Chegou o novo Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish)! Será que surpreende?

66 Comentários

Como sabemos o Ubuntu é uma das distribuições Linux mais usada em todo o mundo! Não será até exagerado dizer que foi esta distribuição que popularizou o Linux no segmento doméstico e atualmente existem muitas outras distribuições baseadas no “Linux da Canonical”.

Hoje a empresa lançou o novo Ubuntu 18.10! Será desta que vai surpreender?


Longe vão os tempos em que a chegada de uma nova versão do Ubuntu era um momento bastante aguardado pelos utilizadores.

Atualmente, apesar desta distribuição ter milhares de utilizadores pelo mundo, o impacto da chegada de uma nova versão é diferente comparativamente ao que acontecia no passado.

Será esta a versão do Ubuntu que vai surpreender?

A Canonical anunciou hoje o novo Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish).Esta versão não é LTS, mas tem suporte durante 9 meses. Segundo informações da empresa, esta versão foi desenvolvida durante os últimos seis meses e recebeu um conjunto vasto de melhorias comparativamente à versão do Ubuntu anterior.

De acordo com Mark Shuttleworth, CEO da Canonical, o Ubuntu é hoje uma referência no mundo da engenharia e da inteligência artificial.

Relativamente às novidades, esta versão destaca-se por vir com:

  • Ambiente gráfico de trabalho GNOME 3.30
  • Kernel  4.18
  • Glibc 2.28
  • Novo tema Yaru
  • Firefox 63
  • LibreOffice 6.1.2
  • OpenStack (para clusters)

Destaque também para a integração do VeraCrypt, uma popular ferramenta que permite proteger informação em disco.

De acordo com o que já experimentamos, rapidamente se nota que esta nova versão, como o novo tema, apresenta uma interface mais polida, mais leve, com novos ícones, entre outras características. Segundo a Canonical, esta versão consome também menos memória RAM e apresenta novos efeitos nas transições entre janelas.

Além do Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) foram também lançadas as novas versões do Ubuntu Budgie, Kubuntu, Lubuntu, Ubuntu Kylin, Ubuntu MATE, Ubuntu Studio e  Xubuntu.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucas
    Lucas

    Como sempre esse maldito Gnome usando 1 gb de ram…. alguém faça algo contra ele

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      O mais simples é optar por: Kubuntu, Ubuntu MATE, Ubuntu Studio, Xubuntu…
      Para além disso, mesmo no Ubuntu podemos sempre optar por outro ambiente gráfico. Opções não faltam.

    2. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Talvez seja melhor ler o artigo.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      eu só uso Unity muito melhor que essa boga com quem vem agora

      1. Avatar de William
        William

        Unity não tem mais suporte e em breve irá morrer.

    4. Avatar de William
      William

      Meu querido, só os burros dizem que o Gnome é pesado, sua máquina deve ser muito ruim ou então você ainda vive no passado quando o Gnome era “pesado” tipo o KDE. Hoje ambos não são assim!
      Veja:
      imgur.com/a/d3eYLsG

      1. Avatar de ademirt
        ademirt

        Desabilitou algum serviço ?

        Posta um print do terminal com este comando: systemd-analyze blame

  2. Avatar de Daniel
    Daniel

    E ainda dá pra usar o desktop, criar ícones? Pq a cada nova atualização os devs do GNOME tiram mais funções que adicionam, não sei como tem gente q usa isso. mds

    1. Avatar de drom
      drom

      Dá para continuar a usar o desktop. O Ubuntu nesta versão usou uma versão mais antiga do gestor de ficheiros justamente por isso.

    2. Avatar de William
      William

      Depende da versão do Gnome-Shell e do Nautilus.

      A partir da versão 3.28, o Gnome removeu a possibilidade de utilizar a área de trabalho (desktop)
      Então para que possas usar, tens de baixar uma extensão (acredito que se chama: Gnome Folders) para fazer a área de trabalho ser usável novamente, a extensão ainda está em beta por isso não espere muito.

      Algumas distros, se não em engano a Solus, estão mantendo o Nautilus na versão 3.26 para evitar a perda total da área de trabalho. A interface Budgie foi criada do zero, mas compartilha de algumas libs e aplicações do Gnome, por isso também foi afetada, exceto no Solus em que mantiveram a versão antiga até achar uma outra alternativa de peso ao Nautilus.

      1. Avatar de Clodoaldo Santos
        Clodoaldo Santos

        Ícones lixeira e pastas ainda presentes no 1810

        1. Avatar de William
          William

          Por quanto tempo?

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Olha lá, o infeliz do evolution-adressbook-factor, evolution-alarm-notify, evolution-calendar-factory e evolution-source-registry comendo RAM…

    1. Avatar de William
      William

      Se você não usa o evolution, basta ir no terminal e digitar:

      sudo apt purge evolution evolution-data-server e pronto.

      Dependendo da distro, pode ser que a remoção desses pacotes removam o Gnome Clocks e Gnome Calendar, além é claro do Evolution. Por isso é melhor ficar de olho, se ainda assim não tiver como removê-los, terás que remover a pasta onde estão localizados o Evolution e evolution-data-server como root e matar os processos.
      Depois reinicie que o problema estará resolvido.

      1. Avatar de Silvio
        Silvio

        Não da para remover o Evolution, se fizer isso vai dar problema.
        Tu pode desativar o evolution com esses comandos:
        sudo mv /usr/lib/evolution-data-server /usr/lib/evolution-data-server-disabled
        sudo mv /usr/lib/evolution /usr/lib/evolution-disabled

  4. Avatar de Troll
    Troll

    Só os sem cérebro que usam o Windows

    1. Avatar de Nagash
      Nagash

      O que uma coisa tem de haver com a outra?

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Hein?! Será que queres dizer “O que uma coisa tem a ver com a outra?”?

        1. Avatar de cascavel
          cascavel

          Está incorreto!

    2. Avatar de John
      John

      também és daqueles vegan que diz aos amigos para deixar de comer carne? lol
      oh amigo vive a tua vida como quiseres, e deixa os outros viver a deles lol 😀

    3. Avatar de Marden
      Marden

      Seu codinome é Troll não por acaso.

      Seu descerebrado.

  5. Avatar de Rogério
    Rogério

    Finalmente um título de posto não sensacionalista já estava preparado para ler “é hora de abandonar o “. Parabéns e continue assim.

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      O filtro apagou o [insira o SO aqui]
      E ao invés de posto era post

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Tas muito “focado” 😀

  6. Avatar de Marco Pinho
    Marco Pinho

    Qual recomendam para ressuscitar o velhinho Asus EeePc 1000H com 2gb Ram?

    1. Avatar de Rafael Roll
      Rafael Roll

      Linux Mint XFCE 19, deve rodar.

    2. Avatar de bruno
      bruno

      experimenta o LxLE 16.04.2 32bit ou 64bit

    3. Avatar de Paulo Relogio
      Paulo Relogio

      eu tenho esse Asus eee PC com mint 16 xfc. 5 estrelas

    4. Avatar de Diego
      Diego

      Olha, o Xubuntu ressuscitou meu Intel Aton 1.600ghz de 2005!! 😉

    5. Avatar de Dr. Cosme
      Dr. Cosme

      MS-DOS 6.0

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Versoes novas de linux e android é um novo por mês. Deveriam criar era duas ou 3 versoes e focarem-se nelas. É android arroz, cebola, manteiga, nabos, coentros, etc…é linux ana, maria, joana, manuel, flacido, etc…uma versao como escolha de ambiente grafico e ta feito.

    1. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      E a Democracia também é uma coisa muito chata, convenhamos…

      1. Avatar de Olly
        Olly

        E quando vamos a uma loja e “termos” de escolher entre dezenas de coisas diferentes? Que estafa… lol

  8. Avatar de Linux
    Linux

    Fui usar esse tal de Windows e o mesmo nem sequer atualizou meus programas instalados, tive que atualizar um por um… Que tristeza! No Linux tudo é atualizado…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      se instalares desde o repositório, agora se instalres na unha, quero ver ele atualizar as aplicações.

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        Portanto, na pior das hipóteses, fica IGUAL ao Windows. É mesmo mau. Livra!

      2. Avatar de Linux
        Linux

        No Linux temos os repositórios, o terminal, os snaps, os flatpaks, as lojas. Quem é o doente que vai instalar na unha? Só quem usa Gentoo e Slackware e gosta de sofrer. Usuários normais não fazem isso e isso são 90% dos usuários de Linux no desktop, logo o Linux atualiza sozinho, inclusive os seus drivers, seus programas instalados, seu kernel e também recebe atualizações de segurança que não és obrigado a reiniciar o computador ou demorar mais de 5 minutos pra atualizar. Vergonha!

        1. Avatar de Marco
          Marco

          nem todas as aplicações estão nos repos desta vida, nem todas.

      3. Avatar de ademirt
        ademirt

        Marco, atualiza a sua data .. estamos em 2018

        1. Avatar de Marco
          Marco

          então mostra lá um linux em que se instalares um software fora do repositorio ele atualiza automaticamente.

          1. Avatar de ademirt
            ademirt

            O que precisas instalar que esteja fora do repositório ?
            De exemplos

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Boas,
      Sempre podes user uma aplicação para esse feito em Windows:

      https://patchmypc.com/home-updater-download

      1. Avatar de Linux
        Linux

        O que precisa é ter isso dentro do sistema e não usar apps de terceiros pra fazer algo que deveria ser obrigatório.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          chama-se windows store, irra que não aprende. E vem de raiz com o windows.

          1. Avatar de Linux
            Linux

            Como se a Windows Store tivesse todos os programas que eu quero, hahaha.
            Lojinha limitada! No Arch Linux eu encontro de tudo, até os softwares mais obscuros e veja só… São atualizados junto com o sistema em menos de 5 minutos.
            O tempo de atualização do Windows é algo que todos ignoram!

          2. Avatar de ademirt
            ademirt

            Windows Store é um tiro no pé.

          3. Avatar de Marco
            Marco

            Linux: digo mesmo dos repositorios do linux nem todo o software que eu quero em linux vem nos repo.

    3. Avatar de Eu mesmo
      Eu mesmo

      Usa o “Linux” e cala-te. Deixa-te de mimimi. Também à repositórios em Windows BTW (se estiveres interessado). Se não gostas vai andado, para quê tanto mimimi?

    4. Avatar de Eu mesmo
      Eu mesmo

      Pega num PC qualquer e instala uma distro Linux sem espinhas! A pois, se não existirem drivers vem chorar. E depois pega num noob, e diz-lhe que Linux é fantastico e nem precisa de reiniciar para atualizar, e eles responde-te “como é que se atualiza?”. O que é o Kernel? Terminal, que bicho do demónio (letras estranhas, parecem os anos 90).
      O Linux não é acessível como é o Windows ou o MacOS. Por muito que vocês queiram. O kernel é ok, mas precisas de fazer muito trabalho de camuflagem para um utilizador final. Vê por exemplo o Android. Oh wait, o android também precisa de reiniciar para fazer updates! OMG, que escânda-lo.
      Portanto deixa-te de tretas, e gostas do “Linux” (que isso não é nada em si), bom para ti. Agora para de ser chato e deixa os outros em paz. Cada um usa o que quer.

      1. Avatar de Pedro Ribeiro
        Pedro Ribeiro

        Não só tens muito mais probabilidades de ter todos os drivers necessários out of the box, nem sequer tens o stress de ter que avaliar se são 32 ou 64 bits (quando há um, há o outro)

  9. Avatar de gui
    gui

    Infelizmente outra decepção.

  10. Avatar de Filipe
    Filipe

    Confesso que não aprendi muito a ler este post. E para ser franco, em nenhum dos posts anteriores de novas versões do Ubuntu.
    Isto porque no campo das novidades, são apenas apresentados os programas pré-definidos e não as alterações no SO em relação ao anterior.
    Sinto que se apresentassem o Windos 10 desta maneira apenas diriam “novos icones, novo browser, melhor gestão de recursos”…
    Já usei Ubuntu e não fiquei fã. Descobri o Linux Mint e uso-o regularmente no meu portátil que comprei à 9 anos.
    Com base neste artigo não consigo perceber se devo dar uma nova tentativa ao Ubuntu. A única coisa que me deixou curioso foi a integração com o VeraCrypt (que uso para guardar dados pessoais), mas este tópico não foi aprofundado….
    Também não vou falar dos posts relativos à sua instalação, que são úteis mas idênticos em todas as versões, mas gostaria de perguntar sobre o post de configuração de um servidor LTSP baseado no ubuntu prometido (em 2016!) e nunca apresentado (muito útil para reciclar cpu antigos!).
    Dito isto, continuem o bom trabalho, pplware 😉

  11. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Manjaro Linux + Deepin <3

  12. Avatar de Danilo
    Danilo

    O meu nao entrou mais depois de atualozar erro na placa de video gtx760 o drv proprietário esta dando erro tive quwbdesinstalar ele para voltar a usar o sistema mais com dv xorg

  13. Avatar de Nelson Faria
    Nelson Faria

    Boas! Alguém com experiência de pôr a funcionar o Lubuntu numa máquina bem antiga (não sei specs agora, mas tem no máximo 500Mb de Ram e tem o XP instalado…)? Mais vale optar por um Mint XFCE 19? É um computador que vai servir basicamente para browser de internet (email, facebook, etc…) e um ou outro documento simples no Word ou LibreOffice…

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Tenho usado com sucesso em máquinas P4/512Mb RAM, algures de entre 2003 a 2007.
      Se tiver 1 Gb de RAM, ajuda bastante.
      O que pretendes saber?

    2. Avatar de Andrey
      Andrey

      Lubuntu 14.04.5 roda tranquilo. So atualizar normalmente depois de instalado.

      1. Avatar de Linux
        Linux

        Melhor que o Lubuntu, apenas Openbox.
        Testa lá o Archlabs (Arch-based) ou Bunsenlabs (Debian-based).
        São ótimos!

  14. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Melhorem a compatibilidade com drivers, torne o linux mais fácil para usuários comuns. No dia em que um linux não precisar de linha de comando para funcionar, fará sucesso. Até lá, esse monte de programas ambutidos nã valem de nada.

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Claramente não utiliza sistemas GNU/Linux .

      1. Avatar de Linux
        Linux

        É outro que ainda acha que estamos nos anos 90.

    2. Avatar de ademirt
      ademirt

      E os do Windows são bons ? wordpad ? paint ? notepad ?

  15. Avatar de Samuel
    Samuel

    A única coisa boa no ubuntu é que serve de base para outros linux 🙂

  16. Avatar de Clodoaldo Santos
    Clodoaldo Santos

    Tive impressão que 1810 está mais leve e fluído que 1804-LTS

  17. Avatar de José Lucas Pereira da silva
    José Lucas Pereira da silva

    Amo o Ubuntu, ainda mais nesta versão