Chegou o novo Ubuntu 16.10 Yakkety Yak

31 Comentários

Tal como estava previsto no calendário oficial da Canonical, a versão final do Ubuntu 16.10 Yakkety Yak foi hoje disponibilizada.

Apesar de não existirem muitas mudanças comparativamente ao Ubuntu 16.04 LTS, que foi lançado em Abril, há algumas novidades que deve experimentar.

ubuntu_00


Depois de ter lançado o Ubuntu 16.10 Yakkety Yak Beta 2 a 28 de Setembro, a Canonical disponibilizou hoje a versão final do Ubuntu 16.10.

ubuntu_01

Quais as novidades desta versão?

Tal como referido, o novo Ubuntu 16.10 Yakkety Yak não traz mudanças significativas comparativamente ao que é oferecido no Ubuntu 16.04 , que até é uma versão LTS. Esta nova versão só tem suporte durante 9 meses.

Principais novidades
  • Pequenas melhorias ao nível do Unity
  • Melhor suporte e suporte  em máquinas virtuais
  • Unity 7.5
  • Nautilus 3.20
  • Unity 8 Preview Session
    • A Canonical incluiu uma versão experimental da interface Unity 8. A opção para usar esta nova interface está disponível via login manager.
  • 14 novos Wallpapers
  • LibreOffice 5.2.2
  • Mozilla Firefox 49
  • Thunderbird 45
  • Ubuntu Software 3.20
  • Rhythmbox 3.4.1
  • GNOME Terminal 3.20
  • Shotwell 0.22
  • Linux Kernel 4.8
    • Com suporte melhorado para hardware
  • Melhorias ao nível do HiDPI

ubuntu_02

Nos próximo dias iremos ensinar a instalar o novo Ubuntu 16.10 Yakkety Yak e conhecer em detalhe algumas das novidades. Esta nova versão do Ubuntu chega-nos com “pouca força”, tendo em conta as novidades e não é certamente um  must-have.

Está com ideias de actualizar o seu Ubuntu para esta nova versão?

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vlad
    Vlad

    Eu cá prefiro manter-me na versão 16.04, apenas atualizo em Abril de 2018.

  2. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    “Nos próximo dias iremos ensinar a instalar o novo Ubuntu 16.10 Yakkety Yak e conhecer em detalhe algumas das novidades.”
    Será nativamente ou numa maquina virtual ?
    Pois se for numa maquina virtual a experiencia não sera a mesma como uma instalação nativa , no meu caso vou continuar com o ubuntu 14.04 Lts ate deixar de ter suporte , isso de andar instalar novas versões do ubuntu, cria o risco de perdas de dados , se querem estabilidade então as versões Lts são as melhores .

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Desde lado vou manter o 16.04, por isso será numa VM. Sinceramente (opinião pessoal) penso que não vale a pena a actualização, ainda mais quando apenas tem 9 meses de suporte.

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Eu instalei a versao Beta e n verifiquei nada q justificasse deixar o 16.04… umas muito pequenas mariquices… nada mais

    2. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Pelo menos terei suporte de 72.7% dos pacotes instalados no meu sistema até Maio 2019 .
      Quem quiser mais informação sobre o limites de suporte do ubuntu 14.04 Lts , utilize o seguinte comando .
      ” ubuntu-support-status “

      1. Avatar de Jhonathan
        Jhonathan

        Obrigado parceiro, não conhecia esse comando. Muito bacana e muito útil também.

  3. Avatar de slowpoke
    slowpoke

    A vantagem para mim seria o novo kernel, mas podemos fazer a actualização do mesmo nas versões 14.04 e 16.04.

  4. Avatar de clodoaldo
    clodoaldo

    Para quem deseja usar uma versão estável é melhor instalar o 16.04.1

  5. Avatar de essencialista
    essencialista

    1 mês com a versão beta 2 do ubuntu mate. mais estável q o 16.04 quando lançado. até agora, nada de bugs estranhos. apenas voltou o at-spi-systemd.desktop.sh a fazer das suas.
    já agora, a solução. na linha de comandos escrever:
    sudo mv /usr/lib/at-spi2-core/at-spi2-registryd /usr/lib/at-spi2-core/at-spi2-registryd.old

    e

    sudo mv /usr/lib/at-spi2-core/at-spi2-bus-launcher /usr/lib/at-spi2-core/at-spi2-bus-launcher.old

    e já não chateia no shutdown.
    vale para o ubuntu mate e qualquer versão sem unity em que o erro apareça.

    1. Avatar de Noob
      Noob

      No meu mate, o ficheiro “at-spi2-bus-launcher” não existe mas sim o “at-spi-bus-launcher”.

      Logo: sudo mv /usr/lib/at-spi2-core/at-spi-bus-launcher /usr/lib/at-spi2-core/at-spi-bus-launcher.old

  6. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Continua a mesmo incongruência gráfica entre a scrollbar do Firefox e do resto do sistema. Horrível.

    1. Avatar de Eduardo Siemann
      Eduardo Siemann

      Dificilmente irão corrigir isso, pois o Firefox é q cria esse componente usando o gecko. Alguns sites no css definem o tamanho fixo do scrollbar, existem alguns métodos para deixar a barra do Firefox como a do unity, porém pode gerar incompatibilidade nos sites, devido ao tamanho da scrollbar. Vc pode usar isso, porém já aviso q alguns sites terão problemas, pois os programadores deixam fixo o tamanho da scrollbar: https://www.gnome-look.org/content/show.php/?content=146463

  7. Avatar de Joao Paulo
    Joao Paulo

    design que parece do tempo do windows 95…windows ou mac sao anos longe mais avancados que essa treta do linux…é feio pouco pratico e sem software de jeito…so mesmo para nerds e dos de cave mesmo

    1. Avatar de Hugo Freitas
      Hugo Freitas

      Quem não sabe o que diz… erra bastante. Ao contrário do Windows ou OSX em Linux tens uma variedade imensa de ambientes gráficos, logo duvido que não haja pelo menos 1 que seja do teu agrado. Para além disso os minimamente complexos oferecem grandes capacidades de personalização, coisa que no Windows por exemplo se limita a mexer mosaicos de um lado para o outro.

    2. Avatar de um gajo na net
      um gajo na net

      atira-te da ponte amigo… quem dera ao Windows ou ao Mac ter a capacidade que o Linux tem de adaptabilidade. Quer a nivel de funcionalidade quer a nivel de temas 😉

    3. Avatar de jAugusto
      jAugusto

      ah ah comment batido!!…

    4. Avatar de Pepe Pedro
      Pepe Pedro

      Não te atires da ponte …. basta abrires os olhos . Outra coisa : Estamos no século XXI (vinte e um)

  8. Avatar de Crow-
    Crow-

    Já estava a usar as daily builds. Até agora sem problemas, muito estável. Prefiro o 16.10 ao 16.04.
    Especialmente pelas bibliotecas mais recentes, gnome 3.20 e kernel 4.8.

  9. Avatar de David
    David

    E tutoriais para ensinar a instalar o Ubuntu Phone?

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Isso é que era! 🙂

    2. Avatar de David
      David

      Façam com o BQ E5 🙂

    3. Avatar de Miguel Rosa
      Miguel Rosa

      Aguardo tal proeza num Nexus 5. Sei que dá, mas não sei fazer no meu.

  10. Avatar de um gajo na net
    um gajo na net

    convém ter noção que nem todos os telefones tem drivers para o ubuntu touch, mas existem alguns tutorials em inglês nas interwebs :]

  11. Avatar de Tepes
    Tepes

    Comecei a odiar a maioria das distribuições linux porque todas elas trazem demasiado bloatware. Até mesmo distros que se baseiam em arch muitas das vezes é só chouriço lá para dentro. ArchBang ou uma instalação nativa do arch foi a melhor coisa que fiz e conseguiu acalmar o meu OCD.

  12. Avatar de Jose
    Jose

    Experimentei o elementaryOS e estou em estado de choque, nunca mais quero ouvir falar em Ubuntu, Lubunto, Ubunto Gnome ou qualquer uma dessas versões oficiais. Simplicidade e estetica imbativeis.

  13. Avatar de Daniel
    Daniel

    Ninguém me tira o Arch do sistema, new Windowzes nem Ubuntuzes, nada!

    1. Avatar de Miguel Rosa
      Miguel Rosa

      No meu sistema também é o Arch (e não as suas “variantes”).

  14. Avatar de Joe Cascão
    Joe Cascão

    Bicho,eu instalei essa iso aqui,com o Xubuntu,até agora roda perfeito,os unicos”bugs”são raros crashes no Xorg,mas é porque eu sou teimoso com resolução gráfica,não largo o Noveau,pra usar meu driver Nvidia legacy,que me dá só uma resolução baixa,o resto,afinal,é ou não é pra usar esse sistema operacional como diário,pra usar os softwares que lhe são oferecidos,mesmo que o suporte acabe?do que ficar pulando de iso em iso?o que quer a Canonical fazendo essas versões?