Chegou o Linux Ubuntu 21.10 “Impish Indri”! Saiba quais as novidades

24 Comentários

Tal como estava previsto por parte da Canonical, o novo Ubuntu 21.10 batizado com o nome “Impish Indri” chegou. Este lançamento continua com a tradição do Ubuntu integrar as melhores e mais recentes tecnologias numa distribuição Linux fácil de usar.

Vamos conhecer as principais novidades do novo Ubuntu 21.10.

Chegou o Linux Ubuntu 21.10 "Impish Indri"! Saiba quais as novidades


Novo Linux Ubuntu chega com o GNOME 40

O Ubuntu é das distribuições Linux mais populares do mundo. Esta distribuição tem várias versões, sendo que a mais popular é para Desktop mas também há uma versão direcionada para servidores.

Hoje foi lançado o Ubuntu 21.10 “Impish Indri” que traz várias novidades interessantes.

Chegou o Linux Ubuntu 21.10 "Impish Indri"! Saiba quais as novidades

Esta versão – a 35ª versão do Ubuntu para quem está a fazer contas – tem suporte por 9 meses com atualizações de segurança, correções críticas e atualizações de software.

Quem instalar o 21.10 (ou atualizá-lo a partir do Ubuntu 21.04), poderá atualizar para o Ubuntu 22.04 LTS em abril – uma versão com suporte por pelo menos cinco anos.

Chegou o Ubuntu 21.10 "Impish Indri"! Saiba quais as novidades

Novidades do Ubuntu 21.10 “Impish Indri”

  • GNOME 40 com uma área de trabalho redesenhada
  • LibreOffice 7.2
  • Yaru light é o tema por omissão
  • Firefox Snap app por omissão
  • Novas funcionalidades no gestor de ficheiros (exemplo, proteção por password em ficheiros .zip)
  • Novos gestos para o touchpad
  • Linux 5.13
  • PulseAudio 15
  • Pode ver todas as novidades aqui.

A Canonical continua a dotar o seu sistema para Desktop de novas funcionalidades. É verdade que o Ubuntu tem evoluído bastante, já é o sistema operativo pré-configurado em algumas marcas, mas a quota de mercado continua muito baixa.

Em breve iremos mostrar como instalar e explorar algumas funcionalidades desta nova versão. Estejam atentos.

Ubuntu 21.10

 

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    “mas a quota de mercado continua muito baixa”… excluindo Ubuntu Server aí sim…

  2. Avatar de Pedro L
    Pedro L

    Já dá para por facilmente atalhos no desktop ? ou ainda é contra a sua filosofia ?

    1. Avatar de Fabio Meireles
      Fabio Meireles

      vc já ouviu falar em Kubuntu?

  3. Avatar de David
    David

    Eu já uso o Ubuntu à mais de 10 anos, no inicio foi um choque! É totalmente diferente do windows mas nunca mais larguei! É rápido, nunca formatei, é seguro, é um lindo sistema!! Na empresa que trabalho temos o Windows e não me dá qualquer saudade! Nos primeiros anos deu sim! Mas já passou kkkk! O Ubuntu tem tudo o que preciso e faz de forma rapida e eficiente! Eles a pouco tempo andam a forçar as atualizações deixando a internet mais lenta ou inacessível, uma prática do Windows para obrigar a atualizar, espero estar errado mas acontece comigo! Sempre que pede para atualizar o sistema e não atualizo. Tirando isso é muito bom!

    1. Avatar de Cab_Sudo
      Cab_Sudo

      Parabéns por não atualizar, quando der barraca depois não se queixe!

      1. Avatar de Dumb&Dumber
        Dumb&Dumber

        Ele disse que nunca formatou… E nao que nunca atualizou.

        É so ler caraças… (Ainda que eu duvide.. pelo menos entre 2 LTS devia… Se calhar so vai trocando de PC)

  4. Avatar de Shenmue
    Shenmue

    Gosto muito do Ubuntu e foi com ele que entrei no mundo linux há uns bons anos atrás, mas esteticamente acho que pararam no tempo. Aquela barra horrível na esquerda que vem por definição e se a mudamos para baixo, o menu iniciar fica do lado direito sem opção de o colocar no lugar a que estamos habituados do lado esquerdo. Pra não falar aquela pequena barra que está sempre presente no cimo do ecrã.
    Acho que deveriam evoluir e não ficarem agarrados a essa tema horrível. De resto é um excelente sistema operativo

    1. Avatar de Motas
      Motas

      Bom dia, sabes que podes alterar o ambiente para qualquer um das dezenas que existem?!
      Podes usar um dos 2 mais conhecidos (KDE e Gnome) e vais ao YouTube, perdes 40 minutos num vídeo que te explica passo a passo como meter o ambiente gráfico praticamente igual ao Windows, ou ao macOS ou totalmente personalizado.

    2. Avatar de André
      André

      Eu uso o cinnamon no lugar do gnome.

    3. Avatar de Dumb&Dumber
      Dumb&Dumber

      Dá pra alterar isso.. eu tenho a barra em baixo com acesso as apps na esquerda… Basta 1 comando.

      1. Avatar de Shenmue
        Shenmue

        Diz lá qual é o comando??

        1. Avatar de David
          David

          Instala a extensão do Gnome Dash to Panel: https://extensions.gnome.org/extension/1160/dash-to-panel/

          Passa a barra para baixo, menu de apps à esquerda e um tray com power, som, etc à direita mais ao estilo windows.

          1. Avatar de Shenmue
            Shenmue

            Obrigado

    4. Avatar de António
      António

      Não gostei nada do Ubuntu, demasiado simples, simplório, estático! Para além do básico do básico, não é nada intuitivo e exige comandos para qualquer alteração mais profunda!

  5. Avatar de Motas
    Motas

    Pedro Pinto, a quota de mercado do Ubuntu continua baixa?
    Sabes quantas máquinas virtuais a correr muitos serviços, sites,etc há com Ubuntu?
    Quanto falas em quota, tens de ser mais específico, porque se estás a falar de instalações por máquina/utilizador, então Linux ainda está numa percentagem baixa, e irá sempre estar, porque o mercado vende muitos mais portáteis do que desktops, e quase todas as marcas impingem o Windows já instalado (e pago), salvo algumas excepções, como a Lenovo.
    Mas mesmo a Lenovo, tens de comprar pelo site deles para poderes escolher sem sistema operativo ou já com o Ubuntu ou Fedora instalado.
    Outra coisa bastante diferente, é falares em quota de utilização do Linux (independentemente da distribuição), porque essa quota, é esmagadoramente grande para o lado do Linux, tão grande que a quota de utilização do Windows e do MacOS é ordens de magnitude inferior.
    A esmagadora maioria de todos os serviços que usam Internet, funcionam em cima de Linux, portanto, a quota de utilização do Linux é massiva, aliás, nem vai descer, e tal é o caso, que constam da fundação Linux as maiores empresas do mundo.
    Ora nenhuma das grandes empresas que fazem parte dos membros da fundação Linux está lá porque o mundo Linux tem uma fraca quota, não te parece?!
    Portanto, não repitas muitas vezes algo que é só a meia verdade que tu achas mais relevante, porque provavelmente, dizem as grandes empresas que fazem parte da fundação Linux (incluindo a Microsoft), tu estás enganado.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Alguns dados curiosos:
        54% dos supercomputadores usam Linux
        90% das clouds publicas correm em Linux
        1.30 % em desktop e em laptop.

      2. Avatar de Joel
        Joel

        A percentagem continua baixa mas o numero absoluto de utilizadores aumentou. Mas tambem nao sei porque tem que vir sempre essa conversa cada vez que se fala do Linux. Todos sabemos que a percentagem é baixa no desktop. Mas se incluirmos os servidores e o Android a coisa muda logo drásticamente.

        1. Avatar de Dumb&Dumber
          Dumb&Dumber

          Somos poucos mas bons!

    1. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Não te dês ao trabalho que infelizmente eles aqui não querem saber de feedback

      1. Avatar de Fred
        Fred

        Alem de não querem saber do feedback ainda gozam connosco por darmos a nossa opinião e ponto de vista e se formos contra eles, ui… Somos logo bloqueados

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          O mesmo que vocês fazem quando comentamos as noticias do Windows 😛

  6. Avatar de JOnas
    JOnas

    Estou utilizando a versão Budgie, mas ao invés do DE Budgie estou utilizando o Gnome 40 sem as extensões do ubuntu, que me parece bastante funcional.

    A loja está um pouco mais responsiva em relação à versão anterior do Ubuntu, mesmo assim continua lenta para carregar conteudo.

    Estava usando a ultima versão do POP os com a suposta DE Cosmic, achei o ubuntu mais responsivo e decidi alterar.

  7. Avatar de Mário
    Mário

    Pedido de ajuda!

    Queria há muito tempo mudar do windows para linux.
    Há pouco tempo instalei o zorin OS.
    Mas não contava com o que me aconteceu depois.
    Tinha dois discos.
    Instalei o zorin no disco c:
    Quando abri o zorin, não tinha acesso ao segundo disco que tinha.
    Agora quero recuperar a informação desse disco.
    Mas não sei como o fazer.
    Alguém me diz, se faz favor, como faço para poder recuperar a informação que tinha nesse disco?
    Tenho-o comigo. Mas agora me falta recuperar o que lá tenho, para o formato windows, novamente!
    Agradeço desde já a ajuda!