Aprenda a instalar o novo OpenSuse 12.1

27 Comentários

Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe ficar fã.

Para testar o novo OpenSuse 12.1(ver aqui), criei uma máquina virtual através do Virtualbox e aproveitei e tirei uns screens para verem como é fácil a instalação.

open_000

O projecto openSUSE é um projecto comunitário patrocinado pela Novell. Promovendo o uso de Linux por toda a parte, o openSUSE.org disponibiliza gratuitamente uma das versões Linux mais usadas o openSUSE. O projecto openSUSE tem como objectivo oferece aos programadores e entusiastas de Linux as melhores ferramentas de trabalho.

Depois de definirem os parâmetros da máquina virtual (podem ver aqui um exemplo) vamos proceder a Instalação do OpenSuse 12.1. Para tal devem seguir os seguintes passos.

Passo 1 – Carregar em Installation

open_00

O sistema irá começar a carregar parte do Kernel Linux de suporte à instalação

open_01

open_02

Passo 2 – Indicar qual o idioma em que pretendem instalar o OpenSuse 12.1 e o layout do teclado

open_03

Irá ser feita uma análise do sistema

open_04

Passo 3 – Indicar o Modo de Instalação. Para este tutorial vamos escolher uma Nova Instalação

open_05

Passo 3 – Escolher o o time zone (fuso horário)

open_06

Passo 3 – O próximo passo é escolher o Ambiente de trabalho que pretendemos. Para este tutorial vamos escolher Gnome Desktop (de referir que uma das novidades do OpenSuse 12.1 é o Gnome 3.2)

open_07

Passo 4 – Caso se pretenda instalar o OpenSuse 12.1 numa determinada partição/disco devemos escolher uma das opções disponibilizadas (Criar partição/Editar Configuração da partição). Neste caso como estamos a usar uma máquina virtual, vamos usar a totalidade do disco. Para tal basta carregar em Next

open_08

Passo 5 – Vamos agora criar um utilizador. Para tal basta indicar os seguintes parametros:

  • Nome completo do utilizador
  • Nome do utilizador (username)
  • Password

open_09

Passo 6 – Após a definição dos parâmetros anteriores, o processo de instalação fornece uma visão geral dos parâmetros de instalação (Neste passo é possível activar/desactivar alguns dos parâmetros).

open_10

Passo 7 – Caso tudo esteja correcto, é hora de dar início ao processo de instalação propriamente dito. Para isso basta carregar em Instalar

open_11

Inicio da cópia dos ficheiros relativos ao sistema operativo. No meu caso este processo demorou cerca de 45 minutos. Ao longo da instalação são apresentadas algumas informações relativamente às características do sistema operativo.

open_12

Passo 8 – Após a instalação (e caso ainda tenham o CD/DVD inserido) devem escolher a opção Boot from Hard Disk para que o sistema operativo seja carregado.

open_13

Passo 9 – Para finaliza a instalação do OpenSuse 12.1 o sistema realiza uma configuração automática. Este processo demora cerca de 5 minutos.

open_14

E está feito. Podem agora testar o novo OpenSuse 12.1 e avaliar as novas funcionalidades que estão presentes nesta distribuição.

open_15

E o Gnome 3.2??? Num próximo tutorial vamos ensinar como colocar o Gnome 3.2 a funcionar no OpenSuse 12.1via VirtualBox.

Download: OpenSuse 12.1 32 bits (4,7 GB) | 64 bits (4,7 GB)
Homepage: OpenSuse

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Leandro
    Leandro

    Sempre gostei do Linux em especial o Suse, mas nunca do Gnome, usei o KDE por muito tempo. Eu estava muito animado com o Compiz e suas animações, até que começou a mudança no KDE e o Compiz deixou de funcionar, virou uma bagunça pois eu não usaria o Gnome nem matando. Resumindo, larguei o Linux, gostaria de saber se o Compiz voltou a funcionar, se ele ainda existe pra eu poder voltar a usar Linux.

  2. Avatar de clica aqui =D

    Já estou farto de tanto Linux loool estou a brincar, continuem a divulgar estas distribuições 😉

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Farto de tanto Linux . Esta foi a 2 distribuição linux a ver a luz do dia no inicio de 1994, ainda nem o Ubuntu, Mint e outros Forks que por aí andam alguma vez pensava nascer.Agora por vezes o desconhecimento das pessoas levam a descobrir tarde as coisas. As distros que para aí andam são meninos ao pé desta.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        quando esperimentei, tinha muito má integração com gnome, não se assumia nem como kde distro nem como gnome…gosto pouco de coisas que dão para os dois lados!!
        Como Core, parece bastante interessante,mas tenho pena usar rpm…
        Ouvi dizer que estava muito boa actualmente, mas ainda não vou arriscar, para mim teria sempre que ser Debian Based!
        Depois como é de Base Suse, a empresa que anda a fazer contratos malucos com a M$, recuso-me pura e simplesmente a usar esta plataforma(Eu e muitos milhões, motivo pela qual caiu em desuso)!!

        cmps

  3. Avatar de Ribeiro
    Ribeiro

    Pplware sempre no seu melhor 😉
    Pretendia partilhar um documento na web através de um servidor e ele ser acedido apenas por um utilizador de cada vez, qual o caminho que me podem sugerir!?!?!?

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Largar o linux só porque o KDE melhorou. O KDE sempre foi mais pesado para quem não gosta de ambientes openbox onde é preciso mais umas configurações extra o GNOME sempre foi optimo. Dizer que se deixa de usar linux porque nunca usariam GNOME :s! Deve ser de quem não conhece pois existem muitos mais ambientes.

    Podiam colocar no tutorial a configuração de volumes lógiocos e separar a home da root do sistema. Existem essas duas checkboxes se bem que podiam ir mais fundo mas isso já faz um bom trabalho.

    1. Avatar de Leandro
      Leandro

      Luis, conheço linux desde o conectiva 1. Eu tinha um 586 com 12mb de ram e um HD de 1.28gb. Rodava Windows 95 e o linux nele. Atualmente tenho um x6 com 16gb de ram e uma AMD firePRO v8800, acho que isso não faria o KDE rodar lento, não gosto do Gnome pq é chato. Não sou obrigado a gostar das coisas. Sempre achei o KDE melhor organizado e o menu K sempre foi melhor que a porcaria do sistema do Gnome. Não vem ao caso. Só gostaria de saber a respeito do Compiz Fusion.

    2. Avatar de Leandro
      Leandro

      Larguei o Linux porque na transição o KDE ficou cheio de bugs e travando demais. Uso um sistema que me atenda, não pra eu ficar sofrendo.

      1. Avatar de Alucard

        E deves achar que o Linux se resume a KDE e Gnome. Eu gosto do Gnome, uso o 2.32 com Compiz e não tenho queixa de estabilidade do mesmo. O KDE 4.7 também já está muito estável, evolui muito desde o 4.0. Mas se não queres nenhum tens Enlightenment, Xfce, LXDE, etc…O que não faltam são alternativas. Não gostar de um ou outro DE não é razão para abandonar o Linux.

  5. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Eu no fim de contas só tenho uma dúvida que gostava que me esclarecessem,se eu tivesse agora um pc pronto a fazer uma instalação limpa qual versão do Linux me aconselhavam?

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Experimentas algumas, aquela que gostares mais é a tua escolha.Isto normalmente é o que eu digo, eu por mais que experimente distros a da minha de preferência é sempre openSuSE, depois gosto muito Linux Mint e a ultima é melhor nem dizer porque depois sou bombardeado. 🙂

      2. Avatar de Erick Zirtênio
        Erick Zirtênio

        Não instale o Ubuntu 12.04 ainda, espere pois ele ainda está cheio de bugs. Comece pelo Mandriva ou Kurumin. São duas distros muito fáceis de manipular para quem é iniciante. O Ubuntu tb, mas espere mais um pouco para experimentar o 12.04.

    1. Avatar de L. Mata
      L. Mata

      Depende do que queres fazer. Para desenvolvimento, OpenSuse, para uso basico para net e ferramentas de produtividade, Ububtu, para servidor, Centos.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Boas..

      Eu usaria Ubuntu, pela facilidade, pela integração, e porque a maioria da info que corre na net é destinada a Distros baseadas em Debian, como é o caso do Ubuntu!!

      cmps

  6. Avatar de Francisco Franco

    Muito bom Pedro. Um dia ainda terei de testar esse Suse. Mas por agora fico-me com o Elementary OS (análise para breve) 😉

  7. Avatar de aver
    aver

    O OpenSuse está em 3º no rankink do DistroWatch, liderado pelo Linux Mint (baseado no Ubuntu). O Ubuntu caiu de 2º para 4º.

    O rankink do DistroWatch é um “Page Hit Ranking” – a distribuição com mais clics para a sua página de informação é a mais “popular”. Se calhar não é um critério muito apurado, mas dá uma indicação da popularidade.

    http://distrowatch.com/dwres.php?resource=popularity

    1. Avatar de Francisco Franco

      Já era de prever uma descida acentuada do Ubuntu tendo em conta o caminho que têm vindo a percorrer nestas duas últimas releases.

  8. Avatar de Gomes
    Gomes

    Opensuse experimentei em maquina virtual quando saiu mas para mim instala muita coisa que não utilizo prefiro arch onde instalo o KDE como quero e agora com a versão beta do KDE 4.8 o pc está mais rápido e com animações melhores o dolphin está bem melhor recomendo a todos instalarem qualquer distro e actualiarem para o KDE 4,8 quando sair, o opensuse é uma distribuição muito boa apenas trás mais do que preciso prefiro a abordagem KISS do Arch, mas bom insentivo, assim ja não ha desculpa para dizerem não sei instalar …

  9. Avatar de JPeixe
    JPeixe

    Depois de instalar e personalizar o OpenSuse no VirtualBox como posso fazer uma iso e/ou criar um LiveCD com essa distro personalizada/modificada?

    1. Avatar de Gomes
      Gomes

      Se quiseres fazer a tua própria versão do opensuse podes utilizar o suse studio, basicamente escolhes de entre alguns templates ou mesmo só o mínimo do opensuse e depois escolhes o que queres instalar, escolher os repos que queres e editar ficheiros que achas necessário se quiseres podes testar a tua distro online e se gostares podes mandar construir como ISO maquina virtual se utilizares CLoud podes fazer o upload directamente se utilizares Amazon cloud, estou para experimentar mas ainda não tive tempo mas pelo que li é muito bom.
      Ultimo aspecto interessante é que podes ter várias versões ou seja sai a próxima versão de OpenSuse e podes lá ir e escolher a nova versão e ficas com uma ISO do novo opensuse exactamente como a que utilizavas mas mais recente.

      Uma enorme vantagem do OpenSuse actualmente é a possibilidade de tornar a distribuição Rolling Release ou seja a possibilidade e ficar com a distro sempre actualizada sem necessidade de esperar que lancem a próxima versão daqui a 8 meses

  10. Avatar de serva
    serva

    O kubuntu 11,10, tem o Compiz embutido e por defeito os efeitos do ambiente de trablaho activos , não necessitas activar como no Gnome , depois tens é de personalizar que tipos de efeitos pretendes e tens praticamente todos os que existiam no Gnome 2.3 .

    De facto fui notando grandes diferenças na performance do pc a medida que o Kde foi sendo desenvolvido neste momento estou com a versão 4.7.3a e nota-se melhorias significativas na performance e na estabilidade , muito menos relatórios de erros por crash de aplicações ( com esta versão ainda não me aconteceu nenhuma ) , e sobretudo muito menos glutão com o Kernel 3.0.0.13 , o consumo de recursos caiu para metade , mesmo assim no meu portátil não consigo mais de 2 horas de autonomia , ainda é necessário que esta redução seja de mais uns 40% , para que volte a ter as minhas 4 horas de autonomia .

    Foi lançado para os entusiastas do Kde 3.5 o projecto Trinity que deu continuidade ao desenvolvimento desta interface .

    Aqui fica o Link

    http://www.trinitydesktop.org/wiki/bin/view/Documentation/Releases_3_5_13

    Existe também um pacote para emagrecer o actual Kde 4 , já disponível nos repositórios oficias .

    A interface Kde com a versão 4.8 que está na versão beta 1 e foi lançada no dia 24.11.2011 , está simplesmente fantástica .

    Link aqui

    http://dot.kde.org/2011/11/24/kde-makes-48-beta1-available-testing

    O Kde está a tornar-se num caso muito sério , elegante , com imensas funcionalidades , não será de facto uma interface para pcs com poucos recursos , mas é sem dúvida a que proporciona a melhor experiência gráfica no mundo Linux , altamente personalizavel , muito fácil a obtenção de novos temas para o ambiente de trabalho , mas também para o ecrã inicial etc …. este ambiente gráfico , mais as funcionalidades que o Dolphin permite está a proporcionar-me uma experiência única no mundo Linux .

    Só para vos dar um exemplo :

    Temos uma maquina com vários hdds e queremos passar dados de um hdd para outro , é simples abrimos o Dolphin(equivalente do nautilus) que nos mostrará do lado direito a nossa pasta pessoal a pasta de raiz (aonde está o sistema operativo instalado) e todos os discos presentes incluindo pens ou hdds externos , existe a opção de dividir a janela do Dolphin e podermos navegar na janela 1(vamos chamar assim) do hdd que queremos retirar ou copiar dados e na janela 2 no hdd ou outro dispositivo que queiramos passar os dados , existe ainda a possibilidade de movermos por completo o ficheiro para um dos hdd ou copiar o ficheiro e manter nos 2 , em termos de produtividade é fantástico só mesmo experimentando .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  11. Avatar de ronaldo
    ronaldo

    Baixei o DVD do OpenSuse 12.1 más não consigo instalar no VirtualBox. Já tentei várias configurações no VirtualBox e nada, depois que dou enter em “Instalation” fica numa tela preta.

  12. Avatar de irlm
    irlm

    Gostava que voçes, “pplware” revelaçem que hoje saiu a nova versão do OpenSuse 12.2 e fizessem o mini review desta Distribuição maravilhosa, sff.

  13. Avatar de ZiulBraz
    ZiulBraz

    Pessoal fala alguma coisa do FUDUNTU…

  14. Avatar de Fino
    Fino

    Galera nao consigo instalar, gravei o DVD, mas qdo to instalando a tela do 2ºpasso nunca aparece!!! so fica uma tela preta!! to tentando instalar em um pc meio velho que tenho aqui, é um semprom 3000+, 512Mb ram…o que faço??