Chegou o Linux Debian 9.0 ‘Stretch’– Conheça as novidades

36 Comentários

O Linux Debian é uma das distribuições mais populares do mundo e também uma das que serve de base para muitas outras, como por exemplo, o popular Ubuntu.

Recentemente, a equipa responsável por este projeto lançou o Linux Debian 9.0 ‘Stretch’ que, além de ter suporte nos próximos cinco anos, vem com várias novidades.


Ao longo dos últimos anos o Debian tem ganho uma popularidade muito interessante, tendo já ultrapassado o famoso Ubuntu, segundo o site DistroWatch. Os responsáveis por esta distribuição lançaram recentemente a versão 9, após 26 meses de desenvolvimento, que se destaca por trazer várias novidades e ter ainda o suporte durante 5 anos.

After 26 months of development the Debian project is proud to present its new stable version 9 (code name Stretch), which will be supported for the next 5 years thanks to the combined work of the Debian Security team and of the Debian Long Term Support team.

 

Quais as novidades do Debian 9 ‘Stretch’?

Esta versão está disponível com vários ambientes gráficos de trabalho: GNOME 3.22, KDE 5.8, MATE 1.16 e Xfce 4.12. Ao nível do Kernel, o Debian 9 ‘Stretch’ vem com o Linux kernel 4.9.

MariaDB é agora o sistema de gestão de base de dados pré-definido do sistema. O Firefox e o Thunderbird, voltam a esta distribuição, substituindo o Iceweasel e o Icedove.

Há também melhorias no suporte a sistemas com UEFI e foram incluídas novas ferramentas forenses. 

Pacotes atualizados

  • Apache 2.4.25,
  • Chromium 59.0.3071.86
  • GIMP 2.8.18
  • GNU Compiler Collection 6.3
  • GnuPG 2.1
  • Golang 1.7
  • LibreOffice 5.2
  • OpenJDK 8
  • Perl 5.24
  • PHP 7.0
  • Python 2.7.13 and 3.5.3
  • Ruby 2.3
  • Samba 4.5
  • systemd 232
  • Tomcat 8.5
  • Xen Hypervisor
  • X.Org Server 1.19.2

Nos próximos dias iremos trazer um artigo com a instalação desta nova versão do Debian. Estejam atentos.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Reis
    Joao Reis

    Finalmente chegou o meu main OS.

  2. Avatar de AT
    AT

    Recomendam para substituir o W10?

    Funcionará bem num Vaio com Intel I5 – dual graphics (intel + AMD) – 4Gb Ram – 500 Gb disco?

    Ou terá uma performance ao nivel do W10?

    Thanks

    1. Avatar de P
      P

      Tem tudo para funcionar bem.
      Se te puder dar uma sugestão, e dependendo do uso que lhe vais dar, vê o Solus (solus-project.com)

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Instala numa pen ou dual boot e experimenta. O W10 é o que há de mais optimizado mas se queres grátis não tens outra opção

    3. Avatar de VC
      VC

      Tenho um portátil i5 tb e funciona bem o Debian aqui já à meio ano sem qualquer problema 🙂

    4. Avatar de Amigo
      Amigo

      Muito provavelmente podes esquecer a placa gráfica AMD pois não vai funcionar. Digo muito provavelmente pois não conheço o teu hardware em detalhe. Não sei se tens alguma experiência em Linux, mas se não for o caso, pessoalmente não recomendo o Debian para iniciantes, pois sendo uma distribuição com um conceito FOSS pode não ter suporte para todas as drives como também não ter todo o software disponível. Algo baseado em Ubuntu é uma melhor opção. A minha sugestão vai para o Linux Mint Cinnamon, estável e com grande facilidade de utilização. O que pode acontecer é o arranque do sistema ser ligeiramente mais demorado em comparação ao Windows 10 mas na utilização do sistema não deverá haver diferenças.

      Sempre podes aproveitar e comprar um SSD para substituir o HDD e se não usares o leitor de DVD compras um “caddy adapter” e metes o HDD no lugar do DVD assim ficas com dois discos no PC um para o sistema e outro para guardar todos os ficheiros que quiseres.

    5. Avatar de Miguel
      Miguel

      Podes confiar que irá funcionar perfeito. Já lá vão os dias em que não havia drivers gráficos bons em Linux. Em termos de performance será muito superior na utilização normal.
      No entanto para jogar os últimos jogos, o MS Windows continua a ser a única opção

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Se és novo nos linux, aconselho o Ubuntu

      2. Avatar de Amigo
        Amigo

        Eu tenho um hardware parecido com o dele(i5 + AMD) gráficos híbridos e nunca consegui por a funcionar a placa gráfica da AMD. O sistema funciona bem com a gráfica interna da Intel mas jogar é para esquecer.

        Mesmo no Windows 10 o mesmo problema, tive de recorrer a uma drivers de terceiros(que trasem uns hacks para conseguirem funcionar no Windows 10).

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          @Amigo, que placa gráfica tens ?

          Eu tenho um i7 e uma Nvidia GTX 980 (gráficos hibridos com 2ª gráfica intel HD tb) e a driver proprietária instalada automática em ubuntu funciona a 100%. Por exemplo a jogar League of Legends a topo sem problemas.

          Agora, para jogar jogos aconselho sem a ter dual boot e jogá-los em windows, simplesmente estão aprimorados para correr melhor em windows.

          1. Avatar de Amigo
            Amigo

            Tenho uma AMD 6550M

            E é verdade que a nvidia tem melhor suporte no linux.

  3. Avatar de Roger
    Roger

    Vou tentar usar

  4. Avatar de Ruben
    Ruben

    Mas mais popular onde? A utilização do Linux é residual e estou sempre a ouvir falar de distribuições populares… A maioria das pessoas nem sabe o que é uma distribuição Linux…

    1. Avatar de Toni
      Toni

      Das mais populares entre as distribuições Linux. Está escrito na primeira frase do primeiro parágrafo. O SO é o Debian 9, que é uma distribuição Linux.
      Tens razão no último ponto.

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      No mundo Linux sim. Enquanto houver competição (por pouca expressão que seja) é bom.

    3. Avatar de Anon
      Anon

      Vê-se mesmo que vieste aqui só para criar discussões com esse comentário.
      Cresce rapaz, por favor cresce.

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        Com 38 anos acho que já não vou crescer mais… Já em 1998 quando fui estudar Eng. Informática em Braga, os meus professores diziam que o Linux ia conquistar o mundo… Mas afinal… No mundo real, em muitos casos simplesmente não serve.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Já conquistou.

        2. Avatar de Luís Santos
          Luís Santos

          Parece-me que já estás a ser exageradamente repetitivo com esta frase “os meus professores diziam que o Linux ia conquistar o mundo… Mas afinal…”. que tal deixares só de menosprezares e falares mal de algo que outros (sim, existem outros fora do teu mundo) gostam?
          Existem pessoas que são omnivoras, outras vegetarianas amplas enquanto outras são só vengas, para não falar que outras só são fast food. Mas todas são pessoas com os gostos que têm e não deixam de o ser.

        3. Avatar de Luís Santos
          Luís Santos

          Sabes ao menos que Linux é baseado em UNIX? Que OSX é baseado em UNIX (com um núcleo Mach)? Que Android é baseado em UNIX? Que o programa Espacial é baseado em UNIX? Só Windows ẃ baseado em MS-DOS (agora com um flavour UNIX).
          Como dizes: “Com 38 anos acho que já não vou crescer mais…”, mas podias, porque ter 38 anos não é estar descontinuado, aposentado e já não conseguir compreender a tecnologia “No Frost” dos congeladores actuais.

    4. Avatar de Fido
      Fido

      Que grande forma de pensar xD
      É popular no meio onde se insere. Tão simples quanto isso. Debian é popular sim no mundo da informática na parte que toca a linux. Debian é simplesmente a mãe de todas as distribuições baseadas nela inclusive Ubuntu que já tem distribuições baseadas nele próprio.
      Pela tua lógica, existem músicos populares de reggaeton, eu como não ouço esse tipo de musica nem os conheço para mim já não são populares xD

    5. Avatar de VC
      VC

      Só uso Debian à 10 anos e não troco port nada 🙂

    6. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      De certeza a mais popular.

      Sabias que existe muito código da debian (e outras grandes distros) em windows, macos, grandes applicações de empresas como google, facebook, twitter, “internet das coisas”, …

      Graças a essas livrarias, frameworks, pacotes, … que a comunidade debian produz e mantém que tens muita coisa que utilizas hoje? Se perderes um tempito a ler as licensas que vêm nas coisas que usas, 99% têm a licensa GPL, AGPL, LGPL, MIT, …

    7. Avatar de Joao
      Joao

      Mais popular no site distrowatch, está lá a dizer no artigo é só ler.

  5. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    O stretch até funciona num Atom, com uma performance muito boa. Tenho actualmente um AMD Dualcore com 4GB de RAM e funciona muito bem com suporte a 64bit

    1. Avatar de VC
      VC

      Tudo depende da interface gráfica que usas, e uma das vantagens do linux sobre outros SO é essa mesma… Podes por uma interface gráfica a consumir apenas 100MB RAM 🙂

      1. Avatar de Amigo
        Amigo

        Por experiência própria noto uma grande diferença entre Lubuntu 32bits e Debian LXDE 32bits sendo o Debian o vencedor em performance(utilização do sistema) em comparação com o Lubuntu.

        1. Avatar de VC
          VC

          Muito simples explicar a razão para isso acontecer… o Ubuntu, usa muitos scripts para automatizar muitas tarefas, daí um maior consumo de RAM verificado (tem mais processos a correr em simultãneo). Agora, se dominares a consola consegues tirar um maior aproveitamento do hardware da máquina o que está logo relacionado com uma maior perfomance… Uma coisa, é usar uma interface gráfica tipo KDE, outra é fluxbox… só para fazer realçar a diferença de recursos, que um e outro consome.

  6. Avatar de Emanuel Azevedo
    Emanuel Azevedo

    qual a versão mais completa?

      1. Avatar de Pedro Gonçalves
        Pedro Gonçalves

        Só uma questão. Não existe versão nem mais, nem menos comleta do debian. Existe o debian.

        A diferença do DVD para o CD ou minimal install é que o que quer que escolhas instalar vai buscar primeiro ao CD ou DVD em vez de fazer download durante a instalação.

  7. Avatar de gigbola
    gigbola

    Que é que aconteceu ao ubuntu? A uns anus estava ao rubro….até ja era melhor que o win10

    1. Avatar de Amigo
      Amigo

      O que aconteceu é que se focaram no que dá lucro. Serviços para empresas, servidores e etc. Vai continuar a existir uma versão para Desktop mas sem interface Unity, sendo a mesma substituída pelo Gnome.

      Quando não se têm o poder monetário da MS tem que se escolher os caminhos a seguir.

    2. Avatar de Luís Santos
      Luís Santos

      Não aconteceu nada que te interesse.
      O que acontece é que os fóruns de comentários servem para se colocarem dúvidas sobre, comentários construtivos sobre, esclarecimentos sobre, e, essencialmente a divulgação de conhecimentos sobre.
      Não servem obviamente para dizer: “A uns anus estava ao rubro”. Existem outros fóruns para essas coisas e outras palavras mais avançadas.

  8. Avatar de x3234498
    x3234498

    O meu sistema operstivo consiste no android 32bits da intel o que está exposto é AMD64bits

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Para os que vão experimentar pela primeira vez, talvez lhes possam surgir dúvidas na escolha do “ambiente gráfico” .
    Foi o que me aconteceu.
    O seguinte artigo é muito útil e ajuda na decisão:
    https://renewablepcs.wordpress.com/about-linux/kde-gnome-or-xfce/