Chegou Pipplware 6.1 (versão final) para o seu Raspberry Pi

35 Comentários

Foi em março do ano passado que lançámos o Pipplware 6 para o Raspberry Pi. A popularidade deste sistema operativo, que tem como base o Raspbian e que é adaptado pelo Pplware, tem vindo a aumentar e hoje passamos a disponibilizar o Pipplware 6.1 RC que já pode ser instalado no RPi 3B+.

Conheça já as novidades do novo Pipplware 6.1 e veja aqui o nosso novo Kit promocional.


Para quem ainda não conhece, o PiPplware é um sistema operativo para o Raspberry Pi, já com vários anos de existência, que te permite transformar a tua TV num mini-PC, Media Center, consola de jogos, e muito mais!

Já há mais de um ano que não havia uma nova versão do PiPplware, apenas pequenos updates, como ao Kodi por exemplo. Como entretanto foi lançado o novo RPi 3B+, era obrigatório lançar um sistema com suporte para este novo modelo com todo o software actualizado e claro, novas funcionalidades. 

Ficam então todos convidados a experimentar, e a darem as vossas opiniões e sugestões, assim como a reportar algum tipo de problema que tenham tanto aqui como no nosso fórum ou no nosso grupo do Facebook. Deste modo poderemos melhorar ainda mais a versão estável/final.

Se ainda não tem um Raspberry Pi, ou estás a pensar adquirir mais um, pode encomendar já o nosso pack RPi 3 completo, pronto a usar.

Novidades do novo PiPplware 6.1

Uma das principais novidades, como já referimos, é o suporte ao novo Raspberry Pi 3B+. O Pipplware 6.1 é baseado agora na ultima versão do Raspbian Stretch (2018-06-27) ao invés do Raspbian Jessie e como tal todo o software incluído foi actualizado como por exemplo os ambientes de trabalho XFCE e OpenBox, o LibreOffice, Chromium, Kweb, Transmission, etc.

Todo o software disponível para instalação nos repositórios foram também actualizados, como por exemplo editores de texto/imagem/video, servidores web/base de dados/ficheiros, ferramentas de programação, etc.

Novo Kodi

Kodi foi actualizado para a ultima versão estável 17.6 “Krypton” assim como todos os addons binários. As novidades aqui desta vez não são muitas, uma vez que a “major version” estável continua a ser a 17, no entanto foram feitas algumas correções de bugs e optimizações como por exemplo na reprodução de alguns codecs de vídeo como HEVC entre outros. Quando a nova versão estável/final do Kodi, 18 “Leia” sair, será disponibilizada para update como de costume.

Podem encontrar as restantes novidades e mais informação sobre o Kodi 17 aqui.

RetroPie 4.4.1

O RetroPie foi também actualizado para a versão 4.4.1. É provavelmente nesta suite de retro-gaming para o RPi que se encontram as maiores novidades em relação à anterior versão presente no PiPplware. O EmulationStation foi actualizado para a versão 2.7.5 e tem várias novas funcionalidades como por exemplo, suporte a vídeos, modo “Kiosk”, novos temas com novas funcionalidades, suporte a screensavers com imagens ou vídeos,  suporte a “colecções” como por exemplo, “Favoritos”, “Recentemente jogados”, “Personalizados”, etc.

Estão agora também disponíveis para instalação vários outros frontends através do RetroPie Configuration, ou seja, outras interfaces gráficas em alternativa ao ES para quem quiser um visual diferente, como por exemplo o Mehstation, Attract-Mode e o Pegasus-FE.

RetroArch 1.7.5

O RetroArch foi actualizado para a versão 1.7.5 e tem também novas funcionalidades como suporte a gravação de video e uma nova interface minimalista opcional. Como tal também todos os emuladores do RetroArch/libRetro foram actualizados para as ultimas versões. Vários emuladores standalone foram também actualizados como por exemplo o AdvanceMAME, ScummVM, Stella (Atari 2600), Fuse (ZX Spectrum), Dosbox, AGS, Zdoom (suporte a Hexen 1 Series, Heretic, Strife e Chex 3),  mupen64plus (N64 emulator), cgenious, etc.

Os seguintes novos emuladores/consolas/ports estão disponíveis para instalação:

  • Amiberry (Amiga emulator)
  • lr-dosbox (Dosbox port for libretro)
  • dosbox-sdl2 (DOSBox port with SDL2 & FluidSynth support)
  • mame2003-plus-libretro (mame2003 with backported fixes)
  • Update lr-desmume and split 2015 version off to lr-desume2015.
  • digger – digger remastered.
  • yquake2 – Supports Quake II and both official mission packs.
  • Abuse – port of run and gun game.
  • lr-vice (C64 Emulator).
  • srb2 – Sonic Robo Blast 2 port.
  • cdogs-sdl – C-Dogs SDL – Classic overhead run-and-gun game.
  • lr-px68k (x68000 emulator).
  • lr-mrboom (an 8 player bomberman clone).
  • lr-mame2016 (Arcade emulator).
  • lr-mess2016 (Multiple omputers/console emulator).
  • DraStic (Nintendo DS Emulator).
  • Minivmac (Macintosh Plus Emulator).
  • Quasi88 (NEC PC-8801 emulator).
  • np2pi (NEC PC-9801 emulator).
  • Xm7 (FM-7 / Fujitsu Micro 7 emulator).

O SSelph’s scraper contém inúmeras melhorias e como tal é recomendado a sua instalação e uso para scrapping de info e artwork de jogos ao invés da opção disponível no ES que é bastante mais limitada. Como de costume, várias melhorias foram feitas ao nível de detecção e configuração de joysticks, quer via bluetooth, por cabo, ou os “home made”.

De notar que agora o RetroPie/PiPplware, tal como na ultima versão, traz menos emuladores instalados de origem, no entanto tudo é facilmente instalável através do RetroPie Configuration. Desta forma o utilizador instala apenas o que quer, o sistema fica mais limpo e não demasiado grande. No total são agora mais de 75 emuladores distribuídos por mais de 55 sistemas/consolas e cerca de 35 Ports. Podem consultar todos as novidades do RetroPie 4.42 aqui.

O Pipplware 6.1, para além do que já foi referido em cima, traz agora também  instalado o seguinte software adicional:

  • VLC media player, um dos leitores multimédia mais usado actualmente.
  • Uget, um gestor de downloads lightweight

NOTA: O software de programação presente no Raspbian, tal como na versão anterior, não está mais incluído, mas existe uma opção para o instalar em PiPplware Tools ->  Install/remove Raspbian bundled programming software.

Actualização:

Como o PiPplware 6.1 ainda se encontra em testes, e como tal por questões de estabilidade, não existe ainda actualização para esta versão, a partir de versões anteriores. No entanto quando sair a versão estável/final do 6.1, a actualização estará disponível como de costume.

Notas:

  • A actualização só irá estar disponível para utilizadores do PiPplware 5.0 ou superiores.

|DownloadPipplware 6.1 | Changelog

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    Vou experimentar este embora tenha tido constantemente problemas nas versões anteriores.
    Ora o SO deixa de fazer boot, o kodi deixa de funcionar, o teamviewer deixa de aceitar ligação.

    1. Avatar de Vítor M.

      Esta versão tem muitas correções e melhorias. Podes verificar e se algo aparecer, se tiveres oportunidade, deixa essa informação para a equipa fazer os devidos ajustes.

      Obrigado.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Hugo, podes enviar esse feedback sff para GERAL AT Pplware.com

    3. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      A maior parte de problemas como esse é devido a problemas de hardware, como problemas no cartão microsd (alguns não funcionam bem no Pi), fonte alimentação, por não ter a intensidade de corrente necessária ou com cabos usb de fraca qualidade.
      Ou então desligar o raspberry cortando a corrente, deve-se sempre usar as respectivas opções para desligar.

    4. Avatar de Hugo
      Hugo

      Nesse aspecto falhei, pois quando tenho algum problema é tão rápido reinstalar que acabo por nem perder mais tempo.
      De certo que futuramente reportarei para beneficio de toda a comunidade.
      Em relação ao hardware neste momento não consigo confirmar, mas quando comprei o cartão SDrecordo-me de ter pesquisado sobre as compatibilidades precisamente por ter ouvido falar nessa questão.
      O turn off, sempre que possível, faço pela opção do SO à excepção de falhas de corrente que são raras.

  2. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Parabéns à eqipa! 😉

  3. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    O link de download está errado…

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Tens razão. Obrigado.
        Mas… Era preferível o link directo em vez de redireccionar para outro outro artigo. 😉

  4. Avatar de Diogo Santos
    Diogo Santos

    O PiPplware tem muito mais coisas que Raspbian Stretch e várias melhorias.
    Tens mais informação aqui:
    http://pipplware.pplware.pt/

  5. Avatar de xzakly
    xzakly

    Afinal é a versão final como diz no titulo ou ainda está em testes como diz no fim do artigo?

  6. Avatar de Diogo Santos
    Diogo Santos

    É a versão estável/final.

  7. Avatar de Denilson Azarias
    Denilson Azarias

    Antes de mais nada, parabenizo á equipe, está muito bom esse sistema, só queria saber se há como deixa-lo em portugues…Obrigado.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Realmente… Também não encontrei…

    2. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Obrigado, está aqui explicado como o fazer:
      http://pipplware.pplware.pt/wiki/first-steps/

      1. Avatar de Denilson Azarias
        Denilson Azarias

        Obrigado Diogo!!!

      2. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Obrigado Diogo! 😉

  8. Avatar de Filipe
    Filipe

    Alguém dá umas dicas como actualizar do 6.0 para o 6.1?
    Já tentei por Settings -> Update System e também pela linha de comandos (sudo update-system)
    e não está a actualizar.
    Obrigado

  9. Avatar de Diogo Santos
    Diogo Santos

    O update só irá ficar disponível nos proximos dias. Quando estiver, nos avisamos aqui e nos locais do costume. Cumprimentos.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Obrigado Diogo, irei aguardar.

  10. Avatar de Artur Barbosa
    Artur Barbosa

    Em termos do addon quasar, alguém usa sem problema? Com LibreElec tenho sempre uns freezes de sistema enquanto faz download…

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Eu uso e funciona bem. Os freezes que tens é provavelmente do cartão microSD. Se não quiseres ou tiveres outro cartão, liga uma pen ou disco externo e define o mesmo como local de download temporário.

  11. Avatar de Luiz Fernando Ferreira
    Luiz Fernando Ferreira

    Caras, parabéns pelo trabalho, agora meu RB Pi3b+ roda ela, mas o único problema é que eu não consigo fazer funcionar meu teclado QWERTY + Trackpad que comprei na aliexpress, na raspibian funciona normal, mas na distro de vocês não vai de forma alguma, teriam alguma dica?

  12. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    boa tarde,

    Alguem me sabe dizer se um teclado pple sem fios é compativel ? em caso afirmativo pode partlihar tutorial?
    O bluetooth manager no nao detecta o teclado no XFCE… qualquer ajuda é bem vinda.
    Obrigado

  13. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    boa tarde,

    Alguem me sabe dizer se um teclado pple sem fios é compativel ? em caso afirmativo pode partlihar tutorial?
    O bluetooth manager no nao detecta o teclado no XFCE… qualquer ajuda é bem vinda.
    Obrigado

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Sim, são compatíveis. Qual é o modelo do teclado ?

  14. Avatar de jon
    jon

    instalei de raiz a v6.1 e agora cada vez que ligo o sistema pede user e psw (pi/raspberry)
    Em anteriores não necessitava login.
    Será alguma definição padrão?

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Vá ao Change Boot e escolha a opção pretendida novamente.

  15. Avatar de Albsousa
    Albsousa

    Offtopic:

    Boas ppl.
    Tenho um cartão sdhc 16gb com a instalação do PiPplware 3, gostava de aproveitar este cartão para uma maquina fotografica.
    O que acontece é que não consigo formatar e nem retirar as partições.
    Será que alguém sabe como posso resolver este problema.
    Obrigado Albsousa

  16. Avatar de Albsousa
    Albsousa

    Offtopic:

    Boas ppl.
    Tenho um cartão sdhc 16gb com a instalação do PiPplware 3, gostava de aproveitar este cartão para uma maquina fotografica.
    O que acontece é que não consigo formatar e nem retirar as partições.
    Será que alguém sabe como posso resolver este problema.
    Obrigado Albsousa

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Usa o SD formatter. Se não funcionar, usa o gparted num sistema operativo Linux.

      1. Avatar de Albsousa
        Albsousa

        Obrigado Diogo,
        Já usei os dois mas não consigo tirar as partições nem formatar.
        Finaliza com a mensagem de “operação finalizada com sucesso” mas na prática fica sempre com a formatação do Pipplware.
        Caso tenhas outra alternativa agradeço a informação.

        1. Avatar de Diogo Santos
          Diogo Santos

          Se não consegues formatar dessas duas maneiras, o mais provável é o cartão estar estragado. Há cartões que quando ficam estragados, acontece isso, apesar de ainda se conseguir ler, não se consegue escrever ou apagar o que já contém.

  17. Avatar de Albsousa
  18. Avatar de jon
    jon

    Este projecto ainda terá mais desenvolvimentos?