Pop!_OS: A nova distribuição Linux baseada no Ubuntu

20 Comentários

É verdade que já existem muitas distribuições linux no mercado mas isso não invalidou a System76 de criar a sua própria distribuição que é baseada no popular Ubuntu.

De acordo com a empresa, o Pop!_OS é um sistema operativo para os makers.


Pop!_OS é um o nome (original) que a empresa System76 (fabricante de referência no mercado do Linux) decidiu dar ao seu novo sistema operativo direcionado para quem costuma “criar” coisas com o computador.

O objectivo desta distribuição é facilitar o trabalho de engenheiros, programadores, devops, etc, garantindo a melhor produtividade de cada um.

Pop!_OS is designed for people who use their computer to create; whether it’s artificial intelligence, sophisticated 3D models, computer science in academia, or makers working on their latest invention. The Pop user interface stays out of the way while offering extensive customization to perfect your work flow

Na página do projeto não é possível saber muita mais informação, mas sabe-se que a versão final chegará a 19 de Outubro. Para os mais curiosos a empresa disponibiliza uma versão Alpha que pode ser descarregada aqui. O Pop!_OS é baseado no Ubuntu 17.04 e vem com o ambiente gráfico Gnome.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Mais um…

    1. Avatar de Josefo Dias
      Josefo Dias

      E bom

  2. Avatar de lcb
    lcb

    Se não derem pormenores técnicos da distro, esta “notícia” é somente publicidade.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não há pormenores técnicos descritos. Vamos instalar e analisar.

  3. Avatar de Eu
    Eu

    Com menos de 2% de quota de mercado desktop, qualquer dia existe uma distribuição por utilizador.
    Um total exagero desnecessário.
    Um OS específico para makers. Wtf !
    Portanto a noção de OS perde-se.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      O Linux não lidera no mercado dos desktops! Entendam isso, o Linux lidera é em Servidores isso sim é o que lidera. É esse mercado que muita gente utiliza Linux, é mais seguro que o próprio Windows nessa área.

      Em todos os meus servidores utilizo Linux, porquê? Mais barato, mais seguro, com mais actualizações e patch de segurança.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Linux lidera o segmento dos super computadores.

        1. Avatar de Gekko
          Gekko

          Para além dos servidores, routers, IOT, etc.

      2. Avatar de neok
        neok

        Mais barato depende, se for uma empresa a sério e precisar de ir para os redhats da vida, fica até mais caro que Windows. Agora são muitos bons nalguns serviços, como nos Windows são bons para outros. Agora, sou só eu que gosto dos 2? ás vezes penso que sim…

    2. Avatar de just a guy
      just a guy

      um SO deve de se adaptar ao utilizador, por isso faz completo sentido que haja uma distro por cada utilizador, ate porque e isso mesmo que acontece com todos os SO, sao alterados por cada utilizador e sao sempre únicos… mesmo que tenham um inicio em comum…

      1. Avatar de just another guy
        just another guy

        Se calhar é mais dos 7 mil milhões de indivíduos aqueles que utilizam um computador de forma profissional, doméstica ou ambos devem adaptar-se a um dos 3 sistemas operativos ou a ambos, Windows, Linux e seus derivados e MacOs configurando-os da melhor forma possível às suas necessidades.

    3. Avatar de João
      João

      E qual é o problema ? É por isso que é software livre, cada um faz o quer.

  4. Avatar de Wallace
    Wallace

    Ah sei lá , eu só quero uma distro em que eu possa desenvolver meu próprio sistema operacional, esse lance de mercado tô por fora só o que sei é que quando for comercializado perderá o conceito de software livre

    Ainda acredito que seja uma ótima ferramenta para programadores

  5. Avatar de null
    null

    Parece me especifico para os equipamentos q vendem…

  6. Avatar de null
    null

    Ok estou na lista do lápis azul…

  7. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Eu instalei o Kubuntu 17.04 e não consegui ligar à Internet. Normalmente quando instalo o Linux em Dual-Boot com o Windows, ainda na Pen USB já tem net, mas esta versão não tinha. Instalei no disco e Net. Dizia que tinha ligação por cabo, tinha IP, conseguia ligar à página do Router, mas não conseguia ir a nenhum site. Faço Ping a http://www.google..pt e nada, faço ping a 8.8.8.8 e recebo resposta. Os servidores de DNS penso que estavam bem configurados…o que será? Alguém teve o mesmo problema?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      parece-me que é o servidor de DNS. Quais estão atribuídos? cat /etc/resolv.conf

    2. Avatar de Eduardo Barbosa
      Eduardo Barbosa

      talvez faça falta configurar o dnsmasq (ou mesmo instalar o dito cujo). no kde neon tive q fazer isso

  8. Avatar de J Magno (LuckNyu)
    J Magno (LuckNyu)

    Nunca utilizei Linux, sempre achei Linux uma dor de cabeça apenas vendo alguns vídeos no YouTube, entretanto com a morte do Windows 7 me fez pensar em dar uma olhada no mercado de linux em 2020. Com alguns vídeos do metre youtuber Dilinux fui atrás de uma distru que me desse segurança na migração, achei esse novo e visualmente bonito “Pop_Os!”, resolvi então ir fazer o trampo de baixar e instalar no PC, realmente me pegou desprevenido, tudo o que meus amigos sofriam com Linux e o que eu via no YouTube sobre linux eu não passei.
    Não tive que usar o prompt de comandos para “NADA”, tudo nele tem na lojinha e é por lá que vc instala e desinstala programas, todo o design lembra o MacOS que sempre sonhei em ter mas nunca tive grana, ele é minimalista e consegue ter um paralelo entre o MacWindows de forma fácil, com a instalação do WINE e o Lutris joguei CodeOfPrincess e VampireTheMaskerade: Bloodlines sem problemas como se fosse um windows nativo (Estes jogos são exclusivos de Windows), detalhe pude sentir que estava com FPS ainda maior que rodando direto do Windows 7.
    Toda a atualização de drivers de Placa Mãe e Placa de vídeo ele o fez sozinho sem eu precisar ter que correr atrás como fazia no Windows 7, tudo foi mil maravilhas, só tem um porem disso tudo que não me fez permanecer no Pop_OS! em meu novo setup, sim “Games”, por que se ele emula tudo?, por que sou streamer e no geral preciso de um sistema totalmente estável para rodar os games mais atuais, neste momento estou fazendo a captura de telas via Nintendo Switch de praticamente tudo, e hoje realmente o Nintendo é a base do canal, isso me instigou a voltar ao Pop_OS! para apenas uso do OBS e tentar o uso de algum programa de edição de vídeos como o Kdenlive, só que ai mais um problema no horizonte surge.
    Riot Games é uma empresa que desenvolve jogos para Windows e faz parte da Tencent dona de Arena Of Valor o qual existe game para Android e Nintendo Switch, entretanto nos últimos anos a Tencent em parceria com a Riot criaram o League of Legends WildRift para poder fazer frente ao “MobileLegends” empres que cometeu plagio contra ambas e que o Arena of Valor não estava conseguindo fazer frente ao mercado.
    Por que eu preciso comentar sobre isso?, sim vamos lá né tendo em vista que a Riot está agora afundada no mundo “Windows & ANDROID”, por que League of Legends a qual faço conteúdo para meu canal ainda não existe no Linux???, tendo em vista que o WildRift é feito em estrutura Linux?, também não sei gente e LOL é o único motivo para que eu não tenha migrado para o “POP_OS!” ainda, mas estou estudando possibilidades de parear a tela do mobile no Linux de forma satisfatória para que eu consiga fazer capturas da Play via WildRift, e não ter que precisar mais de Windows na minha vida.