Linux Mint 13 “Maya” – 2 edições disponíveis

94 Comentários

Depois de há uma semana termos anunciado o Linux Mint 13 “Maya” RC (ver aqui), a equipa de desenvolvimento do Linux Mint disponibilizou esta quarta-feira a versão final do Linux Mint 13, estando esta disponível em duas versões (Mate e Cinnamon 1.4)  . O Linux Mint 13 é uma distribuição baseada no Ubuntu 12.04 mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.

mint13_004

2 edições: Mate 1.2 e Cinnamon 1.4

Como referido, o Linux Mint 13 Maya é baseado no Ubuntu 12.04 e está disponível em duas versões com ambientes gráficos diferentes. Por um lado o produtivo, estável e maduro Mate 1.2, por outro lado o moderno e excitante Cinnamon 1.4.

mint13_04

Mate 1.2

O Mate 1.2 é bastante estável e funciona correctamente na grande parte dos computadores. Esta é um dos ambientes de trabalho mais produtivos e simples de usar. O Mate vem com suporte para o mintMenu, mintDesktop, Compiz e tudo o resto que fez do Gnome 2 o desktop mais popular.O Mate foi desenvolvido em GTK2.

mate_00

Cinnamon 1.4

O Cinnamon é um dos mais modernos ambientes de trabalho, oferecendo um interface bastante robusto, agradável e essencialmente muito rápido, devido as tecnologias utilizadas. O Cinnamon necessita de mais requisitos da máquina quando comparado com o Mate, mas o resultado vale bem a pena. Apesar de existirem ainda algumas arestas a limar…este ambiente de trabalho promete!

Cinnamon_00

MDM

Além dos desktops, o Linux Mint 13 Maya traz também um novo Display Manager (MDM) que é baseado no GDM 2.20. Este gestor oferece uma interface gráfica permitindo um conjunto de configurações.

mint13_001

A nível de gráfico existem também alguma novidades já que foram implementadas algumas melhorias no suporte para GTK3 (na edição Cinnamon) e actualizados os temas Mint-X e Mint-Z.


mint13_01

mint13_002

A colecção de backgrounds foi também renovada, estando agora disponíveis várias fotos, de um artista Irlandês, conhecido como “masterbutler“.

mint13_003

O Linux Mint 13 é uma versão LTS (Long Term Support) e como tal terá suporte até 2017. Tal como referido anteriormente, o Yahoo passa a ser o motor de busca por omissão para vários países como é o caso do Reino Unido, EUA, Alemanha, Franca e Espanha. Esta mudança faz parte de uma parceira com o objectivo de angariar receitas para desenvolvimentos futuros.

altLicença: GPL
altDownload: Mint-13 com Cinnamon 32 bits [817MB] | 64 bits [801MB]
altDownload: Mint-13 com Mate 32 bits [898MB] | 64 bits [885MB]
altHomepage: Linux Mint

Partilhar:
Tags:

Comentários

94

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blizard

    Com tantas opções de qualidade só paga pelo windows quem quer!

    1. Avatar de Ana Martins
      Ana Martins

      Felizmente o Windows também tem as suas virtudes, entre as quais, excelentes ferramentas profissionais utilizadas nas mais diversas áreas e uma alta compatibilidade de periféricos.

      Por isso, há quem pague pelo Windows porque sabe o que quer e sabe com o que quer/precisa de trabalhar 🙂

      PS: Sou uma utilizadora diária de distros Linux.

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Ana Martins ,

        Se és uma utilizadora diária de distro(s) Linux , então sabes mesmo que só paga quem quer , do que é que sentes falta em Linux ? … de compatibilidade de periféricos , não é argumento , já posso estar de acordo contigo quando falas em ferramentas (suponho que querias dizer aplicações ) profissionais , aí não há nada a fazer , mas existem sempre alternativas .

        Cumprimentos

        Serva

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          Com muito repeito gostaria de expressar minha opinião.
          Sinceramente não entendo essa guerra que gira em torno de sistemas operacionais. Creio que todos eles têm qualidades e deficiências, e cada pessoa trabalha com o que atenda suas necessidades, ou ainda com o que mais a agrade. O linux se desenvolveu brilhantemente, mas não se pode negar os benefícios que o windows traz desde muito tempo atras, e a facilidade de uso, já que se tornou o sistema padrão em todo o mundo. Não venho defender nem A nem B. Uso tanto o linux quanto o windows, e aproveito o que os dois têm de melhor. Acho que isso é liberdade de escolha, independente de ser pago ou não.

          Fernando.

        2. Avatar de Tiago Carvalho
          Tiago Carvalho

          ONTOPIC:
          Acho estes interfaces “metálicos” feios que doem… O Unity é bem mais bonito 🙂

          OFFTOPIC:
          @Serva,

          Utilizo exclusivamente Linux há anos e não é por isso que deixo de entender a necessidade de Windows (não para mim, mas outro tipo de utilizadores).

          Dois exemplos que “matam” o Linux:

          – Photoshop (E não, o GIMP não é alternativa, é um “desenrasque”)
          – Microsoft Office (não existe nenhuma ferramenta no mercado que seja sequer digna de comparação)

          1. Avatar de ronaldo
            ronaldo

            90% dos windows do Brasil são piratas, a microsoft sabe muito bem disso, mais nunca irão fazer nada para acabar com a pirataria, por que perderia o posto de SO mais usado do Brasil para o GNU linux que é livre e principalmente gratis, coisa que windows nem na versão START vem gratuito, você para por ele, acordem usuarios na compra de um pc ou notebook novo peçam o ressarcimento do seu RWINDOWS

          2. Avatar de @lmx
            @lmx

            não digas asneiras.

            cmps

          3. Avatar de Bruno Marques
            Bruno Marques

            Libre Office chega perfeitamente para o MS Office…. cada versão nova, melhora bastante!

      2. Avatar de Daniel Sathero
        Daniel Sathero

        Bem, cada um com seus problemas concurdo com o Blizard quando ele fala nas opções e realmente são muitas, e a Ana Martins aponta um lado interessante que são as ferramentas. E infelizmente o linux ainda perde para o windows na facilidade de um usuário iniciante se adaptar nele, e fora que, a maioria dos computadores do mundo utiliza ou o Windows ou Mac, então faltam profissionais da área.
        Abraços.
        obs.: utilizo fedora, e estou testando o mint.

      3. Avatar de Jorge
        Jorge

        O problema é que a grande maioria não paga pelo Windows…

  2. Avatar de Carlos José
    Carlos José

    Porque razão a imagem da moça da 1ª imagem não está incluida na lista de Backgrounds disponíveis?

    Assim não me apanham no MINT…

    1. Avatar de At
      At

      +1 Não querem partilhar?

  3. Avatar de Vasco Oliveira
    Vasco Oliveira

    Para quem tem a versão 13 RC é possível fazer update sem ter de formatar?

    1. Avatar de Fábio Ferreira
      Fábio Ferreira

      Sim, aliás a versão final em relação à RC só tem mais alguns updates já instalados. Se mantiveres o mint actualizado não precisas de instalar de novo pois já tens a versão final.

  4. Avatar de Pato
    Pato

    Sim, mas será que isso não vai impedir que comece a acabar de fazer o que costuma fazendo as vezes?

    1. Avatar de Aurelio Pita
      Aurelio Pita

      lol

    2. Avatar de não percebi :s
      não percebi :s

      ei Pato, pode acabar de fazer o que costuma fazendo ás vezes, mas o que faz?! não entendi essa parte…

  5. Avatar de José Oliveira
    José Oliveira

    E a moça vem incluida? 😀

  6. Avatar de Miguel Ribeiro

    Instalei-o hoje na máquina virtual (O cinnamon), parece-me muito bem.
    Mas só troco para ele quando conseguir trocar as cores das janelas 😛

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Eu também estou de acordo contigo , esta versão do Mint é uma grande passo no sentido da afirmação desta distribuição , instalei as 2 no próprio dia que saíram (terça feira passada) fiquei surpreendido muito positivamente com os progressos do Ciannamon 1,4 , mas….. ainda falta a capacidade de podermos personalizar a nossa vontade tudo , de qualquer das formas estão claramente de parabéns .

      Cumprimentos

      Serva

      1. Avatar de Serva
        Serva

        Desculpem queria dizer ”um grande passo ”

        Serva

      2. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        O ciannamon tem um suporte muito bom… tens imensos plugins e extensoes para o personalizares…. Estou a usar e a adorar… o meu unico problema com linux ate a data é nao fixar o brilho no minimo… o amigo Serva sabe como solucionar este bug, que parece ser exclusivo do meu portatil Asus X54l…. se souber algo, avise-me por email : andrefereiraandrade@gmail.com

        1. Avatar de irlm
          irlm

          tenta com xbacklight -set 0
          startup applications arranca comando xbacklight -set 0

          1. Avatar de Andre Andrade
            Andre Andrade

            obrigado pela ajuda irlm… antes de ver a tua resposta ja tinha resolvido da seguinte forma :

            Terminal :

            gksu gedit /etc/rc.local

            adicionei esta linha

            echo 0 > /sys/class/backlight/acpi_video0/brightness

            reboot e pronto… resolvido…

            Conclusao : Sou novato na area linux desktop ( usava apenas linux no telemovel ) e atraves da comunidade resolvi o meu problema facilmente…

  7. Avatar de jquintino
    jquintino

    instalado a versão Cinnamon … mas

    apenas um senão, instalei num portátil msi, as versões anteriores do linuxmint nunca tive problemas, nesta agora , desde da rc , que o meu output de audio só me deteta a saída dos headphones.

    ainda não dei volta a situação .
    já teste varias soluções dadas mas em efeito.

  8. Avatar de @monux
    @monux

    – Instalei a versão Mate 64bits, coloquei gnome-shell e está perfeita. Esta distro é espetacular.

  9. Avatar de Lagguna
    Lagguna

    Até agora tenho-me dado muito bem com ele e com ma garota assim é para ficar!

    🙂

    Bem hajam!

  10. Avatar de EmanuelP
    EmanuelP

    Aconselham este Mint para substituir Windows 7 Ultimate num netbook Asus 1000HE , com 2Gb de RAM? Ou a performance é melhor em Windows?

    1. Avatar de nuno
      nuno

      experimenta e vais ver que nao pensas mais em windows

    2. Avatar de carlos
      carlos

      vai envergonhar o 7

    3. Avatar de sudo
      sudo

      Certamente será muito mas muito superior, a não ser que tenhas azar com um bug que não é muito costume com o mint.

    4. Avatar de Emanuel Alves

      Podes experimentar, mas se queres rapidez/bom tempo de arranque, sugiro o Xubuntu. 🙂

      1. Avatar de Fer
        Fer

        Concordo!!!! Xfce combina o que há de melhor entre recursos e desempenho! É o sucessor natural do Gnome2.
        Se meu net fosse mais potente utilizaria alguma distro com o KDE, o qual é muito bonito e meu ambiente preferido.

        1. Avatar de Serva
          Serva

          Instala o pacote low fatting settings que está nos repositórios oficiais e depois vais ver como é que o KDE bomba ,mas atenção porque o KDE 4.8.3 está muito leve e muito pouco consumidor de recursos , experimenta o BIG Linux 11,10 , para mim só tem um defeito só existe a versão de 32 bits , de resto está perfeito super leve , mesmo com todos os efeitos do compiz em funcionamento .

          Cumprimentos

          Serva

          1. Avatar de Fer
            Fer

            Grato pela dica, Serva!

            Qual distro com KDE você recomenda? PCLOS? ou outra??

    5. Avatar de Lm
      Lm

      A performance nunca ‘e melhor em windows p

    6. Avatar de Lm
      Lm

      A performance nunca ‘e melhor em windows pq a microsoft, embora tenha o sistema de drivers proprietarios (jogada puramente comercial nao sabe programar sistemas operativos que comuniquem bem com o hardware.

      Como eu costumo dizer: windows ‘e para joar e linux para trabalhar.

      Teste:
      – mete duas pens na maquina
      – copia os dados de uma para outra
      – olha para o disco rigido
      – compara o windows com o linux 🙂

      . para os curiosos do windows, o que vao reparar ‘e que no linux o disco rigido nao mexe: como seria logico os dados passam de uma pen para outra portanto, pq raio os dados deveriam de alguma forma oculta mexer no disco rigido? 🙂

  11. Avatar de Gulyfmg
    Gulyfmg

    Para quem quiser o wallpaper aqui esta ele 🙂 bons downloads e um abraço.

    http://tungudeep.deviantart.com/art/Hot-Mint-278679843

    1. Avatar de Serva
      Serva

      É uma vampira de olhos verdes .

      Serva

  12. Avatar de José Ribeiro
    José Ribeiro

    Boas,

    Não sei se já fizeram, mas se não, era porreiro que o Pplware fizesse uma analise ou artigo só com o Cinnamon. Os principais “truques”, testes, customização, etc…

    Fica a ideia.
    Cumps

    1. Avatar de Raclima23
      Raclima23

      +1

      Por acaso não era nada má ideia

  13. Avatar de Graper
    Graper

    O Linux Mint 13 com Cinnamon 1.4 e Linux Mate 13 com MATE 1.2, esta perdendo feio para o Mint 12, tanto na praticidade, segurança e facilidade de manuseio, adaptação, compatibilidade entre os aplicativos com o sistema. Este é o meu parecer, e tenho certeza que muitos usuários do mint 12, que já estão adaptados, estão decepcionados com as novas distro do Mint 13 já liberadas. Pois nem o Evolution (Gerenciador de Email) esta funcionando.

    Abraços.
    Graper

  14. Avatar de Pim Pam Pum
    Pim Pam Pum

    Tenho pena que o projecto Mint tenha abandonado a interface LXDE. Foi por isso que deixei de usar. Agora, Lubuntu é a minha opção e recomendo a todos o que quiserem experimentar linux bem leve, bonito e simples.

    1. Avatar de Dat55
      Dat55

      também tenho pena, é a interface que uso no netbook.

      1. Avatar de fabio
        fabio

        Já tentarão Tint2-Openbox-Cairo-Dock-xcompmgr? Levissimo e se quiser mais leveza substitua o Cairo-Dock por Wbar.
        Assim que instalei o mint apaguei o zeitgeist (sei lá como escreve).
        Infelizmente o Xorg no Mint 13 em meu notebook esta reiniciando randonicamente indo para o login manager. Atualizei, Apagei daemons desnecessários mais ainda continua.
        Melhor distribuição se fosse atualizada é o Debian. Se fosse atualizada … muito estável.

    2. Avatar de jorge
      jorge

      Tenho o lubuntu correr num magalhaes 1,sem disco-esta instalado num sd de 8 gb- e é bastante rápido.Estou a escrever
      nele neste momento.É como dizes leve,bonito e simples.

  15. Avatar de José Santos
    José Santos

    É bom!
    Mas nunca troco pelo meu rico Ubuntu…
    alias a ultima vez que instalei ficou alem das expectativas comparado com o Ubuntu. Mas isto é a minha opinião!

  16. Avatar de Migval
    Migval

    A sério que adorava trocar o Windows por Linux. Já tentei uma vez. Desisti. Estava agora quase, quase a repetir a tentativa, mas… há sempre um “mas”… No meu caso, agora é a impressora… não há drivers… Uma Lexmark 3500-4500 Series Wi-Fi. E pronto. Lá se foi a ideia de passar a usar o Ubuntu ou o Mint…

  17. Avatar de @monux
    @monux

    -Quando abri o “Aplicativos de Sessão”estava habilitado o Xhost +,não sei por qual razão. Após algumas pesquisas interpretei como um tipo “Conexão Remota” do sistema.Potencialmente perigoso. O qual desbilitei editando-o para Xhost – .
    -Se alguém tiver mais informações sobre o Xhost,por favor compartilhe.
    -Cumps

  18. Avatar de Ana Martins
    Ana Martins

    As pessoas com a mania dos complexos acabam por não saber usufruir da tecnologia.

    Sou utilizadora diária de OS’s baseados em kernel Linux mas utilizo muito mais o Windows. Já tive um MacBook e na altura usava Mac OS, Linux e Windows frequentemente.

    Não discuto preferências, mas acho um disparate o pessoal opinar sempre como tivessem que escolher um lado, uma camisola.

    Deixem-se disso e usufruam do melhor que todos os OS’s têm para oferecer. Adoro trabalhar no meu OS Linux para umas coisas, tal como adoro trabalhar/utilizar o meu Windows para outras coisas.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Ana,eu só tenho windows7 porque aqui em casa somos fãs de Battlefield.play4free , tanto este,como outros jogos,exigem windows…fora isso dispensava bem o windows.Sei trabalhar muito bem com ele,mas para as minhas filhas só as deixo navegar na net em linux,porque o windows é muito frágil em termos de “viroses”.
      -de facto,concordo contigo na “obsessão” da escolha de camisolas,mas normalmente na comunidade linux não é tanto obsessão…é perfeccionismo!

  19. Avatar de Serva
    Serva

    Ana Martins ,

    Bom dia eu escolhi Linux porque o Linux é uma forma também de estar na vida , só uso Windows no meu trabalho porque sou obrigado e no pc de secretária porque no portátil da empresa tenho o Linux em dual boot e estou quase sempre com o SO linux , penso que aqui ninguém disse que o Linux é o maior , pelo contrario apesar de ser gratuito somos muito críticos como podes verificar e estamos sempre a pedir mais e melhor , neste 20 anos de Linux muito este SO tem crescido, quer em termos de popularidade quer em termos de estabilidade e de facilidade de uso essa é que é a verdade , depois quem usa SOs baseados em Unix nunca mais quer outra coisa , o Windows quer queiras quer não é um poço de problemas mesmo com o 7 os blue Screens não desapareceram as instalações continuam a necessitar de reinícios de sistema o registo é um cancro etc , etc , por isso de facto temos de pesar para o que necessitamos de um SO e se não for para jogar ou para um uso técnico especifico aonde só existem programas que correm em Windows , não se justifica de todo usar Windows .

    Para alguns que se estão a iniciar ou com vontade de experimentar Linux , sugiro que façam uma transição suave que não cortem com o actual SO , mas que tenham em dual boot o Linux , para quem gosta de informática o Linux dá prazer em aprender e a superar por vezes alguns problemas que existem em todos os SOs e o Linux não é excepção .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  20. Avatar de Renathofl
    Renathofl

    Acho o Linux ótimo . O windows funciona bem tambem , o grande problema é o controle infernal que a Micro$oft aplica ao sistema com suas irritantes atualizaçoes. Abraço a todos

  21. Avatar de Migval
    Migval

    Alguém me pode ajudar a instalar uma Lexmark 3500-4500 Series WiFi ?
    É o único detalhe que me está a prender ao Windows no PC pessoal.
    A impressora não está no “OpenPrinting”.
    Já alguém teve este problema e encontrou um driver compatível de outro modelo da Lexmark que dê neste?
    Sei que o WiFi pode ser um problema, mas não me importo de abdicar dele desde que consiga imprimir por cabo…

    Obrigado

    1. Avatar de irlm
      irlm

      tens o cups instalado, e a gfw (firewall desligada) ?
      e o smb (samba) configurado?

    2. Avatar de Serva
      Serva

      diz-me uma coisa já experimentas-te instalar o Big Linux ? … este SO tem drives para tudo o que é impressoras e não deverás ter de abdicar do wifi .

      Cumprimentos

      Serva

  22. Avatar de Tiago Mendes
    Tiago Mendes

    Olá. Eu já experimentei o Ubuntu e não acho que seja mau, mas acho que é um bocado pesado demais para o que eu queria, por exemplo faz a ventoínha do meu portátil funcionar sem que eu faça algo de exigente, o que não acontece com o Windows 7 a não ser que esteja a jogar. Será que este Linux Mint consome menos que o Ubuntu? Será que consome muita bateria? E que outras vantagens poderá trazer em relação ao Ubuntu? Alguém me pode fazer uma pequena comparação entre ambos?

    Fico desde já agradecido pela vossa atenção.

    1. Avatar de Andre Andrade
      Andre Andrade

      Qual o teu portatil? tem grafica intel?
      instala o kernel 3.5 e ves como resolve o teu problema 🙂

  23. Avatar de Dundee
    Dundee

    Gostaria de contribuir com a minha opinião sobre o que foi discutido acima. Eu não digo que o Linux não consiga substituir totalmente o Windows e atender à totalidade das necessidades da grande maioria dos utilizadores, mas a verdade é que, apesar de todos os esforços desenvolvidos por exemplo pela Cannonical para oferecer uma distribuição completa e fácil de usar, um utilizador comum ainda tem muita dificuldade em adoptar unicamente o Linux. Temos o exemplo do MSOffice, que realmente não é fácil de substituir, temos os jogos também, mas acima de tudo, e digo isto pelas muitas vezes que já saí frustrado com isto, pela experiência ao navegar na internet. Existem muitas distribuições que têm o objectivo de correr em máquinas muito antigas mas depois muitos conteúdos web, designadamente o Flash não correm apropriadamente em Linux, eu próprio tenho um desktop antigo com 1GB de RAM e processador 2.8Mhz e mesmo aplicando Adblock Plus, Noscript, ainda assim a navegação pelas páginas está ao nível de uma internet de há 10 anos atrás. E não posso afirmar que isso seja devido às configurações antigas do PC porque lá tenho em dual-boot o windows XP e nele corre tudo na perfeição. Enquanto não resolverem isto, o Linux ainda não atende a todas as minhas expectativas. De qualquer forma, a combinação Linux+Windows é perfeita e uma vez tendo vindo com a máquina, desinstalar o Windows só para elevar o Linux parece-me radicalismo.

  24. Avatar de Paulos
    Paulos

    Tenho windows 7 e ubunto via wubi, será que d+a para instalar junto o Mint via Min4win? Ou vai deixar de arrancar a maquina?

  25. Avatar de Rascas
    Rascas

    Pedro experimeta o Mageia 2, dos artistas do mandrake. Este sim, parace-me o sistema do ano…

  26. Avatar de Joaquim Pinheiro
    Joaquim Pinheiro

    Podiam fazer um tutorial em que explicasse a instalação do Linux Mint 13 no VB ??

    1. Avatar de Linuxiano
      Linuxiano

      É muito simples, eu próprio acabei de o fazer. Vou dizer-te exactamente como fiz no meu caso (em que tudo funcionou correctamente sem problemas e consegui testar o Mint 13). Usei o VirtualBox no Ubuntu 12.04, suponho que já tenhas instalado. Em seguida fui à página dos downloads baixei por torrent o ficheiro ISO da versão MATE 32-bit com suporte multimédia (http://www.linuxmint.com/edition.php?id=103). Escolhes um dos mirrors e começa o download. Depois inicias o Virtual Box, vais a MÁQUINA > NOVO. Dás o nome de Linux Mint, no tipo de SO Linux e versão Outro Linux. Em seguida escolhes quanta memória RAM queres dedicar para correr o Mint, tem de ser 512MB no mínimo mas para um uso confortável é recomendado 1024MB. Em seguida deixei seleccionado ARRANCAR DISCO RÍGIDO e CRIAR NOVO DISCO RÍGIDO. Depois escolhi VHD (Virtual Hard Disk), escolhi FIXED SIZE e no menu seguinte dediquei 5GB de espaço (que é o recomendado pelo Mint). Depois clicas em avançar e ele vai criar o disco virtual. Quando estiver pronto, na interface do Virtual Box clica com o botão direito do rato no Linux Mint e escolhe iniciar. Ele vai pedir para encontrar o ficheiro ISO de que fizeste download. Vais ao local onde o colocaste, seleccionas e depois é deixar o Mint arrancar. Comigo funcionou sem qualquer problema. Espero que funcione contigo também.

  27. Avatar de Linuxiano
    Linuxiano

    Linux Mint 13 – testado e aprovado! Eu como mero iniciante nestas andanças do Linux (desde o Ubuntu 11.04) nunca me importei muito com a interface mas sim com a estabilidade, segurança, rapidez e fluidez do SO, mas este Mint realmente consegue fazer a diferença só pelo seu look and feel. Reúne beleza e funcionalidade no seu maior esplendor. Fiquei convencido. O ubuntu satisfaz-me em pleno as minhas necessidades mas vou ficar de olho no Mint e continuar a testar.

  28. Avatar de Ricardo Valério
    Ricardo Valério

    Bom dia estou me aventurando em linux e de todas as distros que instalei a que mais me agradou sem duvidas foi o Mint seguido de perto do kubuntu, porém estou quebrando a cabeça para ajeitar a resolução do meu desktop, não consigo fazer algo que imagino eu que seja bem simples que é instalar meu driver grafico, ja baixei o pacote .run do site da nvidia ja segui os passos indicados em varios tutoriais que encontrei na internet, porém esbarro em uma tela que me diz o seguinte.
    (You appear to be running an X server; please exit X beforeinstalling. For further details, please see the section INSTALLINGTHE NVIDIA DRIVER in the README available on the Linux driverdownload page at http://www.nvidia.com.)

    Pelo que andei pesquisando isso me diz que preciso matar o gnome para poder instalar o driver gráfico, ja tentei fazer o mesmo com ctrl + alt +f1 logando com meu username e senha e digitando sudo killall gdm, porém o terminal me diz que não existe tal processo em andamento… a partir disso não consigo avançar.
    Algum usuario daqui do pplware poederia dar uma luz a esse mero iniciante?

    1. Avatar de Ricardo Valério
      Ricardo Valério

      Apenas um adendo Cinnamon 64 bits, é o que instalei.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Boas!!! Não uso Ubuntu e similares, então não sei detalhes do sistema, mas o recomendado é instalar o driver disponibilizado pela distribuição e não o do site da nvidia. Não sei o nome exacto do pacote nessas distros, mas normalmente é ‘nvidia’ ou ‘nvidia-drivers’. Para matar o X pode tentar “sudo init 3” no terminal, funciona do Arch, mas não no Gentoo por exemplo. Se depois de instalar o driver disponibilizado pela distribuição continuar a ter problemas com a resolução, precisará fixa-la no xorg.conf (google) e ver se o driver ‘nouveau’ (caso o pacote xf86-video-nouveau esteja instalado) foi pro blacklist em (normalmente) /etc/modprobe.d/blacklist.conf para não ter conflito com o driver proprietário. PS. Se após instalar o driver continuar a ter problemas e não tiver um xorg.conf (/etc/X11/xorg.conf), pode criá-lo com ‘sudo nvidia-xconfig’ (não sei se estará disponibilizado nessas distribuições específicas), se não resolver daí siga para fixar a resolução no xorg.conf.

      2. Avatar de Alex
        Alex

        Continuação… Da última vez que usei o Ubuntu (creio que o Kubuntu e o Mint seja no mesmo sentido) nas configurações (não lembro onde) havia uma opção para instalar e habilitar os drivers proprietários, então bastaria selecionar o da nvidia que o sistema instalaria o driver adequado e após reiniciar tudo deveria estar no lugar. Feito isso, caso continue com problemas de resolução, pode tentar criar um xorg.conf (se não já existir) e em seguida fixar a resolução no mesmo caso seja necessário.

        1. Avatar de Ricardo Valério
          Ricardo Valério

          Olá amigo! bom atualizei o driver grafico porém o problema persistiu… notei aqui que o O.S detectou meu monitor sendo como CRT, sendo que meu monitor é LCD 21″ seria essa a possível causa da resolução estar abaixo? ja que monitores CRT não atingem resoluções altas como a que utilizo 1920×1080.
          Se sim teria como fazer com que o O.S reconhecesse meu monitor corretamente?

          Tentei utilizar o xorg.conf mas como sou leigo em linux acabei não dando conta de fazer.
          Obrigado pela atenção dispensada a minha duvida =)

          1. Avatar de Ricardo Valério
            Ricardo Valério

            Bem apesar de eu n ter recebido nenhum feedback a mais consegui resolver meu problema, coo eu ja suspeitava o erro se encontrava no fato do Mint estar detectando meu monitor como CRT, o que fiz foi editar o Xorg e na seção minitor adicionar os valores corretos do meu monitor, assim pude colocar minha resolução correta. 1920×1080, agora sim eu linux esta redondihno =)

  29. Avatar de David Toffee
    David Toffee

    Boas,

    Alguém me pode dizer como consigo ter o theme selector que aparece na ultima imagem (e que existia nos ubuntus mais antigos) no Ubuntu 12.04?

    E nesta distro isso vem em ambos dos desktops (mate e cinnamon)?

    obg

    1. Avatar de David Toffee
      David Toffee

      Para quem não percebeu, estou a falar disto:
      http://eosvision.files.wordpress.com/2011/04/appearance.png

  30. Avatar de Laura
    Laura

    Bom dia

    Acabei de instalar o Linux Mint 13 Cinnamon 1.4 no meu eee pc 1001px. Correu tudo bem, mas quando tento aceder à Internet não consigo. Ainda não mexi em definições nenhumas!

    O Wireless está ligado e apresenta 100% de conetividade, mas quando entro no Firefox e tento navegar não consigo. Já andei um pouco a pesquisar e apesar de não ter encontrado nada de muito compatível reparei que deveria proceder às actualizações mal acabasse a instalação. No entanto as instalações falham e penso que será exatamente por o computador não estar ligado à Internet (mas apresenta-se ligado ao Wireless).

    Alguém me consegue ajudar?

    Agradeço imenso.
    Laura

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Se bem percebi,só tens de clicar no ícone rede,aparece uma janela com as redes disponíveis,escolhe a tua.Aparece nova janela,e insere a password da tua rede.
      -penso,pelo tua mensagem,ser esta a solução.

    2. Avatar de Ricardo Valério
      Ricardo Valério

      Olá Laura! apesar de sua wireless estar ativa vc conectou a sua rede? se sim vc se recorda se antes vc utilizava algum IP,Gateway e DNS especifico? se sim basta adicionar o valores nas configurações de sua placa rede, clicando com o direito no icone da rede e posteriormente em editar.

      Abraço.

  31. Avatar de Pedro Panoias
    Pedro Panoias

    Instalei hoje e as primeiras impressões são um pouco para o lado negativo fiquei com o pc mais lento e a bateria é cmpletamente devorada…. :S

  32. Avatar de Marcio
    Marcio

    Boas ppl, preciso de uma pequena ajuda, queria partilhar um disco externo entre o meu pc (Mint 13) e outro com windows 7.
    Já estive a googlar mas não consigo dar conta.

    É a 1ª vez que uso o linux mint e estou a adorar e está para ficar.

    Obrigado

  33. Avatar de Hugo
    Hugo

    Eu instalei o Linux Mint a partir do boot em dvd. Mas agora quando inicio o computador ele dá prioridade para o Linux Mint. Como faço para que quando inicie o computador ele dê prioridade ao Windows 7?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Olá Pedro Pinto, obrigado mesmo!!!

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Já agora se me puder responder a mais uma pergunta agradeço. Posso actualizar o Linux Mint automàticamente quando sair uma nova versão como no Caixa Mágica?

  34. Avatar de Frederico
    Frederico

    Boas tardes, eu tentei instalar o Linux Mint 13 como se fosse uma aplicação (prefiro assim..) mas quando reinicio o computador e vou para o Linux, não me aparece nada para concluir a instalação ou algo desse género..

    Alguém me sabe dizer porque? Ele inicia o linux como um livecd e cada instalação que faça, ele depois reverte-a..
    Alguma solução?
    Obrigado!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Como assim instalar como se fosse uma aplicação? não entendi…poderia explicar melhor o procedimento que está fazendo para essa “instalação”?
      O liveCd usa a memória RAM para instalar/rodar, assim que se desliga o computador se apaga essa instalação virtual na RAM.

      1. Avatar de Frederico
        Frederico

        Primeiro de tudo, obrigado pela resposta 🙂
        Quando se executa a opção, a que diz: Instalar dentro do Windows (depois diz por baixo, como se fosse outra qualquer aplicação do sistema)

        1. Avatar de Adriano
          Adriano

          A melhor forma está longe de ser assim, Frederico. Wubi? Corra disso!
          Em primeiro lugar seu sistema estará limitado aos recursos que o windows deixará para o linux, sem contar com a pouca memória, atividades paralelas e desnecessárias, etc.
          Informe-se sobre instalação “lado a lado”. O processo é bem simples e você ainda poderá desfrutar do seu windows ou linux completamente, bastando escolher qual sistema irá ser carregado.

  35. Avatar de Alcantara
    Alcantara

    uso o Ubuntu, mas vou virtualizá-lo agora… vamos ver que bocho dá!

  36. Avatar de Vladmir Trúcolo
    Vladmir Trúcolo

    Pessoal, tenho um Netbook Asus 1001HA e queria saber em relação ao consumo de bateria. Abaixo segue o referêncial:

    Sistema Windows XP SP3 – Bateria de 6 células

    Uso Baixo/Moderado – 7 horas de duração
    Uso Intenso – 5 Horas de duração

    Quero mudar para o Mint, mas preciso saber qual está sendo a duração de bateria nesta versão ?

    Obrigado

  37. Avatar de flavio
    flavio

    boa noite, decidi pelo mint pq cansei de pagar licenças do windows, e tb ou por desinformação não me sai muito bem qd era rodado no ubuntu, agora esta distribuição em cima do debian(peguei emprestado note do meu amigo) fiquei usando durante 14 dias e simplesmente é muito bom, mq voa, agora o note do meu amigo é um micro antigo, passei a tarde pesquisando em foruns e achei o link para baixar(já estou baixando) , agora resta uma pergunta, qual destas eu instalo :
    – CINNAMON
    – KDE
    – MATE
    – XFCE
    link download: http://www.linuxmint.com/release.php?id=18

    meus desktop e note possuem processador centrino duo ou amd 64.
    obrigado

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      CINNAMON ainda está em desenvolvimento, muita coisa fica em inglês mesmo e tem pouca customização, XFCE é mais leve, ideal para processadores de baixo desempenho, interface um pouco atrasada visualmente, MATE é muito customizável, leve e 100% em Português, tudo funciona muito bem, exceto o bluetooth; KDE apresenta muita beleza e transparência, por isso mesmo um pouco pesado e precisa de placa de vídeo para ficar bonito, tudo funciona, inclusive bluetooth. Tenho um netbook HP Pavilion dv2-1110us, processador 1,6 GHz, mononúcleo, roda bem o KDE, melhor o MATE.

    2. Avatar de Edson Dejes
      Edson Dejes

      Se vc possui 2 Gb de Ram pode ir de KDE sem medo de ser feliz, pois tanto o centrino duo como o AMD 64 aceitam bem o KDE sem esforço. O KDE bem customizado não precisa de placa gráfica potente e simplesmente voa!