CES 2013 – Demonstração do Ubuntu Phone OS

28 Comentários

Durante os dias 8 a 11 de Janeiro, realiza-se em Las Vegas, a CES 2013 (Consumer Electronics Show). Considerada actualmente a maior feira de tecnologia, este evento reúne os maiores players mundiais que aproveitam para dar a conhecer ao mundo as ultimas novidades tecnológicas. A edição deste ano conta com cerca de 3 mil empresas de 150 países, onde se destaca a presença da Microsoft, Samsung, Sony, Canonical, Valve, entre outras.

Relativamente a Canonical as novidades centram-se no Ubuntu Phone OS, que foi anunciado no inicio de Janeiro  Durante o primeiro dia do evento, Mark Shuttleworth,  fundador da Canonical, aproveitou para fazer uma pequena demonstração do Ubuntu Phone OS.

ubuntu_os

Como já foi divulgado,  o Ubuntu Phone OS foi desenvolvido com o objectivo de oferecer uma experiência única em dispositivos com baixo processamento e não só. Sabe-se já que o Ubuntu Phone OS estará disponível para dois tipos de smartphones (saber mais aqui):

  • Smartphones de baixa performance “low end”
  • Smartphones de alta performance

…e a grande diferença entre os dois modelos é que os Smartphones de alta performance terão suporte para  ”Convergência de Desktop” ou seja, quando o telefone está na doca e tem um monitor, o utilizador passa a ter um autêntico Desktop. O Ubuntu Phone OS é baseado no Linux e apesar de ser Open Source, como o Android, é bastante diferente do que a Google e a Apple oferecem a nível de interface.

Aproveitando o sucesso e força de divulgação da CES, Mark Shuttleworth aproveitou para fazer uma pequena demonstração daquele que será um verdadeiro rival ao Android e iOS (…Tizen talvez). O fundador da Canonical apresentou a aplicação nativa para fotos, que é bastante semelhante ao Pinterest, mas com uma interface ainda mais limpa e “aberta”… sem botões, a aplicação organiza, de forma inteligente, as fotografias.

Como podemos ver pela demonstração, o Ubuntu Phone OS é uma plataforma bastante fluída  bonita, bem organizada o que certamente garantirá uma boa usabilidade. Shuttleworth reforçou a ideia que um smartphone pode ser mais do que um “simples” smartphone, passando a oferecer funcionalidades de desktop, mudando o conceito de computação .

Qual a vossa opinião relativamente ao que Shuttleworth demonstrou?

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de K
    K

    Havia algum delay na transição entre apps ao fazer swipe da direita para a esquerda. Gostava de não ver lag de espécie nenhuma num dispositivo destes. Estou com esperanças que isto consiga ser mais fluido que o android. Mas gostei, se for disponibilizado para o S3, vou experimentar de certeza.

    1. Avatar de o.O
      o.O

      curiosamente eu consigo ter lags no Samsung S3 a torto e a direito! :S mesmo repondo as definições de fabrica…

      1. Avatar de SGS3
        SGS3

        Eu uso uma rom cozinhada no meu caso uso a omega rom v35 (a ver se actualizo para a v36) e a ultima versão do siyah kernel e digo-te isto anda muito bem, tem um ou outro bug como de costume com roms deste género mas quase nem se nota e de resto tá espectacular

      2. Avatar de RaCcOn

        Tu e todos os utilizadores desse fantástico telefone 🙂

      3. Avatar de Cris.
        Cris.

        Eu customava ter enormes lags, ja que caí na estupidez de encriptar todo o dispositivo (microSD e telefone), desencriptei td e depois ficou com lags menores. Desde que fiz um factory reset ao telemovel obviamente com os backups feito e posteriormente saiu a versao 4.1.2 fiquei com um SGS3 novo. Actualemente tudo é bastante fluido ainda melhor que no dia em que o comprei.

      4. Avatar de nunov
        nunov

        os iphones não têm lags 😀

        1. Avatar de ACosta
          ACosta

          Se eles fossem mais rápidos a funcionar tu ias notar, assim nem notas 😀

    2. Avatar de Pedro Pinho
      Pedro Pinho

      Desde o segundo dia que tive o SGS3 que meti uma costum rom e já anda assim desde Agosto, no meu ver foi o melhor que fiz no equipamento, não tenho nada a queixar-me de delays a fluidez é fantástica neste equipamento.

      Mas também desde o SGS1 e 2 que uso costum, já nos Tablets também o faço. Penso que me habituei no 1 a ter as coisas mais fluídas e esquecer metade das aplicações da samsung/vodafone que me são desnecessárias.

      1. Avatar de Telmo M.
        Telmo M.

        Eu posso fazer isso no meu Galaxy Mini? Podes ajudar-me?

        1. Avatar de Pedro Pinho
          Pedro Pinho

          Vê se neste fórum te podem ajudar, http://www.androidpt.com/ certamente no subfórum desse equipamento deves ter guias para isso.

          (se não poder colocar o link aqui, peço desculpa mas não sabia. retirem)

          1. Avatar de Telmo M.
            Telmo M.

            Obrigado!

  2. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Bom dia eu também notei lag nas transições , talvez pelo SO ainda não estar maduro .

    Quanto ao SG3 a 4G eu não tenho lag nenhum , este equipamento já vem com 2GB de memoria ram .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Confirmo.

  3. Avatar de joana

    quando posso testar este SO no meu S3 ?

    1. Avatar de golias17
      golias17

      Vai sair para o nexus em Fevereiro. Para o S3 ainda não disseram nada.

      1. Avatar de João Martins
        João Martins

        Eu tenho um Nexus e concerteza irei experimentá-lo.

        Gostaria de saber também quando irá sair para o Nexus 7, seria bom que desbloqueasse as chamadas por GSM no tablet……seria o TOP!!!

        1. Avatar de Vitor

          Se o tablet não vem preparado para a rede GSM, por mais software que lhe metas, nunca vai dar para fazer chamadas. Aliás, onde é que colocas o cartão SIM?

          Existe sim uma versão do Nexus 7 preparado para GSM, mas isso é porque já vem com o hardware necessário.

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    ainda estando isto numa fase de demonstração de conceito não se pode olhar para pequenos detalhes como os lags. Estes videos são para mostrar conceitos, não performance.
    Se mais para a frente eles continuarem a existir aí sim era problematico.

  5. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Desde o último artigo, com os requisitos do sistema, fiquei triste. Tenho um Galaxy S (o primeiro), e esperava usá-lo, até que descobri que a funcionalidade de transformar o telefone em PC dependia de processador dual core. :/

  6. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Já se sabe a lista dos dispositivos que vão ter este Ubuntu?

  7. Avatar de João Reis
    João Reis

    Tem de começar a entender que o tamanho da RAM e Processador é Marketing da Android. O que importa é um bom S.O. feito para simplificar as operações e não para ser compatível com tudo.

    Como é prova viva mais este Ubuntu com 2Gb de RAM e laga. Ainda não entenderam que se queremos fluídez optamos por iOS (Windows Phone talvez, segundo dizem mas não experimentei). Se querem opções diversas e total ‘costumização’ e mais barato, optem por Android.

    1. Avatar de Scheldon
      Scheldon

      Como ele pode ter 2GB de RAM se o parelho mostrado tem 1gb?

      Nem vou falar do lag pois comentar isso em um beta é o cumulo da idiotice.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Yeah, sure rigth

  8. Avatar de Bizugodaterra
    Bizugodaterra

    se for realmente como o unbuntu no pc,simples,limpo,fácil de usar(sim,já experimentei no pc)é definitivamente algo em ter conta para futuras aquisições…Google,Apple e companhias iram a ter algo a altura…

  9. Avatar de Pedro Joel Ferreira
    Pedro Joel Ferreira

    Parece-me bem. Irei experimentar no meu Nexus.

    A lag é normal numa versão de teste, até porque pode estar muita coisa a ser monitorizada na utilização do SO para verificar possíveis falhas e pontos críticos. É normal! Basta ter um logging muito activo para isto acontecer 😉

    Liguem um android ao computador por USB e executem o Eclipse, por exemplo, com o modo depuração ligado e a SDK do android instalada. Acreditem que vão ter surpresas na quantidade de log que vão ver! Imaginem numa versão de teste em que todo o log é útil.

  10. Avatar de JMD
    JMD

    Mas isso é o mesmo linux ubuntu para desktop ou um android ubuntu?
    E quanto á compatibilidade, podem-se instalar apks do google play? Se não então onde se vai buscar ‘coisas’ para instalar lá?
    Se não existir suporte não adianta ir logo a correr instalar um SO diferente para depois não poder fazer nada com ele, à excepção de talvez meia-duzia de apps ja incluidas.