Corra aplicações Windows no Linux ou macOS com o Wine 2.0

12 Comentários

Um sistema operativo verdadeiramente transversal e que consiga correr as aplicações de outros sem qualquer alterações é algo que tem sido procurado ao longo dos anos.

Infelizmente este sistema idílico ainda não está disponível, mas existem soluções que parecem conseguir parte deste sonho. O Wine, o software que permite correr aplicações Windows sem recorrer à emulação, deu agora um novo passo e chegou à versão 2.0, com muitas novidades.



É com recurso ao Wine que a maioria dos utilizadores do Linux e até do macOS conseguem ter as aplicações do Windows a correr de forma integrada e sem recorrer a qualquer máquina virtual.

Esta aplicação, disponível para várias distribuições Linux e para macOS, acaba de chegar à versão 2.0, trazendo várias novidades de peso. Foi um ano de desenvolvimentos da equipa do Wine que culminou nesta nova versão.

As novidade mais importantes do Wine 2.0 centram-se no suporte ao Office da Microsoft e às aplicações de 64 bits no macOS, que até agora não eram suportados. A suite do Office é suportada nas diferente aplicações que a compõem, algo que era pedido à muito. No macOS existe agora um novo modo de renderização para ecrãs Retina, que permite dar às aplicações uma qualidade de imagem muito melhor.

Para além destas 2 novidades, a equipa do Wine conseguiu tratar também mais de 6600 correcções e bugs que afectavam as versões anteriores. A lista das novidades da versão 2.0 pode ser consultada aqui.

Os novos binários podem ser encontrados no site do Wine, com versões especificas para as principais distribuições Linux e para o macOS:

Caso pretenda conhecer a lista de aplicações suportadas pelo Wine, pode consultar a lista nesta página.

Se são utilizadores do Linux ou do macOS e querem ter aplicações Windows a correr de forma directa e sem qualquer emulação, então o Wine é a solução que procuram. Nem sempre é simples de usar, mas no geral cumpre com o que promete.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Atitudes
    Atitudes

    Sempre usei e gostei mesmo contendo bugs e frequente falta de estabilidade para certas aplicações. Por acaso, com tanta alternativa open-source hoje em dia tenho vindo a utilizar cada vez menos nas minhas máquinas pessoais. O playonlinux também não é mau, pelo menos tem um GUI mais intuitivo para muitos. Mais logo dou um olho a este update.

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      O playonlinux é facilitador de instalação de aplicações windows para o WINE não é uma alternativa. Na prática tem scripts de instalação de dependências conhecidas para que a aplicação em concreto, funcione.

  2. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Não há nenhum Wine para correr apps windows x86 em Android arm?

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Pode não haver bem… mas este coreano “corre” o powerpoint…
      https://www.quora.com/Can-WINE-for-ARM-run-Windows-x86-apps

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        A ver se algum dia temos isso 🙂 o Windows já vai correr no snapdragon 835 …

  3. Avatar de Dope
    Dope

    Corre iLok e Wibu?

  4. Avatar de JOSE ORLANDO C ALVES
    JOSE ORLANDO C ALVES

    E ao contrário, correr aplicação ou editar ficheiros Mac em Windows?

  5. Avatar de JOSE ORLANDO C ALVES
    JOSE ORLANDO C ALVES

    Sem recorrer ao famoso Hackintosh, que depois parece que o PC ficou em câmara muito lenta…

  6. Avatar de Cortano
    Cortano

    Onde está a notícia que o mercado high-end de laptops já deixou de ser liderada pela Apple?!

    1. Avatar de Vítor M.

      Procura nas muitas que foram lançadas, vais encontrar… procura bem.

    2. Avatar de Adam
      Adam

      A Apple já não é o que era antigamente. E não compensa comprar, pois é muito caro para aquilo que vale. A Apple já não fábrica processadores,eles agora usam processadoras intel que são os melhores do mercado, e a intel está mais avançada nesse campo

  7. Avatar de Jesualdo Salvador de Matos
    Jesualdo Salvador de Matos

    agora ja corre ferramentas do adobe?