Chegou o Pipplware 5.1 já com suporte para o Raspberry Pi 3

81 Comentários

Para quem ainda não sabe, o PiPplware é um sistema operativo para o Raspberry Pi, que te permite transformar a TV num mini-PC, Media Center, Consola de Jogos, e muito mais!

No passado dia 29 de Fevereiro a Fundação Raspberry Pi lançou a terceira versão do RPI e hoje o Pplware disponibiliza o PiPplware 5.1 que traz suporte completo para esta nova versão do mini PC mais popular do mundo. Se ainda não tem um Raspberry Pi 3, aproveite aqui a nossa promoção.

pipplware_001

Com o novo RPi 3 a experiência de utilizador será certamente ainda melhor com o PiPplware 5.1. Vamos então conhecer um pouco mais o novo PiPplware 5.1

RPI3

Principais novidades do Pipplware 5.1

A principal novidade desta nova versão é o suporte completo para o Raspberry Pi 3. O RPi 3 garante, em média, cerca de 50% mais performance que a segunda versão, dependendo do tipo de uso.

Nas versões anteriores do Raspberry a performance será idêntica. Aplicações mais “pesadas” serão as mais beneficiadas, como irão comprovar por exemplo com o Chromium, editores de imagem, IDEs, etc e até no Kodi e emuladores mais exigentes.

O Pipplware 5.1 é baseado na última versão do Raspbian (2016-02-26) e como tal, todo o software incluído foi actualizado, assim como o software disponível para instalação nos repositórios.

xfce_01

RetroPie

O RetroPie foi também actualizado para a versão 3.6. A melhor e mais completa suite de retro-gaming para o RPi contém muitas novidades em relação à anterior versão presente no Pipplware. Foram realizadas várias optimizações com vista a simplificar e melhorar a experiência do utilizador, como por exemplo na configuração de controladores, suporte a mais gamepads, configuração automática de mais emuladores, novas opções de configuração gerais e melhoramento da interface gráfica.

Os seguintes novos emuladores foram incluídos: ppsspp, lr-ppsspp (Playstation Portable), Reicast (Dreamcast), CapriceRPI e lr-caprice32 (Amstrad CPC), Colecovision e Lӧve 2D Game Engine.

Novos emuladores e ports na secção experimental, instaláveis em Settings -> RetroPie Configuration -> Experimental: OpenTTD, Zdoom, Daphne (Laserdisc Emulator), Libretro-QuickNES, Libretro-Beetle Lynx, GemRB engine (Baldur’s Gate, Icewind Dale, Planescape), ResidualVM (Engine for Grim Fandango and Escape from Monkey Island), Libretro-MESS, Libretro-MAME

No total são agora mais de 65 emuladores distribuídos por cerca de 50 sistemas/consolas e cerca de 12 Ports. Podem consultar todos as novidades do RetroPie 3.6 aqui.

retropie3.6

Kodi

O Kodi foi actualizado para a ultima versão estável 16.0 “Jarvis” assim como todos os PVR addons. Esta nova versão conta com várias melhorias, como por exemplo na biblioteca de música, no gestor de addons, videos 3D, som de alta definição e registo de eventos.

No Pipplware foi adicionado o addon Backup, que permite fazer backups manuais ou automáticos do Kodi, localmente ou para vários serviços de alojamento online. Outra novidade no Kodi 16.0 do PiPplware é o suporte a gamepads/joysticks para controlar o Kodi. Podem encontrar as restantes novidades e mais informação sobre o Kodi 16.0 aqui e aqui.

jarvis

Chromium

O Chromium foi também actualizado para a versão 48, e tal como no PiPplware anterior tem suporte a Flash, embora apenas via software. Mas a novidade é a inclusão de uma extensão que permite visualizar os Videos do Youtube, em ecrã completo, com aceleração por hardware e como tal perfeitamente fluido, sem qualquer tempo de espera.

No futuro iremos tentar introduzir também suporte a aceleração por hardware, em videos HTML5 embutidos noutras páginas web. O Chromium 48 é suportado apenas no RPi 2 e 3.

rpi

Software Adicional

O Pipplware 5.1 traz agora também  instalado o seguinte software adicional:

  • Node-Red, é uma ferramenta visual para ligar em conjunto, dispositivos de hardware , APIs e serviços on-line – para “ligar” a Internet das coisas .
  • dispmanx-vnc, um servidor de VNC alternativo, que permite aceder e controlar qualquer software, com interface gráfica ou não, em tempo real. É o único serviço que permite controlar remotamente o Kodi e o Emulation Station no Raspberry. Útil para configurar ambos, sem estar em frente ao RPi. Encontra-se desactivado por omissão devido ao facto do Pipplware já incluir o RDP, podem ver como usar/activar aqui.

kodi

Actualização:

O processo de actualização é o mesmo do costume, basta executar o Update System no menu Settings ou Pipplware, no Emulation Station ou no XFCE respectivamente.

Podem também alternativamente actualizar via terminal executando:

sudo update-system

As definições não são perdidas mas um backup é sempre aconselhado.

Notas:

  • A actualização só está disponível para utilizadores do PiPplware 5.0.
  • É recomendado sair do Kodi antes de actualizar.

Ficam convidados a experimentar, e a darem as vossas opiniões e sugestões, assim como a reportar algum tipo de problema que tenham, tanto aqui como no nosso forum ou no nosso grupo do Facebook.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Já esta a correr no rpi2, está perfeito

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        @Pedro Pinto
        Já perguntei várias vezes, mas até agora ainda ninguém me ajudou.
        Será que me pode enviar um link sobre um Hub USB com fonte de alimentação que funcione no Raspberry pi 2 e 3 ?
        Já pesquisei mas não encontrei um que tenha a certeza que funcione no RB P.
        Obrigado.
        🙂

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Tens aqui:
          http://www.modmypi.com/raspberry-pi/accessories/usb-hubs/hackable-naked-7-port-usb-hub-uk-5v-2.5a
          Com fonte de 2.5A chega para alimentar bem o Raspberry pi mas claro que depende do que colocares no usb hub.

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Obrigado Rui!
            Abraço!
            😀

          2. Avatar de Paulo Sobral
            Paulo Sobral

            Confirmo, pois costumo fazer compras no mesmo local.
            Tenho esse PCB a funcionar com 2 HDD 2.5 e não vi problemas demais, mesmo com um transformador de 2.1 A.

        2. Avatar de Telmo
          Telmo

          Eu uso um Hub alimentado USB 2.0 e tive problemas com outro Hub que era também alimentado mas USB 3.0. Acho que qualquer Hub USB 2.0 deverá servir.

        3. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Obrigado a todos pelo feedback.
          😉

        4. Avatar de Pedro Anselmo
          Pedro Anselmo

          eu uso este http://www.amazon.co.uk/The-Pi-Hut-Powered-Raspberry/dp/B00B0ZOCPS que permite alimentar a RPi e também ligar outros aparelhos.
          Parece que a amazon neste momento não tem, mas é uma questão de procurar por outros sites

      2. Avatar de Evandro
        Evandro

        Boa tarde Pedro, tenho RPi3 com Openelec, este PiPLWARE é melhor? Estou a fazer o dowload.

  2. Avatar de KikoFHM
    KikoFHM

    1. como sei se estou a usar a versão 5.0 para proceder ao update?
    2. uma forma simples de salvar os meus dados e instalar a 5.1 sem andar a configurar tudo novamente?
    3. será desta que vai correr o Street Hoop? 🙂

    Obrigado
    Saudações Geeky 🙂

    1. Avatar de Modem
      Modem

      Corre o comando:
      cat .Pipplware/Versions

      Se tens uma versão da familia do 4.0 tens mesmo de configurar tudo novamente, se tens o 5.0 é direto.

    2. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      1- No Emulation Station, indica a versão que tens no canto superior direito. No updater (Update System) agora tb indica a versão que tens antes e depois.

      2- Se como diz no artigo, tiveres uma versão anterior á 5.0, não dá para actualizar. Para fazeres backup do Kodi recomendo o addon Backup. Não esquecer de seleccionar para fazer backup de tudo nas definições do addon.

      3- O Street Hoop corre nos emuladores de Arcade (FBA, MAME, Neo Geo), precisas da BIOS da Neo Geo e de uma rom compatível com o emulador que usares. Para mais informação consulta o Wiki do PiPplware e do RetroPie.

      1. Avatar de KikoFHM
        KikoFHM

        1- já tinha dado conta disso mas executava o comando e ele lá ficava a atualizar da 4.2 para a 5.0 realmente apareceram novas funcionalidades.

        2- o kodi backup já o uso algum tempo. obrigado pela dica 🙂
        quando questionei sobre backup de tudo estava a pensar no kodi + xfce + roms

        3- Opa….. já me cansei tanto disto…. continua tudo igual. Eu tenho a rom compativel, coloco no emulador correto, tenho a bios devidamente guardada etc, em suma, ao arrancar fica sempre com ecrã preto. ao arrancar podemos selecionar um tecla qualquer para abrir menu das configs, já escolhi lá manualmente o tipo de emulador etc… e resultado sempre igual fica sempre com ecrã preto.

        Alguém já o testou? já abriu mesmo o jogo, que possa partilhar os mesmos ficheiros? é que acho impossivel não dar no meu. não me considero também assim tão burro

        4/5/6/… o mais importante. Parabéns pelo trabalho
        apenas recomendo o uncomment no config.txt para pessoas que não usam HDMI vejam RCA a cores. Acontece em todas as versões limpas mas facilita a pessoas menos entendidas. Resto, como sempre, trabalho exemplar

        1. Avatar de Diogo Santos
          Diogo Santos

          1- Não dá para actualizar do 4.2 para o 5.0. Só instalando de origem, este o PiPplware 5.1

          2- Fazer backup de tudo, pode usar o Backup / Restore Settings, mas não recomendo usar porque do 4.2 para o 5.0 a base mudou, todo o sistema operativo + software foi actualizado, então o restore pode não funcionar correctamente. O ideal é copiar as configs manualmente.

          3- Sim, já joguei esse jogo no RPi e já fui ao fim, com 20 créditos 😛 Usei o emulador Pifba.

  3. Avatar de joao
    joao

    ola aguem sabe de outro sistema mais em conta $ para correr o kodi

    1. Avatar de Miguel Esteves
      Miguel Esteves

      Mais em conta ? Não pagas nada…
      Tens aqui a página oficial do projecto, acho que não tem no artigo isso:
      http://pipplware.pplware.pt/

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Tens o openelec, osmc…
      Já experimentei todos, o openelec corre muito bem porque roda apenas o kodi sem nenhuma outra app em background, o que aumenta muito a performance

      1. Avatar de Miguel Esteves
        Miguel Esteves

        Acho que ele estava a perguntar por outra máquina sem ser o raspberry que corresse o Kodi.
        Mas em relação a outros SOs, eu também experimentei praticamente todos os que existem para o Raspberry com o Kodi, incluindo os que disseste, e fiquei-me pelo pipplware. O pipplware é mais lento um bocadito que o openelec a arrancar, o que deve ser normal porque dá para fazer muito mais coisas. Mas depois a mexer no Kodi não noto diferença nenhuma de rapidez.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Tb prefiro o pipplware. Uso por causa do remote desktop que da jeito para fazer algumas coisas quando estou no telemóvel.

  4. Avatar de Areias
    Areias

    Eh pá, inúmeras horas que eu “perdi” no jogo que está no screenshot (Snowbros). Muito bom!

  5. Avatar de tarzan
    tarzan

    isto “aguenta” videos em 4K?

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Tendo em conta que o “isto” é o raspberryPi e não o PiPplware e tendo em conta que há certos vídeos em FullHD (um filme com 15GB por exemplo) que eu no meu Pi2 não consigo reproduzir dria que não.. Mas tou só a supor.

      1. Avatar de tarzan
        tarzan

        sim… referia-me ao pi3 😉
        obg pelo feedback

      2. Avatar de tarzan
        tarzan

        já coloquei a questão nos comentários da notícia do pi3 😀

    2. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Tarzan: nop. O gpu não tem suporte para 4k por hardware eo cpu não vai lá por software. Para 4k tens que procurar box Android com chip por exemplo Amlogic S812 ou 905 ou equivalente Rockchip.

    3. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      A resolução máxima suportada pelo GPU do Raspberry é 1080p, portanto videos de resolução superior não vão funcionar em condições.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas
    Desde já peço desculpa se a pergunta for uma corrente, típica de novatos, mas realmente…sou um deles. Existe maneira de ter o netflix no raspberry pi3, ou pelo menos mirroing do iOS? Um abraço à comunidade.

  7. Avatar de Daniel Terra
    Daniel Terra

    Comprei ontem o PI 3! Hoje a noite já vai levar com o pipplware 5.1! 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de tarzan
      tarzan

      aproveitando a deixa… podes depois confirmar se o pi3 se aguenta com videos em 4K?
      obg

  8. Avatar de irlm
    irlm

    conhecem este S.O?
    http://dietpi.com/
    podem fazer análise, é excelente para trabalho, servidor.

  9. Avatar de Paulo Sobral
    Paulo Sobral

    Boas, uma duvida em relação ao GPIO, alguem sabe como posso saber se um IR sensor ligado ( 3.3 v + Ground + GPIO 18) ao mesmo está a trabalhar? é que não consigo por o telecomando a funcionar nem por nada deste mundo. RPI 2 com Openelec , o RPI 3 ainda não chegou 🙁 .

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Não estou ao corrente do OpenELEC mas para activar dispositivos infravermelhos no PiPplware e Raspbian, precisa de remover o # na seguinte do ficheiro /boot/config.txt de modo a ficar assim:

      # Uncomment this to enable the lirc-rpi module
      dtoverlay=lirc-rpi

      Depois, dependendo do comando que está a usar pode necessitar de um ficheiro de configuração para o lirc.

      1. Avatar de Paulo Sobral
        Paulo Sobral

        Desde já obrigado pelo esclarecimento. 1ª Etapa concluída, mas não me adiantei muito.

        Após usar o dmesg

        [ 3.859673] lirc_dev: IR Remote Control driver registered, major 245
        [ 3.871094] systemd[1]: systemd-modules-load.service: main process exited, co de=exited, status=1/FAILURE
        [ 3.890619] systemd[1]: Failed to start Load Kernel Modules.
        [ 3.898755] systemd[1]: Unit systemd-modules-load.service entered failed stat
        e.

        Daqui a pouco desisto de tentar usar o IR sensor e acho que mais vale comprar um USB FLIRC, para o controlo remoto 🙂

        1. Avatar de Paulo Sobral
          Paulo Sobral

          Mesmo a tentar programar tecla a tecla não tenho sorte.
          Estou a pensar que o sensor chegou DOA.
          a tentar usar o irrecord

          “Now enter the names for the buttons.

          Please enter the name for the next button (press to finish recording)
          KEY_VOLUMEDOWN

          Now hold down button “KEY_VOLUMEDOWN”.
          irrecord: no data for 10 secs, aborting
          The last button did not seem to generate any signal.
          Press RETURN to continue.

          USB FLIRC a caminho…

  10. Avatar de Martini
    Martini

    Boas pessoal!
    Devo instalar primeiro a versão 5.0 e correr o update ou dá para instalar já a 5.1 de raiz?
    Tenho osmc mas quero testar o Pipplware 😀 thanks!!

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Dá para instalar de raiz, tem o link de download do sistema no final do artigo.

      Para instruções de instalação, consulte o site do PiPplware:
      http://pipplware.pplware.pt/

  11. Avatar de Pedro Anselmo
    Pedro Anselmo

    Já experimentei na minha nova RPi 3 e funciona muito bem!
    Também experimentei na RPi 2 e funciona igualmente 5 *****!
    Parabéns ao Diogo Santos e todos os que participam neste projecto.

  12. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Boa noite, alguém me sabe informar se é possível ter o Pipplware 5.1 a correr num aparelho que não seja o Pi ( Laptops ou desktops ) ?

  13. Avatar de joao
    joao

    Dá para instalar iTunes neste sistema para rodar como home sharing ligado a um disco externo com alimentação?
    Obrigado

      1. Avatar de joao
        joao

        A minha ideia é usar o Pi para ser servidor da minha biblioteca do itunes que tenho no disco externo para ter acesso as series pela apple tv e assim libertar o mac dessa tarefa para não ser obrigado a ter o mac parado ligado ao disco que é de alimentação.

        Funcionaria tudo correto? Terá capacidade o pi? São à volta de 4 teras de séries em 720p.

        Era excelente funcionar para ter acesso em todos aos dispositivos a partilha domestica das séries e puder transportar o macbook para qualquer lado.

        Muito obrigado

  14. Avatar de Charles
    Charles

    Alguém me sabe explicar como desinstalar o retropi?
    Obrigado por este excelente trabalho.

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Dá para remover o RetroPie mas irá tb remover o Emulation Station, pelo que não é recomendado fazer isso.

      No entanto, se fizer mesmo questão de remover o RetroPie, existe agora uma nova opção para o fazer no RetroPie Configuration. Duas questões importantes antes de o fazer:

      -Deve primeiro definir o arranque no Boot Menu para o XFCE ou o Kodi, qualquer uma excepto as duas primeiras, uma vez que o ES vai ser removido.
      -No processo de desinstalação deve responder “Não” à ultima pergunta.

  15. Avatar de Joao
    Joao

    Na wiki diz que o vnc vem por definição desligado para poupar recursos no sistema, mas vejo sempre um processo “xvnc” aberto, alguém me diz para que ele serve??

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      O VNC (tanto o normal como o dispmanx-vnc) vem sempre desactivado por omissão no PiPplware. O único serviço de ambiente de trabalho remoto que vem activo é o XRDP, o consumo de recursos que o processo usa é mínimo, mesmo no Raspberry Pi 1, isto se não estiver ligado ao ambiente de trabalho remoto claro.
      No entanto pode desactiva-lo assim como outros serviços em Enable / Disable Services. Tenha cuidado a desactivar serviços, uma vez que a maioria são necessários para o bom funcionamento do sistema.

      Encontrará mais informação sobre isto no website do PiPplware.

  16. Avatar de Tiago Aguiar
    Tiago Aguiar

    Boa tarde,
    Alguém me consegue explicar como configuro a pen wireless ?

  17. Avatar de joao
    joao

    Eu atualizei o pipware mas o kodi ainda continua no 15.2 tentei atualizar denovo mas ele tranca, alguem sabe o que pode ser?
    acho que vou ter que fazer uma atualização limpa.

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Só dá para actualizar para o 5.1 a partir do 5.0. Versões anteriores á 5.0 não dão para actualizar para esta.

  18. Avatar de Sousa
    Sousa

    Boas,

    Não estou a conseguir fazer download, existe outro link?

    Obrigado!

  19. Avatar de Jesus
    Jesus

    Boa Noite!

    Instalei recentemente a versao 5.1, num cartão novo e agora não consigo instalar nenhuns addons.. Dá-me sempre “Não foi possivel estabelecer ligacao ao repositorio”

    Alguém sabe o que poderá ser?

    Obrigado!

  20. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boa tarde,
    Alguém me sabe dizer se é possível instalar o Porteus Kiosk “http://porteus-kiosk.org/” no raspberry pi 3?
    É que não consegui instalá-lo! Será por ser arm ?
    Cumprimentos,
    Pedro Peixoto

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Boa noite
      Exacto, não existe versão para o Raspberry Pi. Experimente o modo Kiosk do PiPplware. Qualquer duvida, use o forum.
      Cumprimentos

      1. Avatar de Pedro Peixoto
        Pedro Peixoto

        Boa tarde,
        Desde já obrigado pela resposta
        Já agora gostava de saber se é possível editar algumas definições no Kiosk do PiPplware? Home page , desativar o click do lado direito do rato, e restringir todas as páginas da internet excepto uma ou duas desejadas.
        Cumprimentos

        1. Avatar de Diogo Santos
          Diogo Santos

          O mais fácil é usar apps da Chrome Web Store.
          Existem apps para configurar modos Kiosk e apps para bloquear ou permitir apenas determinados sites.

  21. Avatar de lulunas
    lulunas

    Not good download speed
    How to download there anything else?

  22. Avatar de Marcio Andre Carvalho Paulino
    Marcio Andre Carvalho Paulino

    Boa tarde, estava a tentar conectar o meu pi3 por wifi só que nao aparece a minha rede só aparece algumas.. o que fazer? obrigado

    1. Avatar de Marcio Andre Carvalho Paulino
      Marcio Andre Carvalho Paulino

      Tenho um router da Zon, mas na pesquisa das redes aparece me uns 3 da zon mas o meu nada

      1. Avatar de Diogo Santos
        Diogo Santos

        Pode ser de a sua rede estar num canal superior ao 11.
        Ir a Raspberry Configuration -> Internationalisation Options -> Change Wi-Fi Country e selecione Portugal.
        Depois vá novamente á configuração de rede que já deve aparecer.

        1. Avatar de Marcio Andre Carvalho Paulino
          Marcio Andre Carvalho Paulino

          Ja fiz isso e continua sem aparecer..

        2. Avatar de Marcio Andre Carvalho Paulino
          Marcio Andre Carvalho Paulino

          Ja fiz isso e continua sem aparecer a minha rede estranho

          1. Avatar de Diogo Santos
            Diogo Santos

            Pode ser necessário fazer actualizar no Wifi Manager ou no XFCE para a sua rede aparecer.
            Verifique se não há nenhum problema com a sua rede. Se aparecem outras redes menos a sua geralmente é indicador disso. Veja tb se não está muito longe do router, o WiFi do Pi 3 não tem muito alcance.

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu tenho um Raspberry 2. Cartão Kingston 16GB classe 10.

    O PiPplware 5.1 com Kodi 16.1 exige mais do Hardware, ou seja é mais pesado?

    É que eu venho de Pipplware 4.0, Kodi 14.2 e depois de testar a nova versão achei tudo mais lento no Kodi, a “rodinha” do processamento no Kodi…a mudar de menus…é tudo mais lento…e isto com o mesmo cartão e formatado.

    Além disso, nos “streams” de alguns videos de addons tipo SALTS, o som fica desfasado do video…e não é problema da fonte pois funcionam bem no Kodi 14.2, já para não falar que utilizando a saída de som analógica, a barra do som tem que estar no máximo para se ouvir alguma coisa.

    É problema desta versões, são mais exigentes, ou tenho que fazer correcções?

    É que tentei todo entusiasmado actualizar-me e afinal voltei ao anterior pois esse funciona quase perfeito.

    Só começou a dar problemas num addon Sportsdevil, bloqueando especialmente num canal 5 do XoneTV, quando fizeram recentemente actualização e que funciona bem em Windows, mas bloqueia no Raspberry Pi 2 . Pensei que o problema estivesse na versão antiga do Kodi que utilizava, mas no PiPplware 5.1 com Kodi 16.1 é quase igual…bloqueia ou fica tem freezes de 5 em 5 segundos, mas funciona bem no Windows, logo o problema estará no Raspberry/Pippware/Kodi 16.1 ou configurações que terei de fazer.

    Qualquer ajuda será bem vinda.

    Obrigado

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      A performance julgo que é igual ou até melhor na ultima versão do PiPplware.

      Quanto ao som nunca tive problemas de som desfasado, tanto em videos locais, na rede ou addons. Sei que houve umas mudanças ao nível do som da saída analógica no Raspbian para ter melhor qualidade, o que já confirmei, mas não verifiquei nenhum problema. Experimente colocar essa questão nos forums do Raspbian, porque eu não estou muito a par disso, muito raramente uso a saída analógica incluída, mas já vi lá a falarem lá sobre isso. Se estiver a usar uma placa de som extra, abra o alsamixer, que controla o som global e coloque o som mais alto.

      Actualizar o PiPplware. existe um update, 5.1.1, pode resolver isso.

      Mas no geral, penso que deve ter alterado alguma definição, ou seja não terá a configuração do Kodi como vem por defeito. Por exemplo, esse canal que postou experimentei aqui e funciona sem problemas. Verifique por exemplo que tem aceleração por hardware activada, não é recomendado desactivar.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Obrigado Diogo pela atenção.

        Realmente eu não mexi em nada. Foi uma instalação limpinha do Pipplware 5.1 e fiz automaticamente o Update na Emulation Station para a versão 5.1.1. Não mexi em nada no Kodi. E ficava com algumas videos do addon relatados acima com som desfasado e quando ao XoneTV , parece que mudaram de canal, colocaram a Sporting tv em vez da Sporttv5, mas às vezes funcionava e outras vez aos soluços, com freezes com disse em cima de 5 em 5 segundos, quando ao mesmo tempo no PC não tinha esses problemas. E também não era problema da ligação net, do wifi , etc pois liguei por cabo de rede e era igual.

        Ainda agora, com Pipplware 4.0 e Kodi 14.2 , enquanto ontem entrei no tal canal do XoneTV e pareceu que estava a dar bem bem, hoje entrei no canal e bloqueou automaticamente. Ficou com a imagem congelada e só desligando da ficha o Raspberry, como tinha ficado sempre nos últimos tempos e que me levou a experimentar o versão mais recente do Pipplware.

        No log do Kodi, tem lá este ocorrência:
        20:22:56 T:1462760464 WARNING: CRenderManager::WaitForBuffer – timeout waiting for buffer
        20:25:51 T:1827664912 WARNING: Previous line repeats 47 times.

        Será este o problema dos bloqueios?

        Quanto ao som baixo via analógico, eu utilizo porque tenho-o ligado a um monitor, mas é um mal menor.

        Será também um problema do cartão? Já por isso já mandei vir outro para dissipar dúvidas, mas duvido que seja daqui.

        E tinha a aceleração do Hardware activada. Mas os problemas eram os mesmos.

        Não sei mais o que fazer. Sinceramente até penso que será do Kodi 16.1.

        Curiosamente, experimentei no PC Windows com o Kodi 14.2 e 16.1 enquanto no 14.2 o tal canal 5 do XoneTV arranca e prossegue fluido, no Kodi 16.1 há um tal congelamento inicial e depois vai aos soluços…até pode estabilizar, mas penso que é neste momento que no Raspberry congela …talvez esteve aqui o problema…

  24. Avatar de Pedro
    Pedro

    “Verifique por exemplo que tem aceleração por hardware activada, não é recomendado desactivar.”

    Olha, por acaso mantive “acelerado por hardware”, mas desactivei Permitir aceleração por Hardware(OMXPlayer), mantendo a MMAL e agora os streams já correm sem parar…o problema é que o som ficou uma desgraça…

    Ou seja, o problema está aqui…na aceleração por hardware e o OMXPlayer…deve ser bug ou o meu raspberry deu o berro…

  25. Avatar de rukako
    rukako

    Qual é o nome do jogo dos bonecos de neve que esta no artigo?

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Snow Bros 😉

  26. Avatar de Ricardo Escobar
    Ricardo Escobar

    Alguêm me pode dizer que versão do kodi vem na rpi3? Estou com dificuldades em instalar uma lista IPTV a nível de logos e EPG. Está tudo feito corretamente simplesmente dizem-me que o problema se prende com a versão do kodi que tem que ser a 16.1 Jarvis. Qual é a que a rpi3 traz de origem?
    Tutorial de update do KOdi para iniciantes de Linux será que se consegue?Não sei que verão tenho…. Tenho os canais tudo a correr ok e faltam os logos e o funcionamento de EPG (guia) 🙁

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      A versão do Kodi no PiPplware 5.1, tal como indicado em cima é a 16.0. No entanto está disponível nos repositórios a actualização para a ultima versão estável do Kodi, a 16.1. Para actualizar basta seguir a parte final deste artigo.
      Para mais informações é favor consultar a página oficial da distribuição:
      http://pipplware.pplware.pt/

      1. Avatar de Ricardo Escobar
        Ricardo Escobar

        Obrigado acabei de fazer o update. Daqui tudo certo. Os problemas com a lista IPTV que adquiri é que continuam. OS canais funcionam, os logos dos canais e o epg não funciona

      2. Avatar de Ricardo Escobar
        Ricardo Escobar

        Novamente em contato 🙂 Hoje confirmei a versão Kodi que tenho na rpi3 e com o update está na 16.1 necessária. Repeti o processo de configuração IPTV no telemóvel e no tablet e com a mesma lista paga e versão kodi e ficam os canais o EPG e os logos funcionais. Na Raspberry onde realmente interessava apenas funcionam os canais… nada de EPG nem Logos Qual o motivo para isto suceder? Soluções?

  27. Avatar de Diogo Santos
    Diogo Santos

    O mais provável é não estar a configurar correctamente no Raspberry. Tem de ter a certeza que insere os links ou os caminhos no Raspberry correctamente, tanto para os logos como o EPG. Só com o log do kodi, é que se pode ver se realmente existe um problema e qual. Ou então contactar o autor do serviço para suporte.

  28. Avatar de Evandro
    Evandro

    Boa tarde Pedro, tenho RPi3 com Openelec, este PiPLWARE é melhor? Estou a fazer o dowload.

  29. Avatar de André Reis
    André Reis

    boa tarde, sabem se é possivel instalar o plugin Pipelight neste sistema? é que preciso para conseguir ver tv MEO Go via web

  30. Avatar de Iarly Medeiros De Sousa
    Iarly Medeiros De Sousa

    Olá, o portal é perfeito!!!
    Sou muito fã de vocês!
    Tenho a primeira versão do RaspBerry Pi. Gostaria de saber se o Pipplware 5.1 funciona perfeitamente nele, ou é necessário uma versão anterior do OS? Tem como instalar e deixar ele funcionando com servidor media plex?

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Sim funciona, é a versão recomendada. Não sei é se será muito boa ideia instalares o Plex no RPi 1, mas experimenta:
      https://www.element14.com/community/community/raspberry-pi/blog/2016/03/03/raspberry-pi-2-plex-media-server