Chegou o Tails 3.0 – A distro Linux para se esconder na Internet

16 Comentários

O Tails (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian, cujo principal objetivo é garantir o anonimato do utilizador, sem deixar rasto, enquanto este navega na Internet. Esta distribuição traz já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenger, entre outros.

Vamos conhecer as novidades do Tails 3.0.


O Tails traz consigo várias aplicações para a Internet, que vêm já pré-configuradas com um conjunto de parâmetros, que assentam na rede TOR e em criptografia PGP, que garantem o anonimato dos utilizadores enquanto estes navegam na Internet.

O Tails está disponível em versão Live CD/DVD/USB, permitindo assim que possa ser usada sem a necessidade de ser instalada num dispositivo de armazenamento persistente (ex. Disco rígido).

Esta nova versão é baseada no Debian 9 “Stretch” e a interface GNOME Shell sofreram várias melhorias. Segundo o comunicado, esta versão apenas funciona em máquinas com arquitetura de 64 bits.

Destaque ainda para o Tor Browser 7.0 que, como já referimos, é baseado no Firefox 52 ESR que já vem com suporte para multi-processo, tornando-o assim mais parecido com o Chrome, e também sandbox de conteúdos.

Tails 3.0 works on 64-bit computers only and not on 32-bit computers anymore. Dropping hardware support, even for a small portion of our user base, is always a hard decision to make but being 64-bit only has important security and reliability benefits. For example, to protect against some types of security exploits, support for the NX bit is compulsory and most binaries are hardened with PIE which allows ASLR. Update Tor Browser to 7.0 (based on Firefox 52 ESR) which is multi-process and paves the way to content sandboxing. This should make it harder to exploit security vulnerabilities in the browser

Esta versão vem ainda com um novo Welcome Screen batizado de Tails Greeter. Através do Welcome Scree é possível escolher o idioma, layout do teclado, entre outras configurações. Saiba tudo aqui.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Alexander
  1. Avatar de 111111a
    111111a

    tirando as aplicações que qualquer um pode instalar, que é que istro traz de especial?

  2. Avatar de sakura
    sakura

    “”esconder na Internet””…. LOL.
    mos dias de hoje….. tinha que começar com uma bios para a maquina…
    ou old HW, sem ID, usar redes publicas sem Webcams, ou ir viver para a china ou similar em PT……… é impossível e so procuro o meu pc…………..

    1. Avatar de paulo
      paulo

      Ja pensaste em ir por um OS em modo virtual? Utilizando por exemplo o VirtualBox.

      1. Avatar de Jorge Matias
        Jorge Matias

        Paulo, o MAC Adress da máquina vai ser sempre o mesmo, virtualização nunca é uma boa solução para se “esconder na internet”, e isso começa logo pelo Mac Adress da máquina

        1. Avatar de Gekko
          Gekko

          mac spoofing, não é perfeito mas ajuda

          1. Avatar de Alavar
            Alavar

            Mac address na rede pública? Outra nova!

      2. Avatar de Technomyname
        Technomyname

        Paulo e sobre o mac adress e isp?
        E backbone do isp e hardware ID?
        E os signature (hash) do sistema mesmo com vpn´s quem controla a dita no end of line ? e logs?
        Nat anyone?

  3. Avatar de nik0v
    nik0v

    Subgraph OS é outra distro baseada no Debian que promete , porque além de se focar nas comunicações encriptadas com a rede Tor , também usa um kernel hardened (GRsecurity) , apparmor e firejail firetools em todas as apps.
    https://subgraph.com/sgos/index.en.html

    1. Avatar de Technomyname
      Technomyname

      tor?!? ja fostes…

  4. Avatar de Helder
    Helder

    E possível instalar num PC com o windows 10?

    1. Avatar de nao interessa
      nao interessa

      sim , se nao quiser retirar o win 10 e so instalar um emulador virtual de imagens iso e rodas

  5. Avatar de Pirolito
    Pirolito

    O Tails ‘não se deixa instalar’.
    Ou seja só tem a opção “Live CD/DVD/USB” (uma ISO do Tails copiada para CD/DVD ou pen USB).
    Creio que permite a opção ‘Persistence’, gavando as alterações (da sessão) do S.O. no CD/DVD (RW, claro) ou na pen USB
    https://help.ubuntu.com/community/LiveCD/Persistence