APACHE + PHP + MYSQL em Ubuntu = 1 comando

18 Comentários

Como temos visto pelos últimos posts, o Ubuntu é um sistema operativo capaz das maiores proezas.

O post que vos trago hoje ensina como instalar um servidor LAMP (Linux, Apache, Mysql e PHP) de forma muito simples e apenas com um único comando.

ubuntu-9-10-karmic-koala

Conhecem o TASKSEL?

O Tasksel é uma forma de instalar determinados serviços/aplicações de forma muito simples e consistente. Não temos de nos preocupar em encontrar os pacotes correctos assim como estamos livres de problemas com dependências de pacotes.

O TASKSEL é um programa que agrupa alguns pacotes em “TASKS”, permitindo assim que o utilizador ao instalar os pacotes seleccionando apenas o nome da TASK sendo automaticamente instalado todos os pacotes necessários para um determinado serviço. Para instalar um servidor LAMP, basta executar o comando:

sudo tasksel install lamp-server

Lista de tasks

A lista de tasks está definida nos ficheiros .desc que se encontram em /usr/share/tasksel. A lista disponível por omissão no Ubuntu pode ser visualizada no seguinte ficheiro.

gedit /usr/share/tasksel/ubuntu-tasks.desc

Podemos também facilmente ver graficamente quais as TASKS disponíveis através do comando:

sudo tasksel

18-10-2009 20-43-36

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gonçalo s.
    gonçalo s.

    Obrigado pela dica, tive que instalar e usei o seguinte comando:
    sudo apt-get -y install mysql-server apache2 libapache2-mod-php5 php5 php5-mysql

    Este é bastante mais facil:)

    1. Avatar de David
      David

      a esse teu comando agora junta também o apt-get install mysql-query-browser

    2. Avatar de speedy
      speedy

      esse comando também é exagerado xD

      eu instalei o meu com o seguinte comando:

      apt-get install -y apache2 php5 mysql-server phpmyadmin

      instalei-o sem problemas nenhuns. funcionou que era um expectaculo.

      quem nao quer chatisses, tem também o dselect. é um programa como este, pelo que percebi, so que de um modo um pouco mais “grafico” (quando digo grafico, digo um menu e andar a escolher com as setas xD)

      isto de ser mais pratico é relativo. eu nao me do com esses programas de selecção de pacotes, prefiro usar o apt-get, mesmo que tenha de andar a procura do nome do pacote

      😉

    3. Avatar de Pedro Teixeira
      Pedro Teixeira

      Já conhecia este comando para o UBUNTU, a minha pergunta é se o mesmo comando se aplica a todas as distribuições Linux, nomeadamente ao Fedora.

      Obg

  2. Avatar de janielton
    janielton

    vai ajudar muito os utilizadores, principalmente desenvolvedores que querem iniciar no linux..valeu

  3. Avatar de Almeno Rocha

    Por acaso ainda ontem instalei o meu servidor Ubuntu 9.10 e apenas seleccionei uma opção, e andava precisamente a procura desse ecrã onde se selecciona os pacotes a instalar.
    Thanks.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      De nada, mas não te safas do puxão de orelhas 🙂 eh eh eh

  4. Avatar de Almeno Rocha

    Já agora, Pedro Pinto. Isto sim é um Post.
    🙂
    🙂
    🙂

  5. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Este Pedro Pinto aparece sempre com cada truque para o Ubuntu… cada um mais espetacular que o outro!
    Parabéns PP

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh
      Parecem coelhos da cartola 🙂

      Abraço

  6. Avatar de mane
    mane

    se forem ao synaptic e no menu editar, seleccionar pacotes por tarefas, e marcarem LAMP server, instala tudo o necessário

  7. Avatar de leitorassiduo
    leitorassiduo

    Boa dica, amanhã quando chegar ao trabalho já testo 🙂

  8. Avatar de sight
    sight

    dica: eu usei este tutorial, muito mais facil 😉
    http://www.apachefriends.org/en/xampp-linux.html

  9. Avatar de Pedro Pinto

    @sight
    Eu não digo… as vezes devem pensar naquilo que escrevem. Então eu dou a dica que com apenas 1 comando a “coisa” fica montada e tu dizes-me que com meia dúzia é mais simples??? Eu sou fã do XAMPP é verdade, mas este tutorial é bem mais prático

    1. Avatar de Ice
  10. Avatar de Daniel
    Daniel

    Apesar de ser mais pratico.. eu prefiro usar o apt-get e os pacotes… não sei s foi erro meu ou algum problema de ligação.. que quando instalo em modo LAMP o servidor não funciona como quero… faltam montes de pacotes.. etc etc 🙂

    NOTA: Não estou a dizer que não ‘vale nada’, na volta a burrice é minha.. ^^

    cumpz.

  11. Avatar de NelsonJSDuarte
    NelsonJSDuarte

    perfeito era se inalaste tb o phpmyadmin

  12. Avatar de Aurélio Pita
    Aurélio Pita

    Boa dica, mas acho preferível instalar cada aplicação separadamente.

    O motivo para isso são as actualizações.

    Instalando cada aplicação separadamente( Apache, MySQL, PHP, PHPMyAdmin) sempre que houver uma actualização disponível ele instalará.

    Caso instale o lamp-server ele só actualizará quando uma nova versão do mesmo estiver disponível.

    Mas é óbvio que em termos de simplicidade esta é a melhor forma.