Chegou o PiPlware 2.0 beta – A distro para o teu Raspberry PI

129 Comentários

O Pplware está quase quase a festejar o seu 9º aniversário! Sem perder tempo, o Pplware dá já a conhecer uma das novidades que tem vindo a ser preparada ao longo dos últimos meses, o PiPplware 2.0 Beta..

O PiPplware é a nova distribuição portuguesa para o Raspberry PI que foi criada pelo nosso leitor Diogo Santos e nesta última versão contou com a colaboração do nosso leitor brasileiro Luiz Victor Carvalho na parte dos emuladores. Vamos então conhecer as novidades do PiPplware 2.0 Beta.

pipplware2_05

Foi no passado dia 10 de Março que o Pplware deu a conhecer o PiPplware, uma distribuição portuguesa para o Raspberry PI.

Esta distribuição tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de linux para se poder usufruir das suas capacidades. Além disso, é nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando.

A instalação desta versão pode ser feita com base neste artigo mas também temos tutoriais de utilização (aqui e aqui).

Novidades do PiPpware 2.0 beta

Esta nova versão traz um conjunto de fantásticas novidades, tendo sido também corrigidos alguns bugs.

Primeira inicialização

Agora na primeira inicialização tudo é automático, serão feitas configurações iniciais, renovadas as chaves de acesso e será feito a expansão do sistema de ficheiros, tudo sem a intervenção do utilizador. No fim aparecerá um menu onde podem mudar o boot por defeito, como por exemplo para o XBMC.

Terão 25 segundos para escolherem a vossa opção, caso contrário o sistema arrancará automaticamente para o Emulation Station (precisam de um teclado ligado caso queiram alterar) Recomendamos que não alterem isto visto que mais tarde podem sempre mudar usando o “Change boot” no Emulation Station. O primeiro e segundo boot serão um pouco mais lentos, bem como a primeira inicialização do XBMC devido às configurações iniciais.

Interface gráfica inicial

A Interface gráfica do Pipplware foi redesenhada e agora está mais intuitiva, funcional e muito mais agradável. Logo após o arranque, aparecerá o seguinte menu onde podem escolher qual o sistema a carregar e uma breve descrição no lado esquerdo.

Pipplware2_00

Neste menu, navegando com o teclado ou gamepad para os lados encontrarão mais dois menus onde podem fazer várias coisas como configurar o vosso Pi , ligar a uma rede wireless , fazer backup e restauro tanto do sistema como das vossas ROMs, saves, BIOS e configs dos emuladores.

Menu System

(Todas as opções, excepto a “2. WiFi Manager” podem ser executadas com gamepad):

  • 1. Show IP: o mesmo que escrever ifconfig no terminal, retorna os IPs aos quais o RPi está ligado; útil para configurar o comando do XBMC, assim como aceder ao RPi por SHH.
  • 2. WiFi Manager: Ferramenta para se ligar a uma rede WiFi (está opção requer um teclado ligado ao Rpi e uma dongle wireless USB). Caso pretendam ter sempre Internet via interface wireless, após reboots, sem configurações adicionais, terão que executar o programa WiFi Config no XFCE ou Openbox e salvar a configuração da rede no menu “File” dentro do programa.
  • 3. Backup Saves: Cria um ficheiro SAVES.tar na pasta “/home/pi/”com todos os saves e states dos emuladores; caso tenha um dispositivo usb ligados ao RPi, este ficheiro será criado na raiz da unidade.
  • 4. Restore Saves: Restaura os SAVES pelo ficheiro criado na opção anterior. Se um dispositivo USB estiver ligado , e tiver em sua raiz o ficheiro “SAVES.tar” este será o ficheiro usado no restauro, mesmo que tenha um ficheiro de SAVES no SD.
  • 5. Export ROMS to USB:  esta opção copia as ROMS, BIOS, SAVES e CONFIGS dos emuladores existentes no SD do RPi para uma unidade USB. Será criada a Pasta RetroPie na raiz da unidade, e os ficheiro estarão nas pastas seguindo a mesma estrutura do RPi.
  • 6. Import ROMS to SD Card: Copia as ROMS, BIOS, SAVES e CONFIGS dos emuladores  para as pastas correctas automaticamente, caso tenham feito antes o “Export ROMS to USB”  ou sigam o padrão de nomes indicado no início deste texto, da unidade USB para o SD do RPi. Escolha as ROMs que mais jogue para ficar no seu RPi e evite deixar o SD muito cheio.
  • 7. Reboot: Reinicia o RPi
  • 8. Shutdown: Desliga o RPi.

Pipplware2_01

Menu Advanced

(Todas as opções, exceto “Input Configuration” e as 3 ultimas necessitam de um teclado ligado ao RPi):

  • 1. Input Configuration: Redefine todas as configurações dos controlos para os emuladores (exceto para o GBA, NeoGeo, MAME e N64), cuidado ao utilizar esta opção, pois isso também apagará as configurações de Vídeo, Áudio e o caminho para as BIOS (todas contidas no ficheiro “/home/pi/RetroPie/configs/all/retroarch.cfg”). Existe em backup deste ficheiro no mesmo directorio caso queiram restaurá-lo.
  • 2. RetroPie Configuration: Abre o menu de configurações do RetroPie, onde é possível actualizar os emuladores e configurar outras opções avançadas para o sistema do RetroPie. Para não perder as configurações já feitas, use a opção “UPDATE RetroPie Binaries” para actualizar os emuladores e nunca a opção INSTALL.
  • 3. Raspberry Pi Configuration: O mesmo que “sudo raspi-config” no terminal, abre o menu de configurações do Raspberry Pi, onde, além de outras coisas, pode-se configurar o fuso horário, teclado e idioma do sistema.
  • 4. Enable – Disable Services: Abre um menu onde é possível ativar serviços inactivos para o RPi e desativar serviços ativos.
  • 5. Change Boot: Menu onde é possível escolher qual será o comportamento de boot do RPi, podendo escolher entre iniciar com o Emulationstation (padrão), XBMC, XFCE, ou directo no terminal.
  • 6. Update System: Actualiza todo o sistema Pipplware com excepção dos binários do RetroPie (o mesmo que escrever “sudo apt-get update” e “sudo apt-get upgrade” no terminal).
  • 7. Backup Settings (Home Dir): Faz um backup de toda a pasta “/home/pi”, onde ficam armazenadas todas as configurações e ficheiros do Pipplware. Este backup será um ficheiro guardo na raiz da unidade USB, caso exista alguma ligada, ou na própria pasta “home/pi”, o ficheiro de backup terá o nome de “PI_BACKUP.tar”. Este backup só será feito se houver espaço suficiente na unidade USB ou no cartão SD para salvá-lo, no fim aparecerá uma mensagem a dizer se foi bem sucedido ou não.
  • 8. Restore Settings (Home) Dir: Restaura o ficheiro criado na opção anterior. Se houver uma unidade USB ligada com o ficheiro “PI_BACKUP.tar” na pasta raiz, este será usado para o restauro, se não, será usado, se houver, o ficheiro “PI_BACKUP.tar” presente na pasta “/home/pi”

Pipplware2_02

Um dos pontos fortes do Pipplware 2.0 é inclusão da nova versão do XBMC Gotham, que ainda se encontra em fase beta, mas que decidimos incluir por possuir mais algumas funcionalidades e melhor desempenho e finalmente interface a 1080p de origem.

Pipplware2_03

Outras novidades são a inclusão de um disk automounter, para montar os vossos dispositivos usb automaticamente e o Openbox uma interface gráfica um pouco mais fluída, que necessita de menos recursos ao nível de memória RAM, que no geral é melhor ao XFCE (excepto ao nível de interface e com menos funções). Esta interface é o ideal para quem usar principalmente aplicações  gráficas que necessitem de um maior poder computacional.

pipplware2_04

Decidimos primeiro criar uma imagem do sistema versão beta principalmente por causa do XBMC que pode conter alguns bugs. Um mais notório é quando fazem “sair/exit” do XBMC, ele “crasha” e volta a abrir sendo ás vezes preciso fazer “sair/exit” duas ou três vezes. Para contornar isto o melhor é fazerem reboot que se calhar é mais rápido. Esperemos que isto seja corrigido em breve upstream. Vão fazendo o “Update System” de vez em quando, á medida que saiam novas versões do XBMC, elas serão colocadas no repositório e este e outros bugs serão resolvidos.

Changelog:
  • Baseado na ultima versão do Raspbian (2014-01-07) com todos os updates até a data.
  • Artwork remodelado
  • Novas opções no Emulation Station, com vista a uma utilização mais fácil e simples.
  • Nova versão do XBMC, GOTHAM beta 3, actualizável via “Update System”
  • Adição do Openbox
  • Adição do Wifi Manager
  • Quake 3 (precisam apenas de copiar os ficheiros pak do vosso CD/instalação para /home/pi/RetroPie/roms/Q3A/baseq3
  • Disk automounter, montagem automática de discos em /media , compatível com todas as interfaces/programas
  • Adicionados mais alguns serviços
  • Bugfixes & tweaks

Caso detectem algum bug ou tenham alguma sugestão, não hesitem em nos contactar.

Download: PiPplware 2.0 beta
Homepage: Pipplware

Nota: Iremos brevemente também disponibilizar uns manuais para utilização dos vários componentes. Estejam atentos.

Comentários

129

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Obrigado pessoal por esta distro maravilhosa 😉

  2. Avatar de Diogo Canais
    Diogo Canais

    Não é disponível conseguirem fazer de maneira a selecionar a opção que queremos remotamente? (ssh, comando de tv, …)
    nao tenho nenhum teclado usb 🙁

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Sim é. Arrancas e deixas seguir até chegar ao Emulation station (vê a screenshot da “interface gráfica inicial”). Depois ligaste por ssh e executas:
      sudo bootmenu

      E escolhes a opção pretendida.

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Está atento ao 1º arranque, há uma parte que te vai dizer qual o ip para depois puderes aceder por ssh, caso não consigas saber qual é.

      1. Avatar de Diogo Canais
        Diogo Canais

        o ip nao há problema, sei que é o 192.168.1.139 😛

  3. Avatar de João Guerreiro

    Muito satisfeito em relação ao suporte que a Pplware tem dado ao Raspberry PI.
    Gostaria de saber se gostariam de participar na nossa 4º Semana da Informática que organizamos no Instituto Politécnico de Setúbal e dar a conhecer mais sobre Raspberry PI.
    Estariam interessados?
    Continuem o excelente trabalho 😉

  4. Avatar de Redin

    Sendo elaborado por portugueses, não podiam criar toda a consola de menus em Português?
    Adorava adquirir um mas com muita pena minha, terei de comprar também um recetor A/V para usufruir deste modelo.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Redin isso foi discutido, mas chegamos a conclusão que seria melhor pôr-mos em inglês para poder ser usado por pessoas que não percebam o Inglês.
      Tb é um bocado complicado pôr em inglês pq o Emulation Station não suporta alguns caracteres como ~,/,ç e acentos. Talvez seja possível por a dar aquando da compilação mas tenho de verficar isso depois.

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        Ups enganei-me, roftl. para pessoas que não percebem português.

      2. Avatar de David S.
        David S.

        Que desculpa sem nexo… Onde está o código fonte dessa distro?
        Falando um pouco do Raspberry PI ele é tão limitado em hardware e mesmo seu CPU é muito fraquinho nem com OC se safa, mas para quem gosta de brincar é uma boa escolha.

        Abraços.

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Desculpa? Não é desculpa é a verdade. Queres o código fonte de quê em especifico? Do Emulation Station ? https://github.com/Aloshi/EmulationStation
          Todo o software incluído é de código aberto. Se instalares a distribuição podes ver isso, se souberes.

          É fraquinho mas para media center e correr os emuladores que traz serve perfeitamente. E para programar em algumas linguagens tb.
          De certeza que não estás a par dos projectos que já foram feitos com o Raspberry se não não fazias esse comentário…

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Parabéns Pplware 🙂
    Parabéns por esta distro fantástica e pelo 9º aniversário, continuem assim, grande equipa… 😀

  6. Avatar de João Guerreiro

    Muito satisfeito em relação ao suporte que a Pplware tem dado ao Raspberry PI.
    Gostaria de saber se gostariam de participar na nossa 4º Semana da Informática que organizamos no Instituto Politécnico de Setúbal e dar a conhecer mais sobre Raspberry PI.
    Estariam interessados?
    Continuem o excelente trabalho e parabéns 😉

  7. Avatar de Pedro Pinto

    Mais 10 minutos e temos os servidores sincronizados para começarem a sacar esta versão.

    1. Avatar de André Carvalho
      André Carvalho

      isto é uma versão base certo?

  8. Avatar de Marina
    Marina

    Muito obrigada pelo novo sistema, será muito útil para mim.
    =D

  9. Avatar de John Kain
    John Kain

    Na próxima release podem adicionar ao XBMC o SopCast e o Acestream? Se não for pedir muito podiam também fazer um tutorial de como instalar estas duas funcionalidades no XBMC para o Raspberry Pi (Raspbmc) e Mac OS, por exemplo. Obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Nós depois iremos fazer uma espécie de votação, para os utilizadores escolherem quais os addons que mais gostavam de ver incluídos no Pipplware versão final 2.0. O/os mais votados serão incluídos.

  10. Avatar de Albsousa
    Albsousa

    Parabéns PPLWARE por este 9.º aniversário.

    Tenho a versão 1.3 instalada, posso fazer update para a versão b2.0 ou tenho que formatar o sd e instalar de raiz?

    Obrigado,
    Albsousa

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Para uma migração completa terás que formatar o cartão.
      Mas há maneira de manteres todas as tuas definições do xbmc, xfce e emuladores/roms etc.
      Para isso terás só de usar o “Backup Settings” no Menu Inicial do Pipplware 1.3 e copiar o backup para um disco externo ou por rede para o teu computador por exemplo.
      Depois, qnd tiveres o Pipplware 2.0 beta instalado e a correr, terás de copiar o backup de volta para o cartão e executar um comando no terminal. Eu já ponho aqui qual o comando a executar.

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Bom dia, tenho um raspberry e tenho o piplware num carta e o openelec noutro cartão, e ligo a uma televisão recente por hdmi, mas quero ligar por scart a uma televisão antiga, tenho os cabos mas quando ligo à televisão e ligo o raspberry não me passa a imagem…sei que por defeito as definições estão a forçar o raspberry a ligar por hdmi, podem me indicar uma maneira para eu mudar isso?(instalei o openelec pelo noobs)
    Obrigado e continuem com o excelente trabalho…

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Primeiro precisarás de um adptador scart – composite (http://www.raspberrypi-spy.co.uk/wp-content/uploads/2012/03/scart_adapter.jpg) e um cabo composite – composite (http://www.raspberrypi-spy.co.uk/wp-content/uploads/2012/03/composite_video_phono.jpg) e mais um destes para o som (http://www.raspberrypi-spy.co.uk/wp-content/uploads/2012/03/audio_to_phono.jpg)

      Depois terás de configurar o ficheiro /boot/config.txt (não sei se no openelec será o mesmo caminho) assim:

      # Set stdv mode to PAL (as used in Europe)
      sdtv_mode=2
      #
      overscan_left=20
      overscan_right=20
      overscan_top=20
      overscan_bottom=20

      Ajusta o overscan conforme a tua televisão. Mais info de como configurar o ficheiro config.txt e suas opções aqui: http://elinux.org/RPiconfig

  12. Avatar de andre
    andre

    a minha grande questão é se com este so ja da para fazer bufering ?

  13. Avatar de Rascas
    Rascas

    Buffering como assim? Se te estás a referir ao XBMC sim dá, todos dão…

    1. Avatar de andre
      andre

      refiro me a ver videos online, as outras versões não davam!

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        As outras versões tb davam, tanto é que eu e outras pessoas víamos videos online! O que podia acontecer era que, em vídeos de maiores dimensões, a cache por defeito que é de 10MB, podia não ser o suficiente. A cache por defeito é igual em todas as versões do XBMC de origem, a não ser que seja alterado. Mas isto é facilmente alterado no ficheiro advancedsettings.xml.
        Nesta versão alterei este valor para 30MB. Quem quiser pode aumentar ou diminuir este valor.

        1. Avatar de Márcio Sousa
          Márcio Sousa

          peço desculpa por poder estar a ser chato mas eu não encontrei esse ficheiro preciso cria-lo? Caso afirmativo qual a estrutura e o diretorio onde coloca-lo??
          Nota: usei o comando “#find / advacedsettings.xml” e retornou “find: ‘advacedsettings.xml’: No such file or directory”

        2. Avatar de Rascas
          Rascas

          sudo find / -name advancedsettings.xml
          /home/pi/.xbmc/userdata/advancedsettings.xml

          Atenção ao alterarem o valor da cache, pois se puserem um valor muito alto o XBMC pode ficar lento e até crashar.

          Mais info sobre a cache aqui:
          http://wiki.xbmc.org/index.php?title=HOW-TO:Modify_the_video_cache

          1. Avatar de Márcio Sousa
            Márcio Sousa

            Mais uma vez obrigado pela pronta resposta, einda estou muito verde no mundo linux… falta de conhecimento ao usar o comando “find” ;-P

  14. Avatar de Tiago Oliveira
    Tiago Oliveira

    Antes de mais obrigado pelo vosso trabalho que me esta a ajudar imenso.

    Algo que gostaria de ver na versão final e que facilita alguns comandos é adicionar excepções de firewall no iptable automaticamente e que arranque sempre no boot. Se for possível claro.

    Caso não seja possivel poderiam indicar os comandos para eu adicionar as expecoes da firewall para os programas acederem automaticamente como o vpn.

    Já agora precisava de saber tambem como posso arrancar os programas no boot do raspberry pois voces tem o tightvncserver instalado mas nunca arranca no boot. Utilizo esse pois a ligacao do windows ao ambiente de trabalho remoto é muito lento para mim pelo menos.

  15. Avatar de Rascas
    Rascas

    Regras para o iptables serão incluidas futuramente, vamos ver se ainda vai a tempo da versão final.

    Para arrancares programas no boot terás de criar um init script, colocá-lo em /etc/init.d/nomedoscript e executar para activar:
    sudo update-rc.d nomedoscript defaults
    Depois podes usar o “Enable – Disable services” para activar/desactivar.

    Em vez disto podes utilizar tb o ficheiro /etc/rc.local

    Quanto ao serviço para o vnc, estive quase a incluir, mas acabei por não o fazer pq o tightvncserver por defeito arranca uma sessão gráfica, que no Pipplware é o XFCE e isto iria comsumir bastante memória RAM e pôr o boot bastante mais lento. Talvez dê para desactivar a sessão e por o daemon apenas “á escuta” mas terei de ver melhor isso.

    Aviso já que o vnc não é mais rápido que o rdp isto pelos testes que fiz. Se iniciares uma sessão no XFCE, depois podes usar um cliente VNC para te conectares, basta apenas aponta-lo para a porta 3389. Isto sem configurações extra.

    Foram estas as razões para não incluir um serviço para o vnc, mas vou ver melhor isso e se conseguir por o daemon apenas á escuta sem iniciar sessão gráfica, depois incluirei isso. É complicado fazer todas estas coisas, mais uma ajudinha vinha a calhar 😛

    Entretanto se quiseres criar um serviço podes ver aqui como o fazer: http://askubuntu.com/questions/120973/how-do-i-start-vnc-server-on-boot

    1. Avatar de Tiago Oliveira
      Tiago Oliveira

      Teria todo o gosto em ajudar pois sei que vos esta a dar muito trabalho ajudar a malta. Mas os meus conhecimentos em linux aso mesmo básicos e o que aprendi foi mesmo para saber usar o raspi.

      Infelizmente também não tenho muito tempo para investigar pois trabalho todos os dias até tarde.

      Só tenho a agradecer o vosso trabalho e espero que tudo isto vos abra boas oportunidades para ganhar muito dinheiro xD

  16. Avatar de Paulo
    Paulo

    Oi, não consigo abrir videos no xbmc numa pasta de rede simplesmente abro o video e não acontece nada, alguem sabe como resolver? os videos num pen trabalham, a source do video é uma partilha de samba num OS linux.

  17. Avatar de Rascas
    Rascas

    Depende da tua configuração samba do linux.
    No ficheiro smb.conf do teu sistema linux, security deve estar como user (security = user). security = share já não é mais suportado e pode dar problemas. Terás de configurar o resto do smb.conf de acordo com isto.

    1. Avatar de andre
      andre

      penso que tens de dar premiçoes, e num txt de configuração, em que podes criar um group de trabalho ou entao dizeres por ips

  18. Avatar de ZeNinguem
    ZeNinguem

    Tenho um RBPi B com um cartão de 8GB Class 10 e instalei o Pipplware 1. Instalei também o Gnash. Tudo funciona, mas o problema é que ao reproduzir videos, do youtube p ex, anda sempre aos soluços. Não consigo ver um vídeo de forma fluida. Isso acontece com mais alguém?
    Como o Pidora é a mesma coisa.

    1. Avatar de Márcio Sousa
      Márcio Sousa

      Boas, na versão 1 não testei mas tenho a v 2.0 com um overclock de 800 mhz e não tenho problema nenhum com os videos do youtube a versão que tens já fizeste os updates??

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Tanto com a versão do xbmc contida no pipplware 1.3 como esta última (2.0) não consigo ver os vídeos no youtube (só da apenas som).
      Mas se meter a distro do openelec funciona que é uma maravilha…
      Ainda sou um pouco noob nisto.. mas não será algum codec que falta? Se alguém tiver alguma pista do que seja.. era excelente, obg 🙂

      1. Avatar de Márcio Sousa
        Márcio Sousa

        Não sei se ja reparas-te mas fica aqui a dica do Rascas caso te tenha passado ao lado ” Nos menus iniciais, vai a “Raspberry Pi Configuration” e faz “Enable Camera” e depois reinicia o Raspberry. Pronto. Experimenta a ver se já funciona. “

  19. Avatar de moedinha
    moedinha

    @ Rascas : “Depois, qnd tiveres o Pipplware 2.0 beta instalado e a correr, terás de copiar o backup de volta para o cartão e executar um comando no terminal. Eu já ponho aqui qual o comando a executar.”

    Dá para colocar o comando ?

    Obg pela distro, funciona mto bem.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      tar xpzvf /home/pi/HOME_BACKUP.tar.gz –exclude=”/home/pi/.emulationstation” –exclude=”/home/pi/RetroPie” –exclude=”/home/pi/.config/xfce4″ -C /

      É tudo só um comando. Faz copy/paste para um terminal.
      Se quiseres restaurar as definições do XFCE, remove do comando a parte:
      –exclude=”/home/pi/.config/xfce4″

      Se quiseres restaurar tb as definições de emuladores, caso tenhas feito, remove tb do comando a parte:
      –exclude=”/home/pi/RetroPie”

      1. Avatar de moedinha
        moedinha

        Obrigado pela ajuda.

  20. Avatar de Rascas
    Rascas

    O sistema de comentários une os traços. A ver se assim fica bem:
    tar xpzvf /home/pi/HOME_BACKUP.tar.gz -–exclude='/home/pi/.emulationstation' -–exclude='/home/pi/RetroPie' -–exclude='/home/pi/.config/xfce4' -C /

    Caso não dê, antes dos “excludes” são duplos traços.

  21. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Há alguma forma de confirmar que versão do pplware tnh instalada ?

    Obg

    1. Avatar de Márcio Sousa
      Márcio Sousa

      Desconheço o comando que te vai dar a versão como pretendes “pipplware v1.X ou v2.0” …. mas como podes ver neste artigo o emulatation menu por omissão de arranque que se vê nas imagens pertence à v2.0 caso contrário estás com a versão 1.x

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        Para veres se tens a versão 1 ou 2 é isso que o Márcio disse.

        Para veres se tens a versão 1.3 podes fazer num terminal: cat /etc/apt/sources.list.d/pipplware.list

        Se te aparecer uma linha tens a versão 1.3, se não aparecer nada tens uma versão anterior.

        1. Avatar de Manuel Silva
          Manuel Silva

          Ok obrigado, ja confirmei, tenho a versao 1.3 … Isso da 2 ja sabia que nao tinha ^^ porque ainda nao a instalei ..

          Obrigado

  22. Avatar de Márcio Sousa
    Márcio Sousa

    Antes de mais parabens pela exelente Distro,tenho uma questão a colocar eu quero colocar o canal panda aqui para o miudo de casa através do addon TV-portuguesa mas apenas me reproduz o som do canal e nada de imagem, já na versão xbmc 12.2 que ainda está instalada aqui no pc de casa consigo ver o canal através do mesmo servidor de stream com imagem alguma sugestão do que possa ser?? Desde já obrigado por alguma ajuda que possam dar.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Márcio, qnd um stream só dá som e não dá imagem, na maior parte dos casos é porque o stream usa um codec proprietário.
      Alguns codecs proprietários, é possível comprar a licença (cerca de 5 euros por 3 licenças), um ou outro mais exótico, tipo real media, não há hipotese.

      Podes ver qual o codec video do stream vendo o log do xbmc:
      /home/pi/.xbmc/temp/xbmc.log

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Márcio Sousa, obrigado pelo relato, de facto existe um problema que pode estar relacionado.

      Nos menus iniciais, vai a “Raspberry Pi Configuration” e faz “Enable Camera” e depois reinicia o Raspberry. Pronto. Experimenta a ver se já funciona.

      Recomendo a toda a gente que leia este comentário a fazer o mesmo. Na versão final isto será corrigido.

      1. Avatar de Márcio Sousa
        Márcio Sousa

        Testei agora mesmo e sim agora funciona maravilha, obrigado 🙂

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Boas, tenho o mesmo problema, mas não percebi a explicação. Instalei a versão 2.0 beta. Onde está a opção “raspberry pi configuration”?
          Outra questão, quando visualizo um filme que tenho na rede não me aparecem as legendas em portugues. A legenda está na mesma pasta do filme, e já configurei o add-on de legendas. O que poderei estar a fazer mal para não aparecerem as legendas.
          Obrigado

  23. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tanto com a versão do xbmc contida no pipplware 1.3 como esta última (2.0) não consigo ver os vídeos no youtube (só da apenas som).
    Mas se meter a distro do openelec funciona que é uma maravilha…
    Ainda sou um pouco noob nisto.. mas não será algum codec que falta? Se alguém tiver alguma pista do que seja.. era excelente, obg 🙂

    1. Avatar de Márcio Sousa
      Márcio Sousa

      Comigo tbm se passa algo parecido isto porque em alguns videos consigo visualizar imagem, a mim parece-me ainda mais estranho. Com alguns canais do addon “TV Portuguesa” tbm me acontece uns da imagem outros só som quando no xbmc que tenho no pc cá de casa consigo ter imagem, certo que são plataformas diferentes mas a versão do addon é a mesma assim como o ficheiro “librm”, alguma pista?? Obrigado.

      1. Avatar de Márcio Sousa
        Márcio Sousa

        Perdão o ficheiro “librtmp” enganei-me a digitar.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      *do youtube

    3. Avatar de Rascas
      Rascas

      Ricardo, qnd um stream só dá som e não dá imagem, na maior parte dos casos é porque o stream usa um codec proprietário.
      Alguns codecs proprietários, é possível comprar a licença (cerca de 5 euros por 3 licenças), um ou outro mais exótico, tipo real media, não há hipotese.

      Podes ver qual o codec video do stream vendo o log do xbmc:
      /home/pi/.xbmc/temp/xbmc.log

      Para verificar, podes por aqui um link de um video que aconteça isso por favor?

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Obrigado pela resposta desde ja 🙂

        Por ex, com o video: https://www.youtube.com/watch?v=f7FZBH8dTBk dá som+video, mas se tentar este: https://www.youtube.com/watch?v=nAGjZpxCqRs, só da som..
        Coincidência ou não, com alguns videos que testei, os com formato máximo de 720p davam, e os 480p não..

        Testei com filmes mkv’s e mp4’s e parecem dar todos bem. Ah e tou a usar a v2.0 e fiz update. (e como ja disse anteriormente, se usar a distro openelec todos os videos funcionam bem)

        O log do ultimo video penso que é este:
        22:19:15 T:2900644880 NOTICE: Opening video stream: 0 source: 256
        22:19:15 T:2975208464 ERROR: COMXCoreComponent::DecoderEventHandler OMX.broadcom.video_decode – OMX_Err$
        22:19:15 T:2900644880 ERROR: COMXCoreComponent::AllocInputBuffers component(OMX.broadcom.video_decode) $
        22:19:15 T:2900644880 ERROR: COMXVideo::Open AllocOMXInputBuffers error (080001018)
        22:19:15 T:2900644880 ERROR: OMXPlayerVideo : Error open video output
        22:19:15 T:2900644880 WARNING: OpenVideoStream – Unsupported stream 0. Stream disabled.
        22:19:15 T:2900644880 NOTICE: Opening audio stream: 1 source: 256
        22:19:15 T:2900644880 NOTICE: Creating audio thread
        22:19:15 T:2746217488 NOTICE: Thread OMXPlayerAudio start, auto delete: false

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Ricardo, obrigado pela comunicação do problema, e pelo relatório detalhado, foi extremamente util.
          Realmente existe um problema. Mas é fácil resolver:

          Nos menus iniciais, vai a “Raspberry Pi Configuration” e faz “Enable Camera” e depois reinicia o Raspberry. Pronto. Já deve ficar resolvido 😉

          Recomendo a toda a gente que leia este comentário a fazer o mesmo. Na versão final isto será corrigido.

  24. Avatar de ruben
    ruben

    a mim da me que o file esta corupto 🙁 depois de descompactar lo

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Pode acontecer… tens que fazer o download de novo.

  25. Avatar de ruben
    ruben

    file corrupto depois de descompactar nao me parece do download

    1. Avatar de Márcio Sousa
      Márcio Sousa

      Não te deu erro a descompactar??
      Pelo sim pelo não descarrega novamente o ficheiro e experimenta cmg tbm aconteceu a 1º vez.

  26. Avatar de Rascas
    Rascas

    Está já disponível nos repositórios o XBMC Gotham beta 4.

    Para actualizarem, basta executarem o “Update System” no menu “Advanced” ou o tradicional sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

    1. Avatar de C.Neves
      C.Neves

      Justifica a actualização para uma versão beta ? (XBMC Gotham beta 4)

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        O Pipplware 2.0 beta traz incluído o XBMC Gotham beta 3.

        Se fizeres o update não vais notar diferenças a nivel de interface nem mais funcionalidades, pois agora já está numa fase só de correcções de bugs.

        Portanto sim, justifica-se a actualização.

    2. Avatar de JohnPal
      JohnPal

      Viva rascas

      para fazer o update do gothan beta 4 no update system, no modo avançado aparece visivel em que menu? Estou farto de correr os menus de configuraçoes e não vejo lá isso.

      Quando tinho o openelec tiva isso bem visivel mas agora não estou a encontrar lo na configs do xbmc.

      cumpts

      1. Avatar de Rascas
        Rascas

        Isso não é no XBMC é no Emulation Station. Vê as screenshots em cima, artigo.

  27. Avatar de Mike
    Mike

    boas,

    preciso da vossa ajuda para confgurar um comando ps3.
    ja instalei a versao 2 do pipplware e corri o setup dos controladores necessarios para o comando. consigo usa-lo nos menus e por exemplo no jogo doom. o problema é no mame onde não é recohecido. já tentei correr o input configuration mas na opção gngeo e ao tentar salvar, da erro de script. ja tentei por bluetooth e cabo sem sucesso. que poderei fazer?

    outro problema que tenho é que no mame nao tenho som, apenas tive uma vez mas nao sei porque.

    obrigado por qualquer ajuda que possam dar.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      No input configuration (que é onde se define os controladores nos emuladores), das 3 opções que tem, selecciona apenas o retroarch, os outros 2 não são utilizados por defeito.
      Experimenta a ver se já funciona.

      O facto de teres tido som e agora não, penso que saiba pq acontece, mas o melhor é esperares um pouco que o Luiz Victor é que é o entendido nos emuladores e ele já te responde.

      1. Avatar de Mike
        Mike

        obrigado pela resposta. infelizmente ja tinha feito a configuração para o retroarch com sucesso mas o problem persiste.

        1. Avatar de Luiz Victor
          Luiz Victor

          Boa tarde, Mike.
          Desculpe a demora. O emulador do mame não faz parte do retroarch, por isso, a configuração padrão não funciona. O arquivo de configuração para este emulador fica em /home/pi/RetroPie/emulators/mame4all-pi/mame.cfg, no final dele adicione os botões do seu controle (use os códigos gerados no retroarch.cfg para saber o número de cada botão). Segue um exemplo do que adicionar:
          J_START=9
          J_SELECT=8
          J_A=0
          AXIS_LR=0
          AXIS_UD=1
          Deve funcionar. Não tenho esse controlador para testar. Quanto ao áudio, neste mesmo arquivo, na linha “force_stereo=” troque o “no” por “yes” e veja se funciona.
          Outra opção é usar o emulador pifba, para isso coloque as roms na pasta /home/pi/RetroPie/roms/fba . Caso necessite configurar algo, edite o arquivo /home/pi/RetroPie/emulators/pifba/fba2x.cfg

          Isto deve resolver. Por favor, me avise se conseguiu.

          1. Avatar de Mike
            Mike

            boas,

            obrigado pela resposta. vou tentar o sugerido hoje ao final da tarde.

          2. Avatar de Mike
            Mike

            boas,
            só consegui agora tentar o que foi sugerido mas sem sucesso.
            editei o mame.cfg mas continua a não reconhecer o comando. tentei com o fba mas não corre a rom que tenho.
            acerca do audio troquei “force_stereo=” “no” por “yes”, mas não resultou.
            O que notei é que se entrar no xbmc e depois sair para o menu principal ja tenho audio no mame!!

          3. Avatar de Luiz Victor
            Luiz Victor

            Boa noite, Mike.
            Para o pifba você vai precisar das BIOS, existem várias e vai depender do jogo que você está querendo usar. É bem provável que a pmame31.zip ou a mame031s.zip funcionem. Enfim, faça uma busca que você deve encontrar várias. Coloque-as (arquivos .zip) na pasta fba junto com as roms. Eu prefiro usar o pifba ao mame4all, e é bem capaz do som funcionar bem. Achei estranho o som aparecer quando você usa o xbmc. Poderia me dizer qual jogo você está usando? Assim eu posso testar aqui.

          4. Avatar de Mike
            Mike

            estou a tentar usar o jogo dino.zip cadilacs and dinossaurs

          5. Avatar de Mike
            Mike

            só para dar aqui um update a este assunto…desisti de ter o comando da ps3 a funcionar com o mame. simplesmente não consigo. comprei um comando usb normal e está tudo ok.
            acerca do audio consegui resolver editando o config.txt

          6. Avatar de Luiz Victor
            Luiz Victor

            Mike, me desculpe a demora. Quanto ao jogo, o tenho aqui e ele funciona muito bem. Uso para ele o pifba, e as bios de cps1 e cps2, se não me engano os nomes dos arquivos de bios são cpzn1.zip e cpzn2.zip, você está usando qual emulador? Poderia me dizer quais mudanças você fez no config.txt? Está tudo funcionando bem agora? Quando ao controle do PS3, realmente não tenho como ajudar, pois não tenho como fazer os testes.

          7. Avatar de Mike
            Mike

            boas,

            acerca da alteração que fiz no config.txt foi que retire o comentario de hdmi_drive=2 e agora tenho audio sem qualquer problema.
            acerca do emulador estou a usar o mame4all e tenho agora uma pergunta.
            eu estou a colocar as rom e as bios na mesma pasta, mas como posso fazer para que no menu do emulador as bios fiquem escondidas da lista de jogos?
            obrigado novamente pela vossa ajuda

  28. Avatar de EuSei
    EuSei

    Onde posso dar as minhas sugestões?
    Gostava que adicionassem o Silverlight que no Linux é feito com o PipeLight ou MoonLight, para puder ver Meo Go, Netflix e outros. Também gostava que de ver no Start Menu uma opção para ir directo para a pagina do Meo Go, e também gostava que o start menu tivesse cores mais atractivas como também a fonte.
    Obrigado!

  29. Avatar de Rascas
    Rascas

    Obrigado pelas sugestões.
    Relativamente ao Meo Go e Netflix infelizmente isso não é possível no Pi.

    Ambos os serviços não são suportados em Linux de forma oficial, mas é possível utiliza-los de forma não oficial com o PipeLight. O MoonLight está fora de questão por causa do DRM. O Pipelight funciona em linux, mas apenas em processadores x86, porque necessita do wine para carregar uma libraria do windows.

    São estas as razões para o Meo Go e Netflix não funcionarem no Pi.

    Quanto ao menu inicial, a fonte já vai ser alterada na versão final, as cores não devem sofrer grande alteração, talvez numa versão futura (penso que as cores são uma questão de gostos)

    1. Avatar de EuSei
      EuSei

      Pois, eles precisam do SilverLight mas o problema deve ser da descodificação e isso nao?
      É mais a fonte do que as cores. 🙂

  30. Avatar de amos
    amos

    Boas

    Parabéns à equipa do Pplware pelo vosso excelente trabalho.
    Estou com um problema pois não consigo entrar no “Openbox”. Quando clico em Openbox o raspberry pi fica bloqueado com o texto “PiPplware 2.0”. Será um bug ou foi alguma coisa errada que eu fiz na instalação?
    obrigado
    abc

  31. Avatar de Rascas
    Rascas

    Não, é mesmo assim. É uma interface mesmo básica (para consumir o menos recursos possíveis) Tens de carregar no botão direito do rato para aparecer o menu. Uso o ALT + TAB para alternar entre aplicações.

  32. Avatar de Luis
    Luis

    Bom dia,

    tenho uma questão relativamente a aceder ao Menu. Tenho estado a usar a versão 2.0 há já uns dias e algures no processo tornei o XBMC como default para arranque porque é a funcionalidade que mais uso. Só que agora queria voltar a poder aceder ao menu original nomeadamente para poder explorar o Emulation Station.

    Podem por favor dizer-me como consigo isso (sem retirar o XBMC de default no arranque)?

    Obrigado.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Luis, para usares o Emulation Station tens de ter um teclado ou um gamepad ligado ao Raspberry, é uma limitação do programa para já. Para lançares o ES, fazes “Sair” no XBMC. Vais para a linha de comandos (terminal) e escreves:
      emulationstation

    2. Avatar de Luiz Victor
      Luiz Victor

      Boa noite, Luis.
      Para entrar no Emulation Station sem alterar o boot, você deve ir ao botão de desligar do XBMC e escolher a opção Exit.
      O XBMC fecha e aparece o terminal. Coloque o login “pi” e a senha “raspberry”. No terminal escreva “emulationstation” (tudo sem as aspas) e aperte “enter”.

  33. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Será possível numa futura actualização do pipplware incluírem mais drivers de PEN’s Wifi?
    Gosto imenso desta Realease mas só posso usar com cabo de rede pois das minhas 3 PEN’s Wifi não funciona nenhuma. Neste momento tenho OPENELEC e funcionam as 3.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Márcio Soares, já estamos a trabalhar para dar suporte a mais pens wireless na versão final do Pipplware 2.0.

      Podes dizer quais são os modelos completos das pens wifi que não funcionam por favor?

      1. Avatar de amos
        amos

        Boas
        A minha dongle wifi “TP-LINK Nano USB Adapter Model nº TL-WN725N 150Mbps Wireless N” também não funciona.

        Foi-me dito pelo vendedor que era compatível com o Raspberry Pi, mas não consigo po-la a trabalhar.

        Se alguém tem a solução por favor coloque aqui.
        Obrigado

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          A TL-WN725N irá funcionar out-of-the box na versão final do Pipplware 2.0.

          Para o pores a funcionar actualmente abre um terminal e executa:

          wget -O /home/pi/8188eu-20140117.tar.gz https://dl.dropboxusercontent.com/u/80256631/8188eu-20140117.tar.gz
          tar -zxvf /home/pi/8188eu-20140117.tar.gz
          sudo install -p -m 644 /home/pi/8188eu.ko /lib/modules/$(uname -r)/kernel/drivers/net/wireless
          sudo insmod /lib/modules/$(uname -r)/kernel/drivers/net/wireless/8188eu.ko
          sudo depmod -a

          Podes fazer copy/paste do codigo acima para o terminal. Depois já te poderas ligar a tua rede wireless.

          1. Avatar de amos
            amos

            Obrigado Rascas

            a dongle wifi TP-LINK está agora a bombar.

            abc

  34. Avatar de Luis
    Luis

    Bom dia,

    tendo instalado o PiPlware 2.0 beta como é que faço para atualizar a versão do XBMC para o “XBMC 13 Gotham final” que entretanto ficou disponivel?

    Abraço,
    Luis

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Para já a versão final do XBMC 13 Gotham ainda não está disponível nos repositórios. Estamos a testar e qnd acharmos que estiver pronto, colocaremos á disposição. Demorará 2 ou 3 dias.

      Para já está disponível a Release Candidate, que funciona bem. Para actualizar agora ou depois basta ir a “Update System”

  35. Avatar de Paulo
    Paulo

    Rascas, eu também tenho uma Pen Wifi que não consigo que funcione, é uma Belkin Adaptador Surf Wireless USB N150 Nano, o chip julgo que é o Realtek 8188CUS. Será que me poderias ajudar?
    E já agora, tens previsão de quando sairá a versão final do PiPlware 2.0?
    E já agora os meus parabéns pela Distro muito bem conseguida!

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Precisava de mais detalhes acerca dessa pen wifi. Dongles com o chip 8188CUS supostamente funcionam “out-of-the-box”

      No raspberry, com a pen ligada, abre um terminal e executa:
      lsusb

      Posta aqui o resultado relativamente a essa pen sff.

      Experimenta tb ligar essa dongle a um hub usb, em vez de estar ligada directamente a uma porta do Raspberry. Algumas pens wifi só funcionam assim.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Obrigado Rascas, aí vai:
        Bus 001 Device 004: ID 050d:1102 Belkin Components F7D1102 N150/Surf Micro Wireless Adapter v1000 [Realtek RTL8188CUS]

        Quanto a testar com um hub usb não tenho nenhum de momento, mas vou ver se consigo arranjar um para testar.

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Essa pen é suportada! Se fores ao WiFi Config no XFCE não te consegues ligar a tua rede? E usando o WiFi Manager no menu inicial?

          Se fizeres num terminal: ifconfig
          Não te aparece a interface wlan0 ?

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Rascas, efetivamente aparece o wlan0, mas configurando a WiFi por exemplo através do Wifi Config no XFCE (acontece o mesmo com o WiFi Manager), nunca chega a atribuir IP, parece que entra em loop…
            Já tentei também com IP estático e nada…
            Lendo alguns forúms na net, alguns diziam ter resolvido a situação compilando o seu próprio driver com o src da web da Realtek. Também já tentei isso mas no final do processo de compilação dava erro e não gerava o driver…
            Estou a pensar seriamente em devolver este adaptador (isto se ainda me permitirem), se não conseguir que funcione. Algum que recomendes que funcione sem necessidade de hub usb?
            Obrigado mais uma vez.

          2. Avatar de Rascas
            Rascas

            Experimenta isto:

            sudo SKIP_BACKUP=1 rpi-update d9a32ac33e3d19797ab8370d1f340cabf4167e28

            Vai actualizar o kernel e firmware para a versão que vai sair no Pipplware 2.0 final.

            Experimenta a ver se já funciona. Podes por aqui o link para o tal forum que mencionaste?

  36. Avatar de Paulo
    Paulo

    Nada Rascas, continua igual…
    Não sei se ajuda, mas passo a informação do syslog que aparece ao tentar atribuir um IP por DHCP:
    usbcore: registered new interface driver rtl8192cu
    kernel: [ 28.007974] rtw_tkip_decrypt(wlan0) no_gkey_bc_cnt:4, no_gkey_mc_cnt:0
    kernel: [ 51.835593] rtw_tkip_decrypt(wlan0) no_gkey_bc_cnt:1, no_gkey_mc_cnt:0
    kernel: [ 90.630335] rtw_tkip_decrypt(wlan0) no_gkey_bc_cnt:1, no_gkey_mc_cnt:0
    kernel: [ 92.636484] rtw_tkip_decrypt(wlan0) no_gkey_bc_cnt:7, no_gkey_mc_cnt:0
    wpa_supplicant[1722]: wlan0: WPA: 4-Way Handshake failed – pre-shared key may be incorrect
    wpa_supplicant[1722]: wlan0: CTRL-EVENT-DISCONNECTED bssid=00:1a:2b:b1:71:6f reason=0
    ifplugd(wlan0)[1710]: Link beat lost.
    wpa_supplicant[1722]: wlan0: Trying to associate with 00:1a:2b:b1:71:6f (SSID=’WLAN_0960′ freq=2412 MHz)
    wpa_supplicant[1722]: wlan0: Association request to the driver failed
    wpa_supplicant[1722]: wlan0: Associated with 00:1a:2b:b1:71:6f
    ifplugd(wlan0)[1710]: Link beat detected.
    kernel: [ 94.642152] rtw_tkip_decrypt(wlan0) no_gkey_bc_cnt:11, no_gkey_mc_cnt:0
    kernel: [ 97.648949] rtw_tkip_decrypt(wlan0) no_gkey_bc_cnt:6, no_gkey_mc_cnt:0
    wpa_supplicant[1722]: wlan0: Authentication with 00:1a:2b:b1:71:6f timed out.
    wpa_supplicant[1722]: wlan0: CTRL-EVENT-DISCONNECTED bssid=00:00:00:00:00:00 reason=0
    kernel: [ 98.907646] rtw_wx_set_mlme
    kernel: [ 98.907673] rtw_wx_set_mlme, cmd=1, reason=3
    wpa_supplicant[1722]: wlan0: Trying to associate with 00:1a:2b:b1:71:6f (SSID=’WLAN_0960′ freq=2412 MHz)
    ifplugd(wlan0)[1710]: Link beat lost.
    wpa_supplicant[1722]: wlan0: Association request to the driver failed

    E sim, já verifiquei que a senha é correta…
    Any ideas?
    Obrigado pelo esforço.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Então é assim. Essa pen devia de funcionar normalmente no Raspberry sem configuração adicional. Isto desde mais ou menos desde o fim de 2012, que foi quando foi incluído suporte a essa pen no kernel. Pelas procuras que fiz, só encontrei duas ou três pessoas com problemas e todos os casos parecem ser devido a problemas de alimentação/energia. Há alguns posts, como o que postaste, que mostram como compilar o driver e tal mas isso não é necessário.

      Acho então que “só” poderá ser 3 coisas. Um setup do Pi em que a pen não consegue retirar energia suficiente, má configuração da rede (no router ou no pi) ou pen defeituosa.

      Relativamente á primeira: Que carregador usas com o Raspberry (modelo e amperagem). Tens mais dispositivos ligados ao Pi ? Podes arrancar o Pi sem nada ligado, executar: tail -f /var/log/messages , inserir a pen e postar o resultado?

      Relativamente á segunda/terceira: a pen funciona no windows com a mesma configuração de rede? Se sim, experiementa alterar a password para uma simples e experimentar de novo no Raspberry. Outra coisa que podes experimentar a ver se funciona é configurares a rede manualmente. Tens aqui como fazer isso: http://www.fars-robotics.net/

      Relativamente a te aconselhar uma pen, eu aconselharia qq uma desta lista visto que foram testadas: http://elinux.org/RPi_USB_Wi-Fi_Adapters

      Boa sorte.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Muito obrigado Rascas pelo suporte!
        Vou experimentar as opções que indicas e em último caso trocar então o adaptador WiFi.
        Obrigado mas uma vez e parabéns pela Distro excelente (estou ansioso pelas novidades da v2.0 final, com a inclusão da versão final do XBMC 13.0 Gotham)!

  37. Avatar de Paulo
  38. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Vivas,

    Eu recebi o pack promovido pelo pplware com a distribuição 2.0 Beta instalada. Liguei o RPI e ele fez algumas configuracões. Tive que o desligar porque não tinha teclado USB e ainda não sabia que poderia navegar com um comando USB. Mas quando o liguei 2ª vez ele fica à espera de um input qualquer(penso que seja de um keyboard) e depois dá um kernel panic. Que posso fazer para restaurar a estado normal de utilização?

    Obrigado

  39. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boas Carlos,

    O melhor penso eu será fazer uma instalação desde o início:
    1º faz o download da imagem do PiPplware 2.0 beta que se encontra na página atual;
    2º segue as instruções desta outra página: https://pplware.sitedev.pt/linux/raspberry-pi/pipplware-como-ter-este-sistema-no-seu-raspberry-pi/

    Espero ter ajudado.

  40. Avatar de Pedro Durão
    Pedro Durão

    Onde se encontra a versão 2.0?

    Aqui na pagina diz “1.0”, é essa?

  41. Avatar de Pedro Durão
    Pedro Durão

    Ja fiz download e segui as instruções, mas o pi não arranca, ou se arranca não passa imagem para a televisão…. Com as outras versões xbian, raspbmc funciona lindamente, mas tenho muita curiosidade em testar esta versão….

    A luz verde pisca bastante

  42. Avatar de David
    David

    Bom dia. Já instalei esta versão e acho fantástica para quem, como eu, não percebe nada disto, os meus parabéns aos criadores. Mas queria pedir a vossa ajuda, quero instalar uma placa de som externa (neste caso uma creative x-fi) de modo a ter som digital mas não sei como..o pi não reconhece, no xbmc as unicas opções que tenho para seleccionar no audio são o hdmi e analógico, ou seja não está a reconhecer a placa. agradecia se me pudessem ajudar. Abraço

  43. Avatar de Ivo Pereira
    Ivo Pereira

    Olá.Comprei um pi na Inmotion e instalei-lhe a vossa distro.Correu tudo lindamente.Aconteceu que sou um zero no que toca a linux e não estou a conseguir usar a minha placa wifi usb. Não reconhece. Será que me podem ajudar? Como lhe posso carregar os drivers? A minha placa USB é uma Air Live. “The X.USB is using Atheros AR9170 chipset.”

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Por favor abre um terminal e executa:
      sudo apt-get install firmware-linux-free

      Reinicia o sistema, e verifica se funciona. Depois diz se funcionou ou não, para poder suporte futuramente.

  44. Avatar de Manuel Fernandes
    Manuel Fernandes

    Para quando o suporte ao sopcast? Ou será que tem e comigo não funciona.

    Obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Manuel Fernandes, para visualizar conteudos do sopcast aconselho usar addons para o XBMC.

      Pelos browsers não é possível visto que a Adobe não dá suporte ao flash em linux arm.

      Tb que é possível usar o omxplayer para visualizar conteúdos do sopcast. Para isso execute no terminal algo como isto (substituía o endereço pelo pretendido):

      omxplayer -o hdmi http://192.168.2.100:80/tv.ts

  45. Avatar de Ruben
    Ruben

    Dá para adicionar mais alguma linux na distro? e se der como?
    Vi no site que o kali linux tem suporte para raspberry pi (arm) …
    http://www.offensive-security.com/kali-llnux-vmware-arm-image-download/

  46. Avatar de Ruben
    Ruben

    Alguem ja ouvi falar do Udoo ?
    Muito bom quad e com arduino, android e linux tudo numa so board …

  47. Avatar de Suez
    Suez

    Prezados. Como faço para conectar um teclado bluetooth de forma mais simples possível no Pipplware? Muito obrigado.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      A maior parte dos teclados wireless funcionam sem qq configuração adicional, é só ligar o dispositivo que o sistema detecta automaticamente.

      Qual é o seu teclado?

  48. Avatar de Any
    Any

    Novidades do PiPpware 2.0 beta
    não é PiP”L”ware

    1. Avatar de Any
      Any

      ou PiPplware, no url está como mandei acima, no titulo esta como neste comentario ‘-‘

      –feeling confused ‘-‘

  49. Avatar de Pedro Anselmo
    Pedro Anselmo

    Caros!
    Esta distribuição está muito boa! Excelente trabalho.
    Para mim só falta um promenor, que é a possibilidade de fazer o boot por usb.
    Já há distribuições que permitem fazer o inicio de boot de SDCard, mas que a meio do processo muda para arrancar o xbmc da pen, o que acelera significativamente o processo e a experiência de utilização.
    Infelizmente não tenho experiência suficiente com o linux para o fazer eu mesmo, mas espero que os especialistas que conhecem este projecto possam disponibilizar algo do género!
    Parabéns e continuem o excelente trabalho!

  50. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Olá a todos.
    Estou com problemas em correr jogos no retropie, coloquei os jogos nas respectivas pastas do raspberry, e os mesmos aparecem listado no respectivo emulador.
    No entanto quando tento entrar no jogo ele parece fazer uma mini instalação mas depois fica o ecrã fica todo preto, e o raspberry só “volta a vida” se carregar na tecla “ESC”, voltando novamente para a lista de jogos.
    Alguém me consegue dar uma ajuda acerca deste tema?
    Obrigado desde já.
    Cumps a todos.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Peço desculpa, já tinha colocado esta questão noutra pagina, e já obtive resposta, vou testar a solução proposta e depois dou o feedback:

      https://pplware.sitedev.pt/pack-economico-pipplware-raspberry-pi/

      Obrigado desde já.

  51. Avatar de Helder Silva
    Helder Silva

    Será que é possível arranjar alguma solução para o Silverlight no Raspberry? Conseguir ver o multiscreen sport tv através do Rasp, era algo fantástico!
    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Anselmo
      Pedro Anselmo

      Eu também queria uma solução para a mesma finalidade!
      Algum expert que saiba como se pode fazer?
      Obrigado!

  52. Avatar de Pedro Anselmo
    Pedro Anselmo

    Atenção! Esta versão não funciona na nova Raspberry Pi B+!

    Será que alguém poderia disponibilizar uma nova imagem a partir desta com os drivers actualizados?

    O que é preciso fazer:
    1 – instalar a imagem
    2 – sudo apt-get update
    3 – sudo apt-get upgrade
    4 – fazer backup ou imagem com o resultado

    Seria uma grande ajuda!
    Obrigado!

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Como referiu, esta versão já é antiga. A ultima é a 2.1 e funciona no Raspberry pi B+

      Mais info:
      https://pplware.sitedev.pt/pipplware/

  53. Avatar de carlos
    carlos

    Obrigado pelo vosso trabalho, está muito bom.
    Tenho o Raspberry Pi ligado à televisão para ver uns filmes, mas ainda estou a usar o cabo de rede e o rato e teclado usb, alguma sugestão de modelos ou carateristicas para colocar tudo isto wireless ?