TOP 10 apps com GUI para Administradores de sistemas Linux (1)

13 Comentários

O Linux é o sistema preferido dos administradores de sistemas para implementação de serviços de suporte a redes de comunicação. Até a própria Microsoft já admitiu que no seu serviço Cloud, o Azure, existem mais máquinas Linux que máquinas Windows.

Para quem costuma fazer administração de sistemas em Linux, aqui ficam 10 ferramentas com interface gráfica.

TOP 10 apps com GUI para Administradores de sistemas Linux (1)


 

#1 – MySQL Workbench

O MySQL Workbench é uma fantástica ferramenta que permite o desenho e gestão de base de dados. Com esta app pode criar diagramas EER, gerar scripts SQL, gestão de utilizadores, fazer consultas às bases de dados, backups, gestão de privilégios, criar funções e muito mais.

TOP 10 apps com GUI para Administradores de sistemas Linux (1)


#2 – phpMyAdmin

O phpMyAdmin é uma ferramenta gratuita, escrita em PHP, e que permite de forma muito simples fazer a administração das nossas bases de dados através de um simples browser.

Através de um interface bastante intuitivo e organizado, o phpMyAdmin permite a qualquer utilizador fazer um gestão simplificada do MySQL e das respetivas bases de dados.

TOP 10 apps com GUI para Administradores de sistemas Linux (1)


#3 – ZPanel

O ZPanel é uma interface Web gratuita, ao estilo de um painel de controlo, que permite gerir o serviço de hosting. Este serviço foi desenhado para correr sobre Windows e sistemas POSIX como é o caso do Linux, UNIX e macOS).

Esta solução dá a possibilidade de transformarmos qualquer servidor (profissional ou caseiro) num autêntico gestor de serviços de alojamento.

TOP 10 apps com GUI para Administradores de sistemas Linux (1)


#4 – Zenmap

Na área da segurança informática existem muitas ferramentas interessantes para avaliar se um sistema está vulnerável ou não. Imagine, por exemplo, que sem se aperceber, executou um exploit e este abriu um porto de comunicação no seu sistema?

Uma das melhores ferramentas para avaliar se a sua máquina tem portos de comunicação abertos é o Nmap (ou Zenmap que tem interface gráfica).

TOP 10 apps com GUI para Administradores de sistemas Linux (1)


#5 – CUPS

Para quem não conhece o Common Unix Printer Service (CUPS) foi desenvolvido inicialmente pela Easy Software Products, tendo a gigante Apple comprado o código fonte em 2007. O CUPS  é um sistema de impressão e configuração open source que oferece aos utilizadores do mundo Linux uma interface Web simples para configuração das mais diversas impressoras.

Este serviço permite a instalação de impressoras locais (ligadas via USB ou LTP) ou então a instalação de impressoras remotas que usem o protocolo IP.

TOP 10 apps com GUI para Administradores de sistemas Linux (1)


E são estas as nossas sugestões para hoje. Num próximo artigo iremos apresentar mais 5 fantásticas apps com GUI para Administradores de sistemas Linux. Estejam atentos e se tiverem sugestões deixem nos comentários.

 

TOP 10 apps com GUI para Administradores de sistemas Linux (2)

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cláudio Esperança
    Cláudio Esperança

    Pessoalmente utilizo o AWX para executar os meus playbooks de ansible (desde backups aplicacionais, atualizações de sistema, etc.). Para alarmistica utilizo o netdata (e o icinga em alguns servidores mais antigos).

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado pela sugestão.

    2. Avatar de Frederico Almeida
      Frederico Almeida

      Para monitoring, nada bate o check mk

      1. Avatar de Frederico Almeida
        Frederico Almeida

        E para gestao Foreman

  2. Avatar de arc
    arc

    Deixa ver se acerto nos restantes 5…Apache Directory, cPanel, Cockpit, Yet another Setup Tool, falta só 1!

  3. Avatar de André Fontes
    André Fontes

    Webmin.

    1. Avatar de Nelson costa
      Nelson costa

      Yap falta o webmin
      É poderoso

  4. Avatar de kiridu
    kiridu

    netdata +1

  5. Avatar de Luis Semedo Duarte
    Luis Semedo Duarte

    Desculpem, mas só se pode interpretar este post como mais um chamariz para obter visualizações, e infelizmente fui uma dessas vítimas, pois até pensei que eventualmente iria aprender algo…

    As ferramentas apresentadas são para gerir serviço isolados em máquinas, e não máquinas que estão a trabalhar como serviços!

    Além do mais, é um TOP 10…
    É mesmo necessário fazer dois artigos sobre o mesmo assunto, quando podia ser feito apenas em um?

    Peço desculpa a todos, mas quantos de vós, incluindo o autor da mensagem, usa as ferramentas apresentadas?

    Quem tem mesmo de gerir clusters de máquinas, não usa aqueles tipos de ferramentas! Existem sim ferramentas de automação e orquestração para vários sistemas operativos ( e não só para Linux, porque agora é “moda” ), mas achar que os DevOps passam o seu tempo a olhar para GUIs, é na minha opinião, errado!

    Fica aqui a opinião, valendo o que vale, mas infelizmente, está a surgir uma corrente nos média, que basta bater umas teclas num teclado, proferir algum jargão técnico, e sem mais nem menos todos passamos a ser especialistas em áreas que até ao momento pareciam ocultas…

    Desculpem, mas não considero informativo, pedagógico, nem curioso!
    Além de estarem a levar futuros profissionais em erro, dada falta de discernimento que a camada mais jovem prova ao absorver conteúdos dos média, julgo igualmente que assim o site não vai no bom caminho, pois limita-se a reproduzir notícias e blogs de outras origens que em nada contribuem para a comunidade!

    Com todo o respeito,
    Luís Semedo Duarte

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Viva Luís,

      Tal como o post indica, são 10 ferramentas para gerir serviços no Linux. Não percebi sinceramente qual a sua dúvida e indignação. Uso todas as ferramentas aqui apresentadas e tenho conhecimento de todas… se precisar de alguma coisa, é só dizer… estamos cá para ajudar e não para criar “chamariz”…

      Abraço

    2. Avatar de Roni
      Roni

      Luis, não ache mal no que lhe direi, mas pare de procurar chifre em cabeça de cavalo.

  6. Avatar de Luis Semedo Duarte
    Luis Semedo Duarte

    Olá, boas noites a todos

    @Roni, não levei a mal. Compreendo que a forma como foi exposta a minha reação, poderá não ter sido a melhor!
    Obrigado pelo feedback…

    @Pedro Pinto,
    Obrigado igualmente pelo seu feedback.
    Não queria de forma alguma causar instabilidade ou insatisfação no serviço que prestam.
    Não, e para lhe responder, neste momento não estou a precisar de nenhum esclarecimento extra, obrigado pela disponibilidade. ( caso se coloque, abusarei da sua boa vontade… )

    Não obstante, peço perdão a todos que possam ter achado o meu post ofensivo ou despropositado!
    Admito que possa ter sido nada mais que um erro de interpretação da minha parte, dada a experiência até ao momento.

    Num momento irreflectido, respondi a um post que pareceu incompleto, e desajustado da realidade.

    Peço desculpa pois afinal, quem estava à margem era eu, e nao voltarei a fazer comentários desta índole!

    Mais uma vez obrigado a todos, e desculpem pelas palavras, que admito que não ajudarem ninguém!

    Com os melhores cumprimentos
    Luís Semedo Duarte