Chegou a versão final do Linux Mint 14 “Nadia”

41 Comentários

Depois de alguns meses de espera e após o lançamento da Release Candidate, a equipa de desenvolvimento do Linux Mint disponibilizou, esta Segunda-Feira, a versão final do  Linux Mint 14, . O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros. Vamos conhecer as novidades do Linux Mint 14 “Nadia” .

nadia_00

O Linux Mint 14  é baseado no Ubuntu 12.10 e é o resultado de 6 meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux. Esta nova versão incluiu algumas atualizações de software e traz  novas funcionalidades, que garantem, ao utilizador, sempre a melhor experiência.

Principais novidades:
  • MATE 1.4
  • Cinnamon 1.6
  • MDM
  • Software Manager
  • Melhorias ao nível do sistema
  • Melhorias ao nível do Artwork
  • Componentes Upstream

mint_01

Ambiente gráfico Mate 1.4 e Cinnamon 1.6

O Linux Mint 14 está disponível em duas versões, sendo que a diferença essa ao nível dos ambientes gráficos . Por um lado o produtivo, estável e maduro Mate 1.4, por outro lado o moderno e excitante Cinnamon 1.6.

Mate 1.4

A equipa responsável pelo MATE tem vindo a aperfeiçoar o ambiente gráfico que segue a linha do GNOME 2. Em 2001 o GNOME 2 foi renomeado para “MATE”, possibilitando assim que os fãs do projecto GNOME 2 continuassem com o seu ambiente gráfico favorito. O Mate 1.4 reforça a qualidade e estabilidade do ambiente gráfico pois corrige um conjunto de bugs que “assombravam” há já algum tempo o GNOME 2.

mate_00

Como referido o Mate traz várias correções. O bluetooth e mate-keyring funcionam agora na perfeição e o gestor de ficheiros Caja permite agora a integração com o Dropbox.

mate_04

O Mate inclui agora também o seu mapa de caracteres, Alt-Tabbing mais rápido, personalização das notificações e várias melhorias no gestor de ficheiros Caja.

mate_05

Cinnamon 1.6

O Cinnamon  é sem duvida um dos projectos mais interessantes e prometedores do mundo OpenSource. O Cinnamon 1.6 é mais estável que os seus antecessores e traz um conjunto de novas e interessantes funcionalidades.

cin_00

Workspace OSD (On-Screen-Display)

Os ambientes de trabalho (workspaces ) são “persistentes”…isto é, sempre que um utilizador pretender criar um espaço de trabalho virtual, poderá fazê-lo carregando apenas no botão “+”. Mesmo que reinicie o sistema,  os ambiente continuam disponíveis e só desaparecem quando o utilizador os remover.

cin_01

Isto permitirá ao utilizador criar workspaces  distintos e memoráveis, separando, por exemplo, pelo tipo de tarefas a executar (ex. produtividade, gaming, Internet, etc).

cin_02

Window Quick-List

A nova janela de Quick-List apresenta um novo e agradável interface, que permite facilmente comutar entre workspaces.

cin_03

Notificações via Applet

As notificações são agora centralizadas numa Applet. Qualquer acção do utilizador ou sistema, que resulte numa notificação, aparece de imediato na Applet

applet

Alt-Tab Thumbnails e Previews

A funcionalidade ALT-Tab, que permite trocar entre janelas, é agora configurável. No Cinnamon 1.6 podemos escolher um dos 4 modos:

  • Icons (idêntico ao Cinnamon 1.4)
  • Icons + Thumbnails
  • Icons + Window Previews
  • Window Previews

cin_04

Melhorias na Applet do Som

Para os amantes do Som, o Mint oferece agora algumas melhorias na Applet do Som. Todo o layout foi redesenhado de modo a facilitar a interação com o utilizador. O volume do som aparece agora em percentagem e estão disponíveis um conjunto de novas funcionalidades (botão mute  e microfone)  e também algumas tooltips.

banshee

Nemo

O Cinnamon traz agora o seu próprio file browser, ao qual foi dado o nome de Nemo

nemo

MDM

Além da possibilidade da escolha dos ambientes gráficos, o Linux Mint 14 traz novas funcionalidades  no Display Manager (MDM) – Gestor de Logins. O MDM disponibiliza agora cerca de 30 novos temas e podem ser encontrados mais de 2000 no site gnome-look.org.

mdm_00

No gestor de logins podemos agora ter “faces” em vez de termos apenas os usernames. Se o utilizador tiver uma imagem em ~/.face, então essa imagem aparecerá no gestor de logins.

mdm_01

A mudança de sessão também sofreu algumas alterações. O utilizador agora apenas necessita de bloquear a sessão e aquando do desbloqueio pode simplesmente iniciar com um novo utilizador.

mdm_02

O Cinnamon inclui cerca de 800 alterações que podem ser consultadas aqui

Software Manager

O gestor de software ganhou também novas funcionalidades e está agora muito mais estável (isto porque foi retirado o aptdaemon que era responsável por muita das vezes o software Manager parar ou crashar). O Software Manager tem agora suporte total para debconf, é iniciado sempre com privilégios de root e as pesquisas são agora mais intuitivas (pesquisa enquanto o utilizador vai escrevendo).

sofware

Artwork

O Linux Minti inclui, como sempre, uma coleção fantástica de backgrounds (via Al Butler, Nicolas Goulet e Steve Allen)

art

Componentes Upstream

Linux Mint 14 apresenta os seguintes componentes uptream: Ubuntu 12.10, Linux 3.5, MATE 1.4, Cinnamon 1.6.

A nível de gráfico existem também alguma novidades já que foram implementadas algumas melhorias no suporte para GTK3 (através do GTK3.6) e actualizados os temas Mint-X e Mint-Z. Apesar de já o ser actualmente….

altLicença: GPL
altDownload: Mint-14  com Cinnamon 32 bits [884 MB] | 64 bits [88 1MB]
altDownload: Mint-14 com Mate 32 bits [966 MB] | 64 bits [968 MB]
altHomepage: Linux Mint

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M4t3us

    Up’s’tream* XD

    Verdade seja dita que já não mexo no Mint a sério desde o 10… e verdade seja dita, não tenho saudades.

  2. Avatar de jo§e
    jo§e

    Foi o Mint que me fez deixar de vez o Windows. Nos meus computadores em casa já o uso há uns anos. Apenas mantenho uma máquina virtual com Windows, pois profissionalmente ainda tenho de o usar.

  3. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia ,

    O Cinnamon parece-me ter tido uma evolução muito relevante , tenho de experimentar a anterior versão estava ainda muito bugada , o Mint nunca foi para mim uma distro atractiva pela falta de personalização o Cinnamon é uma das minhas últimas esperanças , agora com mais temas e com uma comunidade a aumentar exponencialmente pode ser que venha a ser uma opção ao KDE credível daqui a 1 ano ou 2 vamos acompanhar a evolução desta interface que promete muito mais que a Unity desenvolvida pela Canonical .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de ked
      ked

      Bom dia Serva,

      Tenho que discordar de ti. Quem gosta do OS X e do Spotlight então adora o Unity. O Unity veio facilitar a vida de quem trabalha com uma dístro linux como workstation. Com o Unity e o teclado tudo é mais rápido.

      Cumprimentos,

    2. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      A mim o Cinnamon não é opção, pensei que fosse um ambiente leve mas é tão pesado como o Unity, só me falta testar o MATE…. Por enquanto vou ficar no Lubuntu…

  4. Avatar de Pedro Cunha
    Pedro Cunha

    Muitíssimo tentado!! 😀 A primeira vez que peguei no cinnamon, gostei, mas estava realmente demasiado instável. Vou tentar de novo! 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, agora está bem melhor. Mas o Mate é bastante estável.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Boas..
        concordo, o MATE está a ficar muito bom, a nível de estabilidade, não tenho razões de queixa.
        O cinnamon é demasiado pesado para mim, e mais lento que o MATE…no futuro, estou de olho no razer-qt…blazing fast!!

        cmps

      2. Avatar de Ro301
        Ro301

        Pedro Pinto qual a distribuição que preferes?

        Já li algumas coisas sobre o mint mas a nivel gráfico parece-me um pouco o windows e isso não me agrada porque parece a versão XP…

        Há vantagens em relação ao Ubuntu?

  5. Avatar de José Ribeiro
    José Ribeiro

    Está bonito, mas de momento não vou largar o meu KDE, que é das melhores coisitas que por aí anda.

  6. Avatar de ked
    ked

    Eu admiro a distro Mint única e simplesmente por ser mantida por um conjunto de pessoas criativas e muito trabalhadoras. Quanto à distro em si, confesso que não é para mim. Eu admito que muitos users a usem porque vem já com codecs e outro software proprietário facilitando, assim, a sua instalação para os users com menos conhecimentos. Contudo, para mim é uma distro com muitos bugs por tanto lhe ” lavarem a cara”, não tem futuro por não possuir nenhuma grande empresa por trás e também ninguém a compra por estar tão dependente da distro Ubuntu. Para quem acha que o Unity é pesado gostava que me dissessem o que acham do Cinnamon nesse aspecto pois eu acho-o demasiado pesado. Quanto ao cinnamon também o acho com bastantes bugs para ser usado num posto de trabalho. Quanto ao look, apesar de ser customizável e depender dos gostos de cada um, o Mint na minha opinião nesse aspecto deixa algo a desejar.

    1. Avatar de Lagafe
      Lagafe

      Nem é bem a questão de ter uma grande empresa mas sim ter UMA empresa. É uma distro que tem um núcleo duro muito pequeno, qualquer sáida deve ter um impacto enorme na produtividade interna.

  7. Avatar de feersad
    feersad

    ola

    e bom assim,,ou cinnamon e super uso arch com cinnamon e e fixe, leve e podes fazer tudo la…bom trabalho

  8. Avatar de Hugo
    1. Avatar de Joao Ruivo
      Joao Ruivo

      Também concordo.

  9. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Instalei a RC e tinha o mesmo problema que a 13, o MDM não dava as caras, mudei pra LDM mas n ficou grande coisa, alguém arranjou esse problema do MDM não mostrar lista de login? Eu uso o Mate com compiz 100% funcional.

  10. Avatar de Tavares
    Tavares

    É um facto que esta versão está estável, existe um pequeno senão, é que esta versão só tem suporte até ao fim do ano de 2013, isto cria-me uma questão, deveri manter com o 13 que tem suporte até 2017 ou fazer o suposto upgrade para o 14.

    Mas até lá outras versões irão sair.Só é pena que ainda não se façam jogos a correr nos sistemas linux. Esperemos que a Steamstore seja a impulcionadora para as “Grandes produtoras” de jogos comecem a criar jogos para linux.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      existem imensos jogos para linux…e muita gente a joga-los, mas existem muitos mais a jogar jogos que eram tipicos do windows até a bem pouco tempo.
      No entanto isso não quer dizer que não existam jogos para linux que existem muitos.

      cmps

  11. Avatar de J. Coelho
    J. Coelho

    Gostei da experiência com a versão RC. Há alguma maneira simples de a atualizar para esta versão FINAL?

  12. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    A meu ver a equipa do mint apesar de fazerem um excelente trabalho, deviam concentrar-se mais no LMDE que está um pouco paradinho de resto na minha moddesta opinão tudo o que seja ubuntu based é isso mesmo, um ubuntu mascarado chamem-lhe o que quiserem, e estará sempre dependente dos ciclos de releases do ubuntu sem qualquer perspectiva de evolução…

  13. Avatar de rodri123
    rodri123

    Boas

    eu tenho instalado o mint 13 mate como faço para usar mint 14 mate sem perder os meus dados

    basta só usar o seguinte comando: update-manager -d

    E sistema actualiza para a nova versão sem perder os dados?

  14. Avatar de JP (djlinux)

    Acho que o Linux Mint é uma das mais indicadas de quem sai do Windows para Linux mais por causa do MATE e do Cinnamon que estão cada vez mais “Windows-Like” mas claro, com as suas diferenças bem notórias. Mas talvez por isso mesmo não me chame tanto a atenção…

    Para não falar que me viciei completamente no Unity que continuam a ser para mim o mais fácil e rápido de trabalhar no dia-a-dia…

  15. Avatar de Simão
    Simão

    Vou ver se actualizo.

    A ver se a versão 1.6 o cinnamon é mais estável.

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas

    Qual sera a melhor versao?? x86 ou x64 ??

    Qual a difença entre elas?

    Cumps

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      X86 é a versão para processadores 32-bits (capazes de calcular integrais até 32 bits) e x64 para processadores 64-bits. Se tiveres um processador de 64-bits podes instalar tanto uma como outra, mas claro que a 64-bits será a melhor em performance., sobretudo se tiveres muita RAM.
      Se o teu processador for 32-bits (como é o meu caso), não tens escolha. Só a primeira funcionará.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Boas

        Calculei que fosse isso, mas tinha a duvida porque todos os distros recomendam a versao x86.

        Cumps

  17. Avatar de Dav7

    Boas, comecei à dias a “brincar” com o Linux e instalei o Ubuntu através do Windows. Dá para fazer o mesmo com este Mint?

  18. Avatar de T.Marques
    T.Marques

    Boas

    Estava a pensar em mudar de Windows para Linux , já estou um pouco familizado com o linux ( já tive ubuntu como sistema operativo) mas queria saber qual neste momento a melhor distro para linux, que tenha a melhor performance e tenha um ambiente agradável. Tava a pensar em mudar para o Mint ou para o Kubuntu mas ainda nao sei . Dêem me a vossa opinião de qual a melhor distro neste momento.

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      Boas. Para mim o melhor Linux para começar é de facto o Mint. Foi com ele que me iniciei neste mundo. O Mint tem tudo o que o Ubuntu tem ,mas vem ainda mais completo out-of-the-box, o que para um principiante é muito importante. Se já tens alguma experiência com Ubuntu, talvez não precises de começar com o Mint. O Kubuntu parece uma boa opção se gostares do ambiente gráfico KDE.

      Se queres aventurar-te um pouco mais, podes tentar a distro que estou a usar agora: O Fedora. O Fedora não é a distribuição mais fácil, mas também não é difícil de usar. Só ao contrário de Ubuntu e Mint, vai-te dar mais trabalho após a instalação a adicionar software, repositórios e codecs multimédia. Porque como ele vem ao mundo, o Fedora não reproduz um MP3. Está sempre com os pacotes muito actualizados (mais que o Ubuntu) e tem de facto uma performance superior porque não tem a tralha que o Ubuntu tem e a própria base Red Hat também contribuirá para isso.

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boas

    Alguem me pode ajugar com este erro:

    stdin: Not a typewriter

    este erro acontece quando tou a tentar arrancar LM 14

    Imagem criada na pen

  20. Avatar de zeca
    zeca

    o unity é uma valente bosta!!!

  21. Avatar de Jorge
    Jorge

    O Linuxmint não funciona em notebooks com Intel HD Graphics.
    Instala corretamente e depois não roda, aparece a mensagem “Erro no servidor X”, só que o problema não é no X e sim no Kernel.
    Já procurei uma solução e nada!!!

    1. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Eu tenho o linux mint 14 instalado no meu pc tem uma grafica da intel e sem problema o unico problema é a placa wireless da intel sempre com erros

  22. Avatar de Osvander Franco
    Osvander Franco

    Uma pergunte senhores crackers do linux. Minha placa é sis, qual distribuições linux funciona com ela. Actualmente esta instalado o elementary os luna e da quase sempre problemas na inicialização.
    Obrigado

  23. Avatar de Luiz
    Luiz

    Tudo é uma questão de uso e gosto pessoal. Eu uso facilmente tanto o Ubuntu (unity) quanto o Linux Mint (cinnamon). Os dois sistemas possuem boas opções de uso. O cinnamon, por exemplo, é um ambimente elegante e muito fácil de usar, principalmente porque já vem com diversos programas instalados (java, plugins, codecs, flash, etc) – tudo pronto para usá-lo…

  24. Avatar de achiles

    O mint mate tem um probleminha ao qual, toda vez que se abre um janela, ela “trisca” rapidamente antes de entrar, isso em frações de segundos, em principio não atrapalha em nada, mas por outro lado enquanto a gente não sabe o que é achei por bem formatar a partição, como gosto do dual boot com o Windows,estou procurando um distro que não tenha esse “probleminha” pois o mesmo é um sintoma de que, a coisa não anda bem

    1. Avatar de achilles

      achiles
      15 de Março de 2013 às 11:26 pm
      O seu comentário aguarda moderação.

      O mint mate tem um probleminha ao qual, toda vez que se abre um janela, ela “trisca” rapidamente antes de entrar, isso em frações de segundos, em principio não atrapalha em nada, mas por outro lado enquanto a gente não sabe o que é achei por bem formatar a partição, como gosto do dual boot com o Windows,estou procurando um distro que não tenha esse “probleminha” pois o mesmo é um sintoma de que, a coisa não anda bem