Chegou a Bash 5.0! Conheça as principais novidades desta Shell

5 Comentários

Bash é a sigla para Bourne Again SHell do Projeto GNU, usada para implementação da especificação da shell POSIX, mas que serve também para a edição de linha de comando, controlo de tarefas em arquiteturas que o suportam e oferece recursos semelhantes à csh

Recentemente foi lançada a versão Bash 5.0 para cumprir melhor as especificações do POSIX (Portable Operating System Interface).


Finalmente foi lançada a versão 5 da Bash 5.0. Esta nova versão traz várias correções para problemas detetados na versão 4.4, mas também um número de novos recursos e melhorias para cumprimento das especificações do POSIX.

Principais novidades

  • BASH_ARGV0 é uma nova variável da Bash 5.0, que se expande para o nome do shell ou shell script, similar a $ 0;
  • O comando “wait” agora pode esperar pela última substituição do processo criado;
  • EPOCHSECONDS como outra nova variável quando referenciada, expande para o número de segundos desde o Unix Epoch (timestamp Unix);
  • É possível agora remover entradas do histórico de comandos;
  • A opção globasciiranges agora está ativada por padrão;
  • Existe também agora uma nova opção para permitir que variáveis locais herdem o valor de uma variável com o mesmo nome;
  • Conheçam todas as novidades aqui

Para saber a versão que está a usar da Bash use o comando echo BASH_VERSION ou bash –version.

Para ter a nova versão da Bash, terá de esperar que os responsáveis pela distribuição que usa a disponibilizem.

Via

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Félix
    João Félix

    Deverá ser usado o comando echo $BASH_VERSION (com o $ no nome da variável)

  2. Avatar de Devsys
    Devsys

    Olha, para melhorar a coisa e para a malta não dizer que a shell é algo que feio, medonho, e mais uns adjectivos, ficam aqui dois links que ajudam nisso, fica uma coisa bonita e mais funcional:
    https://github.com/Bash-it

    https://ohmybash.github.io

    1. Avatar de TuFfAs
      TuFfAs

      Oh My BASH! visualmente é nice, ainda tenho de experimentar mais um pouco. Noto que o atalhos “F10” para dar quit no “htop” por exemplo, deixou de funcionar, sabes a razão, ou a forma de corrigir isto? Não que seja algo de muito importante, mas só para saber se é reparável.

      1. Avatar de Devsys
        Devsys

        Desculpa a resposta tardia. Não uso já há uns tempos valentes, quando usei sempre funcionou tudo, ou pelo menos, nunca tropecei num bug como descreves, mas troquei pela zsh e nunca mais mudei, portanto não consigo reproduzir aqui o erro.
        De qualquer forma, é possível preencher um Issue no GitHub deles, provavelmente será melhor acrescentares a configuração que usas, porque assim ou é erro teu na configuração, ou é mesmo erro do projecto.

  3. Avatar de TuFfAs
    TuFfAs

    Thanks, de qualquer forma creio que seja só mesmo o F10 os outros funcionam na boa.