Bodhi Linux 3.0.0 – Largue o Windows por uns tempos

33 Comentários

O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador. O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o  Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic.

Hoje foi disponibilizado o Bodhi Linux 3.0.0. Vamos conhecer as novidades.

bodhi_05


O Bodhi Linux 3.0.0 oferece uma agradável experiencia de utilização. Com várias melhorias gráficas em toda a interface, esta nova versão está rodeada de leves efeitos que vão desde o cursor do rato até aos menus.

Ao nível das aplicações há várias actualizações, das quais se destacam o ePad text editor (que substitui o Leafpad) e também no eepDater system updater.

bodhi_07

O Bodhi Linux 3.0.0 é baseado no Ubuntu 14.04 LTS e vem com o Enlightenment E19.3.

bodhi_06

Principais novidades do Bodhi Linux 3.0.0
  • Baseado no Ubuntu 14.04 LTS
  • Ambiente gráfico Enlightenment E19.3.
  • Xorg server 1.15.1
  • Midori (web browser) 0.5.9
  • nm-applet 0.9.8
  • Terminology (terminal ) 0.8.0
  • ePad (editor de texto) 0.9.0
  • ePhoto (picture viewer) 20150125
  • eepDater (update manager) 0.14
  • …e muito mais

bodhi_00

Para realmente sentir o “feeling” deste sistema operativo é necessário que o instale. Pessoalmente gostei bastante da forma harmoniosa como o sistema se comporta e da interacção entre utilizador e sistema operativo. Há vários perfis, há vários temas…é só escolher. Experimentem e depois digam-nos o que acharam desta pequena….grande distribuição Linux.

Download: Download Bodhi Linux 3.0.0 (697MB, MD5).
Homepage: Bodhilinux | Wiki

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    “Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu”

    Mais do mesmo!
    Quando abro este artigos, fico sempre na expectativa de ser algo verdadeiramente novo sem ser com base em terceiros. Mas infelizmente são sempre distros com base em outra…

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Neste artigo ainda fiquei mais desapontado com mais uma coisa:
      Normalmente as imagens nestes tipo de artigos, tem wallpapers bastante bonitos e este não tem.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Até tem um giros…mas wallpapers é o que não falta por aí 🙂

        1. Avatar de Jeromo
          Jeromo

          Não acho isso um problema, não precisamos de mais distribuições, já existem muitas. O que é preciso é que alguma distro acerte na interface deixando-a tão simples, prática e bonita que atraia mais usuários para o Linux. Já experimentei várias distros famosas e infelizmente nenhuma ainda tem o “touch and feel” dos sistemas proprietários. Tinha grandes esperanças para o Steam OS. Mas parece que tá muito devagar.

          1. Avatar de Ricardo Gaio
            Ricardo Gaio

            Experimenta o Evolve. Parece prometer…

    2. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      A mairia dos SO vem baseados em alguma distro, apnas ha poucos que são as raizes por assim dizer, mas ainda bem qu existe várias opções, embora muitas mesmo o que pode complciar a vida de muitas na hora de escolher.

      Mais vale haver muita opção de escolha para vários gostos do que haver muita pouca escolha e algumas pesoas terem de se contentar com o que há.

      Eu só ainda não larguei o windows porque ha programas que em linus ainda não há…

      1. Avatar de Eduardo Silva
        Eduardo Silva

        De que programas falas?

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Eu ainda não larguei o Windows porque não só oferece toda a compatibilidade, velocidade e ainda pode ser (quase) todo personalizável

        1. Avatar de dave
          dave

          nao ha nada mais compativel que linux

          1. Avatar de Raz0r24
            Raz0r24

            Não disseste isso…

          2. Avatar de Luiz Carlos
            Luiz Carlos

            Linux não é compatível com aplicativos de produção como CAD (Autodek, Bentley…), Aplicativos de Projetos (primavera, Project), aplicativos de edição de imagens profissionais (eu disse PROFISSIONAIS), entre muitos outros. Se for então para o lado do entretenimento, os jogos para Linux são infantis e limitadíssimo.

          3. Avatar de Yuri da Silva

            +1
            Alpha instruction set:

            DEC Alpha
            Samsung Alpha CPU

            Analog Devices

            Blackfin (since 2.6.22)

            ARM family of instruction sets:

            Acorn Archimedes and Risc PC series
            Allwinner
            Apple Ax
            Broadcom VideoCore
            DEC StrongARM
            Samsung Exynos
            Marvell (formerly Intel) XScale
            Sharp Zaurus
            HiSilicon
            iPAQ
            Palm, Inc.’s Tungsten Handheld[1]
            Gamepark Holdings’ GP2X
            Open Pandora
            MediaTek
            Nokia 770 Internet Tablet
            Nokia N800
            Nokia N810
            Nokia N900

          4. Avatar de Paulo Mendes
            Paulo Mendes

            “Linux não é compatível com aplicativos de produção como CAD (Autodek, Bentley…), Aplicativos de Projetos (primavera, Project), aplicativos de edição de imagens profissionais (eu disse PROFISSIONAIS), entre muitos outros. Se for então para o lado do entretenimento, os jogos para Linux são infantis e limitadíssimo.”

            Assino por baixo. Só ainda uso Windows porque uso vários aplicativos que necessito para o meu dia-a-dia que no Linux não tenho acesso.

      3. Avatar de pirolito
        pirolito

        Há duas maneiras de (ver a pretensa maravilha d)o “mercado” a ‘ditar leis’. Uma é ‘à moda’ da Microsoft; de tanto tentar reinventar a roda, de vez em quando apanha alguns flops, do tipo Windows 8… que, mesmo tendo arrastado algumas empresas de software a tentar ‘copiar’ o (pretenso) new look/visual, não consegue ser mais do que …mais do mesmo… Não concordam? Então expliquem lá esta ‘fuga para a frente’, para o Windows 10…
        Outra maneira, é ‘à moda’ de uma comunidade imensa que faz pelas próprias mãos aquilo que idealiza. De facto, não é uma comunidade, mas um conjunto de comunidades, que exploram, até às últimas consequências, todas as potencialidades de um sistema operativo – algumas vezes, só porque sim… –, muitas vezes, apoiando-se em bases, em projetos, existentes, claro (não têm de se preocupar com ‘propriedades intelectuais’, etc., enfim “esquesitices” dos open source…) e que (i) não têm de se preocupar (quase nada) com virus e quejandos, (ii) que não introduzem software malicioso para rastrear os utilizadores (como a Apple foi agora acusada de fazer com o iOS, …para facilitar NSA’s e afins), (iii) que permitem atualizações muito mais imediatas a qualquer deficiência do S.O., comparativamente com a M$, (iv) que (a maioria) não perde tempo com “infantilidades”, como os jogos (este, admito, é um ponto de vista mais pessoal 🙂 ), etc., etc., e que, enfim, (v) não esperam a “papinha feita” tão do agrado não só dos ‘memninos da mamã’… 🙂

        1. Avatar de Paulo Horacio
          Paulo Horacio

          Queres jogos pede uma consola ao pai natal

      4. Avatar de Paulo Horacio
        Paulo Horacio

        E será que não há mesmo. Ou há e não sabes!

  2. Avatar de RR
    RR

    Experimentei uma versão do Bodhi há há uns anos atrás, na altura não foi o suficiente para largar o Windows 7.
    Hoje em dia qualquer distro (das mais utilizadas) serve, em especial se estivermos a falar de versões de windows posteriores à 7 (não incluída).

    Eu passei a utilizar o Mint e acho que não lhe consigo encontrar defeitos, para mim é perfeito.

  3. Avatar de Joselito
    Joselito

    Sinceramente não gosto do Bodhi e nem percebo porque o mitificaram como a distro de Linux mais bonita e elegante. O desktop environment Enlightenment não é para todos e requer algum tempo para habituação.
    Se é por questão da estética dos elementos gráficos, qualquer outro desktop environment é capaz de ser embelezado e acrescentados extensões, plugins e outros programas para dar um melhor aspecto. Trabalho com XfCE + Compiz + Emerald e para mim é a melhor combinação para obter um fabuloso ambiente de trabalho. Vejam aqui um demo de uma excelente parametrização: https://www.youtube.com/watch?v=1TmZ0YCz7ic

    1. Avatar de nmjhj

      aquela coisa das chamas, e do mais azeiteiro que vi nos ultimos tempos :p e aquela cena a rodar com os desktops tb me parece cheio de glitchs :p

      o resto mastiga-se

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        “cenas a rodar”? , glitch’s , ou porventura querias dizer “bugs” ,que todos têm (sem excepção).
        Se é mais elegante ou não , todos terão a sua opinião. Já trabalhei com SO WIN , LINUX e MAC (e programas específicos que não trabalham com todos os SO’s), e não venham dizer que todo o software tem alternativa nos variadíssimos SO’s.
        Dito isto , se gostam usem…se não gostam , não usem , mas não venham dar as vossas opiniões como factos garantidos.Para finalizar “Distro” é “Distro”…usem aquela que achem que devem usar, e é óbvio que são baseadas nalgum SO , livre ou não

  4. Avatar de João
    João

    Queria instalar no meu Samsung NF110 no entanto não reconhece a placa wireless.

  5. Avatar de Rui Oliveira
    Rui Oliveira

    Já uso há alguns anos e é na minha opinião a distro que junta de forma perfeita, a leveza de recursos com um pouco de eye-candy.

  6. Avatar de José Lucas
    José Lucas

    Se for para fazer uma distro de verdade, com pacotes. deb, que faça baseado no debian qie além de ser mais estável, respeita a liberdade dos usuários, diferentemente do ubuntu que lê os dados de seus usuários e vende a amazon, mas é claro o Ubuntu é a distro do momento, é desenvolvido pela a micrononical.

    1. Avatar de dave
      dave

      Sobre isso de ler os dados dos utilizadores e vender…. eu no teu lugar, preocupava-me mais com software proprietario cujo codigo fonte esta no segredo dos deuses, do que com codigo livre que esta disponivel para quem o quiser analisar

  7. Avatar de Jose
    Jose

    eye-candy? bolas…os icons deste sistema operativo parecem ter sido sacados da net numa pesquisa de imagens do google. Mais foleiro que isto é difícil.

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Como é que funciona em relação à compatibilidade com os programas do Windows? Skype, google Chrome, etc
    Aconselham a instalar numa máquina com i3? Tenho Windows 8.1 atualmente

    1. Avatar de Yuri da Silva

      Skype: sim
      Chrome: óbvio que sim
      etc: sim
      (Não precisa de Wine para rodar)
      Aconselho Xubuntu 14.04.2.
      Há umas inconsistências no tema dos aplicativos do Bodhi.

  9. Avatar de CheCosta
    CheCosta

    Parei com as experiências com o Manjaro, espero mudar mas não vai ser desta.. 😉 a procura continua mas para já estou mt satisfeito 😉

  10. Avatar de Kowalski
    Kowalski

    O Bodhi Linux é um aparenta ser bonito, leve e rápido. Qual quer dia, vou testá-lo.

    P.S.: Gostaria de pedir aos administradores do site que aumentem o tamanho das fontes dos textos. São muito pequenas para se ler, mesmo numa tela de 14 polegadas.

    Muito obrigado desde já. 🙂

  11. Avatar de Dr.Pacheco
    Dr.Pacheco

    Os menus ficaram mais fáceis de configurar? Usava as outras versões e sempre tinha essa dificuldade. Mas sempre achei o sistema leve de mais, acho que de todas as distros para pc leves o Bodhi é melhor, leve, altamente personalizável e você instala apenas o que quer.

  12. Avatar de jorge miguel andre
    jorge miguel andre

    ola, eu agora tenho o linux instalado no meu pc e gostava de saber como posso fazer para o dwonlld portogues