Aprenda a transferir ficheiros entre o Raspberry PI e o Windows

13 Comentários

O pequeno Raspberry PI é um equipamento fantástico que pode ser usado para os mais diversos projectos. Como sabem, o Pplware tem disponível uma distribuição para estes dispositivos e também uma promoção.

Para ajudar os nossos utilizadores a tirarem o melhor partido do Raspberry PI, hoje ensinamos como podem transferir facilmente ficheiros entre o Raspberry PI e o Windows usando o WinSCP.


O WinSCP é uma das aplicações que permite, de forma segura, transferir facilmente ficheiros do Windows para o Raspberry PI e vice versa. O WinSCP é um cliente SFTP (SSH File Tranfer Protocol) e FTP (File Transfer Protocol) , que usa o SSH (Secure SHell) e que disponibiliza uma interface gráfica idêntica ao Explorer do Windows para gestão/transferência de ficheiros.

Como usar o WinSCP?

Do lado do Raspberry PI é necessário ter o SSH server a correr e saber qual o endereço IP ou nome da máquina.

rpi7

Do lado do Windows, basta fazer o download do WinSCP, indicar o endereço IP/nome do Raspberry PI e inserir as respectivas credenciais de acessos.  Em seguida devem carregar em Login.

Caso pretendam Salvar as informações da sessão, basta carregar no botão Salvar…

Se tudo estiver bem configurado, o WinSCP disponibilizará o sistema de ficheiros do Windows e do Linux. A partir daqui estão disponíveis todas as operações básicas para gestão de um sistema de ficheiros como por exemplo, copiar, colar, cortar, renomear, criar diretórios, etc.

O WinSCP é  uma ferramenta muito simples mas fantástica para transferência de ficheiros entre sistemas. Se até agora era uma complicação transferir ficheiros entre o seu Raspberry PI e o seu Windows, com o WinSCP tudo será diferente.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco Mendes
    Vasco Mendes

    Boa tarde,

    Tenho a versão Piplware, e tenho tentado usar o Winscp para fazer a transferência de ficheiros e criação de pastas, mas sem grande sucesso.
    A maioria das vezes dá erro por falta de autorização para escrever na pasta de destino.
    Sei que provavelmente esta situação só acontece por estar a tentar colocar ficheiros nas pastas “html” do apache, mas mesmo assim é aborrecido querer fazer uma actualização ao conteúdo de um website alojado no apache e constantemente obter estes erros.

    Sei que tenho de alterar as permissões de acesso às pastas, mas não deixa de ser aborrecido. Gostava de o poder fazer directamente do Winscp

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vasco basta ires a Propriedades. Botão do lado direito do rato sobre a pasta/ficheiro e depois Properties:

      https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2017/01/pi_winscp.jpg

  2. Avatar de Joao V.
    Joao V.

    MobaxTerm também é útil para transferir ficheiros.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado, não conhecia. Vou analisar.

      PP

  3. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Mais um bom tutorial.
    Obrigado PP! 😉

  4. Avatar de Shout
    Shout

    Se no Windows Explorer fizerem \\”IP do RPi” (ex: \\192.168.1.92) não passam a poder fazer transferencia imediata através do Windows Explorer por copy paste?

    No meu com OpenELEC faço dessa maneira.

    1. Avatar de João Patrocínio
      João Patrocínio

      Para isso é preciso teres o servidor SMB ativado, o que não vem por defeito no raspbian. Porém algumas distros como o OpenELEC têm já ativado.

  5. Avatar de BarcelWeb

    Boas tardes e no Arduino como e que se faz, se e que da pra uzar o mesmo método.

    Agradecido
    BarcelWeb

  6. Avatar de irlm
    irlm

    sugestão para transferir ficheiros tipo samba:
    https://nitroshare.net/

  7. Avatar de Rafael
    Rafael

    Ora viva a todos…
    O que vou aqui dizer ou melhor escrever talvez não tenha nada haver com o artigo mas cá vai a minha dúvida…
    Ando algum tempo à procura de ideias para criar backups automáticos do servidor da minha empresa para a minha casa, através da net. Desde já dizer que a empresa é minha e que para além de ter sistema de backups próprio gostaria de entretanto de os ver “chegar a casa”. Tenho uma Minix box lá por casa quase sempre ligada e gostaria de lhe dar ainda mais utilidade. Já li vários artigos sobre servidores ftp, redes vpn, mas sinceramente nada me cativou…
    Se alguém quiser partilhar aqui algumas ideias, fico desde já agradecido.
    Cumps.

    1. Avatar de Jorge Palma
      Jorge Palma

      Podes usar o comando rsync. Também funciona sofre ssh.

  8. Avatar de tiago
    tiago

    Em alternativa, mas sem usar interfaces gráficas, usar o cygwin ou o ubuntu do windows 10 e copiar por scp ou sftp ou sincronizar por rsync… Ou ter uma NAS e copiar de e para lá….