Anúncio do novo Ubuntu 10.04 – Lucid Lynx

45 Comentários

O novo Ubuntu 10.04 terá o codename Lucid Lynx (Lince Lúcido) e chegará em 2010. O anuncio foi feito por Mark Shuttlewoth, fundador do Ubuntu, na Atlanta Linux Fest 2009.

Mark Shuttlewoth refere ainda que a versão será LTS (Long Term Support), sendo o suporte de 3 anos para os desktops e de 5 anos para servidores.

O nome escolhido para baptizar o novo ubuntu, teve como candidatos, as propostas feitas na wiki do Ubuntu, assim como aconteceu em versões anteriores.

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jordan Humberto de Souza

    A pergunta é… QUANDO EXATAMENTE? =D

    1. Avatar de maurycio
      maurycio

      Abril de 2010 😉

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      10.4
      10 é o ano
      4 é o mes
      abril de 2010

      se nao me engano acabou de sair 9.10. Ja desisti do linux por causa das incompatibilidades com a Adobe. Muito bonito e tal mas preciso de trabalhar.

      1. Avatar de tomania
        tomania

        hehehehhehe
        “incompatibilidades com a Adobe”

        essa foi boa…….

      2. Avatar de Diego Castro
        Diego Castro

        Estas a direcionar a tua raiva para o sitio errado…. devias desitir era da ADOBE … 🙂

        (eu sei que no mundo empresarial, não se tem escolha…. mas é triste)

        1. Avatar de TiagoFJ

          Desistir da Adobe por causa do Linux era grande parvoíce, especialmente quando se trabalha na área multimédia.

          Não sei porque é que há pessoal que parece ter sempre problemas com estas grandes companhias.

          1. Avatar de JPedrosa
            JPedrosa

            Acho que estás a ver o filme de forma invertida.

            é a “grande companhia” que não suporta o Linux, não o inverso.

            A plataforma está lá, e funciona para todos os que tentam fazer software para ela.

            A Adobe não faz.

            Quando dizes que é um disparate desistir da Adobe, até te posso entender, é uma área onde usas Adobe ou usas Adobe, agora secalhar eles deviam dizer-te que podias usar Adobe em Windows, Mac e Linux …

      3. Avatar de Ana Narciso

        Não não, só sai lá para o fim de Outubro! 😀

  2. Avatar de nagash
    nagash

    quando exatamente?

    ué.. 10.4 … 04/2010 … Ubuntu sempre lançou versão “beta” em Abril e versão “LTS” em Outubro… mês q vem sái a 9.10 (versão final do U9) … aí em Abril de 2010 sái a preliminar do U10 (10.4) .. aí em Outubro do ano q vem sái a definitiva do U10 (10.10) … e por aí vái..

    1. Avatar de Rui Brás

      Nada disso.

      As releases do Ubuntu dividem-se em dois tipos: as que são LTS e as que não são. As LTS só são lançadas de 2 em 2 anos e nunca nenhuma delas saiu em Outubro (6.06; 8.04; 10.04). Se fizermos as contas, temos 12 versões do Ubuntu (4.10 — 10.04), e destas apenas 3 são LTS.

      Sem contarmos com as LTS (que por norma são mais estáveis porque os esforços são dirigidos à correcção de bugs em vez da adição de novas fincionalidades), os lançamentos de Abril e Outubro têm a mesma qualidade. Nenhuma delas é mais “rasca” ou é “beta” em relação à outra.

  3. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Venha mais um Ubuntu 🙂

  4. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    E venha + 1 XD

  5. Avatar de Vítor M.

    Sim venham mais… e bons:

    Gostei deste “flavor”
    http://hannahmontana.sourceforge.net/Site/Home.html

    Estou mortinho que saia o da Floribela 😀

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      LOL, não há da hello kitty?

      Pois é, acho que tenho de voltar ao ubuntu. Já tenho saudades…

    2. Avatar de Rui Brás

      Desde que seja a versão “pós upgrade” aos airbags, por mim tudo bem. Acho que a segurança em Linux deve ser uma prioridade. 😉

    3. Avatar de Luís Carvalho

      Esse “flavour” é capaz de levar mais gente a experimentar o Linux que milhares de temas totalmente técnicos.

      Essa sim é uma tendência que deveria ser acentuada e proliferarizada como forma de aumentar a base de utilizadores.

      Pode parecer inútil a quem apenas liga à parte tecnológica, mas, é preciso lembrarem-se que esses aspectos interessam a quem apenas quer algo que funcione sem grandes chatices. Por isso sim, tragam essa e mais “celeb flavours” que isso vai de certeza pôr mais gente a usar Linux, o que creio ser do interesse de todos.

      lolem o quanto quiserem, mas… é capaz de ser uma estratégia melhor que um sistema “fechado” apenas aos “geek”, que queiram ou não, ainda é a ideia que se tem do Linux. Aproximar o Linux dos utilizadores, “abri-lo” aos que querem a “papinha feita”, sim, parece-me útil e sim, creio que será um sucesso.

      Imaginem um “flavour” Cristiano Ronaldo… com toda a fama que tem no mundo todo, entre homens e mulheres. Pensem em “flavours” baseados em determinadas séries, tipo Lost, Heroes, House M.D., etc…

      Sim, há os problemas de Copyright, mas, creio que seriam facilmente ultrapassados se correctamente colocados no contexto devido.

      Para acabar este “rant”, talvez o pplware devesse criar o seu “flavour” próprio. É só uma ideia…

      1. Avatar de Diego Castro
        Diego Castro

        Cooncordo.
        “ubuntu_ppl” , não é o linux para seres humanos, e o linux pro people (pra malta ^_^ )

  6. Avatar de MC
    MC

    Aquilo é o Snow Leopard versão Lince das neves pá!

  7. Avatar de deepHouse
    deepHouse

    Estou ansiooooooooooosooooo!!! =)

    Para mim sem qq dúvida a melhor distro linux.

  8. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Pedro Pinto, será q n querias dizer 10.04?

    cumps

  9. Avatar de Magox
    Magox

    E depois é a “Microsoft” que leva fama de copiona da “APLLE”, isso pra min não passa de uma imitação vagabunda do “SNOW LEOPARD”.
    Falta de criatividade heinn…

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      https://wiki.ubuntu.com/DevelopmentCodeNames

      o que mais se vê são copias.

      aliás, até começaram agora a usar adjectivos + animais e tudo …

  10. Avatar de Kadu
    Kadu

    Quanto ao Ubuntu, desisti da distro por enquanto.
    Primeiro pelo fato de que as modificações que foram anunciadas em diversas fontes pela internet não virão nesta versão (e a história é a de que viria sim no 9.10), como plymouth e um novo visual desenvolvido por um designer contratado não estará presente nesta versão, quanto ao plymouth tudo bem, mas quanto ao visual…cansei do marrom-cocô, e o time de desenvolvimento deveria pegar emprestada a criatividade do pessoal do Linux Mint enquanto não se contrata o tal designer…

    Volto pro Ubuntu apenas quando melhoria de interface for uma das prioridades deles, nem que seja na 15.04.

    1. Avatar de Magox
      Magox

      Realmente eu nunca entendi pq eu não ia muito com a cara do Ubuntu, mas depois de ler sobre o
      “Visual MARRON COCÔ” que o Kadu disse, entendi o pq eu tbm não gostava da interface do Ubuntu… rsrsrsrs 🙂

      Mas nada me tira mais do sério no linux do que a dorma nojenta de se instalar programas, é horrivel simplesmente um lixo pq não criam um tipo de pacote padrão que sirva pra qualquer droga de distribuição linux, que não tenha a malditas “DEPENDENCIAS” de outros arquivos pq não aprender a fazer isso, nem que seja copiando o modo de se instalar programas da Microsoft, mas se quiser fazer um serviço bem feito façam pacotes de instalação igual no MAC ai eu aposento meu Windows na hora mas acho mais fácil o inferno congelar do que isso acontecer!

      1. Avatar de JPedrosa
        JPedrosa

        o modo de se instalar programas em windows é um exemplo sim senhora, mas é um exemplo do que NÃO FAZER.

        meu caro, quantas vezes são substituídas dlls por outras mais antigas.

        quantas vezes programas dão erros por problemas de registry causados por uninstallers.

        quantos programas existem para limpeza de registry exactamente pela trampa que são as instalações e remoções de software?

        aliás, é o sistema de instalação por repositório que o windows devia copiar, exactamente porque as dependências são garantidas, ao contrário do windows e mais, garante igualmente que no update do sistem operativo, fazes de forma integrada o update aos pacotes de software, coisa que n o windows não fazes nem pintado ….

        eu gosto de pescada, mas é no prato, com um bom azeite, alguns legumes e uma batatinha, não são postas a vulso pela net fora …

        1. Avatar de Kadu
          Kadu

          O JPedrosa, eu entendi o que o (a)amigo (a) Magox quis dizer:

          Não seria exatamente a mesma coisa que fazem no Windows, mas sim um modo similar.

          Com tantas distros, a coisa pega pra quem ainda não é familiarizado com o sistema de pacotes do Linux.

          Veja bem: RPM para Red Hat/Fedora, Deb para Debian e derivados, arquivos fontes em tar.gz ou outros, entre outros modos de instalação.

          O ideal seria fazer um padrão de arquivos de instalação, assim, usuários novatos não dependeriam da boa vontade dos veteranos responderem “Procura no Google”.

          Mas a questão que eu levantei é a da interface gráfica e sua horrível escolha de cores. Quando instalo o sistema para alguém, só deixo a pessoa usar o sistema depois de mudar o tema padrão.

          1. Avatar de JPedrosa
            JPedrosa

            Bem,
            também tens USB1, USB2, miniUSB, Firewire, eSATA. e tipicamente fazem todos a mesma coisa, uns mais rápidos outros mais lentos, uns mais por software outros mais por hardware.

            Compreendo o que dizes, mas são normas diferentes, com vantagens e desvantagens diferentes.

            admito que podia haver um esforço de uniformização, mas é complexo, faz lembrar a guerra de formatos de DVD em que quem perde é o End User.

            Quanto á questão do aspecto, bem, temas e outras tralhas é coisa que não falta, é alterar, tal como fazem para o windows, admito que eu também não aprecio o default do ubuntu, prefiro muito mais os temas default do KintKDE ou do OpenSUSE

    2. Avatar de Jack

      O Linux… qualquer distro, é completamente versátil
      e pode-se personalizar a seu bel prazer.
      Não entendo essa critica,
      Se para um visual bonito vire-se para o Mac
      ou o Winblows.
      Há temas para o Gnome e para o KDE para todos os gostos e feitos.

      1. Avatar de Kadu
        Kadu

        Ah sim, vai evangelizar alguém a usar o Linux com esse padrão de cores horroroso do Ubuntu, quero ver se um “neófito” vai aguentar.

        Outra coisa: Se beleza fosse prioridade do Mac, não teria tanto esforço do pessoal do KDE em deixá-lo parecido com o “AERO”.

        Me desculpe, mas mandar alguém comprar um Mac por beleza é ridículo de sua parte e você deve rever seus conceitos de usuário de computador, afinal, um usuário novato não vai saber exatamente como, onde e quais temas conseguir.

        “Grow up, my friend”, tocar os outros para outro sistema é mais fácil que embelezar o seu?

    3. Avatar de Vanduir Volpato Maia
      Vanduir Volpato Maia

      Dizer que não dá pro usar o Ubuntu por causa da cor da interface faz tanto sentido quanto dizer que um carro é ruim quando a cor mais vendida é amarelo enquanto ainda assim possui outras cores.

      O que é que é tão difícil em gastar menos de 2 minutos para mudar o tema do sistema (e tem vários)?

  11. Avatar de speedy
    speedy

    nunca mais sai é o 9.10… ainda ando com a 8.10 xD
    mas mesmo assim prefiro Debian. saco o netinstall, instalo o sistema base e o gnome, e é menus aquela tralha toda que o ubuntu, fedora e afins trazem, que acabo por nao usar. e fedora entao ainda é pior, que traz logo aplicaçoes de servidores de smtp, samba, e essa gaita toda, que um pc em casa nao tem falta

  12. Avatar de danilo
    danilo

    Não vejo a hora, hehe.
    tomara que a plataforma do kernel referente ao 3g estaja mais otimizada.

  13. Avatar de Mr.T
    Mr.T

    Eu tenho pena de quem usa Linux!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Caríssimo Mr T. , se tem penas, é porque é ave, e ave que sabe escrever é raro, podia era saber pensar e ai eu tirava o meu capachinho ( se algum dia o tiver)

    2. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      De facto também tenho pena, já passei uma noite inteira a tentar meter um virus naquilo e que trabalheira me deu, gaita de sistema complicado …

    3. Avatar de AlexZero
      AlexZero

      Eu tenho pena de vc!!!!!

  14. Avatar de Pedro Pinto

    Quanto a datas concretas:
    * Alpha 1: 3 de Dezembro
    * Alpha 2: 7 de Janeiro
    * Alpha 3: 4 de Fevereiro
    * Beta 1: 4 de Março
    * Beta 2: 1 de Abril
    * RC: 15 de Abril
    * Final: 29 de Abril

    Fonte: https://wiki.ubuntu.com/LucidReleaseSchedule

  15. Avatar de Jorge
    Jorge

    Caros:

    Como fazer para remover a grande quantidade de linhas de “sistemas” operativos Linux que se vão acumulando no boot? (e que sa~o o resultado das sucessivas actualizações)

  16. Avatar de André
    André

    Acho que estão a escapar ao cerne da questão. Podem achar o tema base feio, mas isso é alterável. O que não é alterável é a percepção das pessoas que o Linux é complicado! Já no Windows que é considerado um sistema de fácil utilização, a maioria das pessoas sabe usar o Word, IE, Messenger e ver uns filmes… e no resto já precisam de ajuda! Alguém consegue explicar a essas pessoas que precisem de configurar ficheiros de texto? Que tenham de usar a consola e digitar comandos porque há programas que são apenas command-line? Que tenham de compilar os programas que querem instalar? Gostem ou não, nenhuma distro Linux não é propriamente o sistema mais user friendly (para o público em geral) que por aí anda…

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      hahahahahaha, é o melhor comentário a isto …

      Vamos por pontos:
      Clicar no símbolo do OpenOfficeWriter é mais difícil que clicar no símbolo do M$ Word … gargalhada geral, é parvoíce apenas

      Clicar no símbolo do FireFox é mais dificil que clicar no símbolo do M$ Internet Explorer que na primeira utilização nos enche de perguntas sobre a sugestão de sites, e outras trampas …. gargalhada geral … outra vez

      Instalar codecs em linux, que sabendo o nome é ir ao gestor de software, escrever o nome e pedir para instalar, e no windows? se souberem o nome também como fazem? ora deixa ver … google-> search “windows XXX codecs” -> or ao site -> procurar link de download que em alguns sites é preciso procurar bem, corro o risco de não estar no site oficial e sacar publicidade -> faço o download -> restart -> lá vejo filmes
      Mais uma gargalhada geral para a mesa do canto …

      todos os dias uso command line em linux .. ui … aliás até faço boot em modo de texto só para ter o prazer de chamar o X …

      são comentários como os teus que demonstram a ignorância que para ai anda …

      E até te dou um exemplo pessoal, quando há malta cá em casa, e precisam de Net, é no ubuntu que vão, até hoje … zero queixas, o que as pessoas querem é ter os atalhos no desktop.

      E mais um exemplo do difícil que é o linux, quem entra numa máquina, tem os atalhos organizados por função, “Internet”, “Multimédia” etc, portanto com um dedo de testa, pode usar o programa que precisa, porque sabe para que serve … e no windows ? start -> programs -> norton, comodo, ashampoo … DASSE que é isto?

  17. Avatar de nbarradas
    nbarradas

    estive numa conferencia em que um secretario do estado das comunicações que desenvolveu o “rolin” radios online disse que teve linux como servidor -“caixa magica”- e que era uma autentica porcaria nao servia para nada…nem tinha aplicaçoes nem desenvolvidores.
    Se isto é o que temos para dirigir o pais… temos o quadro feito.
    pergunto-me o que dirão os donos de 90% dos servidores mundiais que são unix/linux… devem estar todos enganados…coitados.

  18. Avatar de Marinho Lana

    Se o bicho é gato ou leopard ou lince isso importa pouco. Quanto a copiar, quem não copia? Mesmo que sem querer, influências. O que realmente acho importante é funcionalidade, se pode-se chamar assim. De que adianta um SO onde não funciona minha webcam, onde minha placa de áudio não é reconhecida e daí por diante. Entendo toda a estória dos drivers e das licenças e códigos. Mas pra quem está começado utilizar é frustrante instalar o sistema todo empolgado com a nova liberdade e não conseguir que a webcam tenha a mesma qualidade no SO que acabou de abandonar. No mínimo deveria-se pesquisar e indicar hardwares que funcionem com qualidade. Indicar de verdade na página do ubuntu ou na embalagem do produto feito faz o windows. Força do mercado, inteligência, será que os fabricantes de hardware não se interessariam em vender um pouco mais, mesmo que 1% a mais? Esclareçam-me se falei besteira afinal de contas estes espaços de discussão servem é pra se aprender mais não é? Aliás, uso o UbuntuStudio e tenho experimentado outras distros, uso Windows também, cheio de programas crackeados como a maioria (ops, adobe pode estar lendo). E quando eu tiver dinheiro vou ter um Mac também heheh.

  19. Avatar de Vanduir Volpato Maia
    Vanduir Volpato Maia

    Copiar? Apple? Por acaso a Apple tem direitos autorais sobre felídeos?

    A Canonical tem dado nomes de animais para o Ubuntu desde a premeira versão. Dizer agora que está copiando a Apple porque dessa vez é um felídeo é sacanagem