Calendário do Ubuntu em vídeo

22 Comentários

A calendarização das versões do Ubuntu não é sempre clara para todos. Existem versões regulares, LTS (Long Term Version), versões para servidor, versões Alpha, Beta, etc.

Um vídeo criado por MadshRH com voz de Alan Pope, ajuda a clarificar as confusões que existem em relação às diversas versões Ubuntu.

Ubuntu

Confira em vídeo todas as versões Ubuntu e o que as diferencia.

Olá, o meu nome é Alan Pope e estou aqui para vos falar acerca da agenda de lançamentos do Ubuntu.

De 6 em 6 meses é produzida uma nova versão do Ubuntu Desktop e do Ubuntu Server. A actualização para novas versões é e continuará a ser grátis.

LTS é um acrónimo para “Long Term Support” (Suporte a Longo Prazo). Com a versão LTS obtêm-se 3 anos de suporte na versão Desktop do Ubuntu. Não existem custos adicionais para a versão LTS, o que a torna ideal para utilizadores empresariais durante projectos de longa duração.

O nome oficial de um lançamento Ubuntu utiliza o ano e o mês da data de lançamento como número de versão. Se o lançamento é adiado, o número da versão também muda. O primeiro lançamento Ubuntu foi o Ubuntu 4.10, ou seja, foi lançado em 20 de Outubro de 2004.

Tendo em conta que as datas de lançamento podem ser alteradas e o ser humano tende a preferir nomes em vez de números, são também atribuídos nomes de código aos lançamentos do Ubuntu. Os nomes de código usam um adjectivo e um animal começados pela mesma letra. Exceptuando os primeiros 3 lançamentos, os nomes de código são sempre por odem alfabética.

Homepage: Mais informações aqui

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DoContra
    DoContra

    Tem a sua lógica e acaba por ser menos confuso que as versões do SO da Microsoft. Vista é Windows quê? E Sete (Seven) é a sétima versão?…

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Windows Vista = 6.0.qq coisa..
      Windows 7 = 6.1.qq coisa…

      O unico 7 que encontras no Windows 7 é mesmo a sub-build que começa por 7100…

      Mas há quem acredite por causa do nome que ele é o Windows Versão 7.

      😛

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Eheheh… sim, eu sei. Por “baixo” de qualquer Windows está um número (mais ou menos) sequencial da build. Desde o velhinho 3.11 WFW (Windows for Workgroups, daquele que se instalava com uma porrada de disquetes 1.44″) que uso (obrigação profissional) essa “maravilha” de Redmond. E nos confins de milhares de linhas de código lá aparece o velho número sequencial. Ou, mais fácil ainda, basta aplicar qualquer tweak fraquito, para se “desenterrar” essa informação. Até dá para saber se o projecto era Memphis, Longhorn ou outro como o Snowball (já que falei no WFW 3.11).

        Já agora, e para quem quiser saber mais, aconselho:

        http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Microsoft_codenames

        http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Microsoft_Windows_versions

        etc…

  2. Avatar de NeTtle
    NeTtle

    Windows 3 (corria dentro do DOS)
    Windows 95/98/NT – 4
    Windows XP/2000 – 5
    Windows Vista – 6
    Windows Seven – 7

    … penso eu de que…

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Pois há uma coisa que muita gente não sabe. o SP2 do XP apesar de oficialmente ser um SP na pratica é uma versão nova do XP foi quase tudo rescrito.

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Para não falar daqueles que nunca viram a luz do dia. Mas sobre isso acho que há mais “folclore” que realidade. Embora haja quem garanta coisas como esta:

        http://en.wikipedia.org/wiki/Windows_Neptune

    2. Avatar de rss
      rss

      O Windows 3 (3.1) e 9x pertencem a outra família de SO.

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Pois, mas nem sequer tive em conta o “upgrade” dos 16 para 32 bits. Não era isso que estava em causa.

        1. Avatar de rss
          rss

          Não está relacionado com 16 ou 32 bits, mas sim com o facto de pertencerem a duas linhas de desenvolvimento diferentes.

          1)
          win 1.0; 2.0; 2.1x; 3.0; 3.1x; 95; 98; me; acabou (finito)

          2)
          NT 3.1; NT 3.5x; NT 4.0; 2000; XP; Vista; 7

          1. Avatar de DoContra
            DoContra

            Queres dizer, adopção do NTFS, não é?

    3. Avatar de eduardo
      eduardo

      Windows 3 ( MS DOS)
      Windows 4.0 ~ 5.0 95/98/nt
      Windows 5.0 ~ 6.0 XP/200
      Windows 6.0 Vista e 7

      onde vista é a versão 6.0 e o 7 a versão 6.1
      é basicamente isso.

  3. Avatar de carlos
    carlos

    tantos animais. chega um ponto que ubuntu muda de nome. xD

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Bem… da “Águia Atrevida” até à “Zebra Zurradora” há muito pano para mangas! E depois basta fazer como nas matrículas das viaturas! 😀

      1. Avatar de carlos
        carlos

        nas matriculas das viatuas, nas estas a referir as letras gnr? lol

        1. Avatar de DoContra
          DoContra

          Não só! Basta acrescentar uma 3ª letra para ter mais umas centenas de hipóteses. De AAA a ZZZ há 36x36x36 combinações possíveis. E isto só na sequência AAA, AAB, AAC… BAA, BAB, BAC… (…) ZAA, ZAB… ZZZ… enfim… é fazer as contas (como o outro do PIB) 😉

  4. Avatar de Páchá
    Páchá

    Eu tenho os cds das ultimas 4 versões do ubuntu.

    Sabem onde posso arranjar os anteriores?

    Cumps.

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Bem, acho que tenho por aí CDs originais desde a versão 5, mas tenta aqui:

      http://old-releases.ubuntu.com/releases/

      Acho que estão lá todas.

      1. Avatar de Páchá
        Páchá

        Mas eu tenho os cds com a capa de papel que a canonical envia. São esses que quero mas das versões todas.

        1. Avatar de DoContra
          DoContra

          Ah bom… isso já não sei. Mas este site tem as ISO. Claro que não é a mesma coisa que ter os “originais de origem”… 😉

  5. Avatar de jaap

    Qual o software que posso usar em Linux para fazer um vídeo desse género com esses efeitos?

    Pelo que testei não há nada assim grande coisa:/

    Será que utilizaram outro sistema para fazer o vídeo 😐