Asturix – Uma distribuição espanhola, derivada do Ubuntu

22 Comentários

Com um ambiente gráfico desenvolvido apenas com tecnologias WEB

Tem um computador antigo, perdido algures no sótão ou na cave e não sabe o que lhe fazer? Porque não instalar-lhe um Linux e transformá-lo numa máquina útil, para acesso à Internet e redes sociais, produzir documentos com o Libreoffice, criar um media Center, etc.

No segmento Linux são muitas as distribuições que conseguem cumprir estes requisitos mesmo para máquina já com alguma idade. Hoje vamos conhecer o Asturix.

asturix_00

Asturix – nome derivado de Astúrias (Espanha)  é um projecto espanhol que tem como objectivo criar um comunidade para produzir software livre.  O Asturix é uma distribuição baseada no Ubuntu dos sistemas operativos mais inovadores e têm como Highlights a interface simples e bem organizada, fácil integração com as redes sociais e micro-blogging, integração com as aplicações Web mais popular e a integração com o serviço Jamendo.com que permite o download gratuito de músicas.

asturix_01

Há cerca de um ano, a equipa responsável pelo projecto lançou o Asturix 4, tendo sido caracterizado por ser uma distribuição inovador, simples e muito leve. Principais características:

  • Nova experiência ao nível do ambiente de trabalho, tendo sido desenvolvido um novo ambiente de trabalho gráfico para melhorar a produtividade e usabilidade
  • Possui  a maior palete de cores no mundo, devido à parceria com o GiveLifeCS
  • Fácil integração com as redes sociais e micro-blogging, tais como Twitter, Facebook ou Identi.ca

asturix_04

  • Asturix bridge permite adicionar, remover ou executar aplicações Web com aplicações nativas
  • Algumas ferramentas disponíveis
    • LibreOffice
    • GIMP
    • Clementine
    • VLC
    • Chromium Web Browser
    • etc, etc

asturix_05

  • Música gratuita devido à integração com o serviço online de música Jamendo.com

asturix_03

  • Gestão do ambiente de trabalho muito simples.

asturix_02

Requisitos

Como requisitos, este projecto é pouco ambiciosos:

Recomendado:

  • 1 GB de RAM
  • 10 GB de espaço livre em disco
Mínimo
  • 512 MB de RAM
  • 5 GB de espaço em disco
Asturix ON – nova geração de ambientes gráficos de trabalho

Tal como referido,  uma das características do Asturix é o ambiente gráfico de trabalho Asturix ON   que foi desenvolvido apenas em tecnologias web, tais como, HTML5, CSS3 e Javascript. Esta é uma característica muito interessante, já que facilita o desenvolvimento de aplicações/widgets para este ambiente gráfico. O Asturix ON é leve e simples (não se preocupe sem tem um PC com uma placa gráfica pouco potente) e como é baseado em QT e usa na interface com o utilizador o Sencha, facilmente pode ser portado para os dispositivos móveis.

Veja no seguinte vídeo uma demonstração do Asturix

Este distribuição GNU/Linux, que teve como origem o país de “Nuestros Hermanos” é muito interessante para máquinas já antigas e não só. Esta é uma distribuição Out-of-box, uma vez que traz consigo o software essencial para trabalhar e acesso à Internet/redes sociais. O Asturix ON é sem  duvida um ambiente gráfico de trabalho muito interessante, uma vez que é muito leve e baseado nas tecnologias Web actuais. Experimentem e digam-nos qual o vosso feedback relativamente a esta distribuição.

Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Asturix

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kevin
    Kevin

    1GB de RAM* 🙂

    1. Avatar de lmx
      lmx

      depende…tens la uma versão lite…40 megas de ram…

      Os Espanhois dão-nos 10 a zero…estão muito evoluidos…muita gente nem faz ideia dos projectos comunitarios que são desenvolvidos lá…ganha o pais e o estado que se torna independente e gasta meia duzia de tostões, ainda por cima fica com software á medida…brutal…

      cmps

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Onde está a versão lite de 40 megas…? Não consegui ver.

  2. Avatar de K
    K

    Com tantas distribuições linux existentes, uma espanhola é… das últimas coisas que me está a apetecer instalar 😛

  3. Avatar de Rui Pedro™
    Rui Pedro™

    Não troco o Caixa Magica pelo Ubuntu, apesar de ser base do mesmo quanto mais por este.
    Mas projectos destes são sempre bem-vindos.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      A Caixa Mágica é um Ubuntu configurado para Portugal,como esta distro é para Espanha!

      1. Avatar de Rui Pedro
        Rui Pedro

        Como eu disse… Apesar de não ter a porcaria do Unity que a Canonical insiste em colocar.
        O Ubuntu devia de mudar de nome. O que deu origem ao nome da distro, já não faz sentido.
        Ubuntu já não é pra todos. É pra quem tem máquina pra ele.
        Alem de que o Caixa Magica vem pronto a usar. Com codecs, plugins e afins coisa que nem o Ubuntu DVD traz na instalação.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Sim,aí concordo contigo em tudo!

  4. Avatar de Fernando Pereira
    Fernando Pereira

    Boas!

    Sou fã de uma outra distribuição espanhola chamada Comfusion – que também requer poucos recursos, com um aspecto visual com bastante estilo (Ubuntu + Compiz + Fusion) e traz uma ferramenta de instalação de aplicações menos conhecidas, porém bastante interessantes.

    Após breve consulta ao site da Asturix, fiquei com a ideia de se tratar de uma boa distribuição e o projecto já mostra uma relevante maturidade. Vou experimentar esta distro dos nostros hermanos.

  5. Avatar de zeca
    zeca

    e o asterix, já experimentaram? ;D

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Isso é Central Telefónica 😉 Também baseada em Linux

  6. Avatar de Cmatomic
    Cmatomic

    Eu já algum tempo faço as minhas próprias distribuições , construí a minha própria versão do ubuntu , uma das versões só tem o mate desktop e a outra só o Gnome3 clássico.

  7. Avatar de Designer
    Designer

    Boas 🙂
    Posso utilizar o Asturix para ligar um pc antigo que tenho em casa (pentium I) no televisor para servir de Mediacenter?

  8. Avatar de J
    J

    Até acho piada quando se fala em ir buscar pcs velhinhos e depois se falar em ter 1GB de RAM… até parece que já estou a ver um 486 com 1GB ou até mesmo 512MB de RAM…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      hoje em dia um PC com 6 aanos…é um “ASNO” que esta lá por casa, e normalmente terão pelo menos 1 GB de RAM, claro se fores buscar um Pré Historico, do seculo passado, ai muito dificilmente…em 97 salvo erro eu tinha uma maquina com 48 megas de RAM :), mas em 2005 era normnal as maquinas ja terem 1GB ou mais de RAM, uma maquina de 2005 é considerada obsoleta…nos dias de hoje.

      cmps

  9. Avatar de Fernando Andrade
    Fernando Andrade

    Aquilo que estou a gostar mais de ver aqui é a defesa do caixa magica, eu pessoalmente não uso, mas acho que o caminho passa por deixarmos de dizer mal do que é produzido em Portugal!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Completamente…

      tenho é pena que a Caixa magica não se baseie em Projectos baseados no Debian, tipo Mint LMDE…

      seria uma distro de Eleição…mas parece que anda sempre a reboque dos outros, e com alguns anos de atraso, e é uma pena.

      cmps

  10. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Como é possível fazer tantos sapatos do mesmo numero?
    Qualquer dia o escolher torna-se mais difícil que aprender
    Linux 😉

  11. Avatar de sakura
    sakura

    S´o volto ao Ubuntu quando a “MIR” X windows server sair e so para ver a http://www.phoronix.com/image-viewer.php?id=0x2013&image=ubuntu_mir_1_lrg

    pq o ubuntu e lento mesmo em pc s novos.

  12. Avatar de Xoxota
    Xoxota

    Mais do mesmo? Arre gaita