Aprenda a instalar o novo Linux Mint 19 “Tara” em 7 passos

28 Comentários

O Linux Mint é considerada uma das distribuições Linux mais populares do mundo que ganhou recentemente uma nova versão.  Recentemente a equipa de desenvolvimento do projecto anunciou o Linux Mint 19 “Tara” que é baseado no Ubuntu 18.04 LTS.

Hoje vamos ver como é fácil instalar o novo Linux Mint 19 “Tara”.


Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial com o processo de instalação.

Para a elaboração deste tutorial criámos umamáquina Virtualrecorrendo ao VirtualBox com as seguintes configurações:

  • Disco: 20 GB
  • Memória RAM:2048 MB

COMO INSTALAR O LINUX MINT 19?

A instalação do Linux Mint sempre foi uma tarefa relativamente simples. Quem pretender instalar esta versão deverá seguir apenas os seguintes 7 passos:

Nota: Para este tutorial escolhemos a versão com o ambiente de trabalho Mate.

Passo 1 –Depois da máquina virtual arrancar com o Mint 19, devem carregar em Install Linux Mint para dar início à instalação do sistema no disco.

Passo 2 – Indicar qual o idioma de instalação

Passo 3 – Escolher o layout do teclado

Passo 4 – Indicar se pretendem instalar software de terceiros para gráfico, Wi-Fi, flash, MP3 e outros

Passo 5– O próximo menu permite o particionamento simples do nosso disco. Como estamos a usar um disco virtual, vamos escolher a opção “Apagar disco e instalar Linux Mint”.

Quem pretender instalar o Mint nativamente numa partição, deve escolher a opção “Mais uma coisa

Passo 6 – O próximo passo é indicar o time zone (fuso horário)

Passo 7 – No próximo passo vamos proceder à criação de um utilizador e definição do nome da máquina. Para isso devem indicar o nome completo do utilizador, nome de utilizador (username), password e nome da máquina

A instalação demorou-me cerca de 5 minutos numa VM criada num Macbook Pro.

O Mint é sem duvida uma distribuição Linux a ter em consideração. Esperemos que este tutorial vos seja seja útil e caso tenham alguma duvida/questão ou sugestão, deixem em comentário. Não se esqueçam de explorar as novidades desta versão – vejam aqui.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Simões
    Paulo Simões

    O Linux Mint é um sistema muito simples de instalar e de se adaptar.
    Deixo uma sugestão: um tutorial de como criar uma pen bootável. Usar o Mint numa máquina real é bem diferente da experiência da máquina virtual.

    Gostei do nome da máquina “itiger” 🙂

    Bom trabalho.

  2. Avatar de jedi
    jedi

    Não dá para fazer uma instalação minima? é estranho, porque outras distros, que tem por base ubuntu dão essa possibilidade. 😉

    1. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      O objectivo do Mint é instalar e andar – out of the box – a minima precisa sempre qq coisa.
      Já agora podiam fazer a instalação tipo dual boot ou hd externo isto da maquina virtual é apenas o mais fácil.

  3. Avatar de Marco
    Marco

    Existe forma de alterar sem muitas complicações um linux em dual boot com o windows 7? Tipo ubuntu para o mint e manter o windows 7

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      Não existe nenhum problema em fazer uma instalação de um novo sistema em uma partição Linux de uma máquina em dual boot com o Windows. Obviamente a instalação antiga que será sobreescrita erá perdida. É possível até preservar essa instalação com sistema de backup como o Systemback, que permite fazer cópia da instalação completa.
      Praticamente todos os instaladores de distribuições atuais identificam os os outros sistemas operacionais instalados em nas partições do HD (inclusive o Windows) e os instalam no gerenciado de boot (quase sempre GRUB2) para a seleção do sistema durante o boot.
      No entanto o contrário não é verdade. O Windows ignora os outros sistemas operacionais que não sejam Windows e instala seu próprio gerenciador de boot só com o sistema da Microsoft. Nesses casos é necessário recuperar o GRUB para aceder ao sistema Linux. Essa recuperação é um processo fácil com vários tutoriais disponíveis na Web. Ainda assim é mais fácil instalar o sistema Linux depois do Windows em máquinas com dual boot.

  4. Avatar de William
    William

    Quem percebeu que o Linux Mint não aderiu a moda de minimal/full e instalando o popularity-contest já na instalação?

  5. Avatar de pia
    pia

    Nossa, que dificuldade pra instalar, precisa até de tutorial…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Pois, mais fácil que o Windows 😀

      1. Avatar de pia
        pia

        Concordo, Windows é uma porcaria, mas se você comprar um Macbook ou iMac nem vai precisar instalar.

        Bjs

        1. Avatar de Poulos
          Poulos

          xiiiiii…mac…uuma boa bosta…..windows rulez

        2. Avatar de Poulos
          Poulos

          porcaria e quem te fez a tromba

        3. Avatar de Poulos
          Poulos

          tu tens mac e do xines, que trolla

        4. Avatar de RJCA
          RJCA

          Porcaria tens tu na cabeça.

          Não gostas, não comes…

    2. Avatar de Poulos
      Poulos

      olha lá ó coisinha, tu sabes instalar a distro nao e, pois ha quem nao saiba!
      atirate ao mar pa.

  6. Avatar de Jônatas Lopes
    Jônatas Lopes

    Essa versão veio com um problema no Gerenciamento de Aplicativos, na verdade veio com a ausência de um repositório para corrigir, siga os passos: abra o terminal e adicione com os comandos abaixo:

    flatpak remote-add –if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

    sudo apt update

    Reinicie e poderá utilizar o gerenciador de aplicativos normalmente,

  7. Avatar de arc
    arc

    Mais uma “joia”, se alguém me quiser financiar, mas eu retiro o Linux Mint (eheh)
    https://fit-iot.com/web/products/fitlet2/

    Merece uma analise no Pplware!

  8. Avatar de Danilo
    Danilo

    Me impressiona o facto de não terem feito um artigo a comentar do ataque ao github do Gentoo…
    Afinal já que open-source é perfeito, logo não pode de forma alguma ser atacado, exploitado, hackeado… Claro, claro, só no “ruindows” essas coisas acontecem.
    Kkkkkk kkk. Lembro-me como se fosse ontem a ISO do Mint sendo hackeada.

    1. Avatar de arc
      arc

      @Danilo, você vai ser sempre um IDIOTA.

  9. Avatar de arc
    arc

    @Danilo, ###############
    Ora conte a noticia como deve ser, ou quer um desenho?

    Mas eu dar um BÓNUS, ###########################

    Não sabe, por acaso que o repositório master Gentoo ebuild, está localizado na própria infrastrutura do Gentoo?

    E este não sofreu qualquer tipo de vulnerabilidade!!!

    O que foi ALVO de HACKING, foi precisamente o mirror do Gentoo no GitHub, nada mais e além do mais, até parece que foi obra encomendada do Brasil!?!? (https://archive.is/NSKrT#selection-301.1-301.18)

    Ora leia tudo (https://infra-status.gentoo.org/notice/20180629-github) e em especial isto:

    “This does NOT affect any code hosted on the Gentoo infrastructure. Since the master Gentoo ebuild repository is hosted on our own infrastructure and since Github is only a mirror for it, you are fine as long as you are using rsync or webrsync from gentoo.org.

    Also, the gentoo-mirror repositories including metadata are hosted under a separate GitHub organization and not affected as well.

    All Gentoo commits are signed, and you should verify the integrity of the signatures when using git.”

    ########################

    1. Avatar de Jônatas Lopes
      Jônatas Lopes

      Ei porque acusa o Brasil? Nós amamos Linux, não nos acuse sem provas.

      1. Avatar de arc
        arc

        @Jônatas, eu não acusei NINGUÉM e tive esse mesmo cuidado em NÃO o FAZER.

        Se reparar BEM, eu escrevi: ” até parece que foi obra encomendada do Brasil!?!? ”

        NÃO ESTOU A ACUSAR ALGUÉM!!!!

        No entanto, e MESMO NÃO ACUSANDO o Brasil ou Brasileiros, NÃO deixa de ser CURIOSO, o titulo dado pelos pseudo hackers, para o “serviço”: Linux For Negroes.

        Portanto, EU mesmo assim, NÃO AFIRMO NADA em como foram os Brasileiros que adulteraram o nome da página.

        E mesmo que isso viesse a ser verdade, eu aí sim, iria apresentar as provas disso mesmo, para que NÃO RESTASSEM DUVIDAS.

        E para terminar meu caro Jônatas, EU conheço razoavelmente bem, o Brasil, a comunidade brasileira de utilizadores de distribuições Linux e até tenho por lá uns amigos com quem ainda vou conversando sempre que tenho tempo para tal.

    2. Avatar de Danilo
      Danilo

      Bla bla bla, mas um cara que não sabe o que significa ironia… Novidade cadê?
      Cara, vai dormir.

      1. Avatar de arc
        arc

        Acordas-te agora ó RAPAZINHO?
        Vai é brincar com os legos e veste o bibe!

  10. Avatar de RJCA
    RJCA

    Precisarei mesmo de reinstalar o Mint xFce no meu P4?
    Ou o gestor do Mint deixar-me-á fazer actualização para a nova versão?
    Que acham vocês?

  11. Avatar de victor
    victor

    Bom dia, tenho estado a tentar instalar no meu portatil, ja gravei o iso num dvd, e ja montei o iso numa pen. o resultado tem sido sempre negativo. não conssigo fazer a istalação, fica parado no kernel. alguma sugestão?
    desde já obrigado

  12. Avatar de Eu
    Eu

    @ Pedro Pinto
    Estes artigos, simples e de fácil leitura, são uma ENORME ajuda para quem quer se aventurar numa mudança para outro OS.
    Já foi por aqui publicado, como fazer instalação de várias versões, mas falta talvez o mais essencial, para quem quer mudar DENTRO do OS. Ou seja um “tutorial” de como passar entre várias distros/versões e manter os dados/configurações.
    Este sim, talvés o único tutorial que falta nesta série de artigos “como instalar”.
    Obrigado pelo excelente trabalho a dar a conhecer o outro lado que nem sempre de dar um primeiro passo. De mais um que foi convencido a uns anos 😉

  13. Avatar de André Cunha
    André Cunha

    Olá a todos. tenho um pc de 2010 e instalei o mint 19. Com o windows o botão de ativação do wifi não funcionava e com o mint passou a funcionar e deteta as redes, mas quando escolho a rede a ligar aparece-me a mensagem “A ativação da ligação de rede falhou”.
    Alguém me consegue ajudar?