Chegou o Wine 4.0: Corra aplicações Windows no Linux ou macOS

69 Comentários

Certamente que já lhe aconteceu estar numa distribuição Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação, mas essa não se encontra disponível para o seu sistema. Num caso desses a ferramenta Wine pode ser a solução!

Hoje vamos conhecer as novidades da versão 4.0.


Wine é um projeto que permite executar em ambientes Linux, no macOS, BSD e similares software especificamente concebido para o Microsoft Windows.

Esta ferramenta funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que disponibiliza uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico.

Após quase um ano do lançamento da versão 3.0, foi agora lançada a versão 4.0 do Wine.

Melhorias e novidades do Wine 4.0

  • Suporte Vulkan;
  • Suporte base para o Direct3D 12
  • Melhor suporte para comandos;
  • Suporte para High-DPI no Android;
  • Multi-Threaded Command Stream ativado por omissão;
  • Suporte para texturas 2D e 3D usando o S3TC-compressed;
  • Mais funcionalidades implementadas para o Direct3D 10 e 11.

Se são utilizadores do Linux ou do macOS e querem ter aplicações Windows a correr de forma direta e sem qualquer emulação, então o Wine é a solução que procuram. Nem sempre é simples de usar, mas no geral cumpre com o que promete.

Wine 4.0

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucas
    Lucas

    Enquanto o Linux depender de camada de compatibilidade para rodar jogos nunca vai ser levado a sério pelo público gamer.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Agradece à Nvidia e AMD.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Nvidia e AMD não fazem os jogos.
        Já agora a culpa também é da Intel/AMD

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Metade dos jogos da Steam já correm sem problemas… acho que esse número é suficiente para uma vida inteira.

    3. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      vale o que vale…
      os sistemas Linux nao sao o deserto dos gamers. nao da para jogar tudo nativamente mas tens muitos e bons jogos ja disponiveis, basta fazer uma pequena pesquisa.

    4. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      steam tem proton beta para ser activado e corre os jogos sem wine á vontade:
      https://www.forbes.com/sites/jasonevangelho/2019/01/23/steam-for-linux-now-lets-you-play-windows-games-from-other-stores/ até a forbes já fala de linux!!!

    5. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Como se isso fosse causado, de fato, pelo Linux e não pelos desenvolvedores.

    6. Avatar de Luis
      Luis

      Linux é SO pra brincar de ser Windows

      1. Avatar de Marcio Kleber Machado Torres
        Marcio Kleber Machado Torres

        KKKKKK, fala sério…. Os usuários Linux utilizam o OS para algo mais produtivo como por exemplo desenvolvimento!

        1. Avatar de Luis
          Luis

          No Windows você pode fazer tudo,
          No Linux você pode fazer algumas coisas,
          E então, quem é o mais completo?

          1. Avatar de ADILSON BAPTISTA MOREIRA
            ADILSON BAPTISTA MOREIRA

            Enquanto isso o Linux é de graça e não chove vírus igual windows, inclusive o sistema operacional mais usado são baseados no Linux, até a Nasa usa já no seu caso única coisa que faz a vida toda é jogar ahhhhh PS3 e PS4 também usa Linux rsrs

        2. Avatar de Telmo
          Telmo

          Errado o ps4 e ps4 roda o orbis os derivado do freebsd
          Se vocês imaginam que jogar no Linux já é problemático agora imaginem jogar no freebsd e nos seus derivados

    7. Avatar de Anderson Silva
      Anderson Silva

      Se rodar a suíte Adobe todo mundo abandona o windows rs

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Se Linux é treta com jogos, imagine então os aficionados pelo BSD que nem Steam existe para o mesmo.
    É de cair a cadeira de tanto rir.

    1. Avatar de Devsys
      Devsys

      Agora imagina os aficionados do Windows a fazerem Revolt todos os dias porque senão o Windows come todos os recursos em 2 a 3 dias.
      Imagina lá aquela ridícula prática para utilizadores Windows, de ano sim ano sim andar a desinstalar tudo e a voltar a instalar, é realmente de cair da cadeira de tanto rir.
      E quando um tipo está com pressa para fazer qualquer coisa, liga o computador e ele fica ali carradas de tempo a mastigar as actualizações que entretanto fez na noite anterior? Nessa altura um gajo até se mija a rir, depois quando paramos de rir, ficamos com remorsos na consciência e tentamos ajudar, dizemos, epa da próxima.vez que apagar esta essa porcaria, eu trago uma pen com BSD e já não passas por essas tristezas.

      1. Avatar de Devsys
        Devsys

        Revolt = reboot

      2. Avatar de FugaparaVigo
        FugaparaVigo

        Isso depende muito do user… basta fazer manutenção e não existe necessidade de limpar o disco todos os anos. E se tiver de fazer um reboot, demora menos de 15 segundos para estar a correr novamente. Basta ter um SSD. E se precisares de usar o computador não fazes updates nesse momento… deixas a fazer quando fores dormir. Todos os sistemas têm pontos fortes e fracos, sendo que o problema geral do Linux é a forma como se tem de estar sempre a meter código para fazer funções simples noutros sistemas tipo Windows. Existe uma razão para ser o mais usado.

        1. Avatar de Devsys
          Devsys

          Para um SO “amigavel”, tu usas muitas vezes a palavra basta para justificar os problemas.
          Basta fazer manutenção, não sei bem qual manutenção falas, isto não é um carro.
          Basta ter um SSD para um reboot demorar 15 segundos (so nos teus sonhos), quando há carradas de pessoas que não têm um SSD, e este basta é so para justificar que não consegues ter o teu computador com windows mais de 2 a 3 dias ligados, e isto não tem a ver com teres ou não um SSD. E se achas rápido teres um SSD com Windows, então em Linux ou BSD tens um orgasmo cibernético. Já agora, fica aqui o meu uptime: 10:24:19 up 75 days 23:01, o teu é qual?
          Se precisar de usar o computador não faço updates? Deixo a fazer quando for dormir? Um utilizador comum (o publico alvo do SO windows) quer usar o computador quando precisa, nao anda com essas tretas de deixar a actualizar quando for dormir.
          E mesmo assim, deixa a actualizar quando for dormir, quando volta a ligar o computador espera tempos e tempos que acabe a instalação das actualizações, e quando não acontecem reboots automáticos, e já estou a partir do pressuposto que o utilizador consegue programar o computador se desligar quando acabam as actualizações. Portanto, para SO “user friendly” está muito mau, não achas?
          Linux e meter codigo? Estas a falar do que? Tudo o que fazes “não tão” facilmente no windows fazes no linux. Espera, estas a falar daquela coisa chamada scripts que permitem automatizar muitas tarefas? Aquilo que a microsoft tentou copiar com a PowerShell? Isso? Sim, é muito melhor, mas nem tem comparação possível.
          Claro que existe uma razão para ser mais usado, mas essa razão já foi realmente importante, quando usar Linux era obrigatorio usar a linha de comandos, hoje em dia, essa razão não existe.
          As outras razões são, agarrados dos jogos (cada vez menos, com soluções ja referidas). Agarrados do office, sendo que há alternativas que cobrem a totalidade dos requisitos de praticamente todos os utilizadores, com standards abertos, mas a Microsoft obviamente dificulta ao máximo a compatibilidade para assim parecer que a concorrência não presta.
          E há também a razão chamada monopólio, que a Microsoft faz, forçando/comprando as marcas de componentes a desenvolverem só para plataforma Windows, vai dai que compras um portátil e os drivers para todas as funcionalidades (botões e outras tretas), a marca só disponibiliza drivers para Windows. Achas mesmo que não sabem fazer drivers para linux?
          Portanto, sim, tens razão, o Windows é maravilhoso, pena é que funciona de forma aceitável.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Não sei computadores andas a utilizer, mas dizer que não se aguenta mais de 2 dias é uma grande mentira. A minha máquina tem up time de 17 dias (basicamente desde que voltei de férias), for a isso é raro desligar a maquina .

            Foi formatado faz 1 ano mas foi para fazer o upgrade de Windows 7 para windows 10 for a isso foram quase 3 anos a trabalhar sem problemas.
            Isto numa máquina utilizada todo o dia para trabalho.

          2. Avatar de Devsys
            Devsys

            Epa, uso um portátil aqui em casa, que não é meu. é de uma pessoa chamada “típico utilizador”, sem conhecimentos de informática. Corre o Win10 e é horrível.
            Tudo o que referi em cima foi experiência com este portátil, que tem 1 ano apenas, portanto.
            E não, não há problema algum de hardware, os drivers funcionam relativamente bem, é mesmo a experiência que falei acima, é o mundo windows.
            Como não é meu, e como me disseram que querem ter o Win10, por mim tudo bem.

          3. Avatar de Cortano
            Cortano

            Eh lá, tanta asneira junta!!!

          4. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Já tive na mão uma máquina com Linux que bloqueou e teve que ser reiniciado. Posso concluir que Linux é instável

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Até diria que está algo errado com essa teoria, mas depois lembrei-me que utilizador de BSD/LINUX só utiliza Pentium 4 ou anterior

        1. Avatar de Samuel
          Samuel

          Pentium 4 só se fores tu eu estou a usar AMD A4 Quad Core que é igual a um intel 7 quad core

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            AMD A4 Quad Core igual a um intel 7 quad core?

            AMD A4 é um pouco mais rápido quem Atom. Nem a um i3 chega quanto mais um i7

        2. Avatar de JCFB
          JCFB

          lol.
          uso bastante linux no meu xeon e5540 e em maquinas virtuais no meu r5 2600. Só se fores tu que tens um pentium 4.

      4. Avatar de Luis
        Luis

        O que importa é se tem games.
        Windows ganha, goste vice ou não 😉

    2. Avatar de cenas
      cenas

      Diz antes: As produtoras de jogos não fazem jogos para Linux porque não há retorno do investimento.
      Não é culpa do Linux.

    3. Avatar de JOAO VITOR COUTINHO BITENCOURT
      JOAO VITOR COUTINHO BITENCOURT

      O BSD tem compatibilidade binária com o linux, portanto é possível rodar aplicações de linux no sistema operacional

  3. Avatar de archman
    archman

    FugaparaVigo “sendo que o problema geral do Linux é a forma como se tem de estar sempre a meter código para fazer funções simples noutros sistemas tipo Windows”
    a minha mãe usa o mint e nunca meteu e nem sabe o que é código….

    1. Avatar de FugaparaVigo
      FugaparaVigo

      É obvio que para navegar na net e fazer uns jogos no Facebook não é necessário muito conhecimento.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        @FugaparaVigo, então já temos 90% dos usuários satisfeitos. Vamos abaixar para 70 porque alguns vão precisar de abrir um documento para ler em doc ou pdf, sem nenhuma necessidade de edição. Uma enorme parcela de usuários atendida sem código!

      2. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        Não entendi o seu ponto.
        Para aplicações comuns não é necessário nenhum conhecimento técnico adicional nas distros mais populares do Linux, em relação ao que seria necessário no Windows.
        Para aplicações mais especializadas também é necessário algum conhecimento técnico adicional no Windows, assim como é no Linux.
        Estás referindo-se a utilizadores comuns, sem nenhum conhecimento técnico, ou a utilizadores de aplicações avançadas, que pressupõe algum conhecimento técnico adicional?

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          @Ruy Acquaviva estava me referindo ao usuário comum, que se satisfaz com o Linux sem a necessidade de fazer qualquer ajuste, apenas a configuração padrão atende as necessidades da maioria.

          1. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            Pedro, referia-me ao comentário do “FugaparaVigo” quando ele disse:
            “É obvio que para navegar na net e fazer uns jogos no Facebook não é necessário muito conhecimento.”
            Parece que ele acha que a facilidade de uso do Mint, citada pelo archman, seria apenas para as aplicações mais simples como “navegar na net e fazer uns jogos no Facebook”, o que não é correto. Em meu comentário apenas observei que a citada facilidade de uso não tem como foco utilizadores de aplicações mais complexas.
            E aproveito para lembrar que apesar disso, o Mint é sim um sistema muito amigável mesmo para os utilizadores mais avançados.

  4. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Vinte anos a utilizar sistemas GNU/Linux .

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Que triste, masoquismo precisa de tratamento.

      1. Avatar de Pedro Rodrigues
        Pedro Rodrigues

        Tanto masoquismo que o Microgaites ja vai ter um Windows Core opensource.. Aiii aiii lesmas da sociedade. Mal sabem que 90% dos serviços usados em IT correm em cima de plataformas Unix/Linux.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Fala isso mas nunca usou Windows 10 LTSB. Ainda acha que Windows é o mesmo de 10 anos atrás.

          Agora conte-me o que farão quando o Android for jogado de lado pela Google trocado pelo Fuchsia.

          Me falem das TVs e sistemas que usam Linux mas contém firmware proprietário incluso impossibilitando modificações do usuário. Ex. Smart TVs

          Conte-me mais do fracasso do Linux no desktop

          Conte-me mais dos usuários que compram portáteis com Linux apenas pelo barateamento de custo para instalarem o Windows.

      2. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        Concordo contigo, caro Luis. Você está precisando mesmo de tratamento.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Quem usa Linux que precisa, pois prefere sofrer com a limitação de programas do que aceitar que o Windows tem tudo.

          Vivem presos nesse mundo meio-comunista de open source. Ai “tudo grátis”

          Tao utópico quanto o anarcocapitalismo.

          Continuarão em 2% no desktop forever.

          1. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            Além de um tratamento urgente para essa paranóia aguda, você está precisando de algum conhecimento, já que não tem nenhum.
            Software Livre é “comunista”???!!! É muita ignorância e vontade de passar ridículo.
            Então a IBM, que recentemente comprou a Red Hat por 34 mil milhões de dólares é comunista? Só uma louco alucinado, totalmente sem noção da realidade pode afirmar uma asneira dessas. O que você está dizendo é simplesmente RIDÍCULO.

          2. Avatar de João Vitor de Paiva
            João Vitor de Paiva

            Open source não significa ser de graça meu abiguinho

            https://opensource.com/article/17/11/open-source-or-free-software

          3. Avatar de Luis
            Luis

            Alex, adorei a imagem! Salvando aqui.

            Não existe nada mais utópico que a ideia do software livre.

            Talvez algo ainda mais utópico seja o anarquismo.

          4. Avatar de Luis
            Luis

            Não significa “ser de graça” na essência, mas se você notar, a maioria das coisas open-sorce são de graça, pois mesmo sendo pagas, por serem de código aberto, eu posso pegar o código e se tiver conhecimento recriar o app da pessoa que escolheu cobrar por ele e distribuir de forma ilícita como um fork.
            E cá entre nós, sempre que há propostas de fazer coisas “pagas” o primeiro a reclamar é os usuários de Linux que tem um ar meio comunista/anarquista de raiz.
            Não todos, mas o engraçado é que maior parte deles só fazem sugar conhecimento alheio, aka “vampires” e não fazem sequer uma doação, ajudam na tradução ou compartilham de conhecimento, ficam apenas a sugar e reclamar de 4.

            Só como exemplo, posto aqui a quantidade de reclamação quando o eOS colocou como OPCIONAL (imaginem se fosse obrigatório) apps pagos na loja deles. Você podia simplesmente adicionar 0 e baixar de graça, mas quanto de vocês pagariam por algo open source? Poucos.

            O que mais vejo é usuários de Linux falando mal do Windows e dizendo que só usa “Linux” porque é de “graça”, ou seja, não tem licenças.

      3. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Mas ainda me lembro do windows 3.11 .

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    Finalmente agora é só esperar que o projecto Proton da Steam actualize para o wine 4 para poder rodar todos os jogos da steam que apesar de já ter umas lista de grande de jogos novos do windows ainda existe um ou outro que gosto que não funcionava por causa do Direct3D 12.

  6. Avatar de ruijmartins@hotmail.com
    ruijmartins@hotmail.com

    Bom dia…alguém sabe se wine, lê dispositivos USB? Obrigado

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      O Wine não lê porque não tem necessiade de ler. Ele funciona como um intermediário que converte as chamadas que os jogos fazem às APIs existentes no Windows para outras equivalentes existentes no Linux (como por exemplo DirectX para Vulkan ou OpenGL) . A parte de leitura de dispositivos USB é feita pelo Sistema Operativo, e sim, funciona.

  7. Avatar de Emanuel Vitorinbo
    Emanuel Vitorinbo

    ” (semelhante a um emulador) ”

    Ai que alguém na equipa do Wine está a ter um ataque

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Wine é funciona como um emulador mesmo, um tradutor ou como dizem “uma camada de compatibilidade” mas é melhor chamar de emulador já que o zé-povão é ignorante em demasiado pra saberem a diferença.

  8. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Prefiro usar somente o sistema operativo mac os, o linux deixo para quem tem windows.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      MacOS é baseado em Unix , q por sua vez deu origem ao quê? ao Linux…
      e com esta me vou…

  9. Avatar de Guilherme Guilherme
    Guilherme Guilherme

    Isto è bom sim mas para o público gamer dificílmente o Windows vai ser deixado.

  10. Avatar de Pedro Lucas
    Pedro Lucas

    Esta garra da juventude é engraçada. Ainda me lembro das discussões Spectrum vs C64, Amiga vs ST, Windows vs OS/2, Windows vs Macintosh… e esta do Windows vs Linux já dura há 20 anos ainda antes de nascerem, vâo ler ao arquivo.pt. Nenhum é melhor que o outro, são diferentes, até na gratuitidade ‘legal’. Aconselho sim a usarem uma máquina virtual de Linux (Virtualbox por exemplo) para quem usa Windows se familiarizar, e vice-versa, que funciona melhor que o Wine.

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Eu tinha chegado à conclusão (óbvia) de que essas tretas sobre tecnologia são ridículas já na época da briga entre fanboys de MSX e Apple II, 32 anos atrás. A maioria da molecada que se desgasta inutilmente nessa briguinha de fanboys de Windows e Linux nem tinha nascido.
      O que me espanta é a qualidade dos argumentos não ter melhorado nem um pouquinho mesmo após tanto tempo.
      Com relação ao Wine, ele é uma alternativa em situações extremamente específicas e raras, sendo apenas mais uma alternativa a disposição dos utilizadores.

  11. Avatar de gramatron
    gramatron

    Adoros os comentários….. Obrigado por facultarem uma leitura interessante todos dias.. obrig PeopleWare

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Realmente é verdade. A paixão com que o pessoal escreve as coisas é tal tal forma tão abismal que se déssemos enxadas a estes gajos/as e os mandássemos cavar terra fugiam todos. Em vez disso matam-se por causa de programas/sistemas operativos, etc…

      Só falta mesmo é o Pplware colocar aa possibilidade de darmos uns “Likes” aos comentários proferidos aqui neste blogue… :mrgreen:

      1. Avatar de Luís
        Luís

        e já agora de podermos editar comentários tb

      2. Avatar de Vítor M.

        Os likes que podes dar é comentar com boa qualidade para que quem lê os comentários, goste de participar. Até porque há muita gente a participar com muita qualidade. Claro, a sociedade tem pessoas com muitas opiniões e há opiniões para todos os gostos. Nota-se que as pessoas gostam de comentar, de dar o seu contributo. Nos último meses de 2018 os comentários cresceram 12% face ao período anterior. Este mês a tendência está acima desse valor, o que realmente diz muito deste espaço.

        Editar, dar likes e outras coisas, acaba por desvirtuar, digo eu, o conceito, que se mostra produtivo e eficaz.

        Boa semana.

        1. Avatar de ElectroescadaS
          ElectroescadaS

          Pessoalmente falando gosto bastante dos vossos tópicos e do blogue em geral. Também gostava bastante dos vossos grupos numa “certa” rede social mas que “curei-me” mas confesso que deixou algumas saudades (participar claro). Não querem experimentar a MeWe Pplware?

          Quanto à “qualidade” que o @Vitor M. refere bem, não querendo ser do contra (que aliás é a minha especialidade) muitos dos comentários que por cá leio deveriam ser passados a pente fino antes de serem publicados (mesmo correndo o risco dos meus próprios comentários serem passados pela “censura”) e assim evitava-se algumas “escaramuças” linguísticas…

          1. Avatar de Vítor M.

            Tirando um ou outro bipolar, que têm 4 ou 5 niks, o resto dos comentadores trazem valor acrescentado. Os outros… divertem a malta.

            Agora, há temas muito interessantes de seguir nos comentários, depois há outros que é a máquina a a moderar, porque não há pachorra.

  12. Avatar de David
    David

    off-topic: Boas. Tenho um computador com 2 discos (SSD e HDD). Tenho windows10 no SSD e corro o linux ubunto pelo virtual box(instalado no HDD). Será mais vantajoso instalar o ubunto em dual-boot no HDD?

    1. Avatar de ademirt
      ademirt

      Tbm tenho um SSD e um HDD.

      No SSD com 240Gb particionei => 200 Gigas Windows 10 (isso tudo pois Windows devora muito espaço, e apenas 40 Gigas para Linux apenas a base do sistema (raiz “/”).

      No HDD, com 500Gb, particionei => 300 gigas Windows (só uso para games, mais nada), e 200 Gigas para o linux onde mantem o “/home” e o “swapfile”.

  13. Avatar de edilson
    edilson

    Muito se fala do Word no Windows como vantagem, quando mais de 80% ou 90 % não sabe usar o Word aleḿ do basico, o mesmo que qualquer editor de texto faz.

  14. Avatar de Silvio
    Silvio

    Eu uso os dois sistemas operativo
    Depende donde quero tirar o melhor partido, se for no EndPoint User ou na Computação de Dados do lado do Servidor.
    User-Friendly Windows
    User-Power Linux