Chegou o Minix 3.2.0 – Um clone do Unix

28 Comentários

Um sistema operativo gratuito, eficiente, flexível e seguro

Actualmente são muitos os sistemas operativos que os utilizadores têm à disposição para os seus equipamentos. No entanto, há sistemas operativos que fazem parte da história da evolução dos sistemas computacionais, e um desses casos é o sistema operativo Minix.

O Minix é um sistema operativo bastante semelhante ao popular Unix, é gratuito e tem o seu código fonte disponível. Vamos conhecer um pouco mais deste sistema e conhecer as novidades da versão 3.2.0 que foi disponibilizada ontem.

minix_00

Quem nunca ouviu falar em Andrew S. Tanenbaum?  Quem é da área das ciências da computação (e não só), já ouviu certamente falar em Andrew Tanenbaum. Nascido em Nova Iorque, Andrew Tanenbaum é chefe do departamento de sistemas de computação na Universidade Vrije, em Amesterdão, e autor de livros bastante conhecidos na área das ciências da computação. Além disso, Andrew Tanenbaum é também muito conhecido por ter criado o Minix, um clone do sistema operativo Unix, que o permitia explicar os princípios dos seu livro-texto, “Operating Systems Design and Implementation” de (1987).

andrew_00

Uma vez que o sistema operativo estava disponível para qualquer utilizador, acabou por se criar uma comunidade de entusiastas do sistemas operativo,que pretendia levar o sistema operativo além do sistema académico mas também incorporar novas funcionalidades, tornando-o mais eficiente.

Principais características do Minix (original)
  • Sistema operativo com um microkernel funcional
  • Sistema Multitarefa
  • Roda na maioria dos PC’s (actuais e mais antigos (ex. 286)
  • Suporta memória estendida
  • Máximo de 3 utilizadores em simultâneo na máquina
  • Chamadas sistema compatíveis com POSIX
  • Escrito em C
  • Suporte para a pilha protocolar TCP/IP
  • Disponibilização de editores de texto
  • Mais de 200 aplicações
  • Mais de 300 bibliotecas

Durante o dia de ontem (29 de Fevereiro de 2012), a equipa agora responsável pelo projecto anunciou a disponibilização da versão 3.2.0. Esta é a primeira versão estável do Minix, desde o ano de 2010, e que inclui um conjunto de melhorias que têm como base o sistema operativo NetBSD.

O Minix 3.2.0 inclui agora:

  • Suporte para FUSE (Filesystem in Userspace)
  • O boot loader do NetBSD
  • ELF é agora o formato executável por omissão
  • Melhor suporte para virtualização
  • Sistema de autenticação do NetBSD
  • frontend LLVM do Clang é agora o compilador por omissão (GCC é também suportado)
  • entre muitas outras novidades que podem ser visualizadas aqui
  • Suporte para Multithreading e NCQ no driver AHCI
Como instalar o Minix3?

Quem pretender explorar este sistema operativo, basta fazer download do .iso, e instalar conforme o vídeo seguinte:

Para quem nunca experimentou o Minix, aqui está uma boa oportunidade para o fazer. Eu instalei no VirtualBox e gostei bastante da performance. Não é um sistema “bonito”, mas é sem dúvida um grande sistema operativo.

Download: Minix 3.2.0 [366,43MB]

Homepage: Minix3

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blizard

    O linux também fez este caminho!
    Agora é bem mais ‘bonito’.

  2. Avatar de Ronan Neto
    Ronan Neto

    O pequeno Minix.

  3. Avatar de Sharp

    No meu curso tínhamos todos, no minimo, 1 copia de um dos calhamaços deste senhor.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Grande Tanenbaum, o livro de Sistemas Operativos!

  4. Avatar de Yamato
    Yamato

    Um Clone?
    O Unix evoluiu para o Linux, e com o passar dos tempos o Linux tornou-se num sistema gigante, o principal problema do windows, e com isso o Linux passou a ser uma imitação do windows, e aí surgiu um grupo dissidente liderado por Tanenbaum que procura voltar ás origens do Linux, um núcleo simples e pequeno e por isso muito fiável, rápido e acessível.

    1. Avatar de Leandro Pereira
      Leandro Pereira

      Não entendi essa podias explicar melhor, o unix evoluiu para o linux, então o que é o Solaris, opensSolaris, FreeBSD, HPux, openBSD, NetBSD, Mac, Minix entre outros?

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      “Unix evoluiu para o Linux”… aff… Apesar de o Linux ser um dos diversos sistemas Unix-Like, você foi bastante infeliz no comentário.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      O Linux, como o Minix, não é descendente direto do UNIX — o Mac OS X é.

      O Minix existe há mais tempo que o Linux e é de certa forma o “pai espiritual” do Linux, o Sr. Torvalds só se lembrou de fazer o Linux *depois* de ter brincado com o Minix.

      E houve até uma “zaragata” entre o Sr. Tanembaum e o Sr. Torvalds, porque o Sr. Tanembaum é um defensor dos sistemas operativos microkernel e o Linux era (e é) um sistema operativo de kernel monolítico.

      E ainda, o Minix é até uma das inspirações do Windows, porque na altura em que o Windows NT foi concebido o que estava na moda eram os sistemas operativos monolíticos e o Windows NT tem um kernel híbrido, algo entre o microkernel e o monolítico, para compensar a pior performance do microkernel (nos processadores da época) mas manter boa parte das vantagens técnicas.

    4. Avatar de Scheldon
      Scheldon

      Só esqueceu que o linux é a antítese teórica do minix.

    5. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas…
      atenção que o linux não surgiu como cópia do Mimix, mas sim como algo melhor e mais extensivel.
      O microkernel do minix tem algumas vantagens, mas o linux tem muitas outras, de uma forma geral.
      Nunca li muita acerca do minix, mas a discussão entre o Linus e este senhor foi acesa sim senhor, ambos teem a sua razão, embora com propósitos diferentes.
      O minix é um SO mais tido como ferramenta de aprendizagem.

      cmps

  5. Avatar de Yamato
    Yamato

    Quis foi dar o caminho que foi dar ao Minix, por isso ignorei os outros ramos da “Árvore” de evolução do unix

    1. Avatar de Jota Roxo
      Jota Roxo

      Cara, vc é tonto?

  6. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Então Pedro? O mais importante e particular característica deste SO não foi referida… é o único sistema operativo com um microkernel funcional! O Hurd também é microkernel no entanto salvo erro a primeira alpha foi lançada em ~2010, ainda que o se desenvolvimento tenha começado nos finais de 80 penso(fazer debug nestes bichos é um pesadelo devido à divisão do sistema operativo em varias layers, que correm em processos separados).

    Acho que era importante introduzires esta informação, dado que não é sequer apenas mais uma característica, mas sim algo que o torna diferente de todos os outros.

    cumps!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, duvida. Acreditas que tinha isso em mente e esqueci-me de escrever. Afinal, está uma uma característica que o destinge de outros sistemas operativos. Obrigado pelo lembrete.

      1. Avatar de k
        k

        “distingue”

      2. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Até me assustaste :P!

        cumps!

    2. Avatar de Paulo Pinto
      Paulo Pinto

      Ai sim?

      E então que tipo de kernel têm o QNX e o VxWorks? Só para referir 2 examplos.

      Existem muitos mais sistemas operativos do que os que correm nos PCs.

  7. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Este SO é mais destinado a níveis académicos(estudos exemplos etc…) ou tem outras funções especificas para o qual é mais indicado do que outros? Se sim quais?

    Cumprimentos.

  8. Avatar de Serva
    Serva

    @Carlos Santos ,

    Boa noite , este SO é o que se pode chamar de purista a 100% e com a particularidade que o Guilherme indicou este é o único sistema operativo com um microkernel funcional , mas respondendo a tua pergunta, sim é para gente da pesada , eu já fiz o download e estou a ganhar coragem para o experimentar lá para o verão num dia de chuva .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      Serva
      lol
      a grande diferença como já foi anunciado pelo guilherme é a divisão entre kernel e o resto das funcionalidades, onde estas funcionalidades assentam em servidores(com mecanismos IPC, por exemplo named pipes ou shared memory).
      era portanto mais modular, mas era mais lento, e é neste ponto que o Linus tinha razão.
      No entanto o kernel linux utiliza uma abordagem para todo o que “esta a mais no kernel” de modulos de software que são carregados, ou descarregados com o sistema a correr, e nesse caso não pode so por si ser visto como um monokernel classico(ou obsoleto como o Tanenbaum disse), pois o kernel nem sempre tem todos os modulos carregados, apenas os que precisa.
      Por isso o linus preferiu um kernel monolitico, ou seja, integrando muitas funcionalidades que segundo o autor do minix não deveriam estar no kernel, mas estas são carregadas de forma dinâmica.
      O futuro o dirá qual das abordagens é melhor…até lá a malta vai aproveitando para desfrutar da ciência computacional oferecida por estes senhores, lol.

      cmps

  9. Avatar de Serva
    Serva

    @Lmx

    Com os meus cumprimentos , muito bom dia , é publico as discussões que existiram entre estes 2 grandes Senhores do mundo tecnológico , eu pela experiência que tenho como utilizador e com alguns conhecimentos técnicos diria que a razão está claramente do lado do Linus , e a prova disso são as funcionalidades existentes no Kernel do Linus que pelo facto de ser monolítico , não deixa de ser ágil nem fiável , o Sr. Tanenbaum pelo qual tenho muito respeito provavelmente estará hoje arrependido do que disse na altura , não quero no entanto tirar-lhe qualquer tipo de mérito pelo seu ”menino” , actualmente o Minix não tem mais expressão porque lhe falta uma comunidade activa para o desenvolver .

    Aceita os meus cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      Se com agilidade queres dizer em parte performance então é exactamente o oposto Serva. O minix tem pior performance que o kernel linux devida à exaustiva utilização de sockets para comunicação entre as varias camadas do kernel.

      A vantagem do microkernel seria mesmo na fiabilidade, dado que cada camada seria independente e assim drivers e afins com problemas nunca trariam o sistema a baixo. Tenho ideia também que a camada mais baixa, em caso de um crash de alguma das superiores teria a capacidade de restabelecer o sistema, mas isto já carece de fontes, estou a falar de memória antiga:P

      cumps!

    2. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas,
      Obrigado Serva 😉
      Desejo te para ti um óptimo sábado, tendo em conta que hoje já não vai ser possível…
      Concordo que estes dois senhores são muito respeitados, e o Senhor Tanenbaum tem a minha admiração e respeito pois é uma das pessoas que mais Admiro.
      Compreendo, e concordo que o minix é a sua obra e um legado para todos nós, e que só não existe uma maior adopção deste SO, porque lhe falta uma grande comunidade de developers.

      cmps

  10. Avatar de Serva
    Serva

    Guilherme foi o que eu disse , lê lá bem o que escrevi ,

    Abraço

    Serva

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      My bad:P acho que interpretei ao contrário não sei porque.. pouco sono suponho eu, e possivelmente a emoção da vinda do stallman ao técnico:P

      cumps!

  11. Avatar de Serva
    Serva

    Um abraço

    Serva

  12. Avatar de Panda Negra
    Panda Negra

    Já instalei o minix, mais não consigo aceder ao seu interface. Alguen me pode ajudar?