Asterisk – Transforme um PC numa Central Telefónica

5 Comentários

Asterisk 1.8.0 com Google Voice e suporte para IPv6

Quando se fala em VoIP (Voz sobre IP) e soluções gratuitas, é quase inevitável não falar do popular Asterisk. Para quem não conhece, o Asterisk é um software de código aberto que permite “transformar” um simples computador num servidor de comunicações como se de uma central telefónica  multi protocolo se tratasse.

A Digium, é a empresa que promove o Asterisk, mas actualmente é a comunidade de programadores que contribui fortemente para os avanços da aplicação. Recentemente foi lançada a versão 1.8.0  com algumas novidades interessantes.

asterisk_00

O Asterisk tem suporte para os principais protocolos de abertos, dos quais se destacamo o SIP, MGCP e IAX.

Principais características do Asterisk

  • Sistema de telefonia IP-PBX;
  • Distribuidor Automático de Chamadas (DAC);
  • Unidade de Resposta Audível (URA);
  • Correio de Voz com integração com o correio electrónico;
  • Relatório e estatísticas das chamadas;
  • Facilidade de administração e gestão através da Web;
  • Compatível com os PBX’s analógicos;
  • Compatível com os telefones digitais IP;
  • Conectividade com troncos analógicos e digitais;
  • Sistema voltado para pequenas e médias empresas

asterisk_01

Relativamente à versão 1.8, existem algumas novidades das quais destacamos:

  • Suporte para o protocolo IPv6 no driver SIP Channel
  • Suporte a CPI (Connected Party Identification)
  • Suporte para o Google Talk e Google Voice
  • Integração com o calendário do Microsoft Exchange, CalDav iCalendar
  • Segurança no protocolo RTP

Confira todas  as novidades aqui

Deixamos aqui um vídeo de 47 min, de introdução ao Asterisk.

<7p>
Segundo informações no site do projecto, instalar o Asterisk demora menos de 30 minutos, tendo o utilizador ao seu dispor um interface simples, web-based, para proceder a todas as configurações. Está interessado? Então comece por aqui
altLicença: GPL
altDownload: Asterisk 1.8 64 bits (587 MB) | Asterisk 1.8 32 bits (605 MB)
altHomepage: Asterisk

Partilhar:
Tags:

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ITDept
    ITDept

    ouvi falar num port do Asterisk para os router da Fonera, já alguém testou?!

  2. Avatar de JulianoRossi
    JulianoRossi

    Olá, Gostei…

    … queria montar uma central aqui em casa, pelo Skype… mais não manjo nada, melhor nem mexer nisso… kkkkkkkkkkkkkkk

    Mais eu acho que tende para ser lucrativo, pelo menos para quem entende do assunto.

    Abraços.

  3. Avatar de CC
    CC

    Sugestão:

    Por que não um tutorial sobre como montar um sistema destes para uma micro-empresa?

    1. Avatar de VG
      VG

      Também concordo.

      Qualquer coisa do género passo-a-passo.
      Tenho andado em testes com um sistema destes e consegui alguns resultados (ver 1.6), mas há muitas coisas que me escapam…

      1. Avatar de JulianoRossi
        JulianoRossi

        Olá,

        Mas galera, o pplware não tem tempo e/ou membros capacitados para montar um Tutorial para nós.

        Mais se tivesse “passo-a-passo inicial” seria excelente… o resto poderia ser disponibilizado com o tempo, em partes.