Chegou o Linux Slax 7 Preview, com KDE 4 em apenas 176 MB

71 Comentários

…um Linux ao estilo do MacOS

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

O Slax é uma distribuição Linux  muito popular devido  look and feel e tamanho e recentemente foi  disponibilizada a versão 7.

slax_00

O Slax é uma pequena distribuição Linux, baseada no Slackware, com o ambiente gráfico KDE, recompilada com o menor numero de dependências possíveis. Através de um anuncio oficial, Tomáš Matějíček, responsável pelo projecto, apresentou as novidades desta nova versão e desabafou também que estava parcialmente concluída a sua batalha com o ambiente de trabalho KDE. No entanto, Tomas refere que 176 MB ainda continua a ser grande e que no futuro a distribuição Linux será ainda mais pequena.

slax_01

Relativamente às novidades, salientamos a disponibilização de quarto áreas virtuais de trabalho. Para alternar entre as mesmas, basta arrastar o ponteiro do rato para o canto superior esquerdo e assistir a um efeito deslumbrante que acontece nessa transição.

slax_02

Em termos de look and feel, o SLAX dispensa apresentações uma vez que oferece funcionalidades para quase tudo o imaginável, suportando inclusive widgets, painéis virtuais, etc, etc.

slax_03

Como experimentar o Linux Slax 7 Preview?

O Linux Slax 7 Preview pode ser instalado nativamente no sistema, ser experimentado facilmente via Live CD/USB (usando o LILI  USB Creator)ou através da tecnologia de virtualização, usando o Virtualbox.

Usando o VirtualBox, basta criarem uma máquina virtual com as características mínimas apresentadas na imagem seguinte e depois de carregarem em Start devem inidcar o comando do .iso.

slax_04

O SLAX é uma distribuição que já conheço há algum tempo e sempre a achei bastante interessante e funcional para o tamanho da mesma. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade.  Esperamos o vosso feedback!

Download: Slax 7.0 KDE preview 32bit: ISO (177MB), TAR (177MB)
Download: Slax 7.0 KDE preview 64bit: ISO (183MB), TAR (183MB)

Partilhar:
Tags:

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Guerreiro

    Sera possivel correr esta distro num rasperry pi?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      penso que não pois não existe nenhuma versão para processadores ARM…

      cmps

    2. Avatar de visitante
      visitante

      Existe uma versão do slackware para RPi

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas.
    Tenho visto algumas versões de Linux, agora a minha dúvida surge numa questão, eu estou a estudar e preciso de programar em Linguagem C.
    E eu gostava de saber se esta versão me permite programar?
    Desde já muito obrigado

    1. Avatar de João Nascimento

      Tiago qualquer versão podes programar C. Basta instalares o gcc.

      Ve isto: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Usando-o-compilador-gcc

      Sou sincero durante muito tempo, por utilizar no curso tecnilogias Microsoft nunca consegui migrar completamente para Linux. Desde ontem que instalei o Ubuntu 12.10 e personalizei a minha maneira que não quero mais nada. Agora como trabalho com PHP espero conseguir migrar de vez. 😉

      1. Avatar de Pedro Pinto

        É bom conhecer sempre um pouco de vários sistemas. Eu em alguns servidores tenho Linux, no PC tenho Linux e Windows, Android nos telefones e iOS no iPad :)…só me falta windows phone 🙂

      2. Avatar de Bruno Jesus
        Bruno Jesus

        Se tas a programar em PHP não existe nada como o dreamweaver… eu utilizo linux para tudo menos para jogar e programar em php

        1. Avatar de rand
          rand

          Infelizmente é assim a vida de quem trabalha em linux, muitas vezes temos que nos contentar com o 2º melhor das ferramentas….

      3. Avatar de rand
        rand

        Se quiseres um bom IDE para C usa “Codeblocks” ou “Mono Develop” ou então “Geany” + “gcc” ou se fores hardcore “Vi(m)”+”gcc”

  3. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Todas as versões te permitem programar.
    Tudo o que precisas é de um compilador (que no teu caso pode ser o gcc) e um editor de texto.
    Eu como editor uso o geany e como compilador gratuito o gcc.
    Se for no ubuntu basta escreveres na consola:

    sudo apt-get install geany

    sudo apt-get install gcc (que acho que já vem instalado por defeito)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Programador que é programador usa o vi 🙂

      1. Avatar de Blend
      2. Avatar de Joe Fagundes
        Joe Fagundes

        emacs! 🙂 (agora vamos guerrear ad eternum)

      3. Avatar de António
        António

        Grande Pedro Pinto,
        Não assuste as pessoas lol.
        O que não falta no Gnu/Linux são alternativas:
        -Editor de texto + gcc + makefile (ideal).
        –Recomedo o Gedit, editor de texto padrão do gnome, com os plugins disponíveis de origem e instalando o pacote gedit-plugins e se não estiver contente é só procurar mais alguns que existem por aí e instalar http://askubuntu.com/questions/61785/how-do-i-install-a-plugin-for-gedit-v3
        –Mas existe dezenas de editores de texto: Vim, Emacs, jEdit, nano, Kate…

        -IDE
        –Sempre gostei do Code::Blocks http://www.codeblocks.org/, mas existe uma infinidade de opções: Eclipse, Anjuta, Codelite, QtCreator, etc

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…
          vejo que tens bons gostos e gostas de coisas boas…
          code::blocks all the time 😉

          cmps

      4. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        usa papel, hihi

      5. Avatar de visitante
        visitante

        Emacs é muito bom, mas prefiro o vim

    2. Avatar de Serva
      Serva

      Boa tarde no Ubuntu ou derivados do Debian , os comandos são os mesmos .

      Cumprimentos

      Serva

  4. Avatar de Joao Oliveira
    Joao Oliveira

    Será que esta versão funciona no “raspberry pi”?

  5. Avatar de JG
    JG

    Tiago, qualquer versão de Linux permite-te instalar o compilador de C, que é o que precisas para programar.
    Deves ter em conta que programas compilados para correr em Linux podem não correr directamente em Win, o que levanta a questão da portabilidade.

    Experimenta num LiveCD ou numa pen antiga algumas distribuições de Linux até encontrares a que te adaptas mais facilmente.

  6. Avatar de FSantos
    FSantos

    Queria experimentar o mundo linux com o linux Mint 13 (parece o mais fácil) mas não consigo conectar a rede sem fios do meu hotspot kanguru. 🙁

    Sem net nada feito e tenho que gramar windows. 🙁

    1. Avatar de Pedro Pinto

      hum, temos de resolver isso. Deixa-me analisar a tua situação….manda-me um mail para ppinto[at]pplware.com

      1. Avatar de FSantos
        FSantos

        Olá Pedro Pinto,

        Consegui encontrar a solução. O hotspot é utilizado por mais um familiar que ficou com medo pois pensava que alguém estava a utilizar a rede indevidamente e mudou a pass.

        Já tenho o mint com net. Agora vou explorar o meu novo mundo (Linux)!! 🙂

        Thx Pedro.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          lol…
          ja viste a facilidade em como teligas a net??
          mais facil é impossivel 😉

          cmps

  7. Avatar de sakura
    sakura

    em linux …..
    http://www.eclipse.org/downloads/?osType=linux
    Que eu conheça 1 dos melhores para Linux. Mais 4 dias para por tudo a trabalhar… isto se for a primeira.

    em windows
    http://www.microsoft.com/visualstudio/ptb/downloads#d-2012-express
    No fim de 1 hora estou a programar……

    Se tem tempo use o Linux com o eclipse…. Em c#/c++

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Credo!!
      porque não usas o melhor ide para c/C++ do planeta??

      cmps

      1. Avatar de sakura
        sakura

        ide == c:\ ???

        não me diga que aprendeu em gcc
        se sabe fazer um make file …..
        e sim os compiladores não são todos iguais i o do Linux ……. S.c.
        é c# http://pt.wikipedia.org/wiki/C%E2%99%AF
        para aprender …. Depois é C++ 1000 vezes melhor que C#

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas…

          sim sempre usei o gcc ou o g++…não percebi foi o ide==c:/?? ?

          claro que sei fazer um makefile…alias para portar código, deve se fazer sempre um makefile.

          Não percebi essa sua recusa em linux de por tudo a funcionar em 5 minutos para ter que gastar 4 dias e mesmo assim é se conseguir??

          Devia dar pelo menos 4 anos de prisão usar o visualstudio que é uma bosta para programar em C/C++ use-o para c# ou pseudo java.

          Aconselha-lho para c/c++ não é boa ideia, ainda mais a alguém que esta a aprender…o visualstudio é muito virtual cheio de porcaria que so distrai as pessoas e ainda por cima não é uma ferramenta multi plataforma e não é gratis nas suas versões normais…aquilo até pode ser bom para muita coisa, mas decididamente para c/c++ acho que não lol

          cmps

          1. Avatar de lmx
            lmx

            aconselha-lo

          2. Avatar de rand
            rand

            Espero que saibas que está a falar daquele que é considerado o melhor IDE (para plataforma windows) para C C++ e C#…..

          3. Avatar de lmx
            lmx

            boas…
            ele até pode ser considerado o melhor ide para C# e ai aceito, no entanto para c/c++ não me parece…
            existem alguns mais focados na simplicidade das linguagens referidas, muito , mas muito mais pequenos a nível de tamanho de instalação, grátis e simples de utilizar, para além de serem multi-plataforma, e de gastarem poucos recursos.
            Eu até acredito que a M$ goste de vender VisualStudio, para c/c++ o que me parece estranho é mesmo as pessoas usarem-no para c/c++.
            No entanto para c# acredito.

            cmps

    2. Avatar de visitante
      visitante

      é super rápido instalar no linux… reclamação típica de noob

  8. Avatar de DJLinux

    Parabéns pelo Post e por falarem nas distribuições menos conhecidas como o Slax.

    Antes que alguns Anti-Linux venham falar mal, não se esqueçam que Slax apenas tem 176MB, ou seja, vem com muito pouco software, temos que instalar quase tudo. O que é ótimo a meu ver.

    1. Avatar de antonio
      antonio

      ora nem mais, bom para aprender, não tenham medo, o Linux não é virose

      1. Avatar de Pedro Pinto

        O Linux dá-te “asas” 😀

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas…não é so por causa disso…o slax funciona baseado em modulos comprimidos…o segredo desta distro é esse, e os mecanismos de descompressão utilizados para correr o aplicativos…
      apesar de ha uns anos a malta achar que o projecto não ia vingar…revelou-se bastante rapido, e apesar de ter estado uns anos parado o seu mentor voltou a carga!!
      Foi um dos primeiros nas minhas cadeiras de C/C++ lol

      cmps

  9. Avatar de monux
    monux

    – Como faco para instalar no HD , pois nao achei um instalador.
    – Cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mete numa pen com o software LILI e depois faz boot com essa pen

      1. Avatar de monux
        monux

        – Ok maos a obra ,Certa vez em +-(2006) experimentei uma versao desta distro a kill Bill,achei que o projeto estivesse parado.

        http://linux.softpedia.com/get/System/Operating-Systems/Linux-Distributions/SLAX-KillBill-Edition-1957.shtml

        – Cumps

        1. Avatar de lmx
          lmx

          e esteve sopostamente teria inclusivé acabado, mas imensa malta começou a torrar o juizo ao fundador do projecto e ele acabou por ver que afinal o projecto tinha utilidade…

          cmps

          1. Avatar de lmx
            lmx

            vê comendatário do colega AJSB abaixo…

            cmps

  10. Avatar de João Nascimento

    Alguém me sabe dizer que papel de parede é este? Gostei! LOL

    1. Avatar de João Nascimento

      Por isso é que gosto tanto desta familia PPLWARE 🙂

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Realmente, o pessoal aqui não falha.

      2. Avatar de EmanuelP
        EmanuelP

        Sempre às ordens 😉

        Abraço

      3. Avatar de Serva
        Serva

        Boa tarde ,

        Por vezes não parecemos , anda tudo a bordoada , mas sim estou de acordo contigo é de facto uma família que rompe com as estatísticas de natalidade Portuguesas sempre a baixarem de ano para ano e o Pplware a crescer todos os anos , aonde é que a malta da direcção vai arranjar € para alimentar esta família tão grande .

        Cumprimentos

        Serva

        1. Avatar de Vítor M.

          Serva, andamos mas sabemos bem o que cada um vale, olha que cá dentro, tu por exemplo, estás muito bem visto, até porque tens também a tua quota parte de responsabilidade no nosso crescimento constante 😉

          Quanto ao resto 😀 até era aborrecido se não houvesse “emoção” 😀

          Quando aos visitantes em geral, são de excelente qualidade, basta vermos a cooperação e ajuda que existe quando alguém precisa de algo. Tal como refere o João Nascimento, isto é já uma grande família.

  11. Avatar de hugo santos
    hugo santos

    esta versao deve ser bastante leve , se eu o puser no meu netbook será que consigo ganhar um pouco mais de bateria em relaçao ao seven ?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      não sei…existe sempre a questão da descompressão on the fly mas…experimenta não se perde nada…embora eu ache que ela não é muito virada para dispositivos moveis , mas é a ideia de alguém que não mese em slax ai a uns8 anos.
      Portanto a minha opinião pode estar deveras desactualizada lol 🙂

      cmps

  12. Avatar de irlm
    irlm

    como se instala slackware?
    é uma distro que ainda não consigo instalar num sistema i3+nvidia gt520m.
    consigo instalar arch, fedora, opensuse, debian, menos este.

    1. Avatar de João Nascimento

      Pelo que me falam Slackware é diferente se instalar. É uma distro Linux que é completamente personalizada por ti desde a instalação.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Sou sincero, nunca instalei o Slackware…mas prometo que assim que tenha um tempinho lhe deito as unhas 🙂

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Eu curiosamente tinha sugerido na passada semana esta distro por ter ambiente KDE eor correr em maquinas com poucos recursos , mas também sou sincero nunca instalai Slack e com a falta de tempo e azar que tenho andado não vai ser tão cedo .

        Cumprimentos

        Serva

      2. Avatar de Hugo Carvalho
        Hugo Carvalho

        Sou um utilizador de Linux desde 2008. Como qualquer pessoa que entra no “mundo” Linux não resisto em experimentar as diversas distribuições Linux!! Comecei com o Ubuntu mas já utilizei todas as grandes “Linux Distros”. Diria que à volta de 30 a 40 distros!!! Mas concluindo, fica aqui a minha sincera escolha, ou melhor “escolhas”… Slackware ou SalixOS. Sou um utilizador SLACKWARE desde a versão 13 e continuo a usa-lo mas agora na Virtualbox isto porque descobri o SalixOS e é a distro que uso no meu dia a dia.(também sou tradutor de pt_PT da mesma). Experimentem e vão ver que vale a pena! SalixOS é ligeiramente mais fácil de instalar do que o Slackware.

        PS: Gostava que que esta estas duas distribuições fossem mais divulgadas.

  13. Avatar de Francisco Pedro
    Francisco Pedro

    Bom dia,

    eu tenho um Asus EEEpc 1001 Ha (se não me engano). E ando há algum tempo à procura de uma distro que se dê bem num ecrã de 10.1″… Já experimentei o mint, o easypeasy… e voltei ao ubuntu. Dos três, este é o que mais me satisfaz, exceto o “pormenor” do botão “OK” de grande parte das janelas estar “fora” do ecrã….

    Alguém me recomenda uma que corra tão bem quanto o ubuntu, mas que seja construída a pensar em ecrãs pequenos?

    Obrigado!

    1. Avatar de rand
      rand

      Experimenta o xubuntu

  14. Avatar de AJSB

    Aquase de certeza que vai funcionar no R.Pi….se ja’ um granda maluco enfiou o UBUNTU (IIRC) num, de certeza que este vai dar 🙂

    A vanatagerm deste e’ que vai tar otimizado de raiz para sistemas de baixa potencia de processamento e pouca memoria por isso, vai funcionar muito melhor….o Yhomas tem um contrato com duas empresas alemas que o obrigam a ter o SLAX 7 pronto ate’ ao fim do ano 🙂

    Segue o blog dele….

    1. Avatar de lmx
      lmx

      hummm…
      vejo que estas dentro do assunto.
      obrigado por partilhares 😉

      cmps

  15. Avatar de Nelson Rocha
    Nelson Rocha

    “…um Linux ao estilo do MacOS” ???

    Sendo o MacOS baseado em BSD, que é um “UNIX-like”, tal como Linux….

  16. Avatar de João Machado
    João Machado

    Boas!!

    Como faço para instalar no disco rígido este SO?

    Obrigado

  17. Avatar de Hugo Carvalho
    Hugo Carvalho

    O slax é um “Live Medium”…

  18. Avatar de Hugo Carvalho
    Hugo Carvalho

    SalixOS, a melhor distribuição Linux 🙂

  19. Avatar de Dimitri Shallaveriniv
    Dimitri Shallaveriniv

    Uso Slax a mais de 6 anos, portatil, perfeito, a distro mais rápida e vc mesmo pode personalizar o Kernell 64bits, abre em menos de 3 segundos e vc usa em qualquer OS, inclusive MAC,Solaris e Intrepid…o melhor Linux

  20. Avatar de José Fernandes
    José Fernandes

    Meu primneiro contato com o linux foi com o Slackware.
    Foi aí que apanhei feio e aprendi muito.
    Quer aprender linux, é preciso estudar pesquisar e usar a terminal. Configura tudo na mão.
    Na época o Slackware sempre dava problemana na configuração aumtomática em tudo, aí precisava configurar.
    Então eu me aventurei. Fiquei feliz em conseguir. E usei Slackware por muito tempo.
    Já testei diversas distros do linux.
    Sou técnico em informática, e como tal testo muito programas para MS, daí uso MS atualmente. Mas tenho aqui Máquina Virtual repleta de linux em diversas distros.
    E vou-lhes dizer que o Linux Tiny e um dos mais leves e enxutos que vem com instalador de pacotes automáticos. Muito show. Experimentem. Atualmente testei o Slax 7.

    1. Avatar de José Fernandes
      José Fernandes

      “primeiro no lugar de primneiro”

  21. Avatar de Ronaldo
    Ronaldo

    O slax tem as seguintes virtudes: 1- Nao precisa de HD, CD, pendrv ou flopy para manter-se funcionando; 2- E completamente modular (pode ficar com menos de 50 MB, ficando so com o basico); 3- Nao precisa ser instalado nem configurado; 4- Nao tem nenhum aviso proibindo copias ou ameacas de processos; 5- Tem o gcc (c++), roda jogos .swf; player de video, som, editor de imagens, cds, dvds …! Coisas que muitos SOs nao fazem!

  22. Avatar de Ronaldo
    Ronaldo

    O slax tem as seguintes virtudes: 1- Nao precisa de HD, CD, pendrv ou flopy para manter-se funcionando; 2- E completamente modular (pode ficar com menos de 50 MB, ficando so com o basico); 3- Nao precisa ser instalado nem configurado; 4- Nao tem nenhum aviso proibindo copias ou ameacas de processos; 5- Tem o gcc (c++), roda jogos .swf; player de video, som, editor de imagens, cds, dvds …! Coisas que muitos SOs nao fazem! Ajudem o Thomas!