Chegou o FreeNAS 11.2! A sua NAS doméstica que custa zero

14 Comentários

FreeNAS é uma excelente opção para quem pretende ter um autêntico servidor de partilha de ficheiros. Com uma interface web totalmente renovada, o FreeNAS permite a produção de relatórios/gráficos de utilização e disponibiliza ainda um conjunto de serviços (ex: SSH, SAMBA, FTP, etc).

A versão 11.2 chegou recentemente e traz algumas novidades interessantes.

FreeNAS


Acha que Ladislav Sirovy anunciou recentemente o lançamento do FreeNAS 11.2. Para quem não conhece, este projeto é baseado no FreeBSD e suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como NFS, CIFS, AFP, FTP e TFTP, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5) e muito mais.

Esta nova versão inclui uma interface totalmente renovada e até APIs REST e  WebSocket.

FreeNAS

Com a nova interface, o FreeNAS está ainda mais simples de gerir pois está mais organizado e a interface está mais clean. De referir ainda que esta nova interface foi criada com recuso ao Angular+Javascript.

Esta nova versão inclui ainda a integração com novos serviços na Cloud, várias melhorias no suporte a sistemas de ficheiros, incluindo o último OpenZFS, melhorias na apresentação em dispositivos móveis, entre outras novidades que podem ser consultadas aqui.

Tem por aí um PC e discos para construir uma NAS? Então mãos à obra! Os serviços de armazenamento na cloud vieram revolucionar a forma como guardamos a nossa informação digital. Atualmente são vários os serviços que oferecem gratuitamente uns bons GB, mas há sempre quem opte, pelas mais diversas razões, em ter o seu próprio serviço. Experimentem já esta nova versão.

FreeNAS-11.2

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EvoX
    EvoX

    Uso e é bastante estável mas nao é pra iniciantes e precisa de 8gb de ram e 1gb adicional pra cada Terabyte de disco e convém ter hardware compatível senão nao funciona direito

    1. Avatar de joao
      joao

      para nao falar do consumo que vai contra o proposito de uma NAS. A minha consome 14w com 19Tb activos. PC antigo = consumo elevado…

      1. Avatar de joao
        joao

        nem falo do barulho….

  2. Avatar de jeton
    jeton

    eu uso um pc antigo com o freenas (nem sei a versão), mas dou mais uso ao NAS4Free

  3. Avatar de A
    A

    Raspberry PI + OpenMediaVault +5tb

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Interesant o seu comentário!
      Consegue ajudar-me a criar uma nas?

      Abraço

      1. Avatar de Paulo Jorge
        Paulo Jorge

        Boas Carlos, é fazer o download da imagem do OMV em
        https://sourceforge.net/projects/openmediavault/files/
        depois tem muitos tutoriais no youtube ou uma pequena pesquisa por “openmediavault raspberry pi” irá encontrar quase tudo o que necessita para meter as mãos à obra e fazer o seu projecto de NAS.
        Espero que seja bem sucessido com a sua nova NAS.
        Qualquer coisa disponha, se um curisoso puder ajudar.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Muito obrigado pela sua ajuda! Abraço

      2. Avatar de A
        A

        Isto da um bom tutorial para ser feito pela equipa do PPLWARE…

        No meu caso o resultado serviu para ter os filmes 1080p/2160p disponíveis na SmartTV por MiniServerDLNA e puder aceder ao disco seja por Windows Android e Linux aproveitando ainda para ter uma torrentbox k sai mais barata e silenciosa k um computador
        #Link da imagem do OPENMEDIAVAULT PARA O RaspberryPi (deve escolher a imagem de acordo com o seu equipamento, no caso o link e para Raspberry)
        https://sourceforge.net/projects/openmediavault/files/Raspberry Pi images/

        #Um passo a passo em PT-BR
        https://www.arduinoecia.com.br/2018/01/tutorial-nas-raspberry-pi-openmediavault.html?m=1

        para concluir deve ser uma solução mais fraca que a aqui apresentada mas também mais versátil correndo tanto em pc’s antigos com single board computers

        Boa Sorte

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Muito obrigado pela sua ajuda! Abraço

    2. Avatar de Alex
      Alex

      Tens RAIDZ com o OMV?

  4. Avatar de Flavius
    Flavius

    Tenho umpc gamer, usado para ser de servidor mas já foi substituído, com I7 920 e com board de 2012, Sata 2 , e 2 controladores RAID LSI , será que irá funcionar?

  5. Avatar de Jhonathan
    Jhonathan

    cade o “tuto passo-a-passo”, ensinando instalar em uindows, linux e mac parvo OS?