Chegou o OpenSSH 6.5 – Segurança acima de tudo

8 Comentários

O OpenSSH é um conjunto de ferramentas para nos ligarmos e gerir maquinas remotas, recorrendo ao protocolo SSH. Ao contrário de outras ferramentas como o Telnet, rcp, rlogin e ftp, o OpenSSH garante que as comunicações entre máquinas sejam seguras, pois recorre à criptografia para cifrar todo o tráfego (incluindo passwords).

Recentemente o projecto OpenBSD disponibilizou o  OpenSSH 6.5. Vamos conhecer as novidades.

openssh

O OpenSSH é uma versão gratuita da implementação do SSH. Para quem não sabe, o SSH – Secure Socket Shell é um protocolo que permite, de forma segura, aceder e gerir  remotamente máquinas Linux e não só.

O OpenSSH é um conjunto de ferramentas das quais fazem parte o:

  • ssh – um substituto para rlogin, rsh e telnet.
  • scp – um substituto para rcp
  • sftp – um substituto para o ftp
  • sshd – daemon da versão server do SSH
  • ssh-keygen – uma ferramenta para verificar e gerar chaves RSA, DSA e Elliptic Curve
  • ssh-agent e ssh-add – utilitários para que o utilizador não necessite de introduzir sempre a password – ver aqui

Esta nova versão inclui um conjunto de melhorias e também algumas novidades das quais se destacam:

Para quem usa o OpenSSH, é importante que actualizem para esta nova versão para tirar partido das novidades incluídas (apesar de transparentes para o utilizador) e também porque há um conjunto de melhorias, comparativamente a versão anterior.

Costuma usar o protocolo SSH para aceder aos equipamentos ou ainda usa o telnet?

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de A.Mendes
    A.Mendes

    Muito bom! Desafio-vos a escrever um artigo sobre o openscdp que é para as Smart Cards.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Interessante, vou investigar

    2. Avatar de Deus
      Deus

      Gostei muito da sugestão, não conhecia 😀

  2. Avatar de Thyago Sampaio

    Depois da NSA, não sei o que usar para ter segurança.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        De facto é verdade…o SSH era sem sombra de duvida dos mais seguros…:)

      2. Avatar de Lugopt
        Lugopt

        Se nos lembrarmos dos slides que vieram a público, encriptar os dados com AES 256 bits, por exemplo, utilizando o TrueCrypt (com password suficientemente forte) ainda continua a ser uma dor de cabeça para a NSA.
        Enviar email com PGP/GPG continua a ser seguro, isto é, ainda ninguém veio a público dizer que era possível desencriptar, sem conhecimento da chave privada e respectiva senha.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Eu não sei se a tua mãe comprava Chocapic, mas eu ainda uso aquele “jogo” que era o código secreto de César (ou coisa parecida).

      A = C
      B =D
      C = E
      D = F

      Ehehe 😉

      ehehe, agora a sério, tens o one-time pad, esse ninguém o quebra 😛