimo) dos computadores terem Windows.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Nem para jogar? Até parece que jogar é algo básico que um SO tem de ser capaz de fazer… SOs baseados em Linux dão para jogar, sim, com a tecnologia OpenGL, que é uma alternativa Open Source ao proprietário DirectX da Microsoft. O problema de não haver muitos grandes títulos para os SOs baseados em Linux não é do Linux em si, mas sim de quem os desenvolve preferir uma tecnologia proprietária e limitada apenas a Sistemas Operativos Windows, do que uma multi-plataforma. É claro também que o DirectX tem melhor documentação e Suporte Técnico, e daí muitas das escolhas. Mas fora esses jogos, não há nada que o Linux não dê e o Windows dê, ou vice-versa…

      1. Avatar de Só um gajo
        Só um gajo

        O OpenGL é o formato original e não o DirectX, logo o DirectX é a alternativa ao OpenGL. O DirectX foi criado para ser utilizado a par com o OpenGL, que na altura de aparecimento do DirectX estava mais focado no mercado profissional e nas ferramentas CAD.

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Essa afirmação provem de nítida falta de conhecimento da causa, aconselho vivamente a uma breve pesquisa sobre a temática, e depois opine sobre a mesma, sem me prolongar mais.

    4. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Sai uma posta de pescada para a mesa 12. regado com ignorância e parvoíce.

      Vá, toma lá, e não te esqueças de dizer aos teus amigos: http://store.steampowered.com/browse/linux/?l=portuguese

    5. Avatar de Marco
      Marco

      vai la informar-te melhor sobre Munique.

    6. Avatar de Bernardo
      Bernardo

      Jogar é o que mais se faz numa câmara. Haja paciência 😐

    7. Avatar de Tux
      Tux

      Se não fosse linux (muito provavelmente) não vinhas aqui deixar a tua ignorância em comentário.
      Quer queiras quer não, usas linux todos os dias que te ligas à internet… de facto, nem saberias o que é a internet actual se não fosse linux.

    8. Avatar de Nome
      Nome

      Já podes jogar muitos jogos em GNU/Linux.

  12. Avatar de JJ

    Não tenham é uma boa equipa de TI, e vão ver que não pouparam assim tanto.

    1. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      300 máquinas é coisa pra terem uma boa equipa…
      E desde 2007 até agora também tiveram tempo de aprender qualquer coisita…

  13. Avatar de João Penas
    João Penas

    Em portugal temos a Tranquilidade com os postos dos utilizadores com linux.

    1. Avatar de Alexsandro
      Alexsandro

      E não só…

      Tens a Sonae com todas as suas cadeias de lojas, Auchan, Fnac e por ai vai

      1. Avatar de NT
        NT

        Já ingora,

        A RadioPopular também 🙂

        1. Avatar de David Ferreira
          David Ferreira

          voces nem sabem a missa metade xD

          OpenSuse está em mais lugares do que aquilo que possam imaginar =)
          Não é a toa que a SAP investio no SAP HANNA em plataforma linux suse 😉

          1. Avatar de okapi
            okapi

            O caso da SAP já não é de agora, já em 2005 quando trabalhava para uma empresa alemã já eles tinham o sistema SAP em plataforma linux SuSE. E não era uma empresa pequena só para terem uma ideia o call center de vendas internacionais tinha 70 operadores. En de empresas na alemanha que usam SuSE e RedHat e já há muitos anos.

          2. Avatar de xpto24
            xpto24

            Suse também esta em:

            ciclum stada
            sumol+compal

            como pode ser visto em:
            https://www.suse.com/success/

  14. Avatar de Tundabrashe de Iansan
    Tundabrashe de Iansan

    Esse Suse é tão lento quanto o desenho da foto ! Pricorminia é mais rápido do que ele.

    1. Avatar de Marcelo Moraes
      Marcelo Moraes

      Hã ? wtf ?

  15. Avatar de lumitoro
    lumitoro

    A kernel linux, a kernel winNT e a kernel bsd(base do osx) são boas e estáveis. As ferramentas de produtividade para sistemas baseados em linux e bsd(neste caso excluio o osx porque o mac tem o office :P) deixam algo a desejar. Todas os sistemas baseados nas kernel’s acima enumeradas têm vantagens e desvantagens. Eu pergunto-me o porquê de tanta animosidade por parte de utilizadores do sistema A ou B ou C em relação aos restantes. Na parte que me toca fico muito satisfeito por ter opção de escolha. Dito isto, fico especialmente contente por lêr noticias como esta, já que significa que um dos sistemas menos utilizados em todo o mundo evolui. Na minha opinião, é graças à concorrência entre estes sistemas que estamos cada vez melhor servidos em termos de preço e qualidade.

    Abraço

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Gostei bastante de ler. +100

  16. Avatar de lumitoro
    lumitoro

    Será que é preciso insultar a inteligência de alguêm que comenta a noticia publicada para o meu post não ser bloqueado? já à algum tempo que não comentava uma noticia aqui no pplware, não acho que tenha dito algo de extraordinário. Na realidade pareceu-me demasiado “politicamente correcto”, obrigado pelo bloqueio. Assim sei que não vale a pena ser comedido nas minhas intervenções. Não volto a cometer esse erro. Obrigado.

    1. Avatar de lumitoro
      lumitoro

      Faço aqui um pedido de desculpa aos moderadores do pplware. Quando voltei ao pplware para ver a evolução do tema, não encontrei o meu comentário, mem mesmo o aviso de “em moderação” e fiquei admirado, já que nunca me tinha acontecido tal. Mais uma vez, peço desculpa e obrigado. Abraço.

  17. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    O povo português gosta mesmo que os nossos impostos esteja a pagar licenças de software. Como os meus impostos são bem investidos 🙁

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      O SuSE também é um software licenciado, assim como o Red Hat. Não vamos confundir as versões para fins empresariais com as versões mantidas pelas comunidades que são grátis.

      1. Avatar de Rui Castro
        Rui Castro

        Sim, tem razão o sistema operativo e principalmente nos caso de servidores (não workstations).

        E as aplicações, principalmente o Office e outros? Sem falar que o Windows 7 para funcionar minimamente precisa 2 Gb ou seja se um empresa tiver maquinas com Windows Xp com 1Gb terá de investir dinheiro em mais memoria.

        Ao nível de utilizadores se puserem Lubuntu (um exemplo) funciona perfeitamente sem gastos com 1Gb de memoria. Isto é só um exemplo, à maquinas valores na equação.

        No caso de servidores, já é conhecido da parte da Red Hat que muitas empresas quando não podem, passam todo para CentOS (totalmente gratuito) e quando tiverem melhor financeiramente voltam para Red Hat.

  18. Avatar de Nome
    Nome

    Assim sabem que não estão a ser espiados pela NSA.

  19. Avatar de Miguel Rodrigues
    Miguel Rodrigues

    O pessoal que defende Windows claramente que ainda não percebeu o conceito FOSS e as suas vantagens. https://en.wikipedia.org/wiki/Free_and_open-source_software

    1. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      exactamente. Alem da parte financeira, não ficam agarrado a nenhuma empresa. Quantas vezes algo feito, por exemplo o software interno do BES baseado no Classico ASP foi descontinuado. O PHP existiu praticamente ao mesmo tempo e ate hoje ainda existe. Não ASP.Net não é a mesma coisa. Outros exemplos Silverlight (wiki: Microsoft announced the end of life of Silverlight 5 in 2021), Windows HOME Server, Windows Mobile, Pocket PC, Windows CE, XNA, Windows BOB LOL etc… O caso do Windows XP nos multibancos, uma vergonha. A Europa deveria obrigar à Microsoft se não queres suportar e ganhar dinheiro então terás de libertar o código para que alguém o possa o continuar. Caso os multibancos tivessem em algo FLOSS, ate hoje ainda funcionavam sem custos adicionais (novas maquinas, mais memoria, novo sistema, compatibilidades, etc…)

  20. Avatar de HeDC Desenvolvedor

    Eu aqui nunca fui enganado. De antigos Macs (até MacOS 8.6) passei p/ PC (NoteBook) c/ o Kurumin, depois Ubuntu e atualmente Mint Xfce 15.
    Sim, há problemas, mas bem menos e sobretudo o essencial: sem as ALTÍSSIMAS INSEGURANÇAS dos “sistemas” da malfadada “empresa”, fora os vírus e escambau.
    Se fosse precisar utilizar algum soft mais específico teria um Mac. BEM menos pior que ficar a mercê do “Janelícas”.
    Nunca se deve subestimar o poder da CORRUPÇÃO que basicamente é o que está por trás dos “insucessos” do Linux.
    Vide uns subsídios:
    https://www.facebook.com/notes/he-dc-desenvolvedor/aquela-empresa-altamente-desonesta-e-você-apóia/812909315389660