BackBox Linux 4.2: Um Linux para pôr à prova a segurança

16 Comentários

Normalmente quase se fala em distribuições para realização de testes de penetração (ex. Backtrack ou o Kali) , tende-se de imediato a associar ao Hacking e outras actividades informáticas menos decentes. Todos nós sabemos que a segurança em sistemas de informação é um ponto sensível e cada vez mais, um maior motivo de preocupação por parte dos utilizadores de qualquer tipo de rede, seja ela local ou Internet.

Raffaele Forte anunciou recentemente o BackBox Linux 4.2. Vamos conhecer as novidades.

backbox_00


O BackBox uma distribuição GNU/LINUX para realizar algumas auditorias aos nossos sistemas e redes….conceito que muito denominam de hacking ético! Esta distribuição Linux, baseada no Ubuntu, que tem como principal ojectivo disponibilizar aos utilizadores um conjunto de ferramentas para realização de testes de penetração a redes de dados e avaliar a segurança.

backbox_01

Uma vez que tem como base o Ubuntu, o BackBox apresenta muitas características presentes na distribuição da Canonincal mas também algumas apostas que marcam a diferença, como é o caso do Xfce como ambiente de trabalho (que está disponível no Xubuntu).

backbox_02

NOVIDADES DO BACKBOX 4.2

  • Linux Kernel 3.16 pré-instalado
  • Baseado no Ubuntu 14.04.2
  • Ruby 2.1
  • Melhorias ao nível do sistema
  • Correcção de Bugs
  • Melhorias no modo anónimo
  • Instalador com suporte para LVM e opção para cifrar a informação do disco
  • Disponibilização de ferramentas para Android e iOS
  • …veja aqui todas as novidades

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    Qual é a vantagem para o kali?!

    1. Avatar de Pedro Peixinho
      Pedro Peixinho

      É a mesma do que praki…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        E o mesmo do que o prakolá…

      2. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        Que poeta … Debitas conhecimento! Parabéns

        1. Avatar de Pedro Peixinho
          Pedro Peixinho

          Espero por ti no bar e falamos raspas

          1. Avatar de Tiago Santos
            Tiago Santos

            Vai la come qualquer coisa e poem na minha conta… Eu depois pago com algum bom senso 😉

  2. Avatar de Alopes
    Alopes

    Off-tópic

    alguem me possa ajudar no seguinte adquiri recentemente um NAS, “NAS D-Link DNS-320”, que configurei na minha rede pessoal, para ficar em rede com dois computadores um portatil e outro desktop, ambos com win7 home, o router é um thompson da rede Meo.
    Quando ligo individualmente tudo corre bem, quando ligo o segundo computador fica a mastigar e não “arranca”.
    Outra questão questão tem a ver com as credenciais de acesso sempre que ligo o computador tenho de as colocar embora coloque um visto para memorizar.
    Pelo smartphone acedo lindamente apesar da restrição da app android.

    Alguem me pode dar sugestões para a resolução ?

    Obrigado desde já (falo na optica de um utilizador sem conhecimentos de programação), e leitor assiduo deste site, o qual tem alertado para muitas questões nesta optica importantes, só lamento muitas vezes os comentários futeis postados, levarem ao desinteresse (pelo menos falo por mim no entanto não sou de maneira alguma adepto de censura, mas sim de consciencialização pelo lado esclarecedor e positivo).

    Bem ajam PP

  3. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Podem até lançar 100 ou 1000 distribuições com nomes diferentes, mas fazerem cópias de uma distro, e mudarem a interface gráfica não creio que faça disso outra distro.. Existem muitas opções, e as pessoas acabam por escolher as mais faladas, ou com mais ferramente nomeadamente backtrack/kali, reinventar a roda e continuar a lançar distros ainda com menos ferramentas que as já existentes é… inútil.

    1. Avatar de Rafael Paredes
      Rafael Paredes

      Pois!
      Marketing é o maior problema em sistemas Linux. A começar pelos nomes…

  4. Avatar de int3
    int3

    Um verdadeiro hack é saber penetrar usando as próprias ferramentas. aprendi isso sozinho. para quê usar ferramentas que fazem as coisas por nós? assim não evoluímos em nada.

    1. Avatar de João Varelas
      João Varelas

      Conhecimento não ocupa espaço, mas também não precisas de reinventar a roda.

      1. Avatar de int3
        int3

        Não ocupa espaço pois não. É por isso que é necessário saber o que as “ferramentas” fazem. um verdadeiro pentester faz tudo quase sem ferramentas (depende da área que esteja). Existe situações como explorar vulnerabilidades em HTTP headers aí é preciso ferramentas para não dar tanto trabalho. mas é só nisso.

        1. Avatar de João Varelas
          João Varelas

          Exato. Rapidez e eficácia.

  5. Avatar de antonimo
    antonimo

    Kali ou Backbox?

  6. Avatar de Ramón
    Ramón

    Mas o kali não eh melhor? Mais consolidado e refinado ao longo dos anos?