Chegou o Manjaro Linux 21: O seu sistema operativo para 2021?

20 Comentários

Já conhece a distro Manjaro Linux? É verdade que a Microsoft continua a dominar por completo o segmento dos sistemas operativos para Desktop. A margem para o macOS e distribuições Linux é elevada, mas isso não significa que, especialmente no mundo open source, não existam boas alternativas.

Recentemente foi lançado o Manjaro Linux 21.0, um dos melhores sistemas operativos open source da atualidade. Conheçam as novidades.


O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).

Chegou o Manjaro Linux 21: O seu sistema operativo para 2021?

Manjaro Linux 21 tem algumas novidades interessantes…

Das várias atualizações desta nova versão, destaque para:

  • Novos ambientes gráficos GNOME 3.38, KDE Plasma 5.21 e Xfce 4.16
  • Kernel 5.10 LTS
  • Instalador Calamares recebeu várias melhorias
  • Todas as novidades podem ser consultadas aqui.

Se procuram uma distribuição Linux completa e com bom suporte, experimentem esta distribuição e deem-nos o vosso feedback. Nos próximos dias deixaremos um artigo com os principais passos de instalação desta distribuição.

Relativamente às aplicações/ferramentas pré-instaladas, esta distribuição traz tudo o que precisa para o dia a dia:

  • Firefox como browser pré-definido
  • Empathy, como app de IM
  • LibreOffice como plataforma de produtividade
  • Transmission, ferramenta para download de torrents
  • Atalhos para a Suite Office online
  • Brasero, para gravação
  • Evolution, cliente de e-mail
  • entre outras

O Manjaro Linux é atualmente, segundo o site distroWatch, a distribuição mais popular do mundo. Esta distribuição está disponível gratuitamente com os ambientes gráficos XFCE, KDE e GNOME.

Manjaro Linux 21

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jedi
    jedi

    Por acaso, ja tive a testar em virtualbox hoje . mesmo antes de vir ao site do pplware,
    até ao momento gostei do que vi.

    Atualmente tenho ubuntu 18.04 no meu conputador (desktop) que uso atualmente.
    Contudo como estou a pensar comprar um portatil novo e estou a pensar mudar do universo debian / ubuntu, pelo menos para o uso domestico, mudando para manjaro (arch base) ou para Solus.

    Para profissional, por enquanto tem de ser debian / ubuntu base por causa de servidores que se usa na empresa.

    Uma coisa principalmente que gostei de manjaro é que permite, a semelhança do ubuntu, fazer uma instalação minima, neste caso fazer donwload de uma iso de uma versao minima.
    Coisa que Solus não tem.

    Outra coisa que reparei e que gostei é manjaro tem forma grafica de se selecionar / alterar a versao do kernal, coisa que aas distros baseadas em debian / ubuntu, que eu testei que nao foram poucas, nao permitem.

    Por fim a instalação de software é simples bem como a instalação do proprio OS, que dá a escolha que tipo de swap quer ( file base ou partição fisica), onde o ubuntu ja vem com swap file base em vez partição fisica, o que é bom principalmente para SSD.

    Recomendo ao pplware a fazer artigo sobre Linux Solus, para se mostrar alternativas a pessoas interessadas em linux base OS, para além de ubuntu.

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Eu atualmente uso o MXLinux, pois gostei da “mistura” de debian stable com “current packages” tipo firefox entre outros pacotes do MX-Repo.
      E tem o MX-TestRepo E backports do debian, se for preciso para algo (usei os backports do debian, para os drivers nvidia mais atualizados).

      E tenho MXLinux no desktop, e 2 portateis.
      Também por ser base debian, fica familiar para mexer nas minhas VPS (Debian também).

      Tenho considerado o Manjaro, pois há uns 5 anos atras (quando o arch tinha ncurses setup), rodei Arch durante 1 ano, e gostei de ser pacotes recentes (todos, hostapd, nmap, etc).
      O que é fixe por um lado, mas quando vem mudanças de filesystem/init, e muda bues, as vezes precisava ler a documentação para resolver.

      Manjaro ando a considerar, rodando em VM por agora. e AUR ajuda para todos pacotes restantes.

      Para pessoas completamente iniciantes, recomendo o LinuxMint. Não só base ubuntu é estável, e possível usar PPA, o que ajuda para instalar muitos softwares.

  2. Avatar de gr33nbits
    gr33nbits

    Sim, Manjaro é muito bom mesmo, depois é rolling release o que significa que se está sempre atualizado sem que isso cause instabilidade porque tudo é testado, testado e só depois sobe aos repos, tipo Arch no dia e Manjaro uma semana depois.

    Existe o Garuda que é Arch based e vem cheio de bloatware para quem gosta, tipo para gamers o Garuda vem com tudo, tem uma versão o Garuda Dragonized que vem todo kitado e com um tema Neon/Sweet com bastante estilo.

    Pessoalmente uso Manjaro KDE/Plasma.

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Eu estou usando o Linux Lite 5.2 que é um dos vários baseados em Ubuntu mas com requisitos do sistema muito baixos. Sendo que vou atualizar para o 5.4 assim que sair.
    Eis o Link para quiser saber:
    https://www.linuxliteos.com/download.php

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    No meu laptop uso ubuntu (20.04), mas tenho utilizado o manjaro arm numa caixa android chinesa (x96air s905X3) ficando esta como um mini PC funcional em linux. Existe já aceleração de hardware (drive panfrost) e descodificação de video por hardware (drive vdec ainda parcial), confesso estar a gostar bastante. Aqui o link para quem quiser testar https://forum.manjaro.org/t/manjaro-arm-on-tv-box/34662/876

  5. Avatar de Pedro Lima
    Pedro Lima

    Após vários anos de uso substituí o Manjaro pelo EndeavourOS, também baseado em Arch mas muito melhor!

    Experimentem.

  6. Avatar de Diogo
    Diogo

    Agora a serio sou só eu que acho o Manjaro super feio ?
    Eu tenho usado Pop OS ultimamente, mas experimentei manjaro e nunca consegui habituar me.

    1. Avatar de Oskar Alhos
      Oskar Alhos

      Temas é coisa que não faltam no mundo Linux para embelezar quaisquer distros 😉

  7. Avatar de RT
    RT

    Eu, como curioso sobre Linux, sendo apenas utilizador comum, tenho experimentado algumas distribuições, quer para portteis mais antigos quer para utílização diária, substituindo o W e IOS.
    Para os computadores antigos, gostei da facilidade de uso do PuppyLinux (embora não do visual) e do TinyCore pelo tamanho reduzido e possibilidade de o ‘montar’ apenas com o que nos interessa.
    Para o dia a dia, estou a utilizar o Linux Mint, que tem um visual que me agrada bastante e é muito fácil de usar, com atualizações constantes.

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    Nos meus computadores, uso o Solus 4.2 com a interface Budgie. Pra mim é o melhor sistema GNU/Linux já criado!

    1. Avatar de Oskar Alhos
      Oskar Alhos

      Eu queria instalá-lo no meu portátil em dual boot com o Windows 10 mas vi-me numa batalha e terminei por desistir. O Solus não usa o GRUP, mas um tal de clr-boot-manager. Não consegui e desisti. Fiz um dual boot Ubuntu-Win10. Mas no meu Desktop é apenas o Manjaro.

      1. Avatar de Oskar Alhos
        Oskar Alhos

        Ops, é GRUB

  9. Avatar de Rafael
    Rafael

    Para mim, KdeNeon, o melhor DE com acesso a muitos binários precompilados e estáveis, se quiser um programa mais recente -> flatpak, snap, appimagea. Mas tenho que dar crédito ao nível de organização dos aur e à presença de programas exóticos para explorar que só se tenho que compilar para usar no lado ubuntu.

  10. Avatar de paulo
    paulo

    prefiro ficar no meu debian stable. n sou fã do rei dos bugs

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    Uso o ElementaryOS ha 1 ano e até ver, maravilha!! para mim dos mais estaveis e bonitos linux actualmente, debian based.

  12. Avatar de Paulo Jaime
    Paulo Jaime

    Para quem está acostumado com Windows e para uso doméstico eu recomendo Linux Mint 20.1 Ulyana. Estável e com tudo out of the box. E softwares complemetares de todo o tipo não faltam. Quanto a visual….muita gente acha errado mas eu gosto do look do W10 então o meu Mint está 95% similar. Tenho 1 desktop e 1 portátil com W10. Mas prefiro o desktop Mint 20.1……..

  13. Avatar de Marcos Falieri
    Marcos Falieri

    Experimentei o Manjaro com XFCE por quatro meses antes de migrar para o Xubuntu e não arrependo. A filosofia do Manjaro é bacana, pacotes sempre atualizados e um bom desempenho de foma geral. Mas, para um usuário que depende da sua máquina para trabalho (meu caso) ou para ser usado em viagens, ter que baixar 500~700 MB de atualizações por não atualizar a máquina durante uma semana é um verdadeiro inferno. Prefiro usar uma base LTS, com pacotes não tão atualizados, mas com estabilidade e poucas atualizações durante o mês.