Arch Linux (2021.08.01) com kernel 5.13 já está disponível

15 Comentários

Quem entra no mundo Linux depara-se com uma panóplia de distribuições que tentam oferecer o melhor do Open Source. Uma das distribuições Linux mais badaladas é o Arch Linux… mas esta não é propriamente para iniciantes.

Recentemente foi lançada a primeira ISO do Arch Linux com o kernel 5.13. Saiba quais as novidades.

Arch Linux (2021.08.01) com kernel 5.13 já está disponível


O Arch Linux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objetivo de ser o mais automatizada possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior número de decisões possíveis quanto à sua configuração.

Instalar esta distribuição não é propriamente a tarefa mais simples, mas o Pplware disponibiliza um tutorial aqui. Depois de instalada as vantagens são mais que muitas. Esta é uma das distribuições mais limpas e com menos apps desnecessárias, o que a faz ser usada por muitos, que depois a preparam ao seu gosto e com as suas aplicações favoritas.

Arch Linux (2021.08.01) com kernel 5.13 já está disponível

Novidades da nova distro Arch Linux

  • Linux Kernel 5.13
  • Melhor suporte para hardware
  • Suporte para FreeSync HDMI para GPUs AMD
  • Suporte para ACPI 6.4 
  • Suporte para o Lenovo’s Thinkpad X1 Tablet Thin
  • Suporte para Apple’s Magic Mouse 2

Para quem já tem o esta distribuição numa máquina, basta que execute o comando sudo pacman -Syu para proceder à sua atualização.

Arch Linux

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    “Instalar esta distribuição não é propriamente a tarefa mais simples, mas o Pplware disponibiliza um tutorial aqui.”

    Agora o Arch também é relativamente fácil de se instalar com o instalador inbutido deles.
    Basta correr o comando “archinstall” e corre uma instalação guiada parecida até à maneira como Debian é instalado

    1. Avatar de Marcos Falieri
      Marcos Falieri

      Você tocou em um ponto interessante que poucos abordaram. Nessas últimas atualizações, a inclusão desse instalador facilitou 95% da instalação do Arch Linux. Uma instalação simples do Arch com XFCE que levava 30/40 minutos, hoje não leva nem 10 minutos com uma boa conexão. Apesar de ser um velho usuário de Arch, esse instalador facilitou minha vida.

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Best distro ever, a única que fui capaz de usar como workstation de trabalho. Slack na workstation e OSX on the go. Hoje os tempos são outros.

  3. Avatar de Lucas Caminhante das Estrelas
    Lucas Caminhante das Estrelas

    Eu aprendi Linux com Slackware, depois passei para Arch.
    Para mim Arch é Slackware com repositório (versão simplista da coisa).

  4. Avatar de f4lcon
    f4lcon

    Btw i use Arch

  5. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    Quando linux correr office, adobe, gaming a serio avisem. Até la continua a ser demasiado limitado para um utilizador domestico usar, sem qualquer interesse.

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      A única coisa que não corre é Adobe (para já). Duvido muito que um utilizador doméstico precise assim tanto de programas da Adobe para precisar de ter Windows.
      Mesmo que precises de Windows podes ter dual boot e/ou usar uma máquina virtual.

    2. Avatar de João Pires
      João Pires

      Em primeiro lugar quero dizer que se estas contente com o teu OS muito bem fica no teu, cada um sabe de si, e cada OS tem o seu “publico alvo” e admito que Linux esta mais virado para o pessoal com conhecimento informático, mas nem todas as distribuicoes são assim.

      Dizer que linux não serve para uso domestico é mentira, tenho familiares a quem coloquei linux e não tive quase nenhuma queixa da parte deles, instalei as apps necessárias, tem as atualizações automaticas, tem suporte para impressoras e mais importante… tem um browser.

      Mas se queres falar de um utilizador domestico com mais necessidades que as básicas que descrevi antes vamos repetir o que já foi dito muitas vezes nos comentários de outras noticias:
      – Para office tens o Libreoffice que tem suporte para os formatos do MS Office
      – Para os programas da adobe tens alternativas open source muito boas
      – Em termos de gaming os unicos que não rodam são aqueles jogos com algum tipo de anti cheat e até isso já está a ser analisado como superar com as próprias empresas

      Em ultimo caso sempre podes criar uma maquina virtual Windows só para esses programas. Coisa que não vejo o porque mais valia aprender uma App nova opensource e não ter de pagar as outras da Microsoft/Adobe mas cada um com a sua ideia.

      1. Avatar de Rui Pereira
        Rui Pereira

        Sempre a mesma conversa de nerd de linux mas nao, o linux nao serve para office MS o unico que interessa, nao tem programas que substituam photoshop ou lightroom entre outros da adobe que o utilizador domestico precisa, nenhum gamer por mais basico que seja sequer considera linux como opcao. Gostam tanto de vender a ideia que serve mas nao serve, ponto final.

        1. Avatar de Sardinha Enlatada
          Sardinha Enlatada

          Correccao: Nao serve para ti. Ponto final. Para mim e outros servem.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      o utilizador doméstico quer é ir ao facebook, youtube e ouvir musica e pouco mais. A minha mãe que so usa o pc para jogar solitário nao precisa de aplicações da adobe e é utilizadora doméstica de PC.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Estou num mundo errado desde 2007…

        @Rui Pereira, não gostas, nao uses. Fácil! Para quê complicar?

  6. Avatar de Tiago Santos
    Tiago Santos

    pacman -Syu
    🙂

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Garuda actualizado, a bombar sem problemas com o 5.13.7, desde os tempos do caixa mágica que tento mudar para linux e fui sempre testando distros ao longo dos anos e penso que está na altura perfeita para mudar, não temos photoshop/lightroom mas temos o darktable que permite edição mais que suficiente mais que suficiente para o utilizador comum, em termos de edição de vídeo temos o excelente kdenlive que é mais que suficiente para uma edição básica com música/transições/titulos e para alguém que quer algo mais potente temos o davinci resolve que funciona perfeitamente e substitui o premiere na boa, não entendo tanta negatividade para com o linux

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Garuda actualizado, a bombar sem problemas com o 5.13.7, desde os tempos do caixa mágica que tento mudar para linux e fui sempre testando distros ao longo dos anos e penso que está na altura perfeita para mudar, não temos photoshop/lightroom mas temos o darktable que permite edição mais que suficiente mais que suficiente para o utilizador comum, em termos de edição de vídeo temos o excelente kdenlive que é mais que suficiente para uma edição básica com música/transições/titulos e para alguém que quer algo mais potente temos o davinci resolve que funciona perfeitamente e substitui o premiere na boa, não entendo tanta negatividade para com o linux