Aplicações “portable” para Linux

14 Comentários

Cada vez mais é mais comum ver aplicações que possuem também a respectiva versão “portable”. As vantagens de uma aplicação portable é que em primeiro lugar não é necessário que esta seja instalada no nosso sistema, e pode-se trazer em qualquer dispositivo de armazenamento amovível (ex. Pen USB, Disco externo).

Portable Linux Apps é uma grande iniciativa do projecto Elementary que tem como objectivo trazer o conceito de portabilidade de aplicações para o mundo Linux, assim como já acontece no Windows.

portable_Linux

A portabilidade de aplicações para Linux é possível graças ao novo formato de ficheiros definido por AppImage que utilizada um único ficheiro para uma aplicação completa e que é possível de executar em qualquer distribuição Linux.

Outra características bastante interessante, é a possibilidade de criar/tornar de forma relativamente simples mais aplicações portable, através da ferramenta AppImageAssistant.

Para usar aplicações “portable” no Linux, é inicialmente necessário aceder à pagina do projecto, aqui, descarregar a aplicação que pretendemos e dar permissões de execução ao ficheiro.

Vamos a um exemplo:

Passo 1 – Aceder ao site Portable Linux Apps (aqui)

Passo 2 – Para o exemplo, vamos escolher a aplicação Chromium 6.0.443 e fazemos o respectivo download.

portable_linux_00

Passo3 – Para dar-mos permissões de execução ao ficheiro, podemos ir facilmente as propriedades (botão lado direito do rato), e em seguida “Permissions”. Em seguida  escolhemos a opção: “Allow executing file as program”

portable_linux_001

Para executar a aplicação portable (neste caso o chromium) basta dar dois cliques com o rato na aplicação.

portable_linux_002

Realizei alguns testes com algumas aplicações portable, e o rendimento da mesmas é fantástico. Parece-me que esta filosofia é muito interessante para o mundo pois é uma solução chave na mão. Aproveitem e criem algumas aplicações portable com a ferramenta AppImage Assistant também disponível no site do projecto.

E esta hein?!?

Homepage: Portable Linux Apps

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Acredito que estas aplicações sejam x86, logo nao funcionaram em instalações de 64bits.

    De qualquer das formas é sempre útil.

    cumps

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      *funcionarão

  2. Avatar de FuhFuh MacMoragh
    FuhFuh MacMoragh

    Sinceramente para mim não é muito útil, porque o povo só vê windows. Mas é bom estar sempre preparado para tudo :).

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Pode ser até prático, o tanto quanto é inseguro

  4. Avatar de ZiLOG
    ZiLOG

    Qual o programa que usaram para fazer as setas e aquela caixa com sombra? Foi em Linux ou Windows?

      1. Avatar de ZiLOG
    1. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      feito em windows? a tantos programas que fazem isso em linux , para que utilizar o windows para fazer umas setinhas.

  5. Avatar de Decio Sousa
    Decio Sousa

    Boas eu estou com um problema que nao sei se me podem ajudar. queria instalar o ubuntu 10.04 no meu portatil, mas depois da instalaçao feita ele simplesmente nao arranca fica a tela preta com o cursor a piscar e nao sai dali.
    O meu pc é o insys gameforce 9761tun do programa e-escolas. Desde ja obrigado.

    Desculpem o off-topic

    1. Avatar de afhrodrigues
      afhrodrigues

      Eu já li que uma actualização da bios resolve isso, informa-te no forum da Insys de como o fazer correctamente.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Olá! Tive o teu problema com o gameforce para instalar o Linux Mint 9. Realmente, após a actualização da BIOS, pude instalar o Mint 9 que é baseado em ubuntu 10.04. Tudo funciona às 1000 maravilhas. No site de Insys poderás encontrar o update à BIOS.

      Boa sorte

      1. Avatar de Decio Sousa
        Decio Sousa

        Boas e podes dizer-me qual foi a actualizaçao k fizeste? a ultima ou outra?

  6. Avatar de Opteron

    Muito útil, obrigado pela dica!!!

  7. Avatar de LL
    LL

    Alguem sabe como por isto a funcionar num Centos (redhat) ? Fiz DL, dei as permissões …m mas a fazer duplo click népia… nada…. zicles!