Chegou a versão final do Linux Mint 16 “Petra”

31 Comentários

A distribuição Linux mais popular…

O Linux Mint 16 “Petra” é baseado no Ubuntu 13.10 Saucy Salamander  e é  resultado de alguns meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux.

Depois do lançamento da versão RC há cerca de 2 semanas, está agora disponível a versão final do Linux Mint 16 “Petra”.

mint16_00



Tal como seria de esperar, as novidades da versão final do Linux Mint 16 “Petra” são muito semelhantes as da versão RC.

Quais as principais novidades?

Esta nova versão traz como principais novidades a inclusão dos ambientes gráficos Cinnamon 2.0 (cada vez melhor) e  Mate 1.8 e incluiu também algumas actualizações de software e novas funcionalidades, que garantem, ao utilizador, sempre a melhor experiência.

Cinammon 2.0 Novidades

Segundo informações disponibilizadas no próprio site do projecto, o Cinnamon 2.0 representa mais de 5 meses de trabalho e há muitas melhorias significativas relativamente ao Cinnamon 1.8.

mint16_02

Efeitos de Som

O Cinnamon 2.0 permite agora que o utilizador associe um conjunto de sons as acções do sistema.

mint16_03

Edge-Snapping

Inspirado na funcionalidade da XboXOne. Idêntico ao Edge-Tiling (a janela adere à borda ou canto do Desktop, ocupando metade do espaço do Desktop), mas quando esse janela é maximizada não cobre as janelas em modo de preview.

edge_01

Melhor gestão de utilizadores

O Cinnamon traz agora um novo uma interface redesenhada e com novas funcionalidades para gerir os utilizadores. Nessa interface os utilizadores podem agora também gerir os grupos do sistema.

mint16_05

Melhoria no gestor de janelas

Melhorias ao nível da performance, no que diz respeito ao full screen, conseguido através do glxgears –fullscreen sem o vsync. Como resultado temos 3 vezes mais frames por segundo, comparando com o que acontecia no Cinnamon 1.8.

mint16_04

Actualmente o inux Mint 16 “Petra está disponiveis com os ambientes gráficos de trabalho Mate e Cinnamon.

altLicença: GPL
altDownload:

altHomepage: Linux Mint

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cleomar
    Cleomar

    Sou fã do Mint porem fico na espera da versão com XFCE

  2. Avatar de Julio Jacovenko
    Julio Jacovenko

    Eu uso o Mint Cinnamon desde a versão 15. Já estava usando a verão 16 desde a versão beta e para mim está aprovado.
    Meu note Compaq Presário C700 ficou rápido.

  3. Avatar de jorjao
    jorjao

    Estive a testar em modo usb e esta muito bom.
    No entanto vou aguardar pela nova versao LMDE ja com cinnamom 2.0.
    Cumps

  4. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Espero que não demorem muito a lançar a versão KDE.

  5. Avatar de Marco
    Marco

    Boas. Seria possível explicar me como instalar por uma pen? Obrigado

  6. Avatar de mc
    mc

    Não tenho nem leitor de dvd nem pen usb e tenho windows num disco e mais outro livre, mas ainda estou para conseguir instalar o linux sem um ou outro.

    Seria de esperar que um sistema que sempre se prezou de ser instalável via rede, também o fosse localmente, mas parece que ter instalador capaz de ler um iso ou pasta local num sistema de arquivo conhecido, é areia de mais para tão delicada camioneta…

      1. Avatar de JB
        JB

        alguém percebeu a ideia do rapaz?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      E os remédios já tomaste hoje?

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      E os remédios já tomaste hoje?

    3. Avatar de zemmp
      zemmp

      penso que o maximo que tens e que parece se ajustar é o WUBI …agora, tens é de te informar melhor

  7. Avatar de Curioso
    Curioso

    Boas

    Muito bem, só me interessa uma coisa: a tradução para pt-pt vem como deve ser desta vez?
    É que a versão anterior do mint com cinnamon vinha com muita coisa em inglês, apesar de ter acabado de instalar o idioma pt-pt, com ligação à internet. Esta situação está corrigida? Ou o problema é meu?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Boas.

      Não é problema teu. Também estou curioso sobre isso mas não vou testar.
      Vou ficar com o sistema em inglês.
      Não sei se por erro da equipa se por erro meu, fiquei com a pasta Documentos e a pasta Documents.
      E algum do software que instalei ficou … confuso … com a coisa.
      Corrige-se, claro, mas desta vez fico-me pelo inglês.

      Cumprs

  8. Avatar de Filipe N
    Filipe N

    E já alguém testou o novo Peppermint Four?… http://peppermintos.com/

  9. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Estou a ver que cada vez mais o “Mint” é uma excelente opção para testar (qual das 2 versões irei virtualizar desta vez? Escolha difícil) e quem sabe um dia substituir o Windows.

    Não dá mesmo para instalar o Mint numa Pen (não é correr Live sessions que eu quero) como dá para fazer como o SLAX? Não quero desistir do meu Windows 7 tão cedo até porque como Gamer que sou e tanto quanto sei os meus jogos favoritos ainda não correm em Linux…

    Já agora Mint 16 em xFce será uma realidade a futuro prazo ou nem por isso?

    Desde já o meu obrigado por possíveis respostas da vossa parte…

    1. Avatar de Pisca
      Pisca

      Com um disco externo podes ter o Linux e manter os dois sistemas, no arranque da bios escolhes por onde queres ir

      Atenção aos detalhes de instalação

  10. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    tenho um netbook, e como Mint a bateria gasta-se mais
    o que me aconselham para diminuir o consumo da bateria
    já coloquei a luminosidade no mínimo aceitável, e ao fim de 5 minutos sem actividade faz dimm
    já desliguei o bluetouth
    já instalei um pacote que reduz a frequência em que o disco é usado
    obrigado

  11. Avatar de AS
    AS

    FreeBSD…the best

  12. Avatar de Paulo
    Paulo

    Estava eu ansioso por esta edição.

    Aptana com problemas (p.e.: Team > Commit mata o IDE)
    Eclipse com problemas (p.ex.: editar dois ficheiros congela o IDE)
    LibreOffice com problemas (p.ex.: congela a exportar PDF)
    HP 1015 com problemas: não imprime a página 2 isoladamente
    Gestor de Aplicações apaga o nome do software a procurar ao 4º caracter escrito
    etc …

    Em compensação, o VirtualBox está óptimo e recomenda-se.

    Não sou guru de sistemas operativos mas aposto numa falha grave nas bibliotecas JAVA.

    Já que limpei o computador vou experimentar o Debian (long time no see)

  13. Avatar de joel
    joel

    boas pessoal instalei a pouco tempo o mint 16 para ja uma das melhores distros que eu ja usei, vou ficar com ela um bom tempo.

    só que o meu relogio esta num formato de 12h e eu gostaria de meter num de 24 h mas nao consigo alguem pode me ajudar?

    1. Avatar de Cristiano
      Cristiano

      Também estou com esse problema… Mas apenas na tela de bloqueio. O relógio fica no formato de 12h, e não estou conseguindo mudar pra 24h.

    2. Avatar de Julio
      Julio

      To switch to 24 hour clock, right-click the clock applet and select “Configure”. Click to use a custom date format and set the date format to “%H:%M”. Or if you want to include the day, month, and date like on previous Linux Mint Cinnamon releases, set the date format to “%a %b %e, %H:%M”.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Thanks =)

  14. Avatar de Paulo Gonçalves
    Paulo Gonçalves

    Instalei recentemente o Lubuntu num portátil Magalhães, funciona de uma forma muito fluida mas tem um problema para o qual ainda não consegui solução.
    Ao visualizar videos no Youtube ao fim de cerca de 60s bloqueia o video fica a repetir o ultimo som e só ultrapasso esta situação mexendo no mouse, pouco depois acontece novamente. Os mesmo acontece com as chamadas no Skype. Será que instalando outra distro Linux não tenho este problema?

  15. Avatar de antonio
    antonio

    Fiz o download do mint 16 mas nao consigo instalar diz sempre que da erro ao copiar os ficheiros a 80% da instalacsao.. o disco e novo e nao sei porque nao funciona… ja conteceu a alguem.. notei rodando no cd ele tem dificuldade de rodar bem o skype com o som e tem que se dar um comando para que funcione…

  16. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Boas pessoal.
    Sou novo nestas andanças no linux.
    Instalei o Minte16 cinnamon, tou a gostar mas ele de vez enquanto crasha, não sei se é do disco externo ou de outra coisa.

    Agora queria experimentar o Mint16 Mate.
    Há alguma maneira de trovar o cinnamon pelo Mate?

  17. Avatar de Vasco
    Vasco

    Boas pessoal,

    tenho um pentium 4, 1,5Gb de memoria e uma board asrock.

    o minte 16 irá correr bem nesta maquina?

  18. Avatar de António Martins
    António Martins

    boas, porque que nos meus pcs diz k a kernel não é compatível??

    1. Avatar de António Martins
      António Martins

      diz que a kernel que tenho é i386, e não consigo instalar o mint/caixa magica.