Linux Mint 18.2 “Sonya”: O melhor sistema operativo grátis?

27 Comentários

O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também MacOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.

Este domingo foi lançado o Linux Mint 18.2 “Sonya” que está disponível com os ambientes gráficos KDE, Mate e Xfce.


O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido à sua usabilidade e simplicidade, uma vez que há muitos pacotes onde já vêm instalados por omissão: plugins do browser, players, entre outros.

O Linux Mint 18.2 “Sonya” chega com os ambientes gráficos KDE, Mate e Xfce. O Linux Mint 18.2 vem com o kernel 4.8 e tem como base o repositório de pacotes do Ubuntu 16.04.

Principais novidades do Linux Mint 18 “Sonya”

  • Melhorias significativas ao nível do suporte para o protocolo Bluetooth
  • Melhorias no Xed (editor de texto)
  • Melhorias no Xplayer
  • O gestor de atualizações recebeu também várias melhorias
  • Novo Login Screen
  • A versão com KDE agora vem com o KDE Plasma 5.8

Novidades do Plasma 5.8

O Linux Mint 18.2 receberá updates até 2021. Assim sendo, esta é sem dúvida uma das distribuições a ter em conta para quem procura um sistema operativo estável e com suporte.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 8anyone
    8anyone

    para o fbi entrar nas calmas

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Para o fbi entrar nas calmas, e gamar os teus dados ou destruí-los??
      Para isso, ha decadas que tens Windows,MacOS, e actualmente Androids,ios…

      1. Avatar de 8anyone
        8anyone

        para quem sempre andou a apregoar como sendo invulnerável… até parece que abriram a pestana

        1. Avatar de andre
          andre

          mas ao menos se souberes o que estás a fazer consegues saber quem está a entrar e o que está a levar e assim travar essa intrusão, nos outros não tens essa possibilidade

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      Sim até porque Windows possui código fechado e mesmo assim tem imensas ou mais explícita e vulnerabilidades que um sistema open source

      Don’t make me laugh (Shadowbrokers) kek

    3. Avatar de JF
      JF

      Vai te de justificar o que acabou de escrever, caso contrário não passará de uma afirmação infundada.

  2. Avatar de Marco
    Marco

    Sério? Instalei o 18.1 ainda hoje de manhã…

  3. Avatar de Jonas Tadeu
    Jonas Tadeu

    Adoro esta distro. É instalar e usar.

  4. Avatar de MacgyverF
    MacgyverF

    O Mint é legal pra PC fraco, mas acho q a melhor distribuição pra usuário final é o Deepin.

    1. Avatar de One Asgardian
      One Asgardian

      O deepin é para utilizador comum que não trabalha, o linux mint é misto tanto dá para utilizador comum como para quem usa linux para trabalhar

  5. Avatar de UmRevoltadoComOMundo
    UmRevoltadoComOMundo

    “Linux Mint 18.2 “Sonya” que está disponível com os ambientes gráficos KDE, Mate e Xfce” e já agora o Cinnamon. É um dos melhores na minha opinião!

  6. Avatar de Gato Maltês
    Gato Maltês

    Esqueceram-se de referir o Cinnamon, que é só o principal ambiente gráfico deles!

  7. Avatar de P
    P

    Não percebo o que é que o Mint KDE por exemplo, traz de novo à mesa em relação a um Kubuntu.

  8. Avatar de Ze Pombo
    Ze Pombo

    Pessoal do pplware, uma dica, tomem atenção a uma excelente distribuição com uma visão alternativa chamada nixOS.
    A distribuição é construída a volta do sistema de gerenciamento de pacotes chamado nix.
    Neste sentido, a ideia seria parecida ao arch Linux e o pacman. No entanto, as semelhanças acabam aqui. Nix adopta as ideias das linguagens funcionais, como haskell, e é ele próprio uma “sistema a lá funcional” de gerenciamento de pacotes. Alias, o próprio sistema operativo ( Linux neste caso) é configurado não directamente nos diversos ficheiros no /etc, mas sim num ficheiro de configuração ao estilo declarativo.
    Bem, podia falar muito mais da distribuição que uso muito, mas fica a dica para o pplware fazer um artigo sobre a distribuição… cumprimentos

  9. Avatar de Wesley Oliveira
    Wesley Oliveira

    O Cinnamon é a principal interface do Mint e nem se quer foi citada. São 4 interfaces: Cinnamon, KDE, Mate e XFCE. Instalei a 18.2 Beta e estava aguardando o lançamento final. Que bom que lançaram! Farei a atualização depois.

  10. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Não vejo a necessidade de colocar o subtítulo de “Melhor sistema operativo grátis”. No mundo Linux a ideia não é ser melhor que X, é fazer bem uma determinada tarefa. CentOS para enterprise/estabilidade, Ubuntu/Mint/Fedora/etc para desktop, Gentoo para quem quer fazer tweaking ao extremo, etc.

    Pessoalmente não gosto de Ubuntu e derivados, mas respeito que são muito bons para o segmento a que estão dirigidos, do user iniciante em Linux. E especialmente respeito que cada cabeça cada sentença, a distro mais bem adaptada ao que preciso não vai ser a mesma para a pessoa do lado. Dizer que é o melhor sistema operativo grátis no geral? Acho que a questão pelo menos no Linux não tem cabimento.
    Foi pena o título infeliz, o artigo em si está claro, conciso e informativo.

    1. Avatar de Jose Leal
      Jose Leal

      O pessoal do pplware deveria conhecer a lei de Betteridge…

    2. Avatar de Pedro Pinto

      São opiniões, há que respeitar.

    3. Avatar de andre
      andre

      Porque é que o CentOS é para o segmento empresarial e é mais estável, não me digas que é por causa do WHM e Cpanel… Já agora para mim em termos de estabilidade e segurança nada bate o BSD

  11. Avatar de André
    André

    Não percebo porque é que vem com o KDE 5.8 quando já saiu o 5.10…

    1. Avatar de Jonas Tadeu
      Jonas Tadeu

      (Acho que) é por ser a versão LTS do plasma. A próxima LTS será a 11 ou 12, não tenho a certeza.

  12. Avatar de okapi
    okapi

    O melhor sistema operativo grátis? LoL ! esqueceram-se do ” Será este” opiniões até ser o melhor vai muito. Eu instalei ainda ontem mas nada de especial, continuo a usar o openSuSe Tumbleweed.

  13. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    A minha escolha recai no Mint MATE. Simples, rápido e eficaz para as tarefas e programas que preciso.
    É a melhor distribuição de Linux para as minhas necessidades. Tudo funciona!

  14. Avatar de Ariel
    Ariel

    Será que tem alguma pesquisa que possa me revelar qual desses ambientes gráficos KDE, Mate e Xfce, são mais usados ?
    Obrigado!

  15. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Instalei num portátil de casa e gostei muito… Aliás, face ao Ubuntu gostei muito mais desta distro. “Ainda sou verdinho no mundo do Linux”. Aconselham algum antivírus ou assim ou basta só atualizar a máquina e já tá?! Obrigado

    1. Avatar de André
      André

      Basta atualizares! O Linux praticamente não apanha vírus.

      1. Avatar de Robert Soares