Chegou o novo Linux Mint 19 “Tara”! Impossível não experimentar

43 Comentários

No início do mês foi lançada a versão beta do  Linux Mint 19 “Tara”. Esta versão deu a conhecer algumas funcionalidades interessantes que iriam também estar na versão final desta fantástica distribuição.

Recentemente foi lançada a versão final, que é baseada no Ubuntu 18.04 LTS e como tal terá 5 anos de suporte. Já tem a sua máquina preparada para receber o Linux Mint 19 “Tara”?



O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também MacOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas e também uma das que tem maior comunidade.

Principais novidades do Linux Mint 19 “Tara”

  • Baseado no Ubuntu 18.04 LTS (5 anos de suporte)
  • Timeshift (a nova ferramenta para backups/snapshots)
  • Update Manager agora instala todas as atualizações de segurança
  • Software Manager passa a suportar para Flatpak e pacotes Deb
  • Novo Welcome Window
  • Disponível com os ambientes gráficos Xfce, MATE e Cinnamon
  • Todas as novidades aqui

Se é fã do Linux Mint então basta que atualize o seu sistema. Se nunca experimentou esta distribuições, aqui fica uma boa oportunidade para o fazer. Amanhã publicaremos um pequeno tutorial a ensinar a instalar e configurar o Linux Mint 19 “Tara”. Podem sempre formatar o PC para receber esta nova versão ou então, não fazendo alterações no sistema, virtualizar o mesmo.

Linux Mint

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helvio
    Helvio

    Por mais qualidades que tenha… sem Microsoft Office (365) não tem como migrar; é essencial ao meu serviço e as versões web não atendem plenamente

    1. Avatar de Marco
      Marco

      estava ainda agora a testar e a pensar nisso.

    2. Avatar de Samuel
      Samuel

      1. Todas as distros de linux trazem libreoffice ou outro.
      2. Podes usar o Mircrosoft Office 365 utilizando o Wine.

      1. Avatar de Helvio
        Helvio

        1-Libreoffice não atende plenamente, Thunderbird não funciona direito com exchange. Evolution funciona mas é muito lento

        2-Cansei de gambiarra, quero versão nativa, nem que seja meia boca como a do Mac

        1. Avatar de Helvio
          Helvio

          Quis dizer: cansei de usar improvisos, que hora funcionam, ora não, ou funcionam mal. Também cansei de ficar 90% do tempo em máquinas virtuais. Torço para um dia lançarem uma versão 365 para Linux.

          Tenho o Fedora28 KDE em dual boot, é excelente e recomendo

          1. Avatar de Jônatas Lopes
            Jônatas Lopes

            wine já funciona 100% office

          2. Avatar de arc
            arc

            @Jônatas Lopes, dá para você colocar um print screen?
            Eu não uso isso, mas há quem use o MS Office.

          3. Avatar de Jônatas Lopes
            Jônatas Lopes

            no Youtube acrescente na frente e verá como instalar e configurar o Office 365 no Linux watch?v=Q78n0UGhoFI

        2. Avatar de José Fudêncio
          José Fudêncio

          Olá, Helvio.
          “Libreoffice não atende plenamente,…” – No Libreoffice pode-se construir macros gravando-as, como se faz no Excel, ou escrevendo-as com Basic ou Python. No que concerne às funções, o Libreoffice vem PEJADO delas. Eis um links para que tenhas uma ideia: https://help.libreoffice.org/Calc/Functions_by_Category/pt#Informa.C3.A7.C3.A3o

    3. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Ainda tenho uma pontinha de esperança de que a MS portará o Office para Linux. Ultimamente ela tem se aproximado muito do sistema.

  2. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Não é impossível não experimentar, eu por exemplo não vou 🙂

    1. Avatar de arc
      arc

      E está no seu pleno direito.
      Não faltam opções de escolha em termos de SOs.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Devias 😀 Ainda vais cair em tentação 🙂

    3. Avatar de Danilo
      Danilo

      Eu achei uma porcaria.

      1. Avatar de Danilo
        Danilo

        Mesma cara de 5 anos atrás

        1. Avatar de William
          William

          Devo concordar… Inclusive acredito que hajam distros melhores actualmente a novatos.

  3. Avatar de arc
    arc

    Gostei disto:

    “Ubuntu ships with “ubuntu-report”, which collects metrics and usage data. This package won’t be present in Linux Mint, no data will be collected or sent.”

    (https://blog.linuxmint.com/?p=3555)

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Todavia quando removi o apport também foi removido o pacote mint-report.

  4. Avatar de arc
    arc

    Tem mudanças, algumas subtis, que quase passam despercebidas e outras não.
    Uma dessas que não passa despercebida, é no Mint Update…, outra é no Update Manager, com o Auto-upgrade, quase que é… RRealese.

  5. Avatar de arc
    arc

    Não levanto mais o “véu”, assim pouco irias escrever! eheh

    1. Avatar de SoulReaver
      SoulReaver

      @arc, realmente está excelente e a equipa continua a apresentar um excelente trabalho…mas não consigo deixar arch…não sei porquê, mas continuo a achar que arch…dispensa apresentações 😀

      1. Avatar de Marco
        Marco

        o mesmo se passa comigo mas com o Debian (neste momento, ainda estou a testar o Mint), acabo sempre por voltar ao Debian.

        1. Avatar de arc
          arc

          Pois é @Marco, é uma paixão o Debian (eheheh)

          1. Avatar de Marco
            Marco

            feels like home.

      2. Avatar de arc
        arc

        Sim é verdade, o Linux Mint, tem feito um trabalho sólido, sem muitas mudanças

        @SoulReaver, eu sou suspeito para falar de Arch Linux…eheh, é o tipo de distribuição, que quando se conhece, ou se ama ou ou não se pode viver mais sem ela (eheheh).
        Minha main distro, of course, onde me encontro agora.

        Debian, bem tenho uma máquina ali ao lado com Debian 9 (9.4), uso Debian desde a Potato. Há uns anos que está em segundas núpcias (eheheh).

  6. Avatar de Carlos1
    Carlos1

    Esta é uma daquelas distribuições que é tão fácil de usar, que só mesmo um analfabeto em termos informáticos é que não consegue usar , é mesmo só instalar e não fazer mais nada a seguir que tudo é detectado e está pronta a funcionar, tem uma loja de aplicações intuitiva e que até está dividida por categorias , e como já se escreveu em cima num post , esta distribuição quase que vai ser uma rolling release .

    Os programadores da Mint têm feito um excelente trabalho e são Europeus, deveríamos nos preocupar de facto em termos SOs alternativos as grandes corporações .

    1. Avatar de arc
      arc

      Sim, a aplicação Software Manager, foi totalmente revista, agora está mais apelativa e melhorou bastante a pesquisa, mas é como eu já escrevi, existem bastantes mudanças, umas não tão óbvias como outras, mas estão lá.

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Não experimentei. Logo é possível, não experimentar.

  8. Avatar de Lucas Santos
    Lucas Santos

    Se a ti não agradou a versão anterior, saiba que essa versão é praticamente a mesma coisa. Poucas novidades. De qualquer forma nenhuma distro Debian funciona bem no meu laptop. Fico com Fedora.

  9. Avatar de arc
    arc

    Well well, se a regra for:

    sudo apt install uma_interface_gráfica para o Linux Mint, então o KDE é instalado com:

    sudo apt install mint-meta-kde

    Afinal o Linux Mint, tem o KDE!!

    1. Avatar de Marco
      Marco

      olhe que não, olhe que não.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          kde-full

          aqui na versão que tenho os mint-meta são
          mate, cinamon, xfe, core

          1. Avatar de arc
            arc

            @Marco, então eles já alteraram essa opção. Nem sabia disso, assim fica o AVISO, para quem deseje. Obrigado

          2. Avatar de Marco
            Marco

            ah e tb existe um kde-standard

          3. Avatar de William
            William

            Se a pessoa quer KDE que procure outras distros que o tenham como interface, fica a mendigar do Mint não é direito.
            Há o Xubuntu, Neon, kaOS, Manjaro KDE, openSUSE… Basta escolher.

          4. Avatar de Marco
            Marco

            @william acho que querias dizer kubuntu, xubuntu é com o xfce.

        2. Avatar de William
          William

          Sim, me confundi. É Kubuntu.

      1. Avatar de arc
        arc

        @Marco, estarei com visão turva?

  10. Avatar de boinas
    boinas

    quando conseguirem ter a mesma performance que o windows eu penso no assunto… até lá dispenso andar a procurar drivers pra tudo e mais alguma coisa, desde os graficos até ao simples suspender ou hibernar e não encontrar!

  11. Avatar de Gonçalo Santos
    Gonçalo Santos

    Amigos,
    Para usarmos Linux (e atenção que sou iniciante) existem alternativas para virtualizar os programas Windows.
    Temos o Wine e o PlayOnLinux (talvez até mais mas estes são grátise de fácil instalação) que com meia dúzia de cliques cumpre o seu trabalho. Não podem esperar fazer download de S.O. gratuitos e meterem programas Windows “do pé para a mão” pois seria proibido, pois não estou a ver a Microsoft lançar programas gratuitos para Linux. Para quem gosta de desenvolver e de tirar máximo partido de um PC, é um S.O. bastante bom e no que eu souber ajudar, basta perguntar pois estou disposto a fazer crescer este S.O.
    Não sei nada sobre linux e o que sei aprendo pesquisando e vendo tutoriais.

    Alguma questão, estou ao dispor