Carregue 28 vezes na tecla backspace e fure a segurança do Linux

65 Comentários

O Linux é tido como um dos sistemas operativos mais seguros que existe. As provas são muitas e as suas falhas pontuais além de muito complicadas de explorar.

Mas mesmo com toda esta sua aura de segurança, surgem por vezes falhas caricatas e que podem ser exploradas por qualquer um. A mais recente permite que, carregando 28 vezes na tecla de backspace se aceda a uma zona de acesso restrito.

linux_1

Esta nova falha do Linux é estranha e demasiado simples de explorar. Está presente na maioria das distribuições de Linux e por isso deverá estar disseminada em milhares de máquinas.

A sua origem está no bootloader, software que gere o arranque do Linux, o Grub2. Na janela de login do Linux, quando é pedido ao utilizador que forneça as suas credenciais, basta que seja carregada a tecla de backspace 28 vezes para que seja dado acesso à “Grub rescue shell”.

Uma vez nesta shell, qualquer utilizador pode aceder aos dados da máquina, sem qualquer controlo ou limite, mesmo os que têm acesso restrito.

Neste ponto é também possível instalar qualquer software malicioso ou qualquer malware para comprometer a máquina.

A falha do Grub existe desde 2009 e é desde essa atura que todas as máquinas estão vulneráveis a este problema.

linux_2

Os investigadores de segurança que descobriram esta falha descrevem-na em detalhe na sua página, explicando a forma como o Grub está vulnerável e como este problema pode afectar milhões de máquinas.

Trataram também de resolver o problema, lançando um patch que qualquer utilizador pode aplicar, garantindo assim a sua segurança. As principais distribuições Linux, como a Debian, RedHat ou Ubuntu, têm também já actualizações para o Grub2 para resolver este problema.

Este é um bug que requer acesso físico às máquinas, mas este nível de segurança é tão ou mais importante como os restantes, sendo muitas vezes descurado.

Protejam-se e não deixem que uma simples tecla comprometa o vosso Linux e os dados que nele têm.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Silva
    Carlos Silva

    Engraçado que a falha nem tem nada a ver com o Linux, mas sim com o Grub… que até pode estar instalado para correr vários SOs. Portanto a falha é de todos, ou de nenhum (sistemas operativos diga-se)

    1. Avatar de NT
      NT

      É um bug… mas
      ” Fortunately, the method presented here to exploit the GRUB2 vulnerability is not generic, but there are other alternatives that could work for you. Here we are only presenting one that works for us. ”
      Mas se “os gajos maus” tiverem acesso físico ao equipamento é mais fácil meter a arrancar por USB do que tentar usar essa falha do grub, seja para instalar software na máquina, seja para aceder à informação.

      1. Avatar de R o B
        R o B

        +1
        Não utilizo password no grub e tenho disco e partições com encriptação que me deixa dormir mais descansado.

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      É tanto do Linux quanto dos Windows activados através deste loader.
      E é sensacionalista, já que para ter acesso a dados restritos isso significa que o disco não está cifrado. Logo fazendo boot por uma pen USB também alcança o mesmo efeito. No limite tira-se o disco dessa máquina e monta-se noutra para leitura — a falha está entre a cadeira e o teclado no instante em que se determinou que essa era uma forma segura de proteger os “dados restritos”.

    3. Avatar de Simao
      Simao

      Se for só o grub que tem este bug então nem é todas as distribuições linux que vão estar afectadas, por exemplo o Gentoo dá para usar LILO.

      https://wiki.gentoo.org/wiki/LILO

  2. Avatar de CC
    CC

    stack overflow yum

  3. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    A verdade é que estou a testar agora e nem na GUI nem no tty funciona!

    1. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      Grub=boot loader, quando escolhe o so quando tens mais de um SO por ex.

    2. Avatar de José
      José

      o problema não é na autenticação do linux…. o grub2 tem uma opção (que vem desligada por defeito) para pedir password no startup… é essa password, que tem bug…

      1. Avatar de Emanuel Vitorino
        Emanuel Vitorino

        Ahh, okok, no artigo dizia na janela de login do Linux e não do Grub!

  4. Avatar de NT
    NT

    Falha no grub… Pode dar acesso a qualquer parte do “computador” como é mais usado para linux já estão a bater no “pikeno”, mas se tiverem windows instalado também permite o acesso ás partições do windows.
    Se meterem password na BIOS e se usarem o jumper para fazer o reset é uma falha de segurança? O grub rescue existe para quando não se consegue arrancar com o PC, porém a forma como deveria ser acedido não era carregar repetidamente no backspace.
    E se querem aceder à informação de um computador e tiverem acesso físico só mesmo a encriptação do disco é que pode dar “trabalho”. Tentar explorar essa falha do grub quando podem por e simplesmente arrancar por uma pen usb e terem acesso.
    E por último… Se lerem o artigo original não é assim tão fácil.
    “The successfully exploitation of the vulnerability has been possible because we made a very deep analysis of all components involved in this bug. As can be seen, the successful exploitation depends on many things: the BIOS version, the GRUB version, the amount of RAM, and whatever that modifies the memory layout. And each system requires a deep analysis to build the specific exploit. “

  5. Avatar de mike
    mike

    Deve ser por isto que o meu Ubuntu 15.10 esta semana num update de software desinstalou o Grub 2 e apóz restart já não arrancou mais 🙁 tive que fazer um repair com uma pen usb de arranque.

    Isso de explorar falhas de segurança no arranque é o mesmo que dizer que sacar o disco da máquina e meter noutra máquina consegue-se aceder ao que está lá… só não acontece se estover tudo encriptado.

    1. Avatar de Chorei
      Chorei

      Use Debian. Instalei hoje uma atualizaçao e todo ok.

    2. Avatar de psychok7
      psychok7

      Ui usa versões LTS como o 14.04

  6. Avatar de Linus
    Linus

    E quem é que tem dificuldade em ganhar acesso aos dados de uma máquina a que se tem acesso físico?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Lembra-te que teres acesso físico não te garante que tenhas o username e a password necessárias para aceder à máquina.

      Não é por estares em frente ao teclado e ao monitor que vais fazer tudo. Mesmo nessa situação precisas sempre das credenciais de acesso à máquina.

      Por isso a tua questão incorrecta!

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Nem por isso, se o disco não está cifrado e a maquina não está dentro de um cofre o que não faltam é formas de aceder a esse sistema. (DICA: é só fazer boot com outro sistema e alterar as credenciais de acesso, reboot e voilá — já sabes o username e pass)

      2. Avatar de TIago
        TIago

        Só se tiver password na BIOS e mesmo assim..

        1. Avatar de irlm
          irlm

          Desmontando a carcaça do portatil, é possivel resetar a password da Bios, infelizmente.

        2. Avatar de djx
          djx

          Nem preciso da password da BIOS para nada.
          @Pedro Simões Não não preciso. Live CD numa pen USB corre em qualquer lado.
          A única forma de estares minimamente protegido é com LUKS ou BitLocker e mesmo assim depende do quanto imune és em levar com uma chave inglesa na cara até dizeres a password que usas no LUKS ou BitLocker 🙂

        3. Avatar de miguel
          miguel

          pass na bios?? isso ainda é mais fácil só precisa de fazer reset

        4. Avatar de miguel
          miguel

          Alias mais fácil mesmo é sacares o disco fora e retirares o que bem te apetecer..da menos trabalho e mais rápido.
          outra opção bem facil é teres uma pen boot com linux, e acedes ao disco

        5. Avatar de Bing
          Bing

          Com password na Bios não consegues, nem tirando a pilha da MB, ou mudando o HDD. Sempre pede password. A não ser se fizeres um flash no componente que armazena a bios através da comunicação serial…

          1. Avatar de António Paulo
            António Paulo

            Se retirar a pilha e qualquer fonte de energia, esperar umas horas +/- 2, de certeza que limpa, pelo menos os pc’s que experimentei até 2012.

      3. Avatar de José
        José

        Se o disco não estiver encriptado, tendo acesso físico à máquina, dá sempre para aceder aos dados (ou arrancando a máquina com outro SO por CD ou USB, ou tirando o disco e usando como disco secundário noutra máquina)

      4. Avatar de Manuel Azul
        Manuel Azul

        Depende se o disco está encriptado.
        De resto, com acesso físico à máquina basta passar o parâmetro na kernel para bootar para o user root, não sendo preciso qualquer password. E temos acesso ao sistema todo.
        Se o disco estiver encriptado ou como o Ubuntu faz, encriptar a pasta do utilizador acesso aos dados é mais complicado.

  7. Avatar de A. Tarzan Dumental
    A. Tarzan Dumental

    O meu busenlabs linux não sofre disso:)

    1. Avatar de biluka
      biluka

      Que beleza,gostava do Crunchbang e não sabia que havia continuado como Bunsenlabs.Descobri agora, e já estou baixando.Valeu Tarzan 🙂

  8. Avatar de daiquiri2
    daiquiri2

    Bem.. vamos fazer uns esclarecimentos?

    1. Esta falha pode afectar transversalmente o Linux, Windows, OSX e tudo o que se tenha instalado e que o GRUB faça gestão do arranque.

    2. Grub NÃO é Linux

    3. Pouquíssimas pessoas utilizam a tal password do Grub

    4. Não implica o compromisso de segurança da distribuição de linux

    5. Nem todos os computadores são afectados. Muitos preferem outros bootloaders alem do Grub

    1. Avatar de Sapo
      Sapo

      Alguém inteligente. Estava difícil

  9. Avatar de Alex
    Alex

    Outro pormenor interessante é o seguinte: e se o utilizador tiver FDE(Full Disk Encription) isso Funciona???? Dont Think So. Bem como isso não é falha do core do sistema operativo mas sim do bootloader, que não não está apenas disponível para o linux, mas sim para outros OSs também.

  10. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    eu tentei no meu xubuntu 14.04 e ubuntu 14.04 e já parecem estar imunes

  11. Avatar de Jose Ficas
    Jose Ficas

    Jornalismo de caca, eu tenho uma maquina com Windows 7 e Windows 10 em dual boot que usa o GRUB, onde é que está a falha no linux??!! GRUB é apenas um bootloader. Enfim já estou habituado por aqui…

  12. Avatar de José
    José

    A falha não está no linux… mas sim no bootloader.
    O Grub2 tem uma opção para ter password no arranque, esta opção está desactivada por defeito.
    É essa password que tem o bug.

  13. Avatar de js
    js

    Eh compadre, mas que grande “trabalhera”! Isto com CIA à mistura dava um grande filme.

    Não é preciso nada disso, basta escolher a opção logo abaixo, “Advanced options for Ubuntu” (ou Debian, ou…) e no menu seguinte escolher “…recovery mode” e lá tem a sua consola root sem password para fazer as suas traquinices.

    Este é o método normalmente recomendado para recuperar uma password root esquecida, com acesso físico à máquina.

    Isto funciona se o disco não estiver encriptado, e se o menu grub não tiver sido alterado, o que cobre 99% dos casos.

    Nos outros casos, é importante perceber que o acesso físico a uma máquina, tenha o SO que tiver, não se protege com software mas sim com hardware, isto é, guardas e metralhadoras se for caso disso.

    Não é portanto por acaso que ninguém liga a este bug (a montanha pariu um rato).

    Ó potencial utilizador de linux, todos os governos te enganam todos os dias em todas as coisas, não te deixes enganar por mais esta, os SO’s derivados do Unix são, por construção, infinitamente mais seguros que qualquer windowze.

    Fiquem bem
    js

    1. Avatar de Marco
      Marco

      estava a ver que era so iluminados por aqui.

  14. Avatar de Miguelito
    Miguelito

    Grub != Linux

  15. Avatar de Marcelo Silva
    Marcelo Silva

    Então vou trocar pra LILO…

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    O grub dá para ter password ?!?!! ^^

    Uso-o desde a versão 1, há mais de 20 anos e nem sabia disso 😀 !

  17. Avatar de Antonio Pina
    Antonio Pina

    Hoje aprendi uma coisa nova … ” o grub faz parte do SO linux”

    1. Avatar de int3
      int3

      Na verdade até faz. Podes escolher entre LILO ou GRUB.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Por acaso até não faz. O GRUB é totalmente independente de qualquer OS – pode gerir o boot só entre Windowses em partições diferentes, se quiseres, ou Windows + Mac.

        1. Avatar de int3
          int3

          Faz parte do bundle. Ou seja o sistema integral (Kernel, Aplicações essenciais, aplicações do user) nisto tudo quando instalas um sistema ele mete-te um bootloader. Ja vem com ele. mas claro que alem de escolheres até permite arrancar sistemas sem ser linux. É considerado parte do sistema.
          Neste caso a falha é do GRUB e não do Linux nem do Gnu/linux

        2. Avatar de JBM
          JBM

          na verdade creio que para o Windows e para o OS X o GRUB tem que passar para os bootloaders desses sistemas, apenas faz uma parte inicial da sequência de boot.

        3. Avatar de JBM
          JBM

          creio que para correr o Windows, o GRUB tem que passar para o bootloader desse SO, apenas faz o equivalente a bootmanager para a escolha do disco de arranque.
          Creio também que nos Macs nem sequer chega a ser bootmanager, servindo apenas mesmo para o arranque de sistemas Linux instalados, depois da escolha do disco de arranque por outra via.

        4. Avatar de JBM
          JBM

          Acho que para correr o Windows, o GRUB tem que passar para o bootloader desse SO, apenas faz o equivalente a bootmanager para escolher o disco de arranque. Acredito também que nos Macs nem sequer chega a ser bootmanager, servindo apenas mesmo para o arranque de sistemas Linux instalados

  18. Avatar de Martim Ramos
    Martim Ramos

    Para quem estiver interessado em entender a fundo esta questão podem encontar aqui a explicação detalhada.

    http://hmarco.org/bugs/CVE-2015-8370-Grub2-authentication-bypass.html

    Onde podemos ler que: “As can be seen, the successful exploitation depends on many things: the BIOS version, the GRUB version, the amount of RAM, and whatever that modifies the memory layout. And each system requires a deep analysis to build the specific exploit.”

    Parere-vos realmente que estamos a falar de “falhas caricatas e que podem ser exploradas por qualquer um.” e “demasiado simples de explorar” ?

  19. Avatar de Diogo
    Diogo

    djx 18 de Dezembro de 2015 às 02:04
    Nem preciso da password da BIOS para nada.
    @Pedro Simões Não não preciso. Live CD numa pen USB corre em qualquer lado.
    A única forma de estares minimamente protegido é com LUKS ou BitLocker e mesmo assim depende do quanto imune és em levar com uma chave inglesa na cara até dizeres a password que usas no LUKS ou BitLocker.
    djx Bitlocker? lol. isso é lixo. utilizem o truecrypt ou open pgp ou outras open source, isso sim são boas encriptações de disco.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Por que motivo não comentaste directamente ao post do djx? Isto obriga a andar para cima e para baixo, além que será mais difícil o djx dar conta desta resposta… São várias pessoas a fazer isto, não é difícil fazer bem… :/

  20. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Linux Mint também?

  21. Avatar de pentestbox
    pentestbox

    Ja apareceu uma atualização do Grub aqui pra mim no ubuntu, pelo visto problema resolvido, como sempre super rápido graças a comunidade, software livre é o que tem de melhor mesmo, concordo que Grub não é linux e sim um bootloader e que também seja qual for o acesso físico não autorizado a qualquer que seja o sistema, com qualquer que seja o bootloader é um problema gravíssimo de segurança, por isso os Datacenters possuem todas aquelas proteções contra acesso não autorizado de indivíduos.
    Resumindo essa foi uma vulnerabilidade no Grub e não no Linux, e que ja foi reparada, pelo menos aqui no ubuntu 15.10.

  22. Avatar de LnxSlck
    LnxSlck

    Puny distributions, Slackware smashs, LILO by default.

  23. Avatar de Manuel
    Manuel

    a maior falha e aceder ao grub com o shift no depois do POST, logo a seguir escolhar a Shell com root e escrever passwd e voilá

    1. Avatar de int3
      int3

      não é falha… estás intencionalmente a dizer ao kernel que o teu initd é o /bin/bash.

  24. Avatar de Vlad
    Vlad

    Por onde começar. O GRUB é um bootloader não é Linux. Existem outros bootloaders como o LILO. Embora o GRUB seja o bootloader mais usado no universo Linux, existem outros SOs que o usam por defeito como o Solaris, BSD,… Este também pode ser usado em SOs como o Windows e OS X.

  25. Avatar de salim
    salim

    isso não funciona em todas as distribuiçoes ….. tenho o backbox instalado na mesma maquina do windows e ainda assim esse negocio de 28 vezes não deu sinal de vida

  26. Avatar de Luis
    Luis

    Não sei se é importante, mas hoje o meu ubuntu 14.04 recebeu uma atualização do grub 2… o problema parece estar resolvido.

  27. Avatar de Kitamura
    Kitamura

    Sensacionalismo no seu melhor… É por estas e por outras que este site já deu o que tinha a dar.

  28. Avatar de biluka
    biluka

    Um post somente para as fanzocas xiitas de SOs,dizerem : Viu…

  29. Avatar de Silva
    Silva

    HAHAHAHAHAHAHAHA
    O meu windows esta muito bom por acaso 🙂