Chegou o Linux Mint 20.1! É este o seu SO para 2021?

44 Comentários

Já alguma vez experimentou o novo Linux Mint? Um novo ano pode também ser sinónimo de mudanças! Ao nível da tecnologia, hoje em dia o mercado é vasto em soluções e facilmente os utilizadores podem escolher o sistema com que mais se identificam. Ao nível do sistema operativo da sua máquina pode continuar com o Windows, macOS ou então mudar para uma distribuição Linux.

Recentemente foi lançado o fabuloso Linux Mint 20.1 que pode bem ser o seu Sistema Operativo para 2021.

Chegou o Linux Mint 20.1! É este o seu SO para 2021?


Chegou o Linux Mint 20.1 e além de ser um excelente sistema operativo tem também suporte a 5 anos uma vez que é uma versão LTS (long-term support).  Com esta nova versão chegam também várias novidades muito interessantes.

De relembrar que o Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também macOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.

Chegou o Linux Mint 20.1! É este o seu SO para 2021?

Principais novidades do Linux Mint 20.1

  • Ambiente gráfico de trabalho Cinnamon 4.8 (esta é a última versão deste ambiente gráfico. De referir que é uma versão com excelente performance, estável e que necessita de pouca memória RAM)
  • Gestor de ficheiros Nemo traz agora a possibilidade de colocar ficheiros como “favoritos”. Estando um ficheiro marcado como favorito, pode ser rapidamente acedido.
  • Várias melhorias ao nível do gestor de janelas
  • Gestor de ficheiro suporta thumbnails de ficheiros até 64 GB
  • Esta nova versão já traz um package do Chromium web browser
  • Web Apps manager, a ferramenta para gerir Web Apps
  • Hypnotix, a nova app para IPTV

Chegou o Linux Mint 20.1! É este o seu SO para 2021?

Veja algumas novidades que estão presentes no Linux Mint 20

Impressionados com este sistema? Num próximo artigo mostraremos como podem facilmente instalar. É verdade que já temo vários artigos a ensinar a instalar outras versões, mas vamos fazer novo tutorial com a nova versão do VirtualBox. Estejam atentos!

Linux Mint 20.1

Leia também…

TOP 5 distribuições Linux mais populares em 2020! Usa alguma delas?

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TwoEyez
    TwoEyez

    A serio, ligar ficheiros aos favoritos… quem copia quem mesmo?
    Que hipocrisia…

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Até parece que a Mac OS não tem isso..

    2. Avatar de Hidelberto
      Hidelberto

      Completamente, linux alem de ja n ter utilidade nenhuma agora ainda copia as features dos outros. Deve ser para satisfazer aquele 0.5% dos totos que ainda usam.

      1. Avatar de jAr
        jAr

        Eu também não tenho utilidade para um radar de aeronaves no meu dia-a-dia, mas eles não deixam de ser úteis até para que os aviões não me caiam em cima. Ou seja, usas linux sem saber em tantas coisas da tua vida, mas como não sabes dizes mal. Porque têm sempre os ignorantes tantas opiniões para partilhar com o mundo…

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Pela forma como fala percebe-se que não tem nada de útil a dizer. É não ligar.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Todas inovações que o Windows teve desde do Windows 98 vieram do Linux portanto o Windows deve mais ao Linux do que o Linux deve ao Windows. Quando não se tem conhecimento do assunto o melhor é estar calado/quieto.

      2. Avatar de VC
        VC

        A ignorância é a doença que mais mata.

  2. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Sempre gostei bastante desta “distro”….muito mais até do que o Ubuntu, principalmente com o ambiente KDE, mas o Cinnamon tb está muito funcional e leve.

  3. Avatar de Suspeito
    Suspeito

    P: Chegou o Linux Mint 20.1! É este o seu SO para 2021?
    R: Obviamente que não!

    1. Avatar de john
      john

      Isso depende do usuário, cada um usa o que achar melhor para si

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Para mim é.
      São gostos meu irmão suspeito.

  4. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Quando suportar o office da MS, eu penso em mudar.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        calma …a seguir vai dizer que tb tem de servir para gaming

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Isso já está portanto é só mesmo o Office que eles precisam.

        2. Avatar de fernando
          fernando

          cara a verdade e o seguinte , ja esta rodando de boa quase todos os jogos da steam, parece estar rodando no windows, procure se informar

    1. Avatar de john
      john

      Uso linux a muito tempo, e te falo depois que passei a usar LibreOffice nem no Windows eu uso mais o MSOfice, so uso libreoffice pra tudo, atende super bem a maioria das pessoas.

    2. Avatar de fernando
      fernando

      e so usar o office online pronto!!!!

  5. Avatar de Almerindo
    Almerindo

    Para quem não usa , os tótós do costume vem para aqui mandar abaixo o que os outros usam e gostam. Se não usam Linux , desandem , este artigo não é para vcs .

    1. Avatar de Hidelberto
      Hidelberto

      Os totós sao os que usam linux, sem office, sem adobe, limitados ao maximo. Dps ainda dizem que a Apple é limitada, so rir.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        O MS_Office que paga na Apple é igual ao MS_Office do Windows?

      2. Avatar de Ru
        Ru

        Porque razão eu (um totó) haveria de querer usar office ou adobe? Porque tu os usas?
        Gosto muito de apples, principalmente daquelas verdes. Bem saborosas. É disso que falas? Não percebo o que têm maçãs a ver com Linux.

      3. Avatar de Security
        Security

        Entendo que o seu grau de inteligência apenas permita usar office e adobe … entendo que o seu grau de inteligência seja limitado ao mundo dos utilizadores comuns, ou como tantos gostam de dizer: “na ótica do utilizador”. Linux não é para totós. É para quem entende de arquitetura de computadores, programa e usa as capacidades deste sistema operativo para outros fins que possivelmente não entende. Agora mesmo, deve estar a escrever os seus comentários num alojamento que terá uma qualquer distro linux. Mas claro está, não está visível aos olhos dos comuns utilizadores.

        1. Avatar de TwoEyez
          TwoEyez

          Então deixem de tentar comparar o linux windows ou mac os assumam de uma vez que é para quem percebe e não para o utilizador comum.

          1. Avatar de Ru
            Ru

            Instalar linux é facílimo, se optarem por distros já mais completas. Criar uma pen bootable, arrancar, escolher linguagem, escolher partição, instalar. Usar também é fácil. Instalar programas normais, é ir à “loja” e procurar por eles…
            Do que vejo o problema começa e acaba sempre no utilizador. Quer instalar como se fosse windows, usar os programas do windows, etc. Linux não é windows. Simples. Se custa aprender, então não percebo como aprenderam windows. Principalmente quando acham normal o regedit e coisas dessas, mas no linux que é mais user readable, é difícil 😉
            É a experiência que tenho com quem nunca viu linux e quer à força que seja windows.

          2. Avatar de jorge santos
            jorge santos

            Instalar e usar MINT é muito fácil e intuitivo. Muito melhor que UBUNTU, por exemplo.

        2. Avatar de Joshe_k21
          Joshe_k21

          Vc é o cara!! Desde 2010 uso linux. Comecei no Ubuntu, Depois Mint, Manjaro, Sabayon, Fedora e agora estou no Debian. A principio foi só por curiosidade e acabei me apaixonando. Quando eu percebi a liberdade a rapidez ao executar as tarefas e o poder que o terminal havia me concedido, velho, não me vejo mais fora do mundo linux, a agora estou até programando em Python, C/C++, JavaScipt, Go e R. Quem diria, eu cresci no Windows, amadureci no Linux. Devo muito ao Windows o básico que eu tenho aprendido, mas não sou mais bebezinho, e linux é F€%&a.

      4. Avatar de JCFB
        JCFB

        Porque nem toda a gente usa apps da adobe ou office?
        Eu tenho um tri-boot no meu pc, Win 10, Arch Linux e Big Sur com opencore.
        Olha para mim, uso 3 SO e em nenhum tenho um programa da adobe sequer instalado.

        Mas bem, deixa as pessoas usarem o que querem, who tf cares.

        1. Avatar de Rikko
          Rikko

          Triboot? Experimenta sair da cave que cheira a virgem eheh.

      5. Avatar de fernando
        fernando

        coitado de voce!!! o toto e o senhor que fica querendo esculachar as pessoas, voces usando windows pirata

  6. Avatar de Ru
    Ru

    Porque razão eu (um totó) haveria de querer usar office ou adobe? Porque tu os usas?
    Gosto muito de apples, principalmente daquelas verdes. Bem saborosas. É disso que falas? Não percebo o que têm maçãs a ver com Linux.

    1. Avatar de Ru
      Ru

      Era para responder ali em cima. Ficou em duplicado 🙂

  7. Avatar de john
    john

    Toda vez que tem um artigo falando de Linux, vai vir um monte de Fanboy de Windows falar que linux não presta, etc…

    Parem com isso, não existe um sistema melhor que o outro, que briga boba que não leva a nada, cada um sabe o que usa, o que melhor atende.

    Mas não ficam falando que linux não tem MSOffice não tem Adobe, mas e dai? por acaso o mundo gira em torno de Office ou Adobe, tem um monte de softwares tops por ai gratuitos que muitas vezes são melhores que os pagos, tem gente também que diz que linux é dificil, a porfavor ne, instalar um Ubuntu ou Mint é até mais facil que Windows não tem mistério nenhum, e o uso de terminal e pra quem quiser pois tudo funciona bem via GUI, as pessoas ficam levantando esses argumentos fajutos para defender o sistema que usa, não estão ganhando nada da Microsoft nem da Apple, parem com essa besteira, entendam que não existe um sistema melhor que o outro, cada um é melhor para o seu usuário e pronto.

    Eu por exemplo uso Linux Mint e Windows 10, e ambos me atendem super bem e digo mais prefiro usar LibreOffice no Windows do que o Office da Microsoft, então porque brigam por besteira, ninguem vai convencer ninguem a usar outro SO, ainda mais com argumentos falhos e mentirosos que mencionei acima.

    1. Avatar de fernando
      fernando

      CARA UM OFFICE PRO DA MICROSOFT 2021 OU 2019 O VALOR DELE BEIRANDO QUASE ( 2 MIL REAIS), OS CARAS QUERENDO FALAR MAU DO LINUX, POR UM OFFICE QUE NEM SEQUER, ELES TEM CORAGEM OU DINHEIRO PARA COMPRAR, IMAGINA 2 MIL REAIS NUM OFFICE E UM ABSURDO

  8. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Quem nao esta muito dependente de programas proprietarios, posso dizer que com linux terminam muitas dores de cabeca outrora, e formatacoes constantes, para alem de nao haver preocupacao com virus. So isso e a versatilidade do SO ja compensa bastante usa-lo. Depois ha programas similares para quem quer usar determinado software, uns sao mais profissionais que os outros, mas vai depender tudo da exigencia do utilzador. Ja na questao empresarial, ha todo um ecossistema que dificulta em alguns casos o uso do linux em geral.

  9. Avatar de Bruno Joel Ribeiro da Silva Portuguesa
    Bruno Joel Ribeiro da Silva Portuguesa

    Eu mudei do Ubuntu para o POP OS. Mais de um ano, estou satisfeito! A base é do Ubuntu, mas com pormenores melhorados e uma empresa por trás.

    1. Avatar de Edson
      Edson

      que pormenores foram melhorados,o que tem o POP OS de especial ,sera melhor do que o Linux Mint?

  10. Avatar de O óbvio
    O óbvio

    … já uso o Linux desde os anos 90s, tal como nessa altura usava o Unix na UM, o Unix e por sua vez a miniatura Linux são os sistemas operativos mais potentes e melhor que há, sua base é o C e C++, linguagens de programação mais poderosas que há …
    … já usei imensas distribuições de Linux, mas quando apareceu o Ubuntu optei por esta distribuição, e deixando de vez o windows que é um autentico vírus …
    … depois de Ubuntu optar por mudar o gestor de janelas para os tel, e com demasiadas limitações, optei pelo maravilhoso Linux Mint, que ainda hoje utilizo com grande prazer e liberdade, que o windows nunca permitiria, para além de uma das grande vantagens é não ter vírus como o windows,e não precisa de usar grande percentagem do CPU e programas de protecção de vírus … quem não sabe verdadeiramente sobre o coração dum sistema operativo, apenas passa a vida a dizer muitas asneiras ou é apenas um crente que como qualquer crente pensa e anda conforme canta sua religião, mesma que esta religião seja cientifica, os crente em nenhuma religião têm liberdade de pensamento, É a VIDA … á sempre tempo para evoluir e aprender …
    … na minha humilde opinião linux Mint é um excelente Sistema Operativo, tenho formação em Sistemas e Informática …

  11. Avatar de AJ
    AJ

    Linux Mint é bom;
    Windows é bom;
    Android é bom;
    macOS é bom;

    Cada macaco no seu galho… em 2021 sejam humildes e serão os maiores!

    Bom 2021!

  12. Avatar de Rui Pedro Pereira Amador
    Rui Pedro Pereira Amador

    Boa tarde. quais os requisitos para correr o SO num pc? Posso usa-lo num pc com $Gb RAM, 500GB HDD e Core 2 duo’

    1. Avatar de O óbvio
      O óbvio

      … sim dá excelentemente com esse hardware, ficarás como pc fosse novo, e ficará rápido, será uma excelente opção …

  13. Avatar de Joao Carlos
  14. Avatar de Fabio
    Fabio

    Eu por exemplo no início usava Windows, resolvi experimentas Linux e nunca mais troquei, utilizo apenas ele para absolutamente tudo já faz uns 20 anos (só com Mint já faz uns 10). Tenho um note i3 geração 2 com ssd 64 e minha máquina voa baixo, deixa muita máquina nova no chinelo, posso dizer isto com toda propriedade e anos de experiência. Minha irmã tem um i5 5º geração com ssd 120 e Windows 10…… cara as poucas vezes que pego pra usar, me dá uma coisa ruim, o coração chega bater pra tráz, a máquina dela parece uma carroça de tão pesada e lenta.

  15. Avatar de Rui Pedro Pereira Amador
    Rui Pedro Pereira Amador

    Como posso ter o microssoft office no mint?