Chegou o novo Ubuntu 16.10 Yakkety Yak Beta 2

36 Comentários

A Canonical continua a trabalhar arduamente na sua distribuição Linux e hoje disponibilizou a versão Beta 2 do Ubuntu 16.10 Yakkety Yak . Esta versão chega uma semana depois do previsto no calendário oficial.

De acordo com as informações, o delay no lançamento esteve associado a problemas no kernel.

ubuntu-16.10-desktop-1


Com a previsão de lançarem a versão final a 13 de Outubro, a Canonical disponibilizou a última versão beta do Ubuntu 16.10 Yakkety Yak Beta. Esta nova versão está disponível com vários ambientes gráficos e, do que já testamos, parece-nos bastante estável.

Outras novidades

  • Nautilus 3.20
  • Totem video player 3.22
  • Mozilla Firefox 48
  • Linux kernel 4.8 (que traz melhorias ao nível do suporte de hardware e também melhorias ao nível do consumo de energia)
  • Unity low graphics mode
  • PackageKit 1.1
  • GNOME 3.20
  • LibreOffice 5.2
  • Melhorias no Update Manager
  • (Novo wallpaper)
  • Todas as novidades aqui.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Altair
    Altair

    Vair vir com Unity 8? ou ainda será o 7

    1. Avatar de André
      André

      Vai vir? Credo!
      Virá!

    2. Avatar de slowpoke
      slowpoke

      Unity 7. O 8 ainda tem muitas arestas para limar.

    3. Avatar de !(iSheep)
      !(iSheep)

      Vão vir charters de Chineses com isso na bagagem… (esta em homenagem ao Paulo Futre). 😀

      1. Avatar de Cenas
        Cenas

        Essa lendia viva do futebol português!

        1. Avatar de um gajo na net
          um gajo na net

          ou …legenda viva do futebol……

  2. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    Está 2x “Gnome 3.20” na lista 🙂 O nome desta versão é estranho e cómico, ao mesmo tempo 😛

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Thanks 🙂 Yups, é difícil de pronunciar. Inventam cada coisa 🙂

  3. Avatar de irlm
    irlm

    quando é que traz o novo gtk 3.22?

  4. Avatar de RF
    RF

    Boas malta, eu quero iniciar-me no mundo Linux a nível pessoal, isto é para uso caseiro, uma vez que em termos escolares e profissionais já usei Linux. Mas estou num impasse enorme de não saber qual a distribuição escolher, vou falar agora das minhas experiencias.
    -Ja trabalhei com debian, adoro a rubustes do sistema, mas por outro lado a interface gráfica apesar de gostar penso que falta qualquer coisa.
    -Ja usei ubunto, noto que o sitema em si não e tao “rigido” como o debian, mas pessoalmente não suporto a interface gráfica do ubunto (e afins)
    -Visto que tenho preferência por devia (não consigo explicar, apenas me identifico mais com debian), experimentei uma distribuição que falaram aqui no pplware, o deepin, este sistema sim eu gostei da interface gráfica e é debian, o problema é que as atualizaçoes dos repositórios são lentas, quase tao lentos como internet dos anos 90 (problema que pelo que vi afeta outros utilizadores), o que me faz não escolher esta distribuição por ser muito lenta a nível de repositórios.
    -Por fim temos o arch que inclusive tem uma ibterface deepin também, mas em termos de arch não tenho experiencia.

    Venho perguntar a malta entendia uma boa distribuição Linux de preferência debian que seja graficamente apelativa e com uma boa comunidade, tenho preferência por debian porque ubunto eu já experimentei algumas distribuçoes inclusive o mint que e considerado uma das mais belas, mas mesmo assim não consegui ficar, ou então se me aconselham arch, mas este sem nunca ter experimentado nem sei se e realmente bom.
    Resumindo que distribuição Linux conhecem que seja boa e com bom suporte e graficamente apelativa?

    1. Avatar de Zé Moina
      Zé Moina

      Linux Mint LMDE 2 – Rolling release com base em Debian.

      Se pretende uma interface grafica mais apelativa, recomendo a versao com Cinnamon.

      https://www.linuxmint.com/download_lmde.php

      1. Avatar de webber
        webber

        queria saber o porque que os graficos do cinnamon e bem mais bonito que do ubuntu ???

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eu uso Linux Mint com MATE.

    3. Avatar de um gajo na net
      um gajo na net

      a parte mais fixe do Linux eh que podes mesmo personalizar tudo, pega em debian testing ou sid(embora sid seja mais instável que o testing, é a versão que o ubuntu é baseado), visto que ja conheces e gostas do sistema, quanto a interface gráfica tenta brincar com GNOME, KDE, XFCE, MATE e CINNAMON, aconselho a brincares com as interfaces gráficas uma de cada vez com tempo de mais leve para o mais pesado, e procura por temas de icones e ambiente grafico…

      normalmente Cinnamon é muito bom no que toca a beleza e leveza… enquanto que KDE é mais complexo mas podes afinar tudo ao mais pequeno pormenor… Boa sorte, e tenta juntar-te ao Linux Tugaz temos montes de pessoal para te ajudar nisso :]

    4. Avatar de Will
      Will

      Use o Manjaro com o KDE. Você não se arrependerá.

  5. Avatar de leoni martini
    leoni martini

    o visual do ubuntu está ultrapassado. Claro, é uma questão pessoal e não influi na estabilidade do sitema.

    1. Avatar de jp99
      jp99

      ou seja mais do mesmo. visualmente obsoleto theme standard tem de ser renovado pois já cansa andar sempre a procura de themes e depois tão todos bugados

    2. Avatar de urtencio
      urtencio

      Um layout completamente aborrecido!
      Deviam ter apostado nisso já algum tempo, mas parece que continuam a direccionar tudo para mobile que tarda em aparecer! É pena 🙁

  6. Avatar de bola
    bola

    Usem Deppin ou ChaletOS 🙂

  7. Avatar de RF
    RF

    -Deepin (debian)
    -Deepin (arch)
    -ElementaryOS (ubuntu)

    Qual destes três recomendam para uso diário?

    1. Avatar de RF
      RF

      Outra questão, o que significa uma distribuição rolling release, out of the box? Das três distribuiçoes que falei acima, qual delas é o que. Eu quero entrar no mundo Linux mas estas questões e incertezas de qual e a melhor versão e o que me fazem constantemente não ir para Linux, contrariamente ao Windows e ao OSx que é aquilo e pronto.

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        RF,

        Cara pode usar o Ubuntu para uso diário, é estável e com usabilidade amigável.
        Rolling release são versões de desenvolvimento, ainda sujeitas a instabilidades e out of the box são distros que é só instalar e usar.

        Segue links:
        https://www.vivaolinux.com.br/topico/Helps-e-dicas-para-usuarios-iniciantes/Distros-out-of-the-box

        https://www.vivaolinux.com.br/topico/vivaolinux/Qual-a-melhor-ou-mais-estavel-distro-rolling-release

        Abraço,

        Ricardo

        1. Avatar de um gajo na net
          um gajo na net

          “Rolling release são versões de desenvolvimento, ainda sujeitas a instabilidades” Completamente falso

          uma distro Rolling release é uma distribuiçao que se instala apenas uma vez e apenas se faz os updates sem que hajam lançamentos regulares(embora sejam lançados cds com o software mais recente de tempos em tempos, mas isso é porque nao vamos estar a fazer download de 10 anos de updates)

          Enquanto hajam distribuições que estão sempre com o software mais recente e por isso haja uma certa instabilidade, como é o caso do Arch Linux, no caso do Debian Testing ou do Manjaro, os pacotes nao sao os mais recentes, mas sao muito mais estaveis.

    2. Avatar de bola
      bola

      Deepin (Debian), tens mais repositórios e a v15.3 está muito boa.

      1. Avatar de RF
        RF

        Eu tenho usado o deepin e realmente é muito bom e muito bonito, o problema são os repositórios que são lentos como tudo

      2. Avatar de RF
        RF

        Tenho tambem outra duvida relativa ao deepin, atualemnte esta na versão 15.3, imaginemos que amanha sai a versao 15.4 ou 16 qualquer coisa, nessa situação é necessario instalar de raiz o sistema operativo ou ele atualiza-se automaticamente? Estou com estas duvidas pois sou utilizador novo em linux

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    tá na hora de mudar esse look and feel

  9. Avatar de maxim
    maxim

    SUPER feio esse unity

  10. Avatar de !(iSheep)
    !(iSheep)

    Tá na hora de copiarem algumas ideias do Windows 10 a nível de UI. A Microsoft pavimentou um novo caminho, modernizado, limpo, bonito e prático. Está na hora de os outros seguirem as pisadas e reinventarem-se. Não falo de copiar o look and feel do Windows 10, mas inovar com algo mais aliciante e apelativo. Assim como já está na hora de Apple fazer o mesmo.

    1. Avatar de Paulo Trindade
      Paulo Trindade

      Os ícones do windows são horríveis. Dizer que Apple tem que seguir as pisadas do windows em termos de look & feel é de rir.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      E Windows 10 copiou as idéias do ambiente KDE.

    3. Avatar de um gajo na net
      um gajo na net

      fonix.. windows 10 um sistema completamente inconsistente a nivel de UI… parece bonito ate uma pessoa começar a usar…

      Contudo é um passo em frente, mais uns passos e finalmente o Windows cai do precipício…

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    E o Xubantu não vêm?

    1. Avatar de Luís S
      Luís S

      Virá, de certeza…
      Mas penso q já não está sob alçada da Canonical, sendo umm projecto comunitário agora

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Uauuuu uma beta 2!!! Vou já formatar tudo e instalar tudo de novo!!!! Vai ficar tudo melhor, afinal ter a versão 3.2.4.5.8.1002 é muito melhor que a versão 3.2.4.5.8.1001!!! Então ter a nova versão do Totem video player, essa maravilha vai ser mesmo espantoso!?!?1??!?’1’1

  13. Avatar de Carlos Filho
    Carlos Filho

    O problema destas versões e o tempo de suporte.

    http://opensuseblogbr.blogspot.com.br