BashStyle-NG – Mude o aspecto do terminal Linux

6 Comentários

Saiu recentemente uma nova versão do BashStyle-NG, mais concretamente a versão BashStyle-NG 7.11.

O terminal continua a ser para muitos utilizadores o “poder de um sistema operativo Linux e é nele que são passadas muitas horas. Como todos sabemos, o terminal de um sistema operativo Linux não tem por norma um aspecto muito elegante.

Para dar um novo “look” ao terminal do Linux, aconselhamos o BashStyle-NG.

bash_01

Para quem não conhece, o BashStyle-NG é uma ferramenta gráfica que permite mudar facilmente o aspecto e comportamento do terminal linux e dos editores de texto nano e vim.

Além disso permite ainda editar muitos outros parâmetros que constituem o ficheiro .bashrc:

  • Definir aliases
  • Controlar o historial de comandos (comando history)
  • Definir uma mensagem de boas vindas
  • Definir a variável de ambiente $PATH
  • Definir editor de texto padrão
  • Personalização da linha de comandos

bash_02

O BashStyle-NG traz já 15 estilos pré-definidos que podem ser modificados por qualquer utilizador, assim como a possibilidade de criar novos estilos.

bash_04

Podem conferir todas as novidades desta aplicação, aqui

Para quem quiser instalar no Ubuntu, basta efectuar o download do pacote bashstyle-ng_7.11 e depois dar dois cliques para instalar.

Download: bashstyle-ng_7.11-1nano_all.deb

Partilhar:
Tags:

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ola
    ola

    Isso acabou com todos os problemas do linux! Toda a incompatibilidade! Todas as empresas de games vão passar a desenvolver games pra linux depois diss \o/.

    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Não estou perceber a tua resposta ???

      “Isso acabou com todos os problemas do linux! Toda a incompatibilidade! Todas as empresas de games vão passar a desenvolver games pra linux depois diss \o/”

      a acabou com incompatibilidade? Mas a qual incompatibilidade tas te referir? Do terminal?

  2. Avatar de Henrique Morais

    O meu rico xterm!
    Mas agora aserio para quem configurar o terminal, sem perder muito tempo, é uma ferramenta muito boa.

  3. Avatar de Pedro Serra
    Pedro Serra

    Naaa…
    Letras verdes, fundo preto é que é. E de preferencia num ecrã dos de fósforo! 🙂

    1. Avatar de Simon
      Simon

      O meu também está com fundo preto e letras verdes.
      Também costumo usar o terminar com grau de transparência maior e conforme tiver o papel de parede assim está o terminal.

      Só peca quando o fundo e as letras se confundem em certos tipos de papel de parede.

  4. Avatar de Ana Narciso

    Uau, grande utiliade! “Ainda sou do tempo em que” se editava o .bash_profile à lá pata. Bem bom! É que não passo sem certos aliases.