antiX 17.1 – Um Linux que arranca em menos de 10 segundos

51 Comentários

O AntiX é uma distribuição muito interessante, capaz de correr a partir de um PII com 64MB de RAM. Tendo como base o popular Linux Debian, o AntiX consegue garantir a melhor performance e disponibiliza também um conjunto de ferramentas essenciais para o dia.

Se tem uma máquina com poucos recursos, experimente já o novo antiX 17.1 Heather Heyer.


No mundo do Linux são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”. Hoje vamos conhecer as últimas novidades da distribuição antiX 17.1.

Como referido, a distro AntiX tem como base o poderoso Debian e está disponível para máquinas com arquitectura a 32 ou 64 bits.

O AntiX vem “artilhado” com muitas aplicações, das quais se destacam o:

  • LibreOffice
  • DosEmulator
  • Geany
  • Pidgin
  • Transmission
  • Gparted
  • BleachBit
  • antiX Snaphot
  • …etc

Novidades do antiX 17.1 Heather Heyer

  • Patch de correção do Meltdown/Spectre
  • Todos os pacotes atualizados para o Debian 9.4
  • firefox-esr 52.7.1
  • libreoffice 5.2.7-1
  • repo-manager, para uma melhor gestão dos repositórios
  • veja aqui todas as novidades

Novidades que chegaram com a versão 17

Esta distribuição está disponível em três versões: Full – 4 windows managers (IceWM, Fluxbox, JWM, herbstluftwm); Base – 3 windows managers (Fluxbox, JWM, herbstluftwm); Core-Libre – sem ambiente gráfico. Esta última versão vem com o kernel 4.9.

antiX

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Bem se a moda pega daqui a nada windows em 1 minuto e ios em 3 segundos ou 5

  2. Avatar de Ricas
    Ricas

    Tenho o meu Win10 com um boot time de 15 seg, pelo que não me surpreende nada uma versao light de Linux fazer menos que isso. A novidade está na quantidade dos recursos utilizados para o obter (minimos para antiX e enormes para windows).

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O Windows só não arranca com 64 MB de memória RAM 🙂

      1. Avatar de arc
        arc

        A sério? eheh

      2. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        Tambem para que é que queres 64 megas de ram para jogares tom raider 1, fifa 99, world cup 98, ou o famoso quake 2

      3. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        Ele é tao bom que as versões do firefox e do libre Office sao antigas, porque será né

        1. Avatar de romulo
          romulo

          É apenas mais uma dentre várias escolhas para equipamentos com menos de 1 GB de RAM, o objetivo não é jogar, não é controlar uma TV nem nada do tipo. É uma distro mais para hobby e mini Servidores onde você proce obter um frontend gráfico leve.

  3. Avatar de Geraldo Lopes
    Geraldo Lopes

    Se você estiver usando um SSD M2 (PCIe Gen3 x4), qualquer sistema operacional vai abrir em menos de 10 segundos…

    1. Avatar de arc
      arc

      Se não se importa, pode-me me explicar como consegue executar o Windows 10 (qualquer build), num PIII, com 256 de RAM em 10 segundos?
      O antiX, consegue isso mesmo!

  4. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Um linux em menos de 10s?
    O Windows 10 num SSD arranca em 5 segundos.

    1. Avatar de Al CiD
      Al CiD

      Confundem arranque do zero com reativação do estado que tinha sido congelado.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Mas ninguém falou em SSD :)…e com 64 MB de RAM, arranca?

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Com 64MB de RAM tenho as minhas dúvidas se arranca. 😛

        1. Avatar de Hugo Gomes
          Hugo Gomes

          Tao nao arranca mete la o win 3.1 ou o win 95

  5. Avatar de arc
    arc

    Instalei o AntiX, em meados de Janeiro para um amigo meu, maquina desktop com HDD, e funciona bem rápido. Não esquecer, que apesar de ter por base o branch Testing do Debian, a grande rapidez dela, assenta principalmente nos seus DEs (IceWM, Fluxbox, JWM) e ainda um facto importante, não conta com o systemd e faz utilização de aplicações que utilizam o mínimo de recursos da máquina.

  6. Avatar de Sousa
    Sousa

    Também não percebi a referência aos 10 segundos. Qualquer máquina com SSD liga num piscar de olhos.

    Dificilmente uma versão light baseada em Debian não o faria, fosse em que disco fosse.

    1. Avatar de arc
      arc

      O AntiX, não é uma distro light, no sentido lato. A sua leveza assenta nos DEs que utiliza!!

  7. Avatar de LuiGi
    LuiGi

    Tenho o meu Windows 10 a arrancar em 7 seg

    1. Avatar de Tobas
      Tobas

      o meu windows leva 1 minuto chiça
      vou cronometrar

    2. Avatar de jo§e
      jo§e

      Agora instala o teu Windows 10 num PIII, com 256 de RAM 😉

    3. Avatar de Luis
      Luis

      “Tenho o meu Windows 10 a arrancar em 7 seg”

      Errado!
      É um resume em 7 seg.

      Efectue um shutdown como deve de ser e logo vê o tempo que demora.
      https://www.isumsoft.com/windows-10/2-ways-to-perform-a-full-shutdown.html

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        ERRADO!
        O meu com um shutdown completo (shift + shut down), o iniciar demorou ~7 seg (tempo da BIOS não conta porque não é SO).

    4. Avatar de romulo
      romulo

      Aqui o Fedora arranca em ~4 segundos não é algo especial do antiX, o que é interessante é que roda muito bem em um hardware muito fraco, obter gráficos e responsividade com apenas 64 MB de RAM não é uma tarefa muito fácil.

      1. Avatar de arc
        arc

        Nem mais…e no aproveitar e rentabilizar máquinas que são consideradas obsoletas para outros SOs, algumas distribuições de Linux, com ambientes gráficos como Openbox+Tint2, por exemplo, são bem rápidas e ainda deixam elevadas quantidades de recursos disponíveis para as mais variadas tarefas.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Isso mesmo Romulo, ARC e Luís.

          1. Avatar de arc
            arc

            Aliás PPinto, como julgo que deves saber, existe um projecto bastante interessante, denominado Emmabuntüs, que tem a finalidade de reutilizar máquinas que são consideradas out of date, as quais são oferecidas, onde instalam a distribuição Emmabuntüs (http://emmabuntus.sourceforge.net/mediawiki/index.php/Emmabuntus:Community_portal). Esta é sem dúvida uma iniciativa de louvar.

        2. Avatar de romulo
          romulo

          Sim eu sei disso, pessoalmente não me interesso por DEs para low profile, minha utilidade para aparelhos assim são mini servidores sem frontend-gráfico, mas enfim acho que o propósito de mais um como sempre é a diversidade.

      2. Avatar de Dandan
        Dandan

        Deve arrancar ainda mais em SSD

  8. Avatar de arc
    arc

    Aliás, seria interessante, uns artigos, sobre alguns ambientes gráficos meio esquecidos, como Openbox, awesome, Fluxbox, IceWM, musca e que voltam novamente a serem implementados em muitas distribuições hoje em dia.

    1. Avatar de Free
      Free

      Estou contigo

    2. Avatar de Dandan
      Dandan

      Sou a favor

  9. Avatar de PC
    PC

    Posso deixar aqui um testemunho de utilização deste OS na prática:
    Foi-me dado um antigo Magalhães 2 que vinha de raiz com Windows7 e Linux Caixa Magica. Tem 1 giga de ram, processador Atom single core 1667mzh, sem placa de video dedicada.
    Ligado a um monitor externo, teclado e rato, esta maquina é, há coisa de um ano o meu Pc de trabalho, com a versão anterior do OS referido na notícia: Antix 16.2.
    Com o Windows7 que vem de raiz era praticamente impossível utilizar um browser, a lentidão era constante…
    Com a anterior versão do Antix, que ainda tenho instalada, arranca em 1 minuto, desde o ecrã com as informações da bios até ficar com o sistema utilizável (3-4 segundos se estiver a apenas a sair da suspensão, como creio, a maioria dos Windows modernos faz).
    Utilizo a última versão do Firefox ESR, que suporta Java (que necessito) para navegar (arranca em coisa de 10 segundos), e, pelo menos, no meu trabalho não necessito ter mais do que umas 4 ou 5 tabs abertas no máximo. Tenho o explorador de ficheiros aberto e regra geral um ou dois documentos de texto do LibreOffice 6. Tudo isto, regra geral, ainda me deixa cerca de 200 mega de ram livres… Ah: Imprimo e digitalizo sem nenhum problema (Out-of-the-box) com a minha multifunções HP.
    Testei, por curiosidade, a utilização do sistema com video: com a configuração certa o leitor de video MPV consegue exibir video full HD (embora com algum pequenos soluços). em tudo o que seja video abaixo de full HD a exibição é perfeita.
    O Youtube demora um pouco a arrancar, mas exibe na perfeição videos desde que não em HD.
    Ocasionalmente, utilizo a versão mais recente do Firefox ou Chrome (mas tendo a evita-los porque comem muito mais RAM).
    Quem é da altura do Windows XP, como eu, sente-se em casa com o ambiente de trabalho, para a nova geração, admito que o sistema parece um pouco antiquado (a versão mais “bonita”, o MX linux, consome mais recursos mas tem um aspecto mais moderno).
    Quem use o pc para a net (youtube, redes sociais, pequenos jogos on-line) e edição básica de documentos, pode perfeitamente usar este OS (creio que isso constitui a esmagadora maioria daqueles que ainda utilizam pc’s a nível não profissional, e não apenas telemóveis e tablets).
    A conclusão: para uso de escritório ou uso para tarefas não muito pesadas, mesmo num netbook com uns 8 anos o sistema é completamente utilizável (ao contrário dos OS que vinham de raiz). Computador novo? Só quando este “morrer”…

    1. Avatar de arc
      arc

      Isso mesmo @PC, essa é uma das formas de se rentabilizar o hardware, que para uns é obsoleto e para outros, é uma mais valia.
      Sei de alguns amigos, com a “febre” de andarem sempre actualizados com hardware (nem sei de onde lhes nasce o dinheiro), desvalorizam imenso esses componentes e vendem quase ao preço do tremoço!
      Eu sou adepto da reutilização o mais possível, até que não seja viável “espremer mais”, desse mesmo hardware. Chegado a esse ponto, penso então em comprar hardware novo e montar eu mesmo a máquina.
      Uma distribuição de Linux, bem clean, com o software exclusivamente necessário para o fim em vista, com um ambiente desktop “leve”, é na minha opinião uma das melhores opções, com hardware “modesto”.

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    É obra ter essa rapidez com o hardware referido

  11. Avatar de eu
    eu

    Fazendo de advogado do diabo:
    Porquê que vem com o Firefox pré-definido (eu posso querer o Chrome) ?
    Porquê que vem com o Libreoffice pré-definido (eu posso querer o OpenOffice) ?
    Não devia de aparecer um formulário no primeiro arranque para se escolher 1 de entre os browsers existentes ?

    Acho que a resposta é simples: Ninguém usa isto, caso contrário a concorrência ia processar e tentar obrigar a não vir nada pré-instalado em qualquer das soluções ou a vir, que seja descarregado no momento por seleção do utilizador.

    1. Avatar de arc
      arc

      “Porquê que vem com o Firefox pré-definido (eu posso querer o Chrome) ?”

      Tal e qual o formulário que é apresentado no SO que utiliza, onde lhe é dada a possibilidade de escolher e mesmo não gostando, o poder remover completamente do sistema, verdade?

    2. Avatar de PC
      PC

      Pelo menos quanto ao Office utilizado, os criadores do Antix deram alguma liberdade ao utilizador, no próprio “menu” de download do OS na página de Internet!
      Das diversas versões do OS disponíveis, basta escolher qualquer uma que não inclua o Office, e depois instala o Office que quiser (ou pura e simplesmente nenhum Office).
      Quanto ao navegador de Internet, até posso reconhecer-lhe alguma razão. O Antix tem dois browsers incluídos O Firefox ESR e o Dillo (que ninguém conhece, por ser tão básico). Do “Centro de Controlo” do Menu existe a opção para instalar (via um processo completamente automático) o browser que desejar (Chromium, Chrome, Opera e muitos mais), podendo, posteriormente, se pretender, desinstalar o Firefox, sem qualquer impacto no sistema. Isso é mais liberdade de escolha do que nos demais OS não OpenSource, creio eu…

    3. Avatar de Dandan
      Dandan

      Uma das únicas distros que tem isso é o Antergos, Debian e se não me engano OpenSUSE.

  12. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Openbox ainda usei com o archbang, agora estes wm do antix são para esquecer, é andar para trás.
    Wattos é debian lxde por exemplo e são pouco masi de 7oo e tal mb’s mas só funciona a torrent para iso download.

    1. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      *…mais de 700 e tal…”

  13. Avatar de Dandan
    Dandan

    Uma ótima distro baseada do Debian, AntiX e tem traços do antigo MEPIS é o MX Linux, que recentemente teve uma atualização/release nova. Eu sugiro que vocês façam algum artigos sobre ele, está cada dia mais popular, é uma distro sem systemd instalado por padrão, mas que tem muitíssimas aplicações próprias deles que facilitam a vida do usuário comum, é uma distro que tem tanta coisa pra facilitar que poderia até perder pro Linux Mint e mesmo sendo baseado no Debian Stretch tem versões de aplicativos mais novos porque eles tem um tipo de “synaptic” só deles, em que eles atualizam os pacotes e repos por eles mesmos.

  14. Avatar de guloso
    guloso

    o meu SO demora menos e nao é linux…

  15. Avatar de Sarcástico
    Sarcástico

    Eu só leio o título e escrevo comentários antes de ler o artigo.
    Não interessa que se esteja a referir que os 10s é para um PII com 64MB de RAM.
    O que importa é que não tenho um sistema Linux e o meu PC arranca em menos tempo

  16. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    o meu windows e muito a frente quando os outros arrancam o meu ja chegou a meta

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Pelos vistos é tão rápido que os acentos até caíram pelo caminho.

  17. Avatar de FB
    FB

    Boas
    Favor sugerir uma build leve apenas para kodi.
    Obrigado

    1. Avatar de informado
      informado

      Linux Libre Elec >>> https://libreelec.tv/ >>> Linux para Kodi

  18. Avatar de informado
    informado

    Os comentários da gente do Windows é só para rir…

  19. Avatar de Luiz Nardin
    Luiz Nardin

    A afirmação de tempo de arranque ou inicialização é subjetiva se não forem feitos os testes comparativos em ambiente controlado, na mesma máquina ou de idênticas arquiteturas. O mesmo vale para outras comparações de desempenho de software…

  20. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Sendo que o site deles me está a dar erro onde poderei sacar um ISO deste SO?