Chromixium OS 1.5: Transforme o seu PC num Chromebook

32 Comentários

O ChromeOS é o sistema operativo da Google, baseado em Linux e concebido para trabalhar exclusivamente com aplicações web. No passado ensinamos aqui como poderiam experimentar o Chrome OS nos vossos Desktops, recorrendo à virtualização.

Depois da versão 1.0, a equipa responsável por este projecto disponibilizou o  Chromixium OS 1.5.

chromeOS_001


O Chromixium é um projecto que tem como objectivo oferecer o look and feel do Chrome OS num  PC convencional. Baseado no Ubuntu, o Chromixium OS disponibiliza várias ferramentas destacando-se ainda ainda pela fluidez mesmo em máquinas com poucos recursos.

chromeOS_02

Principais características

  • Sistema operativo a 32 bits (apenas)
  • Suporte para um conjunto alargado de hardware
  • Possibilidade de criar uma PenUSB
  • Extremamente leve
  • Possibilidade de instalar software adicional, como por exemplo o LibreOffice, GIMP, etc
  • Abordagem modular, recriando no o conceito/ambiente  associado Chrome/Chromium OS
  • LTS (Long Term Support), baseado no Linux Kernel 3.13
  • Chromium Web Browser
  • Openbox window manager
  • Compton desktop compositor
  • Plank dock
  • LXPanel
  • Nautilus como gestor de ficheiros

Galeria de Imagens

anterior próxima

Esta nova versão do Chromixium traz algumas novidades das quais se destacam:

  • Integração do instalador do Ubuntu
  • Actualização do Xorg
  • Geração rápida do menu quando utilizador carrega no botão do lado direito do rato
  • Novos wallpapers HD
  • Suporte para fazer booting da ISO diretamente do disco via Grub
  • Novo comando “chromixium-version” que permite saber a versão do sistema
  • E outras novidades – ver aqui

Quem pretender experimentar esta versão terá de fazer uma instalação de novo. No entanto quem tem o Chromixium 1.0  basta que instale o Service Pack 1.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ismael Guimarães AJ
    Ismael Guimarães AJ

    Gostaria de saber se existem drivers para o Asus Eee PC 1001P pois gostaria imenso de fazer uma instalação limpa neste meu PC para que o pudesse transformar num computador de rua.

    1. Avatar de mario
      mario

      Usa este não te vai dar problemas e vai tudo funçionar a 100%.
      Linux Mint 17.2 “Rafaela” – Cinnamon (32-bit)
      Faz o download onde diz- Europe Portugal- Portugal- ( carrega aqui ) Universidade do Porto.

      1. Avatar de Blueparty
        Blueparty

        Como instalo? tentei o lubutu com uma pen com o linux usb creator e dá erro (no root…). Depois tentei instalar na virtual machine e deu sem memória.

        1. Avatar de Cenas
          Cenas

          Usa o Rufus para criar a pen de instalação.
          https://rufus.akeo.ie/

          1. Avatar de Fedora SoaS Web Noob
            Fedora SoaS Web Noob

            Valeu Cenas!! O Rufus é mais intuitivo, completo e moderno que o Unetinboot. Ele resolveu o meu problema!

        2. Avatar de PBS
          PBS

          Podes também utilizar o unetbootin.

    2. Avatar de Fabio Ribeiro
      Fabio Ribeiro

      Eu cheguei a instalar mesmo o Chrome OS (official) no meu eeepc, e rodava OK.

      1. Avatar de Marcelo Teixeira
        Marcelo Teixeira

        Como conseguiu a imagem para a instalação?

  2. Avatar de Romeu
    Romeu

    Relacionado com o artigo (ia e vou também colocar a pergunta no fórum):
    Tenho um HP Pavilion dv4165EA – 15.4″, Intel Pentium M 750 / 1.83 GHz, RAM 1 GB, Graphics Processor Intel GMA 900, Optical Drive VD±RW (+R DL) – que está como novo mas “encostado”. Vale a pena ter algum trabalho e instalar o Chrome OS ou uma distro Linux (qual?)? É que com Windows (XP ou 7), a navegar na net já se arrasta muito…
    Obrigado
    Cumps

    1. Avatar de flandr3
      flandr3

      Podes tentar ubuntu ou uma das variantes, é capaz de se arrastar melhor. Se vale a pena, epá, podes sempre correr emuladores ou usá-lo como mediaplayer ligado a uma tv.

      1. Avatar de Romeu
        Romeu

        Mediaplayer é para esquecer – o menino é de 2004 – tem VGA e S-Video; fraco desempenho em multimédia.
        Quanto a Linux, tenho de ver bem a distro.

        Obrigado

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Com esse CPU + RAM + VGA, consegues perfeitamente instalar um Windows 7 “emagrecido” (ou tu próprio desligas servicos e apps näo necessárias) ou distro Linux leve, mais KODI, e ficas com um PC 5 estrelas.

          Com esse hardware (e VGA), consegues output desde 1280×720 / 1366 x 768 / 1600×900 / 1920×1080 (depende da TV!) e aguenta perfeitamente backups MKV & MP4 a 1080p (dos mais “simples”, <4GB) e também video streaming (720p). Daí que se está encostado, é mais porque tens um pc mais potente e näo tens uso para ele 😉

          1. Avatar de Romeu
            Romeu

            Obrigado pela informação detalhada.
            Seria para ser utilizado para net (browser), e também pela minha sobrinha para joguinhos (www.friv.pt – usa flash)

            Julgo que uma distro leve linux deverá ser melhor que uma “emagrecida” do win7 – estou errado?

            Cumps

          2. Avatar de Romeu
            Romeu

            Fiz uma pesquisa e gostei do que li deste: http://puppylinux.org/

            Cumps

          3. Avatar de Kendimen
            Kendimen

            @Romeu
            A minha experiência com o Puppy Linux não foi muito fixe!
            Mais depressa recomendaria o ChaletOS, aqui recomendado:
            https://pplware.sitedev.pt/linux/chaletos-d-mais-uma-oportunidade-ao-gnulinux/

  3. Avatar de flandr3
    flandr3

    Sistema a 32bits, hoje em dia? Lá vai o meu interesse.

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Se for feito para low end devices, nao vejo o problema.

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Para (quase) tudo, 32-bit chegam e sobram. Só precisas de 64-bit se necessitas de grandes quantidades de memória e apps pesadíssimas, o que exclui Web, Office, consumo de multimédia, edicäo de multimédia básica, jogos 3D de ultima geracäo, etc.

      Isso significa que tirando os gamers high-end e aficionados do video/foto, os privados näo precisam de 64-bit ou >4GB RAM para nada.

      1. Avatar de flandr3
        flandr3

        Em 2007 até concordava contigo, mas já experimentaste ter alguma app do office aberta ao mesmo tempo que tens, digamos, 4 tabs no chrome num pc win7 com 2GB de RAM?
        É, no mínimo, horrível para trabalhar. 4GB de RAM é o standard há pelo menos 5 anos, logo os 64bits são completamente necessários.

        1. Avatar de Rafael
          Rafael

          Lê bem o que o rmcrys disse acima.
          Depois lê de novo.
          Concordo a 100% com ele.

        2. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Com 32 bit tens acesso até +- 3900 MB, e sinceramente no meu híbrido com Atom Quad Core + 2 gb RAM não tenho problemas em manter Word + PowerPoint + par de janelas no Firefox (com antivírus e Dropbox ligados).

          Se partes para Word com imagens grandes, Chrome guloso com janelas com flash ligado, Skype, VOIP, firewalls e antivirus, mais server flex, então aí até o meu i5 e 8 gb RAM aninha.

  4. Avatar de Redin
    Redin

    Se não fosse o ecran do Magalhães não ter o “toutch” também o escolheria para o transformar num chromebook.

  5. Avatar de Rodrigo Gameiro
    Rodrigo Gameiro

    Sou eu que ando a ver mal ou isso parece um Windows 10 modificado???????

    1. Avatar de flandr3
      flandr3

      andas a ver mal

    2. Avatar de Mysecond
      Mysecond

      Há vários com parecenças 🙂

    3. Avatar de Luís
      Luís

      Alguma coisa andou a fazer a Microsoft como membro da Linux Fundation, acham que só lá estava para dar apoio moral? Alguma coisa também foi aprendendo e adaptando. Não seria mais correcto dizer-se que é a Microsoft que se tem estado a aproximar do Linux (no mínimo ao nível de ambiente de trabalho) após as confusões com o Metro?

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    Com o Windows 10 a sair e vem estes com esta coisa….

  7. Avatar de Tics
    Tics

    Instalei em dois computadores que tinha “encostados” a “ISO” facultada neste post e apesar de serem máquinas bastante desactualizadas, o Chrome OS roda fluentemente e deu uma vida nova aqueles computadores.
    Devo acrescentar que tinha muita curiosidade em ver o comportamento deste “OS” e fiquei muito bem impressionado.
    Instalou tudo (hardware) e não precisei de procurar nenhum driver em qualquer das máquinas.
    Só um reparo a fazer: a “ISO” já podia vir com o LibreOffice incluído na imagem.
    Foi o único software que (por opção minha) tive que instalar.
    Em resumo: parece-me um ambiente gráfico bastante “amigável” e já vem com o idioma PT, o que só facilita ainda mais a interacção com o utilizador.
    Bem haja Pplware pela informação disponibilizada.

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Depois de teres feito isso, o impacto com a necessidade de utilizar rato na vez de toutch, tem algum significado que possa ser importante?

  8. Avatar de Fabiosilva
    Fabiosilva

    Boas,

    Alguém me pode indicar um tuturial de como instalar isto no meu asus (win8).
    Parace que faço tudo bem, mas a Pen não arranca. Isto formata o PC certo?

    Obrigado

  9. Avatar de Lazáro
    Lazáro

    Eu cheguei a experimentar mesmo o Chrome OS official.