Apache2 + MySQL + PHP no Ubuntu 12.04 Precise Pangolin

22 Comentários

Antes de passar ao tema propriamente deste artigo, apenas referir que a equipa responsável pelo Ubuntu disponibilizou recentemente uma versão pre-aplha do Ubuntu 12.10  que já foi baptizada com o nome Quantal Quetzal. O download das imagens pode ser feito aqui

Todos nós sabemos que as distribuições Linux são extremamente potentes e que a maioria dos servidores, espalhados pelo mundo, usam Linux para implementar os mais diversos serviços (ex. WWW, DNS, FTP, SSH, entre outros).

Hoje, à semelhança do que temos feito para outras versões do Ubuntu, vamos ensinar como transformar o nosso Ubuntu num autêntico servidor Web.

apache_03

Noutro dia alguém me questionava sobre o que era afinal um LAMP. Ora bem, no pplware já apresentamos um conjunto de artigos que ensinam a montar um verdadeiro servidor LAMP (Linux, Apache, Mysql e PHP). Basicamente um LAMP é um conjunto de serviços sobre Linux, que nos permitem criar um verdadeiro servidor Web (Apache2 – para colocar conteúdos online como por exemplo sites, plataformas como wordpress, Joomla, wikis, etc) com suporte para a linguagem de programação PHP com suporte para o serviço de base de dados MySQL.

Para instalar o Apache2 + MySQL + PHP, basta abrir o terminal e escrever o seguinte comando:

sudo apt-get install lamp-server^

A instalação de todos os serviços ocupa aproximadamente 115MB. Após receber essa informação, o utilizador apenas terá de confirmar com “Y” para avançar na instalação.

A meio da instalação será pedido ao utilizador para introduzir a password para o serviço de base de dados MySQL (o utilizador necessitará de confirmar a password numa outra interface)

apache_02

Depois de tudo instalado, o utilizador pode confirmar numa primeira fase se tudo está correcto, abrindo o browser e inserindo o url: http://localhost

apache_04

Se quisermos testar o suporte para PHP e ver todos os parâmetros associados ao Apache2+PHP+MySQL, podemos criar um pequeno script com as seguintes linhas:

<?php

phpinfo();

?>

e gravar por exemplo num ficheiro com o nome phpinfo.php e colocar no directório /var/www

apache_05

Depois basta ir ao browser e escrever http://localhost/phpinfo.php

apache_06

E está feito. Simples, rápido e muito útil para quem quer testar scripts, desenvolver sites com base em PHP, instalar CMSs como por exemplo wordpress, Joomla, wikis, etc.

Alguma dúvida, deixem o vosso comentário e nós teremos todo o gosto em ajudar.

Para quem já tem um LAMP instalado, quais as ferramentas que usam para a gestão gráfica dos serviço (ex. PhpMyAdmin, Webmin)?

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de UmNickQualquer
    UmNickQualquer

    Há possibilidade de, no Ubuntu, disponibilizar páginas aspx? Se sim, até que ponto são compatíveis?

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Dá sim!
      A mais “popular” / usual é com o mono + mono_mod mas existem outras formas.
      A compatibilidade depende principalmente de como a pagina foi feita.
      Se obdecer aos “standards” Microsoft.Net e não depender de terceiros, em principio irá funcionar igual como num servidor Windows.

  2. Avatar de jesus
    jesus

    por acaso tenho um MAMP, mas o princípio é o mesmo, funciona que é uma maravilha. Além disso a simplicidade de instalação é demais.

    1. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      Já tive problemas de sobra com o MAMP e conseguir aceder por outros dispositivos que não a própria máquina é mentira.

      O MAMP PRO também me fez qualquer coisa estranha que rebentou-me com uma BD inteira do MySQL…

      1. Avatar de jesus
        jesus

        Bem os problemas descritos podem passar por uma configuração não corretamente executada, até à corrupção de setores do disco rígido. Mas daí a minha utilização é como máquina de desenvolvimento, e até agora tem-se portado bastante bem.

  3. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Para mim, quando se trata de Linux/MacOS, o melhor é instalar cada coisa autonomamente. Assim, se for preciso fazer algum update ou downgrade não estamos dependentes de uma suite inteira.
    Digo isto porque para algumas frameworks PHP é um filme colocar tudo certinho e direitinho com estes packs de serviços…

    1. Avatar de Bónus

      O Mac OS já trás o Apache e PHP. Só é necessário instalar o MySQL.

  4. Avatar de A. Scott
    A. Scott

    Boas.

    Quando faço http://localhost/phpinfo.php diz que não foi encontrado. Não é necessário definir uma porta ou qualquer coisa do género ?

    1. Avatar de npl
      npl

      Boas… A.Scott, 🙂

      ando a brincar com linux ultimamente… e não precebo mt disto… 🙂

      mas olha… aqui na minha maquina ficou tudo a bombar 🙂

      vê se colocas-te o ficheiro (phpinfo.php) no sitio certo e se o ficheiro têm informação guardada

  5. Avatar de A. Scott
    A. Scott

    Ao que parece quando guardo o ficheiro na pasta respetiva o mesmo não fica lá guardado. Tento guardá-lo noutro local e depois arrastar ou copiar para lá e não consigo.

    1. Avatar de npl
      npl

      no terminal faz…

      sudo touch /var/www/phpinfo.php

      assim já podes lá criar o fichiero

      depois fazes

      sudo vi /var/www/phpinfo.php

      e ja podes alterar o teu ficheiro!!!

      1. Avatar de A. Scott
        A. Scott

        O que não percebo é porque isto acontece… Terá haver com o facto de ser esta pasta em particular ?

        1. Avatar de A. Scott
          A. Scott

          Atraves das instruções que me indicas-te consegui lá colocar o ficheiro, mas depois de fazer as alterações ao mesmo não me deixa guardar, dá-me erro, ou quando tento guardar directamente na pasta guarda mas sem qualquer conteudo.

          1. Avatar de npl
            npl

            depois de colocares o codigo no ficheiro fazer :w para ele ser escrito???

            podes criar qualqer ficheiro com esse codigo.

            tenta criar um novo info.php e depois testa… mas supostamente tens de ser capaz de alterar esse!!! não te esquecas do “sudo” para entrares no ficheiro com o “vi”

          2. Avatar de Rascas
            Rascas

            Scott
            Tu não deves conseguir alterar, gravar o ficheiro pk este se encontra num local em que apenas o administrador tem permissão para manipular. Um utilizador apenas tem permissão para alterar o conteudo no seu profile (normalmente /home/*username*/).
            Experimenta no terminal:

            gksu gedit /var/www/phpinfo.php

            Colas o texto e gravas. Depois testa.

  6. Avatar de carlos
    carlos

    Eu acho que é preferivel instalar sobre o Debian é mais estável, Seguro e leve.

  7. Avatar de Pedro Luis Rodrigues Neves

    Boas grande artigo fixe era fazerem um artigo de ipo Apache MySQL PHP DNS (criar nameserver [godaddy]) eMail e painel para gerir tipo ISPConfig entre outro que ai andao cumps
    fica uma dica obrigado

    PS: davame jeito LOLOLOL

  8. Avatar de Luis Duarte
    Luis Duarte

    Boas….

    Obrigado por este artigo. Agora só me falta mesmo o phpmyadmin tenho de andar as turas para ver se instalo isso e colocar a pasta www na pasta local por causa das permissões. Tenho de ver onde esta o ficheiro de configuração do apache.

  9. Avatar de Lucas
    Lucas

    Olá, como faço para atualizar para o PHP 5.4.x ?

  10. Avatar de André
    André

    o XAMPP poderá ser uma melhor opção para executar um servidor local. simples pratico e funciona a 100% em todos os sistemas operativos.

  11. Avatar de VM
    VM

    Sem dúvida uso o phpmyadmin.

    Bom post. Continuem com o bom trabalho 😉

  12. Avatar de Mateus
    Mateus

    amigo, o comando sudo /apt-get install lamp-server diz que e impossivel encontra o pacote…. o que fazer?