Chegou o Netbeans 8, um dos melhores IDEs para programação

24 Comentários

O mundo da programação de aplicações está em constante mudança. Se há uns anos atrás uma aplicação nativa era o ideal para correr numa máquina, hoje em dia a vertente Web e os dispositivos móveis mudaram por completo todo o paradigma associado ao desenvolvimento de aplicações.

Quando se fala em plataformas para desenvolvimento, o Netbeans da Oracle é sem duvida uma das mais robustas, completas e populares pois dá suporte a um conjunto vasto de tecnologias. Hoje vamos conhecer as novidades do Netbeans 8.

how-to-be-a-speed-reader

O Netbeans deixou de ser apenas uma super ferramenta para desenvolvimento de aplicações em Java, passando a dar suporte a um conjunto vasto de tecnologias como por exemplo PHP e C/C++. Esta nova versão, lançada no passado dia 18 de Março, traz várias novidades ao nível do desenvolvimento em Java, Java EE, JavaScript, HTMl5, PHP, C/C++, entre outras.

Novas funcionalidades

JAVA

  • Novas ferramentas e melhorias no editor para trabalhar com Profiles, Lambdas e Streams.
  • Suporte para Java ME Embedded
  • Melhor integração com o JavaFX Scene Builder
  • Melhorias no editor em geral
  • Editor JDK 8

java

JAVA EE

  • Suporte para Tomcat 8.0 e TomEE
  • Code generator para PrimeFaces
  • Facelets Template

java_ee JAVASCRIPT

  • Várias melhorias no AngularJS
  • Novo editor para criação de widgets JQuery  e plugins

javascript

HTML5

  • Android 4.4 WebKit debugging suportado pelo Cordova 3.3+.
  • Avatar.js disponível no Plugin Manager

html5

PHP

  • Suporte para PHP 5.5
  • Melhorias no suporte para o Nette tester
  • Melhorias no suporte para o PHP CS Fixe
  • Melhorias no Twig, Latte, e Neon.

php

…e muito muito mais..podem ver aqui todas as novidades. O NetBeans tem um interface bem organizado e disponibiliza um conjunto de funções que permitem aos programadores desenvolver aplicações de alto nível.

Considerando que a linguagem de programação Java é uma das mais usadas actualmente (ver aqui), o Netbeans torna-se um dos principais IDEs de desenvolvimento para as mais diversas plataformas.

Licença: CDDL e GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac
Download: Escolha aqui a versão (Java, C/C++, PHP)
Homepage: NetBeans

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ZéTone
    ZéTone

    É dos melhores IDE’s assim como a Fiat é das melhores marcas de carros. 😀

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Depende. O netbeans em tempos foi o melhor. Depois o eclipse foi melhor. hoje em dia cada um tem os seus prós e contras. Vai depender de cada utilizador. Mas penso que uma comparação dessas é um bocado rebuscada. 😀

      1. Avatar de ZéTone
        ZéTone

        Se te estiveres a limitar a java então sim. 🙂

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          sim. java e mesmo c/c++ também é muito bom o eclipse. Atualmente eu so uso eclipse para estas linguagens. mas também ainda são só estas que sei xb

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Então a fiat é mesmo boa…

      Para Java, eu não quero outro…

      1. Avatar de paulo soares
        paulo soares

        Nelson experimenta o idea e depois diz me alguma coisa 😉

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Uma coisa,mo idea faz aquilo?

          Ou seja,meu gosto de programar Java (pequenos programas, sem UML), fazendo erros (chamando métodos que não existem, usando variáveis que ainda não criei, criando variáveis de classes que não tenho e usando construtores a meu belo prazer), o idea permite-me fazer isso, como o netbeans? Ou seja, dá-me o erro, e depois pergunta-me se não quero criar/declarar, e cria-os por mim, já prontos para levar o código?

          É que já me habituei bastante a isso…

          1. Avatar de Paulo Soares
            Paulo Soares

            Nelson obviamente que faz isso e muito mais. Segundo a empresa onde trabalho as melhorias na produtividade compensam os custos das licenças ( entre 250 a 350 dollars por colaborador salvo erro).

          2. Avatar de lmx
            lmx

            paulo depende…

            se tiveres 1000 developers não compensa…se tiveres 10000 ainda pior…

            se tiveres meia dúzia…talvez.

    3. Avatar de Mário César
      Mário César

      Uso o Netbeans há mais de 4 anos para web (PHP, JS, HTML, CSS). Sempre sem problemas, tirando o suporte para SCSS, que só foi introduzido no 7.4.

  2. Avatar de Shikai
    Shikai

    Já não posso ver NetBeans a frente.
    No ISEP o NetFeijões é a ferramenta de eleição na programação :p

    1. Avatar de Carlos Miguel
      Carlos Miguel

      Não me parece que seja mesmo, já que só usas para programar em Java…

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Na FEUP, numa cadeira que eu tive, o recomendado era o eclipse, mas depois passaram a recomendar o netbeans, porque o eclipse costumava roubar muito tempo aos alunos, e na altura, pelo menos, o suporte para UML não ser tão bom.

      Aprendi aí Java, era daqueles que torcia o nariz, por ser uma linguagem compilada para VM, e porque tinha alfama de ser lenta…

      Mas depois de começar a usar, uma pessoa vê rapidamente as vantagens…

      Também numa cadeira, que tive que fazer um pequeno simulador, utilizei Java… Quando disse isso a um colega meu, ele abanou logo a cabeça que até me ri, o prof. começou logo a ganhar anti-corpos, e a preparar-se a dizer que isso ia demorar muito tempo, e muita RAM, e etc…

      Resultado, o meu simulador, foi mais rápido da turma, que todos utilizaram C (a linguagem que o prof. “recoemendou”)…

      Isto porque apesar de ter programado para single core (como toda a gente), o Java automaticamente utilizou os 4 cores para gerir as estruturas de dados, as estatísticas, etc…

    3. Avatar de trc
      trc

      Em electro podes usar o que quiseres, mas por acaso gosto do netbeans!

      1. Avatar de Faria
        Faria

        Em electro usas o VI 🙂

  3. Avatar de Ivan Cantarino
    Ivan Cantarino

    Para Java talvez seja, preferindo mesmo assim o eclipse.
    Para PHP não prescindo do Dreamweaver (What you see is what you get 😛 )
    Incontornável Xcode para Obj.-C (pudera..)
    Para fazer pequenas edições de código, rápidas não dispenso por nada o Sublime Text 2.
    😛

  4. Avatar de João
    João

    O melhor? Abandonei-o devido a inúmeros crashs e bugs durante o desenvolvimento… Por várias vezes fechava sem razão aparente e chegava a não reconhecer o SDK por alguma razão que ainda não consegui perceber.
    Sendo feito em JAVA, tem os seus prós (correr em todos os sistemas) mas os contras tiram qualquer um do sério.
    Espero que este update tenha servido para limar estas arestas e aqui estou eu para lhe dar mais uma oportunidade pois o potencial está lá.

  5. Avatar de Luís Miguel
    Luís Miguel

    Utilizo a bastante tempo, nunca tive grandes problemas, como qualquer outro programa tem os seus erros, mas sem duvida que é dos melhores ou mesmo o melhor..

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      O 7 esteve um bocado mau, eu continuei a usar o 6, rock solos, o 8, vamos ver…

  6. Avatar de Tiago Carvalho
    Tiago Carvalho

    Eclipse até hoje não falha!

  7. Avatar de someone
    someone

    O netbeans 8 não sei, mas de resto o netbeans só se for para java…

  8. Avatar de Ruben
    Ruben

    Agora só Intellij da Jetbrains para scala e java entre outros…

  9. Avatar de Gênio da Programação
    Gênio da Programação

    Seus programadores newbies, ide é para os fracos, prefiro o bloco de notas, ou um editor de texto qualquer.

  10. Avatar de JavaHater
    JavaHater

    Pro bando de embotado que só programa em java pode ser a melhor mesmo.