Chegou o Ubuntu 16.04 (Xenial Xerus)! E agora Windows 10?

165 Comentários

Tal como a Canonical tinha planeado, o novo Ubuntu 16.04 baptizado com o nome Xenial Xerus chegou hoje e traz algumas novidades muito interessantes.

A primeira pergunta que se faz é se vale a pena mudar/actualizar para esta nova versão. A resposta é claramente sim, até porque primeiro esta é uma versão LTS e depois porque o Ubuntu 16.04 tem suporte total para pacotes snap. Mas há mais!

ubuntu-16.04B


Finalmente chegou o novo Ubuntu 16.04 (Xenial Xerus). Como estava previsto, a Canonical cumpriu rigorosamente o calendário e hoje, 21 de Abril disponibilizou a sua nova versão do Ubuntu. A cada 2 anos a Canonical disponibiliza uma versão LTS ou seja uma versão que tem garantido o suporte durante 5 anos. De relembrar que há 2 anos a Canonical lançou o Ubuntu 14.04.

ubuntu_00

Quais as novidades desta versão?

Ao contrário de versões anteriores (que foram lançadas quase para cumprir calendário e onde se notava a ausência de grandes novidades), esta nova versão destaca-se por trazer:

  • Novo formato “snap” que substituirá os pacotes .deb (apesar dos utilizadores poderem continuar a usar os pacotes .deb)
    • A grande vantagem dos pacotes snap é o facto de trazerem incluídas todas as dependências e de garatirem melhor segurança
  • Possibilidade de mover o Unity launcher
  • Suporte para o sistema de ficheiros ZFS
  • Kernel 4.4
  • Pacotes actualizados:
    • Python 3.5
    • Golang 1.6
    • OpenSSH 7.2p2
    • lxd 2.0
    • docker 1.10
    • PHP 7.0
    • Juju 2.0
    • Apt 1.2
    • MySQL 5.7
  • Suporte para os sistemas IBM Z e LinuxONE

E agora Windows 10?

Em tempos ainda se chegou a acreditar que o Ubuntu, para Desktop, conseguisse fazer frente a um Windows cada vez mais frágil. Mas, com o lançamento do Windows 10 tudo mudou e rapidamente os sistemas concorrentes ficaram um pouco esquecidos. Mas isto é no segmento do Desktops!!!  Vale a pena sublinhar que o Ubuntu tem já uma presença muito forte em áreas que serão cruciais nos próximos anos como é o caso da cloud, segmento automóvel, Internet of everything, segurança, etc. 

Além disso, é importante destacar igualmente o segmento móvel onde o Ubuntu tem já o seu próprio sistema que também tem evoluído ao seu ritmo. Por fim, na área dos supercomputadores, onde o Ubuntu está fortemente presente, no Tianhe-2 e neste segmento o Windows já não tem qualquer hipótese. Saiba mais aqui.

E porque hoje é dia de Ubuntu aqui fica a nossa fotografia para memória futura do encontro que o Pplware teve com Mark Shuttleworth!

mark_03 (1)

Download do Ubuntu 16.04

Comentários

165

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EC
    EC

    Downloading… 64bits. Experimentarei numa maquina virtual

    1. Avatar de EC
      EC

      Para quem já tem um versão anterior o Ubuntu instalada, na consola fazer: update-manager -d para forçar a atualização

      1. Avatar de rick
        rick

        É isso que estou a fazer nesse momento.

        1. Avatar de li70
          li70

          Obrigado por teres dito que fizeste isso, essa informaçao vai me servir bastante no futuro :p

          1. Avatar de jmc
            jmc

            Obrigado por dizeres que isso te vai servir, isso é muito importante para mim no presente 😛

      2. Avatar de Renato
        Renato

        Já não é preciso o -d

      3. Avatar de João
        João

        -d é devel version. A opção para fazer upgrade ainda não está disponível com o release-upgrade

  2. Avatar de Crist. N
    Crist. N

    E agora nada, como sempre. Essa fraca tentativa de criar uma falsa sensação de perigo de mercado não cai bem. Que tal um pouco de isenção?

    Linux e respectivas distros continuam a ser Linux: o sistema operativo que nem dado as pessoas o querem.

    1. Avatar de Vítor M.

      A questão é interpretada por cada um e facilmente se vê a “mente” de cada um ao comentar 😉 e agora é uma pergunta retórica que quer dizer muita coisa, principalmente e cada vez mais, ao nível do preço, da consistência, da segurança, da usabilidade e da modernidade. Fora o que sabemos ser capaz um Linux. Portanto. Já vi como pensavas.

      1. Avatar de Crist. N
        Crist. N

        Qual é a interpretação correcta então? Não é suposto criar a sensação de perigo a nível de concorrência?

        E que mente será a minha? Usei e ainda uso os dois (neste momento Debian e Windows 10).

        Atenção que nunca falei das vantagens e desvantagens de distros Linux. Falo apenas de quota de mercado e da falsa sensação de concorrência perante o Windows.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          “o sistema operativo que nem dado as pessoas o querem”
          Tu nem sonhas a quantidade de máquinas, empresas e utilizadores que usam Linux, vai muito além do que um ceguinho como tu pode ver 🙂

          1. Avatar de me and me
            me and me

            ai sim?
            vais dizer que 90% das empresas usam linux…..
            so rir
            no maximo usam servidores com distro linux, mas para poupar cobres e nada mais

          2. Avatar de carvalho
            carvalho

            A maioria das pessoas usam meios de transporte, baseados em combustíveis fosseis, e todos sabemos que são prejudicias para o ambiente, para a saude e para a sobrevivência futura, certo! 1+1+1=3
            Felizmente, de uns anos a esta parte, as consciências têm vindo a mudar de forma consistente e crescente…

          3. Avatar de Zaark
            Zaark

            Para poupar cobres? Pagam milhares em licenças para os PCs, mas poupam no servidor, o que, em comparação, é um cafezinho em “cobres”. Se não percebem do assunto ou não querem perceber, tudo bem, mas ao menos não debitem asneira.

          4. Avatar de APereira
            APereira

            @me and me

            Mais de 90% das empresas utilizam solucoes no seu negocio baseadas em Linux…

            E 99% das pessoas (Com acesso a tecnologia claro), utilizam diariamente pelo menos uma solucao baseada em Linux.

            Nao utilizarem PC’s com Linux instalado, nao quer dizer que nao utilizem Linux em uma ou mais solucoes que na maioria dos casos sao vitais para a continuidade da empresa.

          5. Avatar de jmc
            jmc

            Só se esqueceu de acrescentar «…excepto pelo o facto de ser na realidade o SO mais usado a nível mundial (servidores, super-computadores, telemóveis, etc.), ao incluir o android e o mac/ios, ambos com a mesma raíz do linux», claro…

          6. Avatar de Miguel
            Miguel

            raiz linux em mac/ios?
            😀

          7. Avatar de Marcia
            Marcia

            até maquinas injetoras usam linux , linux é usado em varias empresas

      2. Avatar de Paulo Z.
        Paulo Z.

        Facilmente se vê o cheiro ao dinheiro quando as coisas estão escritas à lá CM.
        E viva o novo mundo do sensacionalismo e toda a porcaria que ele trás…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não gostas tens uma “cruzinha” ali em cima que fecha o separador.
          Tanta coisa pra reclamar neste país e vêm reclamar com quem não tem explicações a dar. Atinem-se mazé…há um mundo “real” lá fora.

        2. Avatar de Francisco Almeida
          Francisco Almeida

          Deixaram-te entrar Paulo Z? Tinha um sinal na porta, estranho teres entrado.

          É cada um!!!! Se não gostas, coloca na beirinha do prato.

      3. Avatar de Narco
        Narco

        Ubuntu tem um mercado tal como se diz acima “caso da cloud, segmento automóvel, Internet of everything, segurança…”

        Mas quando falas em preço? Nao sei se estas a ver bem a coisa, é que o Windows pelo menos para particulares caminha para o gratuito, o objetivo será como SO de smartphone fazer dinheiro com a loja. Até te digo mais falta 100dias par terminar a atualização gratuita, aposto que vai ser alargado.

        Cumprimentos

        1. Avatar de Vítor M.

          Há muitas pessoas a adoptar este sistema visto haver já muito software desenhado para Linux. Máquinas de produção, máquinas administrativas… há várias questões que o preço é fundamental. Quanto mais “usável” e simplista foi o Ubuntu, mais é tentador a sua escolha, face ao preço.

        2. Avatar de carvalho
          carvalho

          Pois, mas, todos sabemos que a ms muda as regras do jogo a seu belo prazer. Hoje é gratuito, amanhã é a pagar, além de deixarem o utilizador apeado e com os monos que na altura da compra custaram bom dinheirio, já para não falar no desperdicio de recursos naturais. Vejam o exemplo da Xbox que vai ser descontinuada. Ha pois é…

          1. Avatar de Francisco Almeida
            Francisco Almeida

            O que tem a XBOX 360 com 10 anos a ver com uma distribuição que não pode ser comercializada, como é o Ubuntu?

            Cada comparação!!! GOD!

          2. Avatar de carvalho
            carvalho

            Tem a ver com a politica comercial da ms em que é orientada para o lucro deles em prejuizo do utilizador. a xbox é um de muitos exemplo. creio que não tens xbox, certo? Ninguém gosta de deitar dinheiro à rua.

          3. Avatar de Balearic Soul
            Balearic Soul

            A Xbox vai ser descontinuada? A Xbox 360, diz assim. A marca Xbox continua com a forte aposta na Xbox One. 😉

      4. Avatar de ruca
        ruca

        Com títulos destes e respostas como a tua facilmente se vê a tua “mente”.

    2. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      Eu considero-me uma opção, o que sendo a tua observação seria uma consideração errada, visto eu querer uma distro linux.
      É bom generalizar, mas mau ao mesmo tempo, neste caso cabe a cada um ter esse opinião se faz ou não perigo ao mercado, pois eu uso Linux e ão tenho necessidade de utilizar outro SO para que tarefa for 😉

      1. Avatar de Crist. N
        Crist. N

        Onde é que falei em certo ou errado? O perigo no mercado não é uma questão de opinião. Ou faz ou não faz. E o facto é que não faz (era bom que fizesse, já que é com concorrência competitiva que a indústria evolui). E não é por se fazer um título sensacionalista que vai mudar.

        1. Avatar de Ricardo Marcondes
          Ricardo Marcondes

          Enquanto vocês discutem, Bil e Linus jogam golfe e riem de tudo isso!

    3. Avatar de Miguel Fonseca
      Miguel Fonseca

      Nem dado o querem? tens mesmo piada Crist. N

      O problema aqui é que a maioria da comunidade e de pessoas ditas “normais” que usam o pc para word e internet nem sabem o que é e nunca ouviram falar de tal. Outro problema é que a microsoft tem multiplas parcerias o que faz com que quase todas as marcas apenas disponibilizem pcs com sistema operativo deles, porque aposto contigo que mais de 50% das pessoas se lhes falassem que poderiam comprar um pc com ubuntu e poupar uns 100€ isto ia sofrer uma reviravolta… Pensa no assunto.

      1. Avatar de Miguel Fonseca
        Miguel Fonseca

        O Ubuntu ou qualquer outra distribuição de linux com metade da publicidade que a microsoft faz ao Windows seria bem sucedida, pelo menos é a minha opinião.

      2. Avatar de Márcio Oliveira
        Márcio Oliveira

        Para depois instalar o Windows 🙂

        1. Avatar de Miguel Fonseca
          Miguel Fonseca

          Sinceramente não concordo, eu sou da área de programação mas penso que se fosse um utilizador normal e me dessem a conhecer o Ubuntu ou outras distro, acho que usaria.

          1. Avatar de Carlos Ferreira
            Carlos Ferreira

            🙂 Pensamento sem qualquer isenção. Não sabes como pensa um “utilizador” normal. Se para eles o Windows é um bicho… em Ubuntu seria muito pior.

          2. Avatar de Kekes
            Kekes

            Então experimenta fazer isso. Eu já fiz a experiência no final voltaram todos a Windows. O utilizador comum odeia Linux porque perde a pouca autonomia que tem além que não são nada didáticos.

          3. Avatar de carvalho
            carvalho

            Pois, mas, num ambiente empresarial quando é tudo à vontadinha para o utilizador, geralmente, dá mau resultado para o empresário… “Há, eu não fiz nada, não mexi em nada, não descarreguei nada nem cliquei em nenhum link…”

          4. Avatar de APereira
            APereira

            Nao da porque toda a gente foi habituada a usar Windows desde o inicio… o mesmo acontece com o Office e afins…

        2. Avatar de Douglas Ferreira
          Douglas Ferreira

          Não! Como exemplo cito minha mãe que usa o computador para somente acessar Facebook, YouTube etc. Hoje ela usa o Mac OS X El Capitan, mas já usou versões anteriores, já usou Windows, e se eu instalar Linux ela vai usar normalmente.

          É questão de adaptação, basta mostrar onde fica o navegador.

          Quanto aos outros aplicativos, na boa, o Libreoffice é extremamente parecido com as versões mais antigas do MS Office. Acredite, a grande maioria das pessoas não usam macros, e quaisquer outros recursos mais avançados das suítes.

          Estamos vivendo um momento onde o aplicativo mais usado nos computadores é o navegador… e acessar internet qualquer SO faz e muito bem.

          Ademais, a grande maioria dos usuários sequer sabe instalar um sistema operacional. E este é um grande trunfo da MS: já mandar o Windows instalado no equipamento fará com que o usuário não o troque, mesmo porque já está pago.

          Agora, pergunta para alguém se gostaria de economizar algum dinheiro na compra de um computador?

      3. Avatar de Gabriel
        Gabriel

        +1
        Só assim um pensamento. A Google arrisca-se a pagar 10^6 por forçar o seu monopólio do android e motor de busca na UE
        Mas a MS faz o mesmo e nunca se ouviu falar desta multa (falou-se uma vez nos browsers mas não é Windows)
        Se talvez se fizessem o mesmo a MS talvez este titulo tivesse muito mais sentido no mercado

        Mas como todos sabemos à MS o que não falta é €€ e UE isso falta muito.

        Mais uma pergunta quem já ouviu falar do conseito do Ubuntu Phone
        Bastante interessante que ate a MS gostou e fez o Continuum

      4. Avatar de rui
        rui

        Eu tenho comprado os meus pcs portáteis “sem” sistema operativo (trazem uma distro de linux já instalada) e não é por isso que deixo de voltar ao windows. A desculpa das múltiplas parcerias e de as pessoas não conhecerem/saberem já não cola. E vejo muito comentário aqui que é só pessoas a “tentar atirar o barro à parede a ver se cola lá”. Por favor gente. Estamos em 2016. Olhem para o mercado: tudo fora de windows ou macOS não vinga, excepto em, por exemplo coisas relacionadas com redes, servidores, etc. Se queres ganhar algum tens de te virar para o mercado e não para o que gostas porque o que gostas não interessa a ninguém. Eu também não gosto de macOS e tenho de o usar e saber mexer muito bem nele tal como em windows. Se quero continuar a ter o meu local seguro e o dinheirinho a entrar para não ir para debaixo da ponte, tenho de fazer/mexer/usar. Ninguém quer saber se gosto ou não. Por isso é que mesmo as pessoas sabendo isso de poderem pedir os pcs sem sistema operativo, a quota de mercado de linux é muito baixa comparando com o resto. E tu, juntamente com muita gente, bem sabes que é a realidade. Não queres é dar o braço a torcer e tirar as palas dos olhos.

        1. Avatar de Miguel Fonseca
          Miguel Fonseca

          Acredita que não… porque será que a própria microsoft está a optar por servidor Linux? Porque será que grandes tipo facebook, twitter, Google, Instagram, Tesla e muitos muitos outros apenas utilizam servidores Linux? Será que é apenas por ser uma fonte mais segura? Sim é mas não só, é tambem porque conseguem mais fluídez em todo o seu ecosistema 🙂

          Não estou a dizer que o Linux é melhor é tudo porque não o é atenção… tem o seu lado mau que é por exemplo a não existencia de algumas apps que a microsoft desenvolve que acho boas tipo o Microsoft office e assim, mas existem alternativas amigo… Pode até ser um sistema mais complicado , e é sem duvida… mas penso que com o tempo tem vindo a melhorar nesse aspecto, vai estando atento às pequenas novidades e vais ver que realmente tem feito a diferença.

          É a minha opinião e até posso estar errado, mas penso que não. Mas agora pensa porque será que a microsoft não desenvolve apps para o linux quase? Talvez tenham medo de perderem grande parte dos utilizadores só pode. Fica aqui o meu ponto de vista.

      5. Avatar de João
        João

        Eu tentei ter o dinheiro da licença do windows num computador novo em Portugal uma vez. Ui ui alguém se preocupa em seguir as leis!

        1. Avatar de jmc
          jmc

          Ao contrário de França, onde muitos vendedores já foram obrigados pelos tribunais a devolvê-lo – e não apenas o valor de compra por grosso, mas sim o de retalho!

    4. Avatar de rui
      rui

      Ainda por exemplo com a notícia da descontinuação da xbox 360 o pplware fez tão bom trabalho tanto no artigo como no título, e estão de parabéns pois no resto dos lados eram só titulos para cliques. E agora neste artigo é isto? Acho que os elogios vos fazem mal de vez em quando.
      A única coisa em que o linux é bom é na leveza. E isso é um dos factos por que é usado em coisas relacionadas com servidores. Para o utilizador comum também pode servir. Agora para quem precise se uma coisa mais a sério, peço desculpa mas o linux “é para meninos” ou para haters ou pessoas com a mania que são hipsters. Muitos dos programas “à homem” só funcionam em windows ou mac. Já para não falar de drivers… Tem havido cada vez mais apostas para linux tanto de jogos como de aplicações, mas mesmo assim, daqui a que chegue aos calcanhares de windows ou macOS em termos do que lá se pode fazer e usar, ainda tem que comer muita sopinha. No meu caso, o ubuntu (neste caso) é só para ter ou numa máquina virtual ou como dual boot para as brincadeiras. Mais nada. Esta é a realidade presente no mercado. Claro que a maneira como o disseste (nem dado as pessoas o querem) foi se calhar um pouco forte, e daí que o pessoal te caiu em cima. Mas a realidade é que linux “é para meninos” ou para haters ou pessoas com a mania que são hipsters (salvo as excepções que são mesmo muito poucas).

      1. Avatar de João
        João

        Tem piada porque todos os software à Homem raramente correm em windows. E com isto digo: Software e programas de ciência, sei lá a NASA é só meninos, bio-informatica é para meninos certo? Quando é preciso usar-se a cabeça, raramente windows é uma opção. Agora se para ti programas à homem é o word quando picas milho no teclado..está tudo explicado. E quanto a mim o único hater que está a destilar veneno és tu e mais ninguém!

      2. Avatar de celso
        celso

        Eh la, nao fales em drivers porque no windows é bastante pior! Muitos problemas tive por causa de drivers de impressoras, pens internet, routers… Enfim… Então de impressoras, ha uma década no ubuntu era so ligar a impressora via usb que era logo reconhecida, mas no windows… Esse foi um pormenor que sempre gostei no linux. Muitas das coisas, era só ligar e ja está. E então em relação aos updates, so tenho vontade de rir ha anos que os updates estão muito acima do windows! Mas a anos de distancia!

      3. Avatar de David Ramos
        David Ramos

        Lol só para meninos…. É com cada comentário…..

        .

      4. Avatar de basmaX
        basmaX

        Pois, para ti software “à homem” é jogos de computador. Claro que o windows vai continuar a ser o mais usado. Infelizmente a maior parte da população é ignorante e nunca conseguirá usar um sistema que mesmo sendo um bocado mais dificil, é muito poderoso.

        Faz assim, antes de falar dá uma chance ao linux. Mete esse teu cerebro a trabalhar e aprende coisas novas, vais ver que quando essa massa cinzenta comecar a trabalhar vais te sentir muito melhor e aberto a novos desafios.

        Há e ja agora deixa o word e os jogos de computador e dedica-te a alguma coisa que faz a diferença…. Podes mesmo comecar pelo linux e pela area de informatica em geral pois é uma area maravilhosa

    5. Avatar de Vlad
      Vlad

      Estranho porque o Android ,o SO que domina os equipamento móveis, é Linux.

    6. Avatar de Carvalho
      Carvalho

      Será??? como dizia alguém “olhe que não, olhe que não”. A propria ms já reconheceu qu o linux é um rival de peso.

    7. Avatar de João
      João

      Obrigado por dizer que eu não sou uma pessoa. Eu desde 2000 que utilizo linux (desde o windows ME) e nem que me paguem volto a usar o windows.

    8. Avatar de Isaac
      Isaac

      Bom, eu estou há 1 mês usando Ubuntu 15.xx, saindo de Windows 10 e até agora não há nada que me falte, nem arrependimento. Rápido, seguro, eficaz e interface bonita.

    9. Avatar de David
      David

      Cris N. Gostas de futebol? Então lê os jornais e diz-me se o que é escrito é feito da mesma maneira que um jornal de noticias como o publico.

      E sabes porquê que não é? Simplesmente porque as pessoas não querem saber quantos golos o benfica marcou. As pessoas querem sentir o seu clube, discutir e viver o futebol. E por isso os jornalistas escrevem naquela maneira porque não é o mesmo noticiar um golo e noticiar feridos na russia.

      Assim se passa na informática. Nós queremos estar perto, sentir o tema, e dizeres que ninguém quer linux é dares um tiro no pé. Linux é um sistema utilizado por milhões de utilizadores não só em pc. Porvavelmente tens um smartphone android né?

      Se seguisses este tema entendias o titulo… como só te incomoda estares a ficar para tras…

  3. Avatar de Artur Silva
    Artur Silva

    E agora Windows 10? Anda alguém a delirar…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não, lê lá as notas finais.

    2. Avatar de Joe Fagundes
      Joe Fagundes

      Por momentos pensei que fosse uma referência ao facto do Ubuntu do Windows 10 também vir a ser actualizado para o Ubuntu 16.04 (visto que estava no 14.04).
      Mas depois lembrei-me que o Pedro Pinto me ensinou que afinal o Windows 10 tem só tem o bash, não o Ubuntu.
      Então percebi que quer simplesmente dizer: “Saiu o Ubuntu 16.04, mas eu gosto mesmo é do Windows 10.”

      1. Avatar de Pedro Pinto

        😀 eh eh eh. A Microsoft anda a “caçar” terreno do Linux 😀

  4. Avatar de Marco
    Marco

    “Por introduzir o novo formato “snap” que substituirá os pacotes .deb (apesar dos utilizadores poderem continuar a usar os pacotes .deb)
    A grande vantagem dos pacotes snap é o facto de trazerem incluídas todas as dependências e de garatirem melhor segurança”

    Algo como já existe no OSX, mas que os utilizadores de linux defendiam que não tinha jeito nenhum.
    Aos poucos começam a dar razão que o sistema de instalação do OSX é dos melhores, ocupa mais espaço em disco, mas é menos complicado de manter.

    1. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      Quanto aos outros utilizadores não sei, eu gostei de quando foi introduzida a alternativa .DEB, e gostei mais quando a ideia do .SNAP chegou, assim como WIN e MAC em muito copiaram às distros Linux, acho que o inverso não é criticável.

      É apenas uma questão de interpretação, mas se és user de MAC não seria de bom agrado dizeres apenas que estão a seguir bons caminhos? boas ideias? boas influências?

      1. Avatar de Paulo Z.
        Paulo Z.

        Mais copiou o Linux dos outros dois. Mas que raio isso interessa e que comentário inútil…

      2. Avatar de Marco
        Marco

        o problema não é para a implementação, isso concordo, ajuda-me para caraças. É mesma a critica aos utilizadores de Linux que sempre criticaram o dll hell do windows, mas tinham algo semelhante no linux “mas que era em bom”.

    2. Avatar de carvalho
      carvalho

      O OSX tem um pequeno grande contra: é ser código fechado e o hardware passar a ser lixo depois do só ser descontinuado.

  5. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Esta versão já tem 1.4GB … com este peso extra mais coisas novas devem existir, vamos lá investigar 😀

    1. Avatar de Luís
      Luís

      já estou a actualizar uma VM que aqui tenho…a veer (cheguei a experimentar xubuntu 16.04 quando ainda estava em beta, pareceu interessante… entretanto deu-me na cabeça e mudei de XFCE para Unity)

  6. Avatar de NVale
    NVale

    Eu que aprendi linux com Debian, fui um dos grandes críticos do Ubuntu quando este adoptou a interface Unity, hoje não quero outra coisa. Para mim é a distribuição melhor desenvolvida, com melhor suporte, e com melhor visão de futuro. Os pacotes snap serão a grande aposta de desenvolvimento a longo prazo. Parabéns Canonical. Só falta o tal Ubuntu Edge…

  7. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Ainda gostaria de saber o que é que o W10 tem a haver com este update…

    1. Avatar de Vítor M.

      Instala a distro e depois vê 😀

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Tens de ler até ao fim.

    3. Avatar de Nicetry123
      Nicetry123

      é so para gerar clicks.

  8. Avatar de anonimus
    anonimus

    (…)”e agora windows 10????”

    e agora nada continuará tudo na mesma como sempre esteve até hoje, enquanto não se fizer uma distro 100% perfeita(ao invés de n distros todas diferentes) em que os developers que fazem programas para os concorrentes, o linux nunca terá a mínima hipótese de fazer mossa na concorrência…

    atenção:
    não tenho nada contra linux até acho muito bem que aja um sistema operativo gratuito e livre, mas ao invés de existir mil e uma distros diferentes, deviam considerar em juntar o útil ao agradável e fazer uma única que se elevasse ao nível dos concorrentes, possivelmente se já o tivessem feito o mundo linux já estaria a esta altura mais propagado tanto a nível de empresas como particulares(não estou a falar de sistemas redes)…

    1. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      Essa é mesmo a questão, não tem de haver uma única, pois cada um pode contribuir e ter a sua a gosto, ou nem mesmo contribuir, é uma liberdade que em outros SO é possivel.

    2. Avatar de João
      João

      “ao invés de existir mil e uma distros diferentes, deviam considerar em juntar o útil ao agradável e fazer uma única que se elevasse ao nível dos concorrentes”
      Este comentário é bastante interessante, muitas pessoas pensam assim, mas na realidade é um erro pensar que juntando muitos programadores a um projeto, o projeto fica com mais qualidade e é desenvolvido mais rapidamente. Na realidade equipas pequenas conseguem muitas vezes ser mais flexiveis e rápidas no desenvolvimento (há a tal anedota sobre uma grávida que leva 9 meses para parir, então 2 grávidas juntas levam metade do tempo 🙂 ). E há programas de qualidade excelente que muitas vezes são feitos por apenas um programador que tem muita paixão e criatividade na arte de programar. E no caso do linux, sendo opensource, é por isso é que há tanta diversidade de distros e de gestores de janelas (cinnamon, mate, gnome 3, …). Para muito utilizadores tanta escolha é um castigo, para outros é uma benção. No final de contas é apenas uma característica que serve muito bem para alguns utilizadores, mas não serve para outros.

    3. Avatar de fernandopinto
      fernandopinto

      viva aos vírus.linux para sempre

  9. Avatar de Rafael
    Rafael

    A ver se a Caixa Mágica “se mexe” e lança a CM 24 baseada neste Ubuntu 16.04 LTS…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      a caixa magica infelizmente pouco de magia tem. Prefiro 100 vezes o Ubuntu.

    2. Avatar de David
      David

      Desculpa o que vou dizer… A caixa mágina é a vergonha nacional! Eles erraram com o magalhães e estão a ser alvo de risada neste mundo… Instala mas é o ppliware se queres ver!

  10. Avatar de Hugo
    Hugo

    À primeira vista os ultimos Ubuntus lançados parecem todos iguais… só muda o nº da build…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É verdade, daí ter escrito que em releases anteriores eram sempre muito a expectativa mas depois acabava por não ser apresentado nada de grandes novidades.

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      São apenas coisas under the hood. Quase não se ganha nada de actualuzar de uma versão para a outra.

  11. Avatar de Mr Linux
    Mr Linux

    Muito Bom!

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    E agora o quê?… Não dá bem para perceber como está relacionado.

    1. Avatar de Luis M.
      Luis M.

      E agora continua tudo como dantes. LOL

      1. Avatar de pleno
        pleno

        Honestamente eu preferia ter o Windows XP, Vista, 7, 8, 10 ou outro qualquer ao Ubuntu pelo simples facto de poder jogar sem lags e sem máquinas virtuais! Só mesmo para programar é que considero o Linux uma mais valia pois temos a bash, mas se a do Windows 10 sempre ficar em condiçoes vejo o Linux a perder ainda mais.

        Venham os fanboys do linux atacar-me.
        Ps- sou licenciado em engenharia informática e não é por isso que sou demente por linux como os 99% colegas de profissão que vejo

        Abraço!

        1. Avatar de Antonino
          Antonino

          tudo demente…menos o Sr. claro

        2. Avatar de ze
          ze

          Então Sr. Dr Engenheiro Informático

          Parabêns !!!!

          Acabou de descobrir que faz parte da IMENSA minoria que perfaz os tais 1% de que fala , que se auto classifica Não Demente por Linux , perante os 99% colegas de profissão que vê como Dementes por Linux.

          Ps- Eu o NÂO “licenciado em engenharia informática ” diria que são pessoas como voce Pseudo licenciado que fazem parte do grupo Deveras perigoso e muitas vezes em posiçao de chefia, que manipulam a evolução …. mais não digo , outros terão oportunidade de replicar tambêm

          1. Avatar de me and me
            me and me

            pumbas….

          2. Avatar de Rafael
            Rafael

            Na mouche! Obrigado Zé! 😉

        3. Avatar de N'uno
          N’uno

          Não me considero um fanboy, mas não resisto a comentar essa da engenharia informática ser uma profissão. Não faz sentido. Mas para além disso, “demente” é uma expressão pouco abonatória e denota, acima de tudo, a demência inversa…

        4. Avatar de João
          João

          O problema dos jogos não é linux ou não linux. É fazem os jogos como deve ser e é fácil fazer um port, ou não. Exemplo o Unreal Tournament 3 e o Quake III corriam nos dois, os FPS em linux na mesma máquina eram sempre superiores. Mais recentemente os ports da steam como o Civilization, corre bem melhor em linux vs windows.
          Podes ser licenciado em informática, contudo dizer que precisas de uma máquina virtual para jogar mostra que sabes pouco do que falas. 1. Uma virtualbox não vai ter aceleração 3D quase nenhuma. 2. Wine quer dizer “wine is not an emulator” ou seja não é uma virtualbox, usa as API públicas do Windows para correr exe. Se os jogos forem bem programados sem tretas, corre às mil maravilhas(exemplo StarCraft II, WoW, Eve-online). Agora se for feito por programadores que usam coisas pré-construidas (ou seja, gente que não sabe programar) não vai dar.

        5. Avatar de basmaX
          basmaX

          Tu deves ser daquele 1% que escolheu engenharia informatico porque era um curso com saida.

          Está no teu comentario. Uma pessoa que usa o computador só para jogar não se pode esperar grande coisa.

          Mas pronto. Outro a quem digo a mesma coisa. Experimenta.

          Depois de veres as vantagens do linux não queres outras coisa.. E podes fazer dual-boot para ter sempre o teu Windows para as horas de lazer (jogar).

        6. Avatar de carvalho
          carvalho

          Pessoal, nem todos são obrigados a marcar a diferença. As paixões são assim mesmo.

        7. Avatar de David
          David

          Por isso é que vais ficar mais tempo no desemprego. Porque gostas de fast food. Não sabes o que é por a mão na massa rapaz! Faz-te um homem! lol

          Para jogos tens o PlayonLinux ou se não queres instalar jogos do windows no linux por dar trabalho vai aqui e compra – http://store.steampowered.com/search/?term=&sort_by=_ASC&os=linux&page=1

          Não venhas é com desculpas!

      2. Avatar de N.Silva
        N.Silva

        tal e qual 😀

  13. Avatar de Miguel Fonseca
    Miguel Fonseca

    Eu sou utilizador diário de Ubuntu e para mim já não existe nada melhor 🙂

  14. Avatar de JonasTadeu
    JonasTadeu

    Em http://www.ubuntu.com ainda só aparece a 14.04 LTS e a 15.10. Para ir buscar o 16.04 temos de ir à pasta de daily bilds.

  15. Avatar de André
    André

    “E agora Windows 10?” – Agora fica tudo na mesma, quem usa ubuntu vai continuar a fazê-lo e quem usa Windows a mesma coisa 🙂

  16. Avatar de Kel Cardoso Brasil
    Kel Cardoso Brasil

    Ubuntu, leve, fluído, seguro, muito bom sistema . 🙂

  17. Avatar de RF
    RF

    A maioria dos utilizadores “normais” não conhece mais nada sem ser Windows ou OSX… e apenas querem um S.O. que funcione e faça o trabalho! Depois temos utilizadores específicos, imaginemos industria, em que o software para comunicar com o hardware apenas está disponível em Windows. Os outros, e não digo num sentido mau da coisa, são aqueles que conhecem mais mundo para alem do Windows ou OSX.. e gostam de experimentar/testar e acabam por se converter.

    1. Avatar de JF
      JF

      Mas é isso mesmo que se quer, um sistema que funcione e faça o trabalho e não o contrário. É por isto que linux não sai da cepa torta e é apenas para alguns nichos e para alguma aprendizagem puramente didática. O que é pena porque o sistema em si é estável e robusto. Simplesmente não acompanha a evolução das máquinas. Perder tempo a aprender um sistema que futuramente facilita, melhora, optimiza e acelera o trabalho é uma coisa . Perder tempo com configurações de drivers e que em muitas situações não funcionam na totalidade ou nem sequer funcionam é outra. É um retrocesso. O sistema tem de suportar as maquinas e não o contrário. Antigamente compilar um sistema para a maquina com pacotes optimizados era uma mais valia, hoje até isso é desnecessário.
      Enquanto a comunidade Linux não perceber que o que é preciso é protocolos com os fabricantes de computadores em vez de gastarem milhões com mais um pormenor de design e beleza do sistema, estarão sempre dois passos atrás.

      1. Avatar de João
        João

        Não acompanha as evoluções das máquinas? Lol. Tu não acompanhas as notícias e ficaste no ano 2004. Os últimos portáteis, mais o computador do trabalho, que tive nunca precisei de instalar um só driver.

        1. Avatar de JF
          JF

          Tenho uma máquina de 2014 e não há driver para o meu touchpad. Por isso não, não fiquei em 2004 amigo. E já agora mostra-me como posso utilizar o sistema optimus em pleno como faço em windows e não ter de andar a escolher entre as duas placas gráficas como faz o Bumblebee. Abraço.

      2. Avatar de João C.
        João C.

        Você estava correcto se este post fosse escrito à 10 anos atrás. Convém voltar a mexer no LInux e ver o que se evoluiu desde lá.

  18. Avatar de Fernando_BR
    Fernando_BR

    É claro que se houvesse Office para Linux eu migraria de todo para Ubuntu, corporativamente a site da Microsoft não tem concorrência, tento até usar o Linux em meu escritório mas sempre dá problema (ativação do Office instalado via playonlinux). Se eu fosse a Microsoft liberaria o 365 para Linux como fez para o Android e Mac OS

    1. Avatar de João
      João

      Não vão fazer porque sabem que é uma patada no windows.

  19. Avatar de Someone
    Someone

    Mais do mesmo… Ubuntu Server continua muito bom mas para desktop, continuo a preferir Windows…

  20. Avatar de user
    user

    UBUNTU já alguns anos que para o comum utilizador é mais do mesmo.

  21. Avatar de Rui
    Rui

    Impressionante o ubuntu ter um sistema equivalente ao continuum do windows. Com menos tempo de desenvolvimento, menos orcamento. Estao de parabens. Pena nao haver mais OEM’s a pegar nisto.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      tive um asus q vinha com o ubuntu de origem (a versão era a 12.04) , mas tinha um senão… não dava para adicionar mais RAM (além dos 4GB que tinha. não fosse por isso, ainda o tinha

  22. Avatar de FT
    FT

    Acabei de usar um tablet com Ubunto (BQ ) é muito bom mas no lixo e não venham com conversas sobre o hardware tem mais que recursos:
    BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition
    The world’s first Ubuntu Tablet is available to buy, direct from the manufacturer, BQ.
    10.1 inch multi-touch screen
    MediaTek Quad Core MT8163A processor up to 1.5GHz
    High capacity Li-Po battery (7280mAh)
    Full HD (1080p) camera for super-sharp video recording
    2GB RAM and 16GB internal memory
    MicroSD slot for extra storage (up to 64GB)
    8 megapixel rear camera with autofocus and 5 megapixel front camera
    Frontal speakers
    Micro HDMI slot
    Dimensions: 246 x 171 x 8.2mm
    Lightweight at only 470g,

    Problemas com teclados externos, com idiomas isto acabado de abrir e configurar , ainda tem película no vidro… Depois esse grande fabricante a BQ LOOOOOOOOOL…..que é um belo barrete. Este tablet so envergonha o Ubunto mas é uma grande ameaça…..mas deve ser para o Symbian

    1. Avatar de Privacidade
      Privacidade

      Tenho um BQ E5 HD Ubuntu Edition, a +- 1 ano e não tenho rasao de queixa, a não ser ter poucas app principalmente portuguesas… Mas faço tudo o que faço com o meu tablet android, e pasmem se ainda faz chamadas! Depois de um tempo com ele digo te que e super pratico e intuitivo de usar o o sistema de”deslizar” de todos os lados do ecrã. Ligo o a colunas, ao PC sem problemas e ate a um smartwhatch que diz que só suporta android e ios, não faz todas as funções (em ios também não…) mas vibra ou toca quando recebo uma chamada ou SMS… ” E esta hein!”
      Agora dizeres que e lixo… So se for para o intelecto de alguns…

      1. Avatar de Privacidade
        Privacidade

        Ah e mais, com 1GB de RAM mexe se bem e a bateria dura na boa 2 dias com uso normal.

  23. Avatar de Penguin
    Penguin

    Ninguém esqueceu-se que o ubuntu 16.04 não supporta a placa gráfica AMD? Acho que sou o 1º a dizer isto já que ninguém se lembrou. 🙂

    1. Avatar de João C.
      João C.

      Não é bem isso. Não suporta dos divers proprietários da AMD, passado a suportar os novos drivers open source (AMDGPU) da AMD que vêm embutidos no kernel. Podes ver um comparativo entre os drivers aqui: http://www.diolinux.com.br/2016/03/amdgpu-vs-fglrx-ubuntu.html

  24. Avatar de Luis
    Luis

    Existe algum portátil ou tablet com o Ubuntu instalado?

    1. Avatar de João C.
      João C.

      Dell XPS13 DE

      1. Avatar de João C.
        João C.

        E a Dell tem mais alguns modelos disponíveis.

  25. Avatar de Alex Fabiano Longo
    Alex Fabiano Longo

    o Ubuntu é uma boa distribuição desktop, faz um bom trabalho como servidor sem nenhum atrativo a mais de outras distribuições, mas tá muito longe de alcançar a fluidez do win10 e w2012 server, lembrando que o w2016 server está pra breve com muitas novidades, eu uso o Ubuntu para firewall e web proxy, win2012 para AD e partilha de arquivos em pequenas e médias empresas um conjunto que tem dado certo, espero novidades no Ubuntu server 16…

  26. Avatar de Valter
    Valter

    Onde consigo aplicações no novo formato SNAP?, isso sim é algo realmente que irá ajudar, pois ter que ficar descarregando da internet as dependências é algo irritante, principalmente quando a ligação com a internet não está disponível.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      se fosse só isso. bora instalar a ultima versao do programa x, “oh n está no repositório”, bora compilar.
      erro precisa da liby1.1 e só tem instalado a liby1.0.3
      bora sacar a lib e atualizar, erro a lib precisa da libU versão apto +1 e só está instalada a versão xpto.
      …..
      ……
      …..

      Já percebeste a ideia.

      1. Avatar de Valter
        Valter

        Pois é, por isso as vezes que tentei usar como sistema operacional padrão eu desisti, além da saga para instalar aplicativos ainda tinha o problema de não haver drivers disponíveis e nem aplicação para minha placa de captura HDMI.

  27. Avatar de David
    David

    Uma coisa não tem nada a ver com outra a ponto do artigo não fazer sentodo ….ainda tem de correr muita agua para qq coisa substituir o windows em mainstream. Nem mesmo o OS x com a sua legião de fãs o consegue (aqui a aple leva vantagem pela qualidade das aplicações e a existência da suite office).

    Quanto à forte adopção do windows 10…só se estivermos a falar de um território específico…basta procurar “windows 10 adoption” no google para ver que esta apesar dos esforços da MS tem sido muito lenta.

  28. Avatar de ANDREY FELIPE
    ANDREY FELIPE

    Sobre o office Microsoft nativo no Linux. Acho que isso nunca irá acontecer. Pois as empresas não precisariam mais comprar Licenças do Windows pra usarem nos computadores pois bastaria comprar o office e utilizar o ubuntu ou fedora em ambientes corporativos como sistema principal. Esse tiro no pé nunca vai acontecer… Pois o principal produto não é o Windows e sim a exclusividade do Microsoft Office .

    1. Avatar de N'uno
      N’uno

      Grande verdade! Mas será o custo brutal de desenvolvimento e manutenção do Windows compensado pelas vendas? Pode ser que um dia seja mais vantajoso fatiar o gigante, acabar com o SO e concentrar em ferramentas de valor acrescentado, como a suite Office. Quem sabe?

    2. Avatar de David
      David

      Quem usa office no mac não paga windows… E o OSX era mais barato…

    3. Avatar de Marco
      Marco

      certo, mas sabes que o sql server está a ser portado para Linux, certo?
      Isso quer dizer que num futuro muito proximo vais ter empresas a pedir o Office para Linux porque o programa desenvolvido para eles já corre em linux.

  29. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Acho que era melhor ser dito assim:
    “E agora Osx?”
    É um concorrente direto ao sistema, basta ver as percentagens de utilizadores. O Windows está aparte de todos os outros sistemas.
    Acho que se deviam preocupar mais com o xp.

    1. Avatar de Vítor M.

      Também, se bem que dentro de um OS X bate um coração “unix” 😉 Kernel XNU mais concretamente… e sabes o que isso permite?

  30. Avatar de artur
    artur

    So uso linux para servidores nada mais quanto ao chegar a cota de mercado win tem que pedalar ainda umas boas decadas

  31. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    A minha questão é simples, já dá para escolher o ambiente gráfico desejado aquando da instação inicial?

    Não gosto de tiles, apps e unitiy, para mim serve tudo para comer memória e a perfomance excedente dos novos computadores ficando estes sempre na mesma a nível de performance.. Desde o ubuntu 12 ou 13 que após a instalação tenho que instalar o gnome2/classic porque não gosto do resto. E até porque é bastante mais leve tanto a nível de performance como de espaço ocupado em disco.

  32. Avatar de FernandoRJ
    FernandoRJ

    Comercialmente não há nenhum risco para o Windows. Estou usando o Ubuntu 16.04 há 2 meses e está bem estável, não percebi nenhum problema. Na verdade percebo um melhor desempenho do que o 14.04. E como uso também Windows, aproveito o melhor dos dois universos.

  33. Avatar de Mendes
    Mendes

    Como instalar isto de raiz num macbook?
    É que para substituir um sistema operativo, tem mesmo de ser o OSX, porque o Windows 10 é de longe superior a ambos, e não existem alternativas para o que utilizo.

  34. Avatar de Balearic Soul
    Balearic Soul

    Um sistema operativo que no século XXI exige um curso para instalar um simples programa, é óbvio que o pessoal vai continuar a optar pelo Windows. Nem vale a pena responderem. O Linux é exclusivo para utilizadores avançados. O utilizador comum fica às aranhar com essa porra! Ponto final.

    1. Avatar de David
      David

      Vê-se que nunca instalou ubutu….aliás ubuntu permite correr do CD de instalação SEM ter de se instalar…nem o OSX nem o windows fazem isso.

  35. Avatar de Mendes
    Mendes

    Como instalar isto de raiz num macbook?
    É que para substituir um sistema operativo, tem mesmo de ser o OSX, porque o Windows 10 é de longe superior a ambos, e não existem alternativas para o que utilizo.

  36. Avatar de Serato
    Serato

    E que tal instalar isto de raiz num Macbook?
    Sim, porque tanto o Linux, como o OSX têm taxas de utilização inferiores a 12% juntos….
    Gostava de pelo menos UMA VEZ, ver um titulo que fosse: “Chegou o Ubuntu 16.04 (Xenial Xerus)! E agora OSX?”, só para desenjoar a conversa de ser sempre “alternativa” ao Windows… Fica a dica, e não vale a pena virem com a conversa do Kernel, porque nenhuma aplicação dos OSX corre directamente em nenhum sistema Linux.

    1. Avatar de carvalho
      carvalho

      Uma das coisas que a malta detesta no OSX é de serem muito fechados e neste especto são muito mais manhosos do que o windows. Uma amiga deu-me um desktop mac cujo so foi descontinuado e comprou um novo. E agora instalar o linux naquilo? Aquela coisa nem BIOS aparece, não aceita a pen a drive de CD não aceita o livro CD. Aquilo custou 2.500.00 e agora é um mono.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        bios num mac? \o/

  37. Avatar de Jonas Costa
    Jonas Costa

    Queria saber linux para experimentar, não seu instalar nada nele ser ler um monte de tutorial : /

  38. Avatar de VC
    VC

    Depois de ler os comentário, apenas chego a uma conclusão:

    O windows é o sistema operativo mais usado?
    Sim

    É o melhor?
    Não

    As pessoas deixam o Windows por Linux?
    Não

    Porque motivo?
    Pelo simples facto que o ser humano, por si só, é resistente a qualquer mudança.
    A maior parte das pessoas trabalha apenas com Windows desde pequenos, logo alterar para um sistema novo (seja Linux ou outro qualquer), com ferramentas que fazem o mesmo é algo que as pessoas resistem por simples conformismo e mente pouca aberta para evoluir e conhecer algo novo, mesmo se for para algo melhor. O ser humano é assim no geral e por isso certas tecnologias novas, melhores que as atuais têm tendncia a demorar a aparecer e a triunfar…

    1. Avatar de carvalho
      carvalho

      Não é bem assim. A mãe de um amigo meu reformou-se do estado (utilizador mais fechado e resistente à mudança não há) e pediu ao filho um computador. O filho agarra num portátil que tinha, instala-lhe o ubuntu com 2 indicações: do lado esquerdo estão os ícones com as aplicações que necessita e umas vez por mês clica no ícon atualizações. Primeira reacção: “aí o ecrã é diferente daquilo que eu tinha”. Problemas desde então: 0 (zero). Um dia destes estava toda orgulhosa e comentou com o filho que um neto de uma amiga lhe disse que tinha um computador com um software muito bom.

  39. Avatar de Fernando Cardoso de Oliveira
    Fernando Cardoso de Oliveira

    Nunca vai alcançar o sucesso do Windows em desktop.

  40. Avatar de Carlos Sacramento
    Carlos Sacramento

    Tenho uma Empresa que tem 16 desktops, usamos ubuntu a cerca de 10 anos, antes tinhamos problemaqs constantes com o Windows, ha 10 anos que nao temos problemas, todo o Software e servidores sao Linux, tudo funciona 100 % , e de borla, Windows, não obrigado !!!

    1. Avatar de carvalho
      carvalho

      Onde trabalho também foi tudo migrado para Xubuntu à 2 anos e apenas um dos servidores tem o windows server por causa do manhoso erp pri-inverno (que tem os dias contados), mas, mesdmo assim assenta em debian e kvm. De início a malta estava céptica, mas, ao verem a diferença de rapidez em relação ao w7 a opinião mudou radicalmente. Um história engraçada foi a de um colega (céptico) que passado uns dias de ter uma máquina com o Xubuntu o hardware avariou e quando lhe disseram que podiam, ainda, atribuir-lhe a máquina antiga com o w7 a resposta foi “não, não, prefiro esta.” Faz lembrar aquela máxima “não negues à partida uma ciência que desconheces”.

  41. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    “E agora windows 10?” -> Fica tudo igual, o Windows continua com a esmagadora maioria do mercado, o 10 continua a crescer, o Linux mantém-se no limbo do costume e o mundo continua a girar como sempre girou 😉

    Não valem a pena estes títulos sensacionalistas (não é que os editores daqui dêm grandes ouvidos aos leitores, mas pronto, fica a opinião).

    1. Avatar de Matheus
      Matheus

      Exatamente, Emanuel. Também pensei a mesma coisa. Embora a maioria das pessoas usem Linux e não sabem; nos Smartphones por exemplo.

  42. Avatar de Ray Mendes
    Ray Mendes

    Posso rodar Jogos neste? Tipo Asphalt 8, Dungeon hunter?

  43. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Não notei nenhuma diferenças em relação ao 14.04.

  44. Avatar de paulo
    paulo

    Eu acho mais pesado, pelo menos na minha maquina

    1. Avatar de carvalho
      carvalho

      Migra para o Xubuntu e vais notar uma melhoria na performance.

  45. Avatar de VC
    VC

    Que continue tudo com Windows, as botnet agradecem 🙂

  46. Avatar de David
    David

    Linda fotografia com o Vitor M. Vocês fazem um grande trabalho em prol do software livre, são referência até no Brasil em muitos canais de comunicação inclusive no Diolinux. Parabéns pelo vosso trabalho!

    Sobre esta nova versão, compreendo as vantagens. Continuo a questionar-me se a versão 16.04 faz sentido. A canonical é a unica empresa que faz uma versão nova com o mesmo layout. Isso não acontece nem com o windows nem com o MAC.

    Já li um artigo de um especialista a desmentir a canonical em algumas afirmações que fez sobre a segurança desta versão e ele provou o que disse… o que pergunto é que se apesar de haverem melhorias significativas se elas chegam para serem consideradas a versão 16 e uma atualização. Só por ser LTS não me parece suficiente. Chamaria a esta versão 14.5. A Canonical está envolvida em tantos projetos que acabam por não dedicar-se aqueles que talvez não lhes traga tanto retorno financeiro.

    Por exemplo, vejam a nova central de programas e digam-me (além da aparencia melhorada e maior rapidez) irão notar problemas. Para já não vou actualizar. Vou ler mais sobre o assunto e logo decido. Obviamente que não mudo de sistema operativo no máximo continuo na versão em que estou.
    Há, penso que nem o playonlinux trabalha bem…

  47. Avatar de silvio
    silvio

    quem usa linux sabe o porque ele é otimo tive windows e a potencia que tem o linux outros nao chegam nem perto respeito o gosto de cada um mas linux é usado em trabalhos que necesitam de precisao e iso so o linux que conheço que pode garantir

  48. Avatar de Eduardo Fernandes
    Eduardo Fernandes

    Deixo o meu contributo acerca do Ubuntu. Esta semana comprei um all In one da Asus para a minha empresa que vinha sem OS. Depois de duas idas a lojas da especialidade para adquirir a licença do Windows 10 e não conseguir devido a rutura de stock decidi dar uma chance ao Ubuntu.
    Eu sou um utilizador médio, com curiosidade mas sem qualquer aptidão e/ou conhecimento de programação e posso já dizer que contrariamente ao que se veicula a instalação foi fácil e rápida. Concluí todo o processo em menos de uma hora e isso incluiu o download do programa, colocação do mesmo numa pen usb pronto para correr o programa (algo que também nunca tinha feito) e instalação do mesmo no equipamento. Tudo isto apenas com a ajuda de dois tutoriais. A parametrização é bastante fácil e intuitiva e o interface bastante simples (acho que o facto de ter algumas semelhanças visuais com o IOS ajuda). Relativamente às apps disponibilizadas parece me que serão mais do que suficientes para as nossas necessidades. Já confirmei que os drivers para impressora estão disponíveis.
    Pros – custo (gastei 2,89€ numa pen + 1 hora), facilidade de instalação, fluidez e leveza do programa
    Contra – falta de alguma sofisticação visual, número de apps e programas, falta de reconhecimento público (que me irá obrigar a 1 hora de ‘evangelização’ ao staff que irá usar o equipamento).

  49. Avatar de Fernando_BR
    Fernando_BR

    Por experiencia própria afirmo que seu “staff” dificilmente aceitará Linux, muito infelizmente acontece no mercado corporativo onde o Office está tão impregnado na mente das pessoas, o Office é imbatível, principalmente o Powerpoint.

    Resgatando minha opinião sobre o assunto do tópico, em casa utilizo o ubuntu a maior parte do tempo, inclusive sendo ele padrão no boot.

    A grande mola propulsora para usar o Windows o minimo possível foi o facto de não poder desabilitar NA PRATICA a Cortana, sim, porque mesmo alterando a politica de grupo, registro e firewall o processo da Cortana consome recursos, me sonda e ainda está lá, sendo imortal

  50. Avatar de Dênis
    Dênis

    Olha só tenho um PC Core I7 segunda geração, 16 Gb de Ram, sem SSD e 1 Tb de HD. Ele veio com Windows 7 de fábrica, mas confesso que apesar de ter um bom hardware nunca me impressionou muito a performance, gasto de memória, disco, etc. mas enfim funcionava. Passado algum tempo começou a ficar uma verdadeira carroça com todos os softwares que tive que instalar para desenvolver software especialmente Java.

    Faz um tempo resolvi instalar o Ubuntu 16.04 com tudo aquilo que precisava. A diferença de performance é gigantesca, memória, enfim nem parece a mesma máquina. Ele com Ubuntu inicializa em no máximo 10 seg. Com windows chegou a dar quase 1 minuto.

    Posso deixar ele ligado por dias e não fica lento como o Windows. Enfim isso é o sistema operacional de verdade. Performance, Segurança (Não preciso de antivirus), gerenciamento de memória bem superior. E as pessoas normalmente se prendem a interface do windows que é mais bonitinha, mas o qual se paga um preço alto por isso.

    Pra quem acha que ubuntu é difícil eu digo: tente usar por um tempo e verá. Minha mãe que não entende nada de informática conseguiu usar de boa e se acostumou a usar. E olha que antes ela só usava Windows que de tempos em tempos dava problema. Depois do linux nunca mais.

    1. Avatar de JC
      JC

      Cara, todas as planilhas que tinha em xlsx tentei abrir no linux e virou uma merda. Não adianta ficar falando que é muito mais rápido, e daí, que diferença faz 1 ou 2 segundos??? só vai funcionar o dia que tiver compatibilidade com os mesmos programas que existem para Windows. enquanto você tiver um time usando bola quadrada e o resto do mundo usando bola redonda, você vai ser um mala sem alça. ah, usa um Corel Draw no seu ubuntu e depois poste o resultado.

  51. Avatar de Jonas
    Jonas

    Simples assim, vai continuar sendo linux

  52. Avatar de kan
    kan

    nem de graça…ops, é de graça e mesmo assim empresas que colocaram esse pseudo o.s kkk ja estao voltando para windows 10.

    linux é LInuXO…desde 1900 e só lammer acha que tem e pensa que é sabichao de o.s e nao sabe nada kkkk

  53. Avatar de JC
    JC

    De vagarzinho o Ubuntu vai parecendo com o Windows, e nem de graça consegue ganhar do que ainda chamam de Ruwindows(imagina se não fosse). É muita gente mexendo no código e pouca gente pensando no usuário arroz com feijão. Assim só vai ficar com os nerds mesmo, que gosta de ficar digitando código e se achando os donos da bola. Enquanto isso eu prefiro o RUWINDOWS que ainda dá tempo de pegar a mulherada que esses malas não pegam. CORRE ATRÁS QUE UMA HORA VAI FICAR IGUALZINHO AO WINDOWS. rsrs