Manjaro Linux 18 Illyria! É esta a distribuição Linux nº1

59 Comentários

Procura uma boa distribuição Linux? Então temos uma sugestão para si… o novo Manjaro Linux 18! O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).

Vamos conhecer as novidades desta nova versão.


O Manjaro Linux é atualmente, segundo o site distroWatch, a distribuição mais popular do mundo. Esta distribuição está disponível gratuitamente com os ambiente gráficos XFCE, KDE e GNOME. 

Quais as aplicações pré-instaladas?

Relativamente às aplicações/ferramentas pré-instaladas, esta distribuição traz tudo o que precisa para o dia a dia:

  • Firefox como browser pré-definido
  • Empathy, como app de IM
  • LibreOffice como plataforma de produtividade
  • Transmission, ferramenta para download de torrents
  • Atalhos para a Suite Office online
  • Brasero, para gravação
  • Evolution, cliente de e-mail
  • entre outras

Recentemente os responsáveis por esta distribuição anunciaram o Manjaro Linux 18. Das várias novidades, destaque para o kernel 4.19 LTS, melhorias ao nível do Manjaro Settings Manager (MSM), um novo Pamac, para XFCE e GNOME, uma nova versão do Calamares (instalador por omissão do Manjaro), novos drivers Nvidia entre outras novidades – ver aqui.

Se procura uma distribuição Linux completa e com bom suporte, experimentem o Manjaro Linux e deem-nos o vosso feedback.

Manjaro Linux 18 Illyria

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de outeiro
    outeiro

    Porque não fala nas “Community Releases” (Mate, Budgie, Cinnamom, Deepin, LXDE, Openbox, i3, Bspwm, Awesome)?
    Porque não apresenta o Manjaro XFCE, que é a versão principal do Manjaro?
    Pessoalmente uso o Manjaro Mate, versão 18 com kernel 4.19.0 LTS, e estou satisfeitíssimo.

    1. Avatar de eu
      eu

      Good to you.
      É interessante ver que os users linux têm orgulho em mencionar isso, até a versão da compilação (algo habitual nas minorias).

      1. Avatar de SoulReaver
        SoulReaver

        Deal with it ; )

      2. Avatar de Jabba
        Jabba

        A Inteligência é apenas, e infelizmente, algo habitual nas minorias. Já os constantes vómitos de palavras e comentários depreciativos de “Tu(s)” como “Tu” cada vez abundam mais. (algo habitual e justificável com o baixo QI das maiorias)

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Porque todos sabemos que o Gnome é superior mesmo NÃO sendo a principal

  2. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Embora reconheça o Manjaro como uma grande Distro, e que até faz coisas que não consigo em mais nenhuma (drivers do bluetooth ao nivel de fones e colunas) ainda não me conseguiu convencer a mudar do Mint. O Mint também levou algum tempo até me fazer mudar do Ubuntu.

  3. Avatar de Cortano
    Cortano

    Mas afinal quantas nº1 existem?!
    Tenho a ideia que cada vez que é apresentada uma distro linux, é apresentada como sendo a nº 1.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pura distração tua. Levanta os olhos que para lá da Apple e do Windows há mais mundo 😉 estás muito absorvido por essas duas marcas.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Aprende com o Ruy Acquaviva a como participar num forum e a responder a dúvidas.

    2. Avatar de João
      João

      A numero 1 é a que tem mais downloads estatisticamente https://distrowatch.com/dwres.php?resource=popularity

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Nem mais, e está em ascensão 😀

    3. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      O Manjaro (no sentido de sistema operativo Manjaro, mas também pode ser “a” Manjaro, no sentido de a distribuição Manjaro) é atualmente a número 1 no ranking de buscas do site Distrowatch.
      Isso significa que no último período (esse período é configurável, sendo de 6 meses por defeito) ela foi a distribuição com maior númeo de buscas no site.
      Isso não quer dizer que é a melhor, nem a mais usada e nem ao menos a mais popular, quer dizer apenas que há um interesse grande sobre ela entre as pessoas que visitam esse site, que é sim uma importante referência em relação a sistemas operacionais de software livre (o site não se limita ao Linux, incluindo BSD, Solaris entre outros sistemas).
      Portanto não é de se estranhar que a “número 1” mude de tempos em tempos e nem ´para se sobrevalorizar essa informação. É apenas um dado a ser considerado, nada mais.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, ninguém disse que era a melhor. Apenas a nº1 do ranking.
        A melhor, são quase todas as distros Linux. Se a malta souber trabalhar com elas…pode ser qualquer uma das mais populares.

        1. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          Quando eu lí o título imediatamente identifiquei que se tratava de referência ao ranking da distrowatch. E é uma referência muito pertinente, já que o Manjaro substituiu o Mint, que esteve nessa colocação entre 2011 e 2017, devido ao grande interesse despertado por essa distribuição.

          1. Avatar de Dan
            Dan

            Foi por causa q o monte removeu o sabor com kde. Entao geral foi pro manjaro

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        Obrigado pela explicação!

    4. Avatar de Cortano
      Cortano

      Aprende com o Ruy Acquaviva a como participar num forum e a responder a dúvidas.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        (apagar pff, resposta fora do “ramo” certo)

    5. Avatar de Alexa
      Alexa

      Não é número 1 por ser a mais usada, mas por ser a distribuição mais acessada no site distrowatch roubando lugar de distros antes consagradas como Ubuntu, Debian e Mint.
      Pelo seu nome. Só deve pensar em Windows. Não conhece o mundo de fora da sua bolha.

  4. Avatar de OSVANDER
    OSVANDER

    Uso o manjaro kde, muito boa distro. Futuramente quando o Deepin voltar a funcionar volto pra ele.

    1. Avatar de XJarreta
      XJarreta

      Manjaro KDE é uma distro muito elegante, seu design sóbrio me cativou.

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Larguei ela. Muito inchada. Muito bugada. E os temas sao feios e velhos.

    3. Avatar de AnonAZ
      AnonAZ

      Deepin distribuição ou a versão do Manjaro? É que o manjaro tem disponível uma versão que usa o “ambiente” deepin 🙂
      Pessoalmente gostava de usar mais o Deepin (distribuição) mas está muito atrasado com as versões dos programas, etc… Ultimamente ando mais interessado no Solus, Manjaro (deepin), PopOS… 😉

  5. Avatar de Fabio
    Fabio

    Quer impressinar novos usuários? Faça uma review com o KDE.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se há coisas que nunca gostei foi do KDE:.. mas também não tenho motivo. Vou aceitar o desafio.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        tenta falar com o KDE Pinheiro, se ele tiver tempo pode ser que te dê uma dicas sobre como configurar o KDE e ai vais ver o poder do kde.

      2. Avatar de SoulReaver
        SoulReaver

        Experimenta Pedro, não te vais arrepender…o KDE está brutal…está bastante personalizável e bastante prático. Eu apesar de continuar a utilizar XFCE o KDE é sem dúvida um DE a considerar.

      3. Avatar de Alex
        Alex

        Pior interface gráfica de sempre. Até o Pedro reconhece o fato.

  6. Avatar de CARLOS AUGUSTO TACONI DANTAS
    CARLOS AUGUSTO TACONI DANTAS

    Com certeza a equipe do Manjaro está de parabéns, uso o Manjaro KDE 18 e está super estável, o Pamac está cada vez melhor, a quantidade de programas é impressionante quando ativado o AUR, sem dizer que todos os pacotes já são última versão.

  7. Avatar de Nelson
    Nelson

    Uso o manjaro desde há um ano desde que me fartei do Windows 10. Não tenho tido problemas. Sempre a funcionar bem. Às vezes os pacotes da AUR dão dores de cabeça, mas nada que comprometa a estabilidade do sistema. Estou muito satisfeito com esta distribuição.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa! A distro é muito boa.

  8. Avatar de Marco
    Marco

    Boa tarde,
    Uma dúvida:

    Manjaro 18 Ilirya. Sendo uma rolling distro faz sentido existir um número/nome para um release?

    Assim, parece um milestone, faz lembrar ubuntus e mints com datas para as novas versões.

    Não faria mais sentido ser só Manjaro? ou Manjaro e identificação da compilação?

    Obrigado

  9. Avatar de Erick
    Erick

    Na arquitetura x86-64 Prefiro: Ubuntu e seus flavors, Fedora e seus flavors,e distros independent

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Tem gente que prefere ficar limitado a pacotes mesmo. Por isso usam Ubuntu. Não sabem do poder da AUR.

      1. Avatar de Erick
        Erick

        É mesmo?,sabia não.

      2. Avatar de Erick
        Erick

        Eu prefiro,os pacotes por que são muito fáceis de trabalhar,nao preciso ter LPI NIVEL 3 para poder instalar um pacote de codec.

        1. Avatar de William
          William

          Amigo, acho que se referiu ao fato do Ubuntu ser limitado. Por exemplo, no Arch, tens o AUR que é um repositório da comunidade onde você encontra de tudo e num clique instala.
          No Arch, não precisa usar: PPA, Snap, Flatpak e AppImage porque a distro oferece tudo de mão beijada. O problema mesmo é que os usuários de Ubuntu ainda não se deram conta da facilidade que é em outras distros e a complicação que é no Ubuntu.

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Mds vey, de um tempo pra ca o Linux criou um caminhao de distros, que fica ate dificil saber qual presta. Parece ramificacao da igreja, cada qual com o seu templo e seu pastor. O que mais observo sao alguns usuário defendendo sua distro como um dog que nao quer largar o osso. kkkk so lamento.

  11. Avatar de 1byte
    1byte

    Mds vey, de um tempo pra ca o Linux criou um caminhao de distros, que fica ate dificil saber qual presta. Parece ramificacao da igreja, cada qual com o seu templo e seu pastor. O que mais observo sao alguns usuário defendendo sua distro como um dog que nao quer largar o osso. kkkk so lamento.

  12. Avatar de Erick
    Erick

    A comunidade linux precisa mais é ser focada,cada hora é uma distro para isso ou para aquilo,Somar esforços para se ter um super sistema é diferente de dividir esforços para se ter o sistema mais popular ou para ficar batendo ranking. O Windows é popular por conta disso,Tem foco,o sistemq é instavel por muitas vezes uma merda,mais a Microsoft esta sempre focada em melhora lo.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      o windows n é popular por causa disso, história da informática, palavras chaves: Ibm, microsoft, ms-dos, windows.

      1. Avatar de Erick
        Erick

        O usuário que nao tem muito conhecimento de cumputador sobretudo no Brasil,mais quer usar um sistema linux,se perde no meio de tantas e tantas distros e ”desiste de usar por nao saber e/ou o que escolher,como fazer etc e tal…”E esse usuário acaba voltando para o Windows, por que, o Windows é sempre Windows ele sempre vai estar lá.

  13. Avatar de Erick
    Erick

    A comunidade linux precisa começar a copiar a Microsoft ter foco em um sistema só por um período maior e persistir até aonde der para manter um sistema legal bacana e enxugar esse monte de distros que só faz volume.

    1. Avatar de Dogusky
      Dogusky

      Ai deixa de ser uma comunidade linux. Já existem essas versões amigáveis: Mint, Ubuntu, elementaryOS.

  14. Avatar de Jhonathan
    Jhonathan

    Mds vey, de um tempo pra ca o Linux criou um caminhao de distros, que fica ate dificil saber qual presta. Parece ramificacao da igreja, cada qual com o seu templo e seu pastor. O que mais observo sao alguns usuário defendendo sua distro como um dog que nao quer largar o osso. kkkk so lamento.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Volta pro seu ruindows limitado a uma interface gráfica. A um kernel. Em customização e sem nenhuma privacidade.

  15. Avatar de NelsonZed
    NelsonZed

    Dono de um HP STREAM 13 cansado das atualizações do windows 10 e de ficar sem espaço no emmc de 32gb…..alternativa Manjaro 18 xfce……mais espaço….muito mais rápido…..sem bugs……perfeito!!!

    1. Avatar de Insider
      Insider

      Também tenho um PC desses. vale mesmo a mudança? Éque o PC é um caracol bem lento com o W10 (o que não acontecia com o W8).

  16. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Migrei do Ubuntu para o Manjaro e foi o melhor que fiz.

    1. Avatar de Dan
      Dan

      Sem ppas, sem flatpaks, sem appimages, sem snaps… Com uma gama de pacotes oficias, com a incrível AUR, meu deus, o Manjaro é simplesmente F-O-D-A

      Desculpe o palavrão mas foi necessário.

      A-M-O essa distro!

      Pena que é tão mal falada pelos Ubunteiros!

  17. Avatar de Clodoaldo Santos
    Clodoaldo Santos

    Manjaro é uma boa distribuição assim como LinuxMint, Ubuntu, Fedora, Solus, SUSE. Basta usuário escolher aquela que mais agradar.

    1. Avatar de William
      William

      Eu gostava do Fedora até ter muito trabalho com codecs multimídia, não vem nada proprietário instalado nessa coisa.

  18. Avatar de NelsonZed
    NelsonZed

    Sim vale bem a pena, o portátil fica mais rápido, liberta muita RAM e ocupa menos espaço no disco…..Com o windows 10 e office 2016 não tinha espaço no disco e demorava imenso tempo a fazer qualquer operação…..sem contar com as atualizações grandes do windows que obriga a instalar tudo de novo, porque não temos espaço suficiente para o upgrade.

  19. Avatar de Jorge
    Jorge

    Devíam dar uma vista de olhos pelo Solus, ainda está longe de ser o que se pretende, mas é uma brisa de ar fresco

  20. Avatar de Filipe Afonso
    Filipe Afonso

    Para mim, o Manjaro fez-me testar um Arch “user-friendly”, como eu gosto do bom aspecto de um desktop, a minha versão é Manjaro “Deepin” . Estavel, sempre pronto.

  21. Avatar de Luiz Carlos Querido
    Luiz Carlos Querido

    Parei no “distribuições mais bonitas e user-friendly”