Chegou o Pipplware 2.1 – A distro para o teu Raspberry PI

144 Comentários

Com milhares de instalações, o PiPplware é hoje uma das distribuições mais usadas, em Portugal, no Raspberry PI. Ainda não tem um Raspberry PI? Aproveite a nossa campanha, já temos pouquíssimos packs – ver aqui.

O PiPplware é a nova distribuição portuguesa para o Raspberry PI que foi criada pelo nosso leitor Diogo Santos e que nas últimas versões contou com a colaboração do nosso leitor brasileiro Luiz Victor Carvalho na parte dos emuladores. Depois do lançamento da versão 2.0, hoje o Pplware disponibiliza a versão 2.1.

pipplware_21

Esta distribuição tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de Linux para se poder usufruir das suas capacidades.

Com o Pipplware é possível realizar quase todas as tarefas possíveis com o Raspberry num único sistema operativo e assim tirar todo o potencial desta pequena máquina. Além disso é facilmente escalável e optimizável para diversos tipos de uso.

É nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando.

pipplware_21_00

Novidades Pipplware 2.1

Com a boa recepção da versão 2.0 por parte dos utilizadores, esta versão centra-se principalmente na correcção dos poucos bugs detectados e da actualização de software e alguns componentes de modo a criar uma maior estabilidade. A principal novidade será talvez a inclusão de um novo sistema de actualizações.

pipplware_21_01

Agora a partir de “Update System” no menu “Advanced” todo o sistema é actualizado automaticamente para novas versões. Deixa assim de ser necessário o uso do terminal para executarem updates manuais e actualizarem componentes como por exemplo os emuladores e a librtmp caso seja necessário.

Para além disso destaca-se também o suporte inicial ao Raspberry Pi Compute Module e a actualização do XBMC para a ultima versão estável 13.1 bem como todos os addons incluídos.

Changelog
  • Actualização para o XBMC Gotham 13.1
  • Actualização do kernel e firmware
  • Suporte inicial ao Raspberry Pi Compute Module
  • Actualização do RetroPie (emuladores)
  • lbrtmp actualizada
  • Novo sistema de actualização total do sistema através do “Update System”
  • Correcção de bugs e optimizações
Como actualizar a partir da versão 2.0:

Como já referimos esta será a ultima versão em que uma actualização manual do género será necessário. Para actualizarem é necessário acesso a um terminal, podendo ser, por exemplo, através de ssh ou directamente com um teclado ligado ao Raspberry:

  • Fazer o download do ficheiro de update em baixo e extrair/copiar o seu conteúdo para /home/pi. Podem fazer isto por exemplo através da rede do Windows.
  • Executar no terminal: chmod +x /home/pi/update.sh && /home/pi/./update.sh

Caso apareça uma pergunta num ecrã azul basta fazer “Enter”. O tempo que demora o update varia dependo da vossa ligação á internet. A actualização está completa quando o Raspberry reiniciar, poderão confirmar logo a seguir com a apresentação de “Pipplware 2.1”

Download: PiPplware 2.1 [853,5MB]
Download: Script para Update para a versão 2.1
Homepage: Pipplware

Comentários

144

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Bom trabalho pessoal!

    1. Avatar de Fernando Jorge
      Fernando Jorge

      Ligeiramente Off-Topic:
      É possível usar o Raspberry Pi, com algum periférico, e conseguir gravar o sinal de tv/box para ficheiro (AVI, MKV ou outros)?

  2. Avatar de azulandre
    azulandre

    Como fazer para actualizar com o script?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Faltava essa parte, obrigado pelo aviso. Actualizado.

  3. Avatar de Telmo
    Telmo

    Boa! noob question: saco o script para update e depois? Como actualizo para 2.1?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Já temos essa info no artigo.

  4. Avatar de nfu
    nfu

    Obrigado por apresentarem mais uma versão.

    É possível usar esta versão em pen/disco usb?

    Ou seja, usar o cartão sd apenas para boot inicial e ter o sistema a correr por usb?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Sim é possível. O procedimento para tal é igual ao Raspbian, basta seguir um dos vários tutoriais disponíveis na internet.

  5. Avatar de Xis
    Xis

    Boas,
    É possível integrarem o CEC no menú do Pipplware?
    De forma a quem quiser usar o XBMC não ter de ligar teclado só para entrar…assim podíamos escolher o xbmc com o comando da TV.

    Parabéns pelo projecto, está muito bom!

    1. Avatar de Paulo Teixeira
      Paulo Teixeira

      Nesta versao nao entra automaticamente? na 2.0 entra automaticamente no XBMC, so se tem de esperar uns segundos.

  6. Avatar de Rascas
    Rascas

    Boa tarde
    Infelizmente para já isso não é possível e não depende de nós porque o programa que contém os menus (Emulation Station) não é desenvolvido por nós e não suporta CEC para já.

    No entanto esta versão arranca automaticamente para o Menu Inicial e, se não houver interacção por parte do utilizador durante 10 segundos, o XBMC arranca automaticamente. Depois no XBMC já pode usar o comando.

  7. Avatar de Modem
    Modem

    O script de atualização dá uma serie de erros.
    Alguns exemplos:

    Err http://pipplware.no-ip.org Release.gpg
    Something wicked happened resolving ‘pipplware.no-ip.org:http’ (-5 – No address associated with hostname)
    Ign http://pipplware.no-ip.org Release
    Get:4 http://pipplware.no-ip.org Packages [6,481 B]
    Ign http://pipplware.no-ip.org Translation-en_GB
    Ign http://pipplware.no-ip.org Translation-en
    Fetched 20.0 kB in 11s (1,809 B/s)
    W: Failed to fetch http://pipplware.no-ip.org/pipplware/dists/stable/main/binary/Release.gpg Something wicked happened resolving ‘pipplware.no-ip.org:http’ (-5 – No address associated with hostname)

    E: Some index files failed to download. They have been ignored, or old ones used instead.

    e mais abaixo:

    Err http://pipplware.no-ip.org Release.gpg
    Something wicked happened resolving ‘pipplware.no-ip.org:http’ (-5 – No address associated with hostname)
    Ign http://pipplware.no-ip.org Release
    Get:4 http://pipplware.no-ip.org Packages [6,481 B]
    Ign http://pipplware.no-ip.org Translation-en_GB
    Ign http://pipplware.no-ip.org Translation-en
    Fetched 20.0 kB in 11s (1,809 B/s)
    W: Failed to fetch http://pipplware.no-ip.org/pipplware/dists/stable/main/binary/Release.gpg Something wicked happened resolving ‘pipplware.no-ip.org:http’ (-5 – No address associated with hostname)

    E: Some index files failed to download. They have been ignored, or old ones used instead.

    1. Avatar de Modem
      Modem

      à pala disto o transmission ardeu:
      [….] Starting bittorrent daemon: transmission-daemon/usr/bin/transmission-daemon: error while loading shared libraries: /usr/lib/arm-linux-gnueabihf/librtmp.so.0: file too short
      failed!

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        Volte a executar o update por favor. Julgo que o seu terá sido interrompido a meio.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Tenho o mesmo problema que o Modem tentei, executar o script e não deu

        2. Avatar de Modem
          Modem

          o update correu totalmente masfalhou alguns passos, e não volta a correr devido ao if que tem no inicio do script

          o problema do librtm resolvi correndo os comandos
          sudo wget -O /usr/lib/arm-linux-gnueabihf/librtmp.so.0 http://pipplware.no-ip.org/pipplware/dists/stable/main/misc/librtmp.so.0 && sudo chown root:root /usr/lib/arm-linux-gnueabihf/librtmp.so.0 && sudo chmod 644 /usr/lib/arm-linux-gnueabihf/librtmp.so.0

    2. Avatar de Modem
      Modem

      Problemas com o copy/paste…
      deu outros problemas:
      deu erro a atualizar o librtmp.so.0 (já não consigo ver qual foi o erro) – já resolvi

      –2014-07-01 21:15:56– http://downloads.petrockblock.com/RetroPieSetupBinaries_290514.tar.bz2
      Resolving downloads.petrockblock.com (downloads.petrockblock.com)… 80.67.17.45, 2a00:1158:0:300:794a::1
      Connecting to downloads.petrockblock.com (downloads.petrockblock.com)|80.67.17.45|:80… connected.
      HTTP request sent, awaiting response… 404 Not Found
      2014-07-01 21:15:56 ERROR 404: Not Found.

      bzip2: Compressed file ends unexpectedly;
      perhaps it is corrupted? *Possible* reason follows.
      bzip2: Inappropriate ioctl for device
      Input file = (stdin), output file = (stdout)

      It is possible that the compressed file(s) have become corrupted.
      You can use the -tvv option to test integrity of such files.

      You can use the `bzip2recover’ program to attempt to recover
      data from undamaged sections of corrupted files.

      tar: Child returned status 2
      tar: Error is not recoverable: exiting now

      Aparentemente, azar dos azares a página do retropie diz:
      “Major Update for RetroPie
      07/01/2014”

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        Pedimos desculpa pelo incomodo. Os erros são devido ao problema da no-ip com a Microsoft (incrível não ?)

        O serviço apresenta falhas e pode causar timeouts no scrip.

        Aconselho a tentarem actualizar mais tarde.

        Obrigado

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas pessoal, há já algum tempo que sigo esta pequena maquina, mas tenho para já uma grande duvida…..isto com xmbc, corre bem os filmes a 1080p?é que queria dar como finalidade para substitiuir o meu xtreamer e queria criar um media center só para ver filmes e series. Obrigado

    1. Avatar de Luis Miguel Freire Lopes
      Luis Miguel Freire Lopes

      Pedro, eu tenho pipplware v2.0 e com o xbmc consigo perfeitamente ver filmes 720p e 1080p à vontadinha. A única coisa que tenho que ter em atenção é colocar o Transmission em modo tartaruga, caso contrário o filme vai-se arrastar e muito!

      De resto pelo que testei gosto muito do xbmc no pipplware, denoto por exemplo mais fluidez do que no xbian.

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Boas Luis Miguel,
        “A única coisa que tenho que ter em atenção é colocar o Transmission em modo tartaruga”
        Será que podes explicar melhor esta situação?
        Obrigado

      2. Avatar de Fred
        Fred

        pois eu tb tenho esse problema. como se altera o transmission?.

        Obrigado

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          O Pipplware 2.1 funciona melhor que as versões anteriores caso estejam a ver um filme e a fazer o download de torrents ao mesmo tempo. Claro que se estiverem a ver um filme 1080p de 8GB e sacar torrentz á velocidade máxima ao mesmo tempo, o processador do Raspberry não dá para tudo.

          Para mudar as definições do transmission pode ser pela interface web.
          Num browser:
          IPdoRaspberry:9091

          Exemplo:
          192.168.1.5:9091

          1. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Rascas desculpa a ignorância, mas o que é o transmission para que serve e quais as configurações ideais para o Raspberry funcionar em pleno?
            Obrigado

          2. Avatar de Rascas
            Rascas

            O transmission é um cliente de torrents estilo bittorrent/utorrent.
            https://www.transmissionbt.com/about/

            O Pipplware já vem com as configurações que achamos ideais para funcionamento.

    2. Avatar de KaPutnixZ
      KaPutnixZ

      Corre sem qualquer tipo de problema.. Nem de imagem, nem de audio nem de legendas..

      5 *****

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    boa tarde pessoal. Obrigado pela nova versao 2.1.

    Tenho uma pequena questao que sera bastante simples para voces. Qual a forma mais facil e se possivel com gui de alterar as configuracoes de rede ethernet?
    Gostaria de poder faze-lo dentro do xbmc (lembro-me de um addon chamado “raspbmc settings” que permitia isso). Se nao for possivel dentro do xbmc sera no xfce. Existe gui para configurar ip estatico por ethernet?

    Obrigado pelas possiveis dicas.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Ninguem ?? 🙁

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Não está incluído uma interface gráfica para definir IPs na interface ethernet.

      Eu acho mais simples editar o ficheiro /etc/network/interfaces mas se fizer mesmo questão de usar uma interface gráfica, pode por exemplo, instalar e usar o wicd.
      Alguma informação sobre isto: http://xmodulo.com/2013/11/configure-ip-address-raspberry-pi.html

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Obrigado Rascas!

        Realmente depois de analisar como editar o ficheiro na linha de comandos verifiquei que é bastante simples.
        De qualquer modo vou também instalar o tal wicd para ter essa opção no XFCE.
        Há alguma desvantagem em instala-lo? Isto é, se houver updates do sistema ou mesmo do wicd, não irá provocar incompatibilidades com o wicd ?
        Já agora aproveito para fazer outra pergunta. Estava habituado a qdo desligada o xbmc ( noutras releases de xvmc raspbmc ou openelec) a tv tb desligava o que não acontece com o PIPPLWARE. Existe forma de o fazer?

        Obrigado desde já

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          A única desvantagem é o consumo de memória RAM adicional (cerca de mais 20MB).

          No XBMC vá a Sistema -> Sistema -> Dispositivos -> Periféricos -> CEC Adapter -> Desligar estes dispositivos ao sair do XBMC

          De nada 😉

  10. Avatar de Rogério
    Rogério

    Parece q o host http://pipplware.no-ip.org está fora 🙁

    1. Avatar de moedinha
      moedinha

      Pense que os no-ip estão out …

    2. Avatar de Modem
      Modem

      Já está up

  11. Avatar de Pedro Durão
    Pedro Durão

    Aqui continua down

    Ups! O Google Chrome não conseguiu localizar pipplware.no-ip.org

    Penso que todos os domínios no ip estão desligados

    1. Avatar de Modem
      Modem

      Após mais alguns testes, acho que é o servidor para onde o endereço aponta que não aguenta a carga…

      1. Avatar de Rogério
        Rogério

        Deve ser um Raspberry PI também Hahaha

        1. Avatar de Rogério
          Rogério

          bem capaz. Tudo culpa dessa tal de Microsoft

  12. Avatar de Filipe
    Filipe

    Alguem me pode ajudar?
    Quando eu vou jogar algum jogo no retroarch e quando começo a jogar o personagem so anda para a esquerda e nem sequer deixa sair do retroarch.

    Eu estou usar um comando xbox360 com fio

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Experimente definir o comando novamente em “Input Configuration”.

  13. Avatar de Filipe Lourenço
    Filipe Lourenço

    Ora Boas!

    Instalei hoje o Pipplware apesar de ja ser utilizador de raspi ha algum tempo. usava openelec portanto esta questao nunca surgiu:

    no ob (ou em no Xfce), apesar de a resolução estar correcta, vejo tudo muita pequenino pois tenho uma tv grandita e estou talvez a 3m dela quando a utilizo. ha alguma maneira de alterar a resoluçao do “ambiente de trabalho” ou de fazer uma especie de zoom permanente?

    Parabéns pelo trabalho, estou a gostar da distro, 10000x superior àquilo que eu usava.

    Cumprimentos

  14. Avatar de Filipe f
    Filipe f

    Boas.

    Gostava de testar no vmware player mas não consigo, alguém me pode dar umas luzes?

    Obrigado e bom trabalho.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      No vmplayer não funciona porque a arquitectura do Raspberry é ARM ou invés de x86 da maioria dos computadores.

      Para testar a distribuição terá que usar um emulador tipo o qemu.

  15. Avatar de Swimmer
    Swimmer

    O problema está no dominio pipplware.no-ip.org (e no suposto cancelamento dos vários dominios do no-ip pela Microsoft).

    Sugiro que o PPLWARE crie um subdominio para o projecto (algo como pipplware.pplware.com)

    Aqui o maior problema será como actualizar o IP dinamico do criador do pipplware para esse subdominio.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Estamos a tratar disso 😉

  16. Avatar de Rui Martins
    Rui Martins

    Corri a actualização e só depois é que vi os comentários sobre o no-ip. Como corrigo a situação agora? É que nem entrar no XBMC consigo, dá um erro.
    Socorrrrrrrro.

    1. Avatar de Daniel M
      Daniel M

      TB tive esse problema.
      Tive que actualizar o librtmp.so.0 manualmente com um programa de ftp para o XBMC arrancar novamente.
      Ultima versão do librtmp.so.0 para download em http://bit.ly/fightnightaddons.

  17. Avatar de Leitor
    Leitor

    Gostava de saber porque é que a imagem que sai do raspberry é maior que aos 1080p da TV.

    Tambem gostava de uma ajuda para instalar (caso exista) o plugin do Spotify e do Wareztuga para o XBMC.

    Obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Veja aqui para configurar a a sua TV:
      https://pplware.sitedev.pt/linux/raspberry-pi/pipplware-algumas-dicas-de-utilizao-parte-ii/

      A instalação de addons depende de qual em questão. Uma pequena pesquisa no google e encontrará o que pretende.

  18. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Rascas, posso voltar a esta distro? É que na 2.0 quando o Pi se desligava por freeze ou quando eu desligava da corrente, ele deixava de ter acesso á dongle wifi. Depois só reinstalando o SD de novo. Vou voltar a ter este problema nas versão?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Não vejo porque não…
      Não se deve desligar o Raspberry da corrente, pode causar problemas de corrupção do sistema de ficheiros.

      1. Avatar de Márcio Soares
        Márcio Soares

        Ai não? E então se ele congelar? Não faço nada? Já me aconteceu estar a ver um episódio de uma qualquer série e o XBMC reiniciar sem razão aparente e depois desse reinicio não tinha rede fui ver e lá se tinham ido as configs de rede. Teitei fazer de novo mas ele nem a dongle wifi reconhece, nem a que lá estava nem outras. só mesmo com reinstalação.
        Que podes dizer a isso

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Mto provavelmente tem um problema de alimentação.

          O XBMC não se reinica sozinho. Mas se tiver problemas de alimentação isso pode acontecer e corromper o sistema de ficheiros, e acontecer coisas como desaparecerem as configurações de rede entre outras coisas.

          Recomendo verificar os dispositivos ligados (hubs, pens/discos usb, dongles etc) e a fonte de alimentação. Experimente arrancar o Pi sem nenhum dispositivo ligado e ir adicionando para ver qual deles está a dar problemas.

  19. Avatar de Rogério
    Rogério

    Pra quem como eu estava com problema de executar o script. Rodem de novo pois já está funcionando perfeitamente. 🙂

  20. Avatar de José Fernandes
    José Fernandes

    Boas, instalei hoje e esta tudo ok. Entra logo no menu inicial e vou ao xbmc tudo ok. So uma questão… como entro no menu advanced? Obrigado.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      No menu inicial, seta para esquerda no teclado ou gamepad.

  21. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Não dá para por essa versão num servidor com mais largura de banda? estou a fazer o download da versão completa á já meia hora e ainda me faltam 2 horas, a velocidade de download não chega sequer aos 80kbps. Acabei agora de abrir um filme no wareztuga e carregou o filme todo em menos de 2 minutos por isso o problema não é meu.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Olha que é problema do teu lado, porque aqui estou a fazer o download a 2MB/s

  22. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Olá

    Não dá para fazer a actualização com estes comandos?
    sudo apt-get update
    sudo apt-get upgrade

    Obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Assim não actualiza tudo. Actualiza a maior parte do sistema (raspbian + pipplware) mas não aplica algumas actualizações e optimizações ao sistema.

      Mas agora a partir do “Update System” actualizam todo o sistema 🙂

  23. Avatar de Daniel M.
    Daniel M.

    Para quem ficou com o update para a versão 2.1 incompleto devido aos problemas com o no-ip e não consegue voltar a correr o script update.sh por causa da linha de comanados if no inicio do script, pode resolver o problema da seguinte forma que comigo resultou.

    No cartão SD do PI na pasta /home/pi/.Pipplware editar com o notepad o ficheiro “Versions” e mudar o que lá está escrito para 2.0.000. Fechar e gravar as alterações.

    Depois é só Executar novamente no terminal o comando: chmod +x /home/pi/update.sh && /home/pi/./update.sh, que deve fazer o update na totalidade.

  24. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Nunca vos aconteceu estarem a copiar a .img da distro e o Win32 Disk Imager dar freeze perto dos 26% ? A mim acontece sempre isso, e n sei se é do meu cartão (4GB/Classe4) ou do meu computador…

    Alguém me pode ajudar ?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Experimente fazer o download novamente da imagem.
      Se continuar a encravar deve ser problema do seu cartão SD.

    2. Avatar de João Oliveira
      João Oliveira

      Ok, descobri o problema: O meu download estava corrompido. Tive de transferir a .img outra vez.

      Para outros que tiverem o msm problema, está aqui a solução 😉

  25. Avatar de Jeison
    Jeison

    Ola, estou conhecendo agora somente esta distro e pretendo utiliza-la! Gostaria de saber se ha um tutorial ensinando a instalar a distro “as cegas”, ou seja, sem o uso de um monitor. Parabens pelo trabalho!

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Para instalar sem monitor basta gravar a imagem para o cartão e arrancar o Raspberry com ele. A 1ª inicialização é automática e não necessita de intervenção por parte do utilizador. Portanto basta esperar 4 ou 5 minutos e depois pode fazer ssh para o RPi e alterar o que desejar. Como o Pipplware é baseado no Raspbian, o funcionamento por terminal é igual. O Emulation Station (programa que contem os menus) não funciona por ssh, tem de ter um monitor ligado. Os scripts estão em /home/pi/.emulationstation, directórios apps, system e advanced. Se tiver mais alguma duvida, deixe um comentário sff. Obrigado.

  26. Avatar de Rascas
    Rascas

    Bom dia.

    O Pipplware tem servidor novo.
    Se estiverem já no Pipplware 2.1, façam “Update System” no menu advanced. Caso ainda não tenham o Pipplware 2.1 aconselho a actualizarem.

    Cumprimentos,
    Diogo Santos

  27. Avatar de Joao M
    Joao M

    recebi hoje o meu, a entrega foi rápida, só que o cartão ainda vem com a versão 2.0 (bem que poderia vir já com a 2.1, facilitava), agora alguem me pode explicar como instalar a versao 2.1 no cartão? no PC (W7) diz-me que o cartao so tem 60 MB… é um cartao de 16 GB!! como e que faço para instalar atraves do windows?

    cmps

    1. Avatar de Joao M
      Joao M

      ja consegui, atraves do win32diskimager…

      agora arranca sempre no xbmc, como posso aceder ao menu inicial do raspberry?
      ou aceder via browser? ja consegui atraves do putty.. mas via browser nao reconhece endereço, apesar do ip estar certo…

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        O comportamento por omissão é arrancar para o menu inicial e, passados uns segundos, caso não haja interacção por parte do utilizador, arrancar o XBMC.

        Ou seja qnd o sistema inicia e chega ao menu inicial, terá que “mexer” o cursor (teclado ou gamepad) para o XBMC não arrancar.

        Foi decidido fazer isto por omissão porque existe vários utilizadores que praticamente só usam o XBMC e como tal não usam teclado ou gamepad e deste modo podem aceder ao XBMC e controlar o sistema (via CEC) sem esses dispositivos.

        Existem várias maneiras de usar os recursos do Pipplware sem este estar ligado a um monitor e se o desejar controlar remotamente. Para mais informações sobre isto por favor consulte o changelog presente nos ficheiros rar disponibilizados em cima.

        Obrigado

      2. Avatar de Rascas
        Rascas

        Se desejar tb pode alterar o modo como o Pipplware inicia, ou seja, para que interface quiser que o sistema vá, sempre que ligar o Raspberry.

        Pode alterar isto no menu “Advanced”, opção “Change boot” ou por terminal executando: sudo bootmenu

  28. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    olá

    Por favor, ajudem. Peço desculpa, mas não percebi bem o método de update.
    Copio os ficheiros:

    update.sh e pipplware_v2.1.img para /home/pi no cartão SD e executo no terminal: chmod +x /home/pi/update.sh && /home/pi/./update.sh

    Ou tenho que extrair o conteúdo do ficheiro img para a pasta /home/pi do cartão SD e só depois executo o comando no terminal?

    Uso Debian Wheezy.

    Obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      É só copiar o update.sh e executar o comando no terminal.

      Este update é só para o Pipplware.

  29. Avatar de tiago
    tiago

    pessoal grande duvida. eu tenho raspberry pi na primeira versao, para actualizar para esta meto o ficheiro onde? posso actualizar para esta versao sem actualizar primeiro as outras?
    colo o ficheiro onde? atravez do pi do windows para o cartao?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      O update aqui disponibilizado é só para quem tem instalado a versão 2.0. Para versões anteriores, não foi testado. Deve funcionar mas ficará sem algumas funcionalidades da 2.1 e não é recomendado.

      Recomendo fazer um backup dos seus dados (por exemplo, do directório .xbmc), instalar o versão 2.1 de origem e copiar os ficheiros de volta para lá.

  30. Avatar de Paulo F
    Paulo F

    Tenho uma pen com roms da sega megadrive, vou à opção “Import roms to SD”, faço rebbot, vou à emulationstations e não me aparece nehum jogo.
    Alguém me pode ajudar?

    1. Avatar de Rui Faria
      Rui Faria

      Para importar roms para o cartão, os jogos têm de estar numa determinada estrutura de directórios.

      Faça primeiro “Export roms to SD”. Isto irá criar a estrutura necessária.

      Depois, na pen usb, mova as roms para o respectivo directório, consoante o emulador.

      1. Avatar de Paulo F
        Paulo F

        Deve ser “Export ROMS to USB”, não?
        Obrigado pela ajuda!

  31. Avatar de Paulo F
    Paulo F

    Agora surgiu um problema. Inicio um jogo e depois não consigo sair. Vou ao “Input Configuration” e não tem a tecla “Exit” ou “quit game”…
    Só consigo sair do jogo, desligando o Rpi. Tenho um joypad de marca branca e um teclado e nenhum dos dois tem uma tecla para sair e escolher outro jogo/rom.
    Cumps

    1. Avatar de Daniel M.
      Daniel M.

      Experimente estas combinações no teclado:

      Keyboard Layout por defeito
      Esc —— sair da emulstation
      Alt + F1 – menu emulstation
      Alt + F4 – sair da emulstation

      Comigo resulta a combinação:
      Crtl + F12 + F11 ao mesmo tempo para sair dos Jogos

  32. Avatar de Rascas
    Rascas

    No teclado, a tecla pre-definida para sair do jogo é o ESC. Isto está definido para a maioria dos teclados cá, mas o seu pode ser diferente e não dar.

    No comaddo/gamepad para sair é STARt + SELECT.

    Vá a “input Configuration” para definir as teclas na maior parte dos emuladores.

    1. Avatar de Paulo F
      Paulo F

      Comigo resulta o Crtl + F12 + F11. Nunca chegava lá 🙂
      Obrigado pela dica!

  33. Avatar de T&J
    T&J

    Posso estar a ser nabo, mas como se vai ao menu Advanced de configuração?

    1. Avatar de Pedro Fernandes
      Pedro Fernandes

      Não estás a ser nabo. Para acederes ao menu Advanced terás que usar o teclado e carregar com as setas da direita ou esquerda até aparecer esse menu.

  34. Avatar de Manuel Fernandes
    Manuel Fernandes

    Boas,

    Não sei se só acontece a mim, mas eu não consigo ver qualquer filme(wareztuga ou ratotv). Ao fim de meia hora (mais ou menos), meio ecrã fica verde com quadriculas e bloqueia o sistema ou fica muito, muito lento. Reinicio e volta a parar nesse ou noutro local próximo.
    Notas:
    Distro versão 2.1 (instalada de base)
    Net: Nos fibra 30 – ligado por cabo de rede.
    Raspberry rev 2 modelo B
    Apenas instalei os addons, não alterei qualquer configuração.
    Isto também acontecia na 2.0

    Se alguém puder ajudar, ficaria agradecido.

  35. Avatar de wolf
    wolf

    Boas,

    Tenho o raspberry pi ha cerca de 2 meses sempre com pipplware e desde que actualizei para o 2.1 , de vez em quando no XBMC bloqueia e fica com o ecran todo branco.
    O que podera ser? Do rasp ou do SO?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Esta resposta é tb para o Manuel Fernandes. O ecrã verde e/ou branco seguido de bloqueio geralmente indica problemas com o processador gráfico. Penso que seja sobre aquecimento do Raspberry. Tente colocar o Raspberry num local mais fresco e com melhor circulação de ar.

      Pode ser tb problema com algum addon instalado, mas caso seja isto, terá de ser o desenvolvedor do respectivo addon a actualizá-lo.

  36. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa tarde comunidade pplware,

    Tenho uma simples questão à qual gostaria de ter resposta.
    Cada vez que lanço o addon TV portuguesa aparece o erro do libmrtp…
    Depois de usar a opção de Actualizaçao Total do Sistema esperava que esse erro desaparecesse ou seja esperava que actualizasse tb esse ficheiro,mas não, continua a ter esse erro. É normal ? como faço para resolver e actualizar ?
    Obrigado desde já pela ajuda

  37. Avatar de Rascas
    Rascas

    Isso é apenas um aviso que está integrado no addon. Ele não verifica realmente se a libraria está actualizada ou não, qnd o addon é actualizado aparece isso.

    Mas de facto a libraria no Pipplware está actualizada, não se preocupe com isso, ignore simplesmente.

  38. Avatar de corbusier
    corbusier

    Actualizei para o 2.1 e não consigo intalar novos addons não inicia as trasnferencias… vou pela instalação através de ficheiro zip, acedo a base da minhacasadigital depois na parte obter addons não faz a trasnferencia…

    podem me ajudar?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Verifique se tem ligação á internet (nas definições do sistema) e tente novamente.

  39. Avatar de loro
    loro

    Viva,

    Comprei o pipplware2.0 a cerca de 2 meses e instalei nessa altura uma serie de addons.

    Tinha o sistema perfeitamente estável, até que ontem frizou pela 1ª vez ao ver uma serie no wareztuga. Reiniciei nomralmentes, acende todas as luzes normalmente, começa a fazer o load mas agora breaka no screen pipplware2.0 e não sai dai.

    Alguma ideia do que possa ser?

    Obrigado.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Boas,

      Por favor, insira um teclado usb no Raspberry Pi, e qnd estiver a arrancar e aparecer o logo do Pipplware carrregue em “Esc”.
      Poste depois aqui o erro que dá e/ou as ultimas duas linhas
      que aparecem antes de empancar sff.

      Obrigado

  40. Avatar de Fernando
    Fernando

    Tenho o Pippware 2.1 e não era suposto no ecrâ inicial arrancar automaticamente após 10 segundos para o XBMC se não houver actividade teclado e rato? Comigo não o faz após esse tempo…só seleccionando…

    Já fiz o sudo bootmenu, mudei para as outros formas de arranque e todas funcionam, menos a 1. Dá-me este erro: http://tinypic.com/r/2ai07tg/8

    Será que há solução? Não é coisa que atrapalhe muito, mas por vezes daria jeito…

    Obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Sim é suposto.

      Não sei porquê mas falta-lhe o ficheiro /home/pi/RetroPie/supplementary/EmulationStation/emulationstation.xbmc_autostart

      Que ficheiros tem neste directório?

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Nesse directorio tenho o ficheiro com nome: emulationstation

        Já mudei o nome desse ficheiro para emulationstation.xbmc_autostart , mas aí nem arranca…aparece o ecrâ a dizer Pipplware e depois desaprece fica o ecrâ sempre preto…

        Neste caso quanto aparece o ecrâ Pipplware fiz ESC, e aparece esta mensagem no terminal:

        /usr/bin/emulationstation: line 14 /home/pi/RetroPie/supplementary/EmulationStation/emulationstation no such file or directory

        Ou seja, parece que agora não encontra o ficheiro que mudei o nome…

        Estou perdido…:-)

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          Já resolvi a situação recorrendo a um cartão que tinha aqui com a versão 2.0. Copiei os 3 ficheiros dessa directoria e agora já dá.

          Pelos vistos com as actualizações do Pipplware apagou-me ficheiros…

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Tenho o mesmo erro, mas não consigo aceder aos 3 ficheiros que copiaste… Sr. Rascas, há alguma alternativa para repor estes ficheiros? Se fizer o update da distro 2.1 conseguirei?

          2. Avatar de Rascas
            Rascas

            Em principio sim, a menos que tb tenha ficheiros em falta.

  41. Avatar de carlos
    carlos

    paran quem n tem nenhum software, esse download serve para inserir num cartao sem nada?

    tipo: fazer esse download e instalar no cartao vazio?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Sim, é um sistema operativo completo, que tem incluído várias aplicações.

      Terá que gravar num cartão vazio, veja no final desta página como:
      https://pplware.sitedev.pt/pipplware/

  42. Avatar de hr8
    hr8

    Boa tarde,

    Comprei o pack economico esta semana e não fiz qualquer atualização ao sistema.
    Contudo, ao tentar executar o apt-get dá um erro: illegal command.

    Estava a tentar instalar as dnsutils para fazer troubleshoot de uns problemas de conetividade que estou a ter ao tentar ligar o raspberry a uma fonera a funcionar em modo wifi client (queria ligar o raspberry numa tv num sitio com má receção wifi e sem cabo de rede) e deparei-me com este prob no raspbian.

    O commando que estava a tentar é: apt-get install dnsutils

    Podem ajudar sff?
    Alguém tem uma situação semelhante (raspberry num sitio de má receçao wifi e sem cabo de rede)? Se sim, como o resolveram?

    Obrigado.

  43. Avatar de Rascas
    Rascas

    Boa tarde,

    Está a executar o comando com o sudo?
    sudo apt-get install dnsutils

    Faça tb primeiro o update ao sistema antes de instalar esse pacote:
    sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

    Depois diga se funcionou, caso continue a não dar, por favor faça copy/paste para aqui do erro que lhe dá.

    Obrigado

    1. Avatar de hr8
      hr8

      Boa tarde,

      Sim, mas se fizer tudo no mesmo comando, não aparece nada sequer:
      root@raspberrypi:/home/pi# sudo apt-get install dnsutils
      root@raspberrypi:/home/pi#

      fazendo primeiro: sudo su
      Dá:
      root@raspberrypi:/home/pi# apt-get install dnsutils
      Illegal instruction

      root@raspberrypi:/home/pi# apt-get update && apt-get upgrade
      Illegal instruction

      Outra coisa estranha que me acontece, é que era suposto vir com o SSH ativo, mas não consigo aceder por SSH. Então tentei ativar o SSH no raspi-config e também não dá, sendo que dá o seguinte erro na interface do raspi-config: «There was an error running option A4 SSH»
      Sendo que por detrás ocorreram os seguintes erros:

      Syntax error at /usr/share/perl/5.14/strict.pm line 6, near “__PACKAGE__}\E”
      Syntax error at /usr/share/perl/5.14/strict.pm line 10, near “}”
      Syntax error at /usr/share/perl/5.14/strict.pm line 27, near “Unknown ‘strict’ tag(s) ‘”
      Compilation failed in require at /usr/sbin/update-rc.d line 6,
      BEGIN failed–compilation aborted at /usr/sbin/update-rc.d line 6.

      Alguma ideia de qual a origem dos problemas?

      Obrigado.

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        Esses erros não são normais. Julgo que tem dados corrompidos no cartão, e pelos erros, devem ser bastantes.

        Infelizmente acho que a única solução e formatar o cartão e gravar o sistema de novo.

        1. Avatar de hr8
          hr8

          Boa tarde,

          É estranho porque não fiz nada de especial e, como disse, comprei o pack apenas há uns dias.
          Não dá para antes de formatar fazer um “checkdisk” para ver se é algum problema com o cartão de memória? Pois se for, volta a acontecer.

          E relativamente à formatação do cartão, deve ser em algum file system em especial?

          Obrigado.

          1. Avatar de Rascas
            Rascas

            É na segunda partição, a que está formatada em ext4.

            Para fazer um “chkdsk” pode fazer:
            sudo shutdown -Fr now

            Irá reiniciar o sistema e executar um scandisk.

  44. Avatar de Pedro M
    Pedro M

    Boas!

    Estou a tentar configurar um comando de uma xbox 360 usb através do input configuration.

    Escolho o DGEN, marco as teclas todas como pretendido, testo e faço save… de seguida faço quit para voltar ao menu principal do pipplware. quando entro no jogo da mega drive os controlos não coincidem com o que marquei… alguém já sentiu o mesmo?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      No Input Configuration selecione apenas o Retroarch. O DGEN e o outro não são usados por defeito. O Retroarch define as teclas para o emulador da meda drive.

  45. Avatar de JohnPal
    JohnPal

    pessoal Gothan 13.2 já está disponivel no update system do pip?

    cumpts

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Para já está no “unstable”.

      Em breve deve ir para o master se não houver problemas.

  46. Avatar de JBolinhas
    JBolinhas

    Boas,

    Como consigo actualizar a ultima versão do librtmp que foi compilada ainda ontem ?

    Se fizer update do sistema essa atualização será feita?

    É que não consigo fazer overwrite do ficheiro através por exemplo do Filezilla, diz que não tenho permissões.

    1. Avatar de Abelhas
      Abelhas

      Estou exactamente como o JBolinhas… 🙁

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Através do Filezilla não dá.

      A actualização através do “Update System” ainda não foi feita, irá ser feita nos próximos dias.

      Quem não quiser esperar até lá pode fazer pelo terminal:

      sudo wget -O /usr/lib/arm-linux-gnueabihf/librtmp.so.0 http://pipplware.pplware.pt/pipplware/dists/stable/main/misc/librtmp.so.0
      sudo chown root:root /usr/lib/arm-linux-gnueabihf/librtmp.so.0
      sudo chmod 644 /usr/lib/arm-linux-gnueabihf/librtmp.so.0
      
      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Boa noite rascas.
        Já agora podias informar quando a atualização do librtmp estivesse disponível através s do update system. Obrigado

      2. Avatar de Abelhas
        Abelhas

        Boas Rascas,

        Penso que consegui através do Filezilla da seguinte forma:

        – No terminal, chmod 777 no librtmp.so.0
        – Depois substitui o ficheiro através do Filezilla
        – No terminal, chmod 644 no librtmp.so.0

        Apesar de me parecer que com isto deveria funcionar, continuo sem conseguir ver canais

        Tentei também usar o:
        sudo wget -O /usr/lib/arm-linux-gnueabihf/librtmp.so.0 http://pipplware.pplware.pt/pipplware/dists/stable/main/misc/librtmp.so.0

        Mas deu erro 404…

        Não sei o que mais fazer, alguma dica?

  47. Avatar de Isidro Pinto
    Isidro Pinto

    Desculpem a ignorância.
    Como se entre no menu advanced?
    Obrigado

  48. Avatar de Miguel Castro
    Miguel Castro

    Boas.

    Gravei a imagem do pipplware 2.1 no cartão e no primeiro arranque do PI tenho o logo do pipplware 2.1. Faço o Update system e o logo passa simplesmente para pipplware.
    É assim que deveria ser?

    Deu-me uns quantos erros no update mas no fim confirma que o update foi bem sucedido. Como saber a versão que tenho?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Sim, é mesmo assim. Se gravou o Pipplware 2.1 para o cartão e fez o Update System tem a ultima versão. Os “minors” updates agora são através do Update System.

      É normal que as vezes aparece uns avisos, ou mesmo a perguntar se o utilizador quer substituir uma ou outra configuração dependendo da situação, escolha de acordo.

      Pode confirmar a versão no ficheiro /home/pi.Pipplware/Versions
      (é um ficheiro oculto)

      1. Avatar de Miguel castro
        Miguel castro

        Obrigado rascas. 😉

  49. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Bom dia.
    Não sei se esta situação está a acontecer com mais alguém mas quando pretendo ver um filme em 3D as legendas ficam muito esticadas que nem dá para ler. Uso o opensubtitles para as colocar. Tenho que arranjar outro addon especifico com legendas 3D?
    Já agora costumava usar o Xbmctorrent para ver filmes em 1080p e em 3D mas sei que já está descontinuado. Qual é que me aconselham?
    Obrigado

  50. Avatar de Roberto
    Roberto

    Bom dia. Experimentei ligar o meu pi num leitor de dvd portatil com entrada AV (IN) só que as cores e a porpria imagem aparecem muito desfocadas, é preciso fazer alguma configuração por ser um ecra tão pequeno? Ah! e mais outra, tambem tentei ligar a tv aqui de casa tambem por av, mas na tv aparece a preto e branco e nao aparece a imagem toda. E por estar ligado por AV?
    Desculpem se estou no topico errado.
    Obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      AV é video analógico e como tal não tem as mesmas capacidades do HDMI.

      Ligações AV geralmente é necessário editar o ficheiro /boot/config.txt e descomentar a linha:
      sdtv_mode=2

      Para além disso, dependendo da TV poderá ser preciso adicionar neste ficheiro parâmetros para definir a resolução, e ou overscan para a imagem não ficar cortada ou sair para fora do ecrã.
      Mais informação: http://elinux.org/RPiconfig

  51. Avatar de Roberto
    Roberto

    Desde já agradeço-te amigo Rascas. Foi o que eu pensei. Outra coisa, tive até agora a tentar ligar o meu android ao pi, por cabo usb. Para que o ecra do meu smatphone fosse o display do pi. Só que falam em editar um ficheiro… ficheiro esse que nao consigo editar por causa das permissoes. “/etc /network /interfaces” .
    Sabes como passar as permissoes? Ou se alguem já tentou fazer o que eu tentei que me de uma dica;)

  52. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Boa tarde,
    Uma pergunta, pq é que no pplware 2.1 não da para ativar a tv online e no ompenlec isso já dá?
    Tenho que configurar alguma coisa primeiro?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Julgo que se está a referir á opção TV ao vivo / Live TV
      Devido á pouca utilização desse recurso em Portugal e á existência de vários PVRs/backends, o Pipplware não vem com nenhum pré-instalado.

      No entanto todos estão disponíveis nos repositórios. Se desejar instalar por exemplo o “Tvheadend” (julgo que é o que vem instalado no openelec) execute num terminal:

      sudo apt-get install xbmc-pvr-tvheadend-hts

      Ultimamente tenho verificado alguma procura desta opção portanto é provável que a próxima versão do Pipplware tenha isto pré-instalado.

      1. Avatar de Emanuel Azevedo
        Emanuel Azevedo

        O que eu queria mesmos era este:
        PVR IPTV Simple Client

        Como é que posso por este a funcionar?

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Num terminal, remova o anterior e instale o IPTV Simple Client:

          sudo apt-get purge xbmc-pvr-tvheadend-hts
          sudo apt-get install xbmc-pvr-iptvsimple

  53. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Boa noite.
    Será que alguém me pode ajudar na questão colocada anteriormente relacionada com o 3D?
    Obrigado

    1. Avatar de Bertelle
      Bertelle

      Estou encontrando a mesma dificuldade sua Eduardo. Antes usava o RASPBMC e para executar arquivos 3D e usava um reprodutor externo, no caso o Bino. Com instalção do aplicativo atraves de add-on na forma de arquivo zip (alem de instala-lo na distribuição). Depois configurava o add-on e ele automaticamente reconhecia TVs 3D e transmitia em 3D com as legendas perfeitamente. porém neste sistema ainda não testei essa possibilidade

  54. Avatar de Marco
    Marco

    Bom dia,

    Alguém me pode ajudar ?

    Já ativei no XMBC o modo Airplay mas nos dispositivos IOS não aparece o Raspberry.
    Como acedo ao menu Advanced ?

    Obrigado.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Para activar o Airplay é necessário activar o serviço avahi-daemon.

      Veja aqui como pode aceder ao menu Advanced e como activar o serviço:
      https://pplware.sitedev.pt/linux/pipplware-2-0-descarregue-ja-a-versao-final/

      Actualize 1º o sistema.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Obrigado,

        No entanto só consigo enviar áudio o vídeo não passa.

        Obg.

        MS

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Não está a enviar um video com codecs propiétários (VC-1 ou MPEG-2)?

          Eu aqui não tenho problemas a enviar videos para o Raspberry via Airplay.

          Pode explicar como está a proceder? Que programa está a usar para fazer o Airplay, detalhes do ficheiro video que está a tentar reproduzir, etc.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Antes de mais muito obrigado pela auja.

            Esvou a enviar do iPad e app do YouTube. Obg.

  55. Avatar de Roberto
    Roberto

    ALguma solução para o meu problema?

    “tive a tentar ligar o meu android ao pi, por cabo usb. Para que o ecra do meu smatphone fosse o display do pi. Só que falam em editar um ficheiro… ficheiro esse que nao consigo editar por causa das permissoes. “/etc /network /interfaces” .
    Sabem como passar as permissoes? Ou se alguem já tentou fazer o que eu tentei que me de uma dica;) ”
    Obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Julgo que não dá para fazer output de imagem por usb.

      Para editar esse ficheiro faça:
      sudo nano /etc/network/interfaces

  56. Avatar de Roberto
    Roberto

    Vi primeiro neste tuto : http://www.linuxjournal.com/content/n900-slice-raspberry-pi
    E como vi que dava com o nokia, quis tentar com um android, só que não passava do editar o interfaces.
    Já experimentei com esse codigo e mesmo assim nao consigo.

  57. Avatar de Emanuel Azevedo
    Emanuel Azevedo

    Como consigo instala no xfce o acrobat flash player ? E para ver o meo go?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Não existe adobe flash player para processadores ARM em linux.

      Pode no entanto usar o novo browser Epiphany no Raspberry para ver videos flash. Está para breve um update para o Pipplware que instala isso.

      Meo Go não é possível porque usa o Silverlight da Microsoft e não funciona no Raspberry.

  58. Avatar de Daniel
    Daniel

    Boa tarde,
    é possivel colocar openbox para inicializar automatico sem as outras opções

  59. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boa tarde!

    Tenho um raspberry com wifi por TPlink TL-WN725N 150mbps e após funcionar cerca de 10 a 15s o tp link deixa de responder (e piscar). Sabem, por favor, qual será o problema?
    Já experimentei com um raspberry diferente e também não funciona.
    Cumprimentos

  60. Avatar de Pereira
    Pereira

    Queria saber qual é a diferença do 2.1 para o 2.2