Bijk – Monitorize o seu servidor Linux e receba alertas SMS

19 Comentários

Para quem gere um parque informático, é importante que possua ferramentas que permitam monitorizar todos os serviços. Em caso de falha essas ferramentas de monitorização devem de imediato alertar o administrador de sistemas para que este possa resolver o possível problema.

Após recebermos alguns pedidos por parte de alguns utilizadores a questionarem-nos sobre uma ferramenta que permite monitorizar servidores Linux e que envie alertas via e-mail e SMS,fizemos algumas pesquisas e encontramos o Bijk.

bijk_00

O Bijk é uma ferramenta open source que permite monitorizar a performance e serviços de servidores Linux e em caso de alguma anomalia, a ferramenta tem a capacidade de enviar alertas via e-mail e SMS.

Principais funcionalidades

  • Monitorização da performance da máquina em tempo real
  • Server Dashboard
  • Monitorização do CPU, memória
  • Produção de gráficos e disponibilização online
  • Alertas via E-mail, SMS e Twitter
  • Estatísticas do servidor Apache
  • Suporte a muitas plataformas

Vejam o sistema de alertas em acção

Como criar um alerta?

Passo 1 – Ir à página de alertas e identificar a função que se pretende monitorizar

Passo 2 – Escolher o método de notificação (e-mail ou SMS)

Passo 3 – O Bijk define automaticamente  o intervalo para actuação. No entanto o utilizador pode proceder à alteração desse intervalo.

Antes de proceder à instalação do Bijk, qualquer utilizador pode experimentar o serviço acedendo ao Demo que é disponibilizado aqui. Basta para isso criar uma conta e testar o serviço para ver se vai de encontro às vossas necessidades.

bijk_01

Relativamente à aquisição do serviço, segundo a empresa, este é gratuito para quem apenas pretenda monitorizar um único servidor. Para mais quantidades podem consultar a tabela de preços aqui

Como puderam ver, é simples monitorizar um servidor Linux e os respectivos serviços. Todos os alertas são configurados via interface gráfica do browser, não necessitando que o utilizador proceda a qualquer configuração adicional.

Se precisarem de ajuda na instalação deste serviço, digam-nos alguma coisa que fazermos um artigo passo a passo. Esperamos pelo vosso feedback relativamente a esta excelente ferramenta de monitorização.

Licença: GPL license
Sistemas Operativos: Linux
Homepage: DEMO bijk
Homepage: bijk

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    E e para Windows?

  2. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    E para Windows?

    1. Avatar de Symbiosis
      Symbiosis

      Eu para o meu home-server windows uso este, e estou bastante satisfeito.
      PRTG Network Monitor – http://www.paessler.com/prtg/

  3. Avatar de João Pedrosa

    Muito fixe!!
    não conheci este programa. Pplware está sempre a surpreender-me pela positiva, é a minha segunda escola 😀

  4. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Sei que isto não é ‘a la carte’, mas para quando uma analise aqui no PPLWARE para uma solução de gateway de SMS’s ?

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Sim, concordo. De preferência na parte de desenvolvimento, caso fosse possível.

  5. Avatar de Nuno - Ofertas Emprego

    Está brutal este software. Também gostava de saber se há alguma coisa deste genero para Windows.

  6. Avatar de Emanuel

    Uso Webmin.
    Freeware e muito simples de instalar.
    E tem uma vantagem fantástica que tem um módulo para smartphones que funciona mesmo bem em iphone e android.
    E no site diz que dá para windows.

  7. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    n a g i o s

  8. Avatar de Symbiosis
    Symbiosis

    Excelente post, ainda ontem andei à procura de um software destes.

    Cumps,

  9. Avatar de André Gomes

    Nada que o Nagios não faça…

  10. Avatar de leak
    leak

    nagios e cacti bomba fixe 🙂

  11. Avatar de Paulo Costa

    Ainda não conhecia o Bijk, tenho de analisar melhor.

    O Zenoss também é outra opção para monitorização de sistemas, servidores Linux e Windows, appliances, etc.

    É Open-Source (Community Edition) mas também tem a versão paga para se ter Suporte dedicado e outras características mais avançadas para grandes empresas ou Data-Centers.

    Também suporta envio de aletras SMS’s, vários níveis de alertas, integrado com o RRT para estatísticas, tal como o nagios, etc. Suporta instalação em máquinas virtuais e também as monitoriza. É também possível integras as várias localizações dos dispositivos monitorizados com o a API do Google Maps, isto na própria gestão do Zenoss.

    Altamente personalizável e dá para adicional os chamados Zen Packs para aumentar a capacidade de monitorização com outros dispositivos de Networking como Cisco, HP, etc.

    http://www.zenoss.com

    Fiquem Bem.

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      O Zenoss com os zenosspack Community Edition dá para mandar sms ? Já tive a versão 2.3 , a 2.5 e agora a 3.0

  12. Avatar de ciberjohn

    pena não se falar do nagios e do cacti. Isto é pago e de certa forma intrusivo. Para quem não quer ter muito trabalho a instalar, até tem pelo menos uma distro com vários aplicativos incluidos: FAN. Livre de custos.
    Depois para os sms’s nada que não se faça com um post para um serviço de GW dos mesmos.

    1. Avatar de Paulo Costa

      FAN – Fully Automated Nagios http://fannagioscd.sourceforge.net

      Concordo, isso go GW ou então um modem GSM com cartão SIM, em combinação com o Gammu…

      Obrigado

    2. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Já conhecia o FANagios e achei porreiro, mas achava interessante ter um gw de sms ‘inhouse’…pc’s velhos e smartphones velhos arranjam-se e podem muito bem ser reconvertidos para tal!

      1. Avatar de Paulo Costa

        Boas

        Não sei como é que o FANagios funciona, mas se suportar sistema de alarmística por email (imagino que sim), então é possível integrar o envio de envio de email do FANagios com um serviço de messaging no próprio servidor através de, por exemplo, fetchmail e alguns scripts bash adicionais.