ArtistX 1.2 – Um Ubuntu para músicos e outros artistas

12 Comentários

ArtixtX é uma distribuição Linux que transforma o seu computador num estúdio de produção multimédia. É uma distribuição baseada no Ubuntu, e vem com mais de 2500 aplicações para áudio, vídeo e gravação 2D e 3D.

Depois de mais de dez anos de desenvolvimento e mais de dez versões do ArtistX, a equipa responsável pelo projecto anunciou o ArtistX 1.2 baseado no Ubuntu 11.10.

artistx_00

Esta distribuição é um excelente exemplo de como os utilizadores da área da multimédia, podem usar sistemas baseados em Linux, dispondo de um conjunto de ferramentas bastante úteis.

O ArtistX inclui os seguintes pacotes:

  • Edição de imagens 2D: Gimp, Inkscape, Nip2, Krita, Synfig, Rawstudio, Skencil, Hugin.
  • Edição de imagens 3D: Blender, Wings3D, Kpovmodeler + Povray , K3D.
  • Edição de Vídeos: Cinelerra, Openshot, Kino, Openmovieeditor, Kdenlive, Pitivi, Avidemux, Devede, e muitos outros.
  • Players de músicas e vídeos: Mplayer, Helix Player, Videolan, Xine, Kaffeine, Kmplayer, LastFM e muitos outros.
  • Edição de músicas: PD and externals, Rosegarden, Ardour, TerminatorX, Cecilia/Csound, Gnusound, Mixxx e muitos outros.

artistx_01

Esta distribuição foi criada usando o Remastersys, uma ferramenta idêntica ao UCK (ver aqui) que permite criar a nossa própria distribuição e inclui o kernel Linux 3.0.0-15, Gnome 3, KDE 4.7 onde podemos instalar mais de 2500 pacotes de software multimédia.

artistx_02

O ArtistX não necessita ser instalado, estando disponível a opção LiveDVD. Esta é sem duvida uma distribuição diferente de muitas outras, uma vez que é direccionadas para músicos  e artistas da área da multimédia. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.

Download: Artistx_1.2_live_DVD (4,101MB, MD5,torrent)
Homepage: ArtistX

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Fantastico!!
    Será que suporta firewire?
    É que até ao momento ha muito pouco suporte para placas de som firewire em Linux…
    Esperemos que sim..

  2. Avatar de Régis "Tears of Corrosion"

    Sistema Muito Interessante! Estou desenvolvendo com um Grupo de Amigos um Sistema Linux Baseado em Ubuntu como TCC graças ao Remastersys programa que Ajuda muito e permite Ótimas Ideias como essa Saírem do Papel. Parabéns Excelente Artigo Maravilhosa Ideia de Distro Muito Sucesso aos Desenvolvedores!

  3. Avatar de Flávio
    Flávio

    Muito bom 5*! 😀

  4. Avatar de Fernando Jorge
    Fernando Jorge

    Qual é a melhor opção no que toca a este tipo de distribuições?
    É este ArtistX ou o Ubuntu Studio?

    1. Avatar de Kelvin
      Kelvin

      Também gostaria de uma boa opinião a respeito.

  5. Avatar de dasilva
    dasilva

    pois… tem lá isso tudo mas serve apenas para fazer um trabalho caseiro. isto se conseguirmos meter a funcionar com drivers em tempo real e tudo mais. ainda não consegui meter nada a funcionar com placas edirol por usb e gravar como deve ser em várias pistas.

  6. Avatar de fapoc
    fapoc

    alguem tem problema nos repositorios desta distro.

  7. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    De facto, é incompreensível a omissão do Ardour http://ardour.org/ numa distribuição com estas pretensões.

  8. Avatar de Sérgio Ferreira
    Sérgio Ferreira

    Esta distro parece muito boa. É uma versão em 64 bits ou 32 bits?

  9. Avatar de Severino
    Severino

    Estou fora do mundo do linux, mas tem algo que substituía o Logic Audio ou o Live?
    E o hardware já é todo compatível?

    Obrigado

  10. Avatar de Scalawag
    Scalawag

    Acho que o AVLinux é a melhor solução. Mas esta também parece bem porreira. Sabiam que o projecto KXStudio é de um português? Além de repositórios para o Ubuntu também disponibiliza um ISO.

  11. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    A melhor opção continua sendo windows… Infelizmente Linux para trabalho profissional de video ainda não dá. os editores videos criam títulos com qualidade fraca muito serrilhado, o aúdio e video muitas vezes não ficam sincronizados…Não tem software para criar menus Blu-Ray. Os software para windows de edição video são baratos a volta de 120€ já se compra bons software para trabalhos profissionais. E para edição fotos o Corel Paint Shop Pro por 80€ +-

    Continuo testando Linux e a espera do Openshot 2 para ver se desta regresso definitivamente ao Linux.